Futsal - Época 2020/2021 - BICAMPEÕES EUROPEUS e CAMPEÕES NACIONAIS!

Eu por acaso sou a favor. Falou-se nisso por cá na altura do Ricardinho e que era o que o Bruno estaria a equacionar. Lembro-me de se discutir isso aqui.

Mas seria sempre uma coisa complicada porque levava a accionistas, AG’s…

Mas em termos meramente orçamentais eu gostava.

Pelas teorias da passagem dessas modalidades para a SAD, passava-se tudo. E o clube ficava sem nada. Depois extinguia-se o clube. Extinto o clube, só falta agora venderem a SAD e acabarem com as modalidades da SAD porque dão prejuízo e ficam com todos os problemas resolvidos. Eles não querem saber de modalidades.

6 Curtiram

Esta la o João Mário a motivar e a empurrar a equipa para a frente.

Isto é uma discussão já muita velha por cá, sobretudo no tempo do Bruno, quer quando começou a apostar forte quer depois aquando da possível vinda do Ricardinho e do alegado ordenado de 1M.

Na altura era mod e até coloquei(ou mandei colocar) a votação aqui no fórum no tópico e o resultado foi na sua maioria a favor, surpreendente para mim porque pensei que iria ser mais polémica.

Mas o ponto era só futsal, não as outras modalidades como é óbvio. Porque o futsal, assim como o futebol, são provas da mesma federação e competições, quer nacional quer internacional. E também porque se chegou a equacionar que o Bruno o iria fazer, mas depois o futuro foi o que se soube, o Ricardinho caiu e acho que desde aí nunca mais se falou.

Para mim tem prós e tem contras mas o ponto essencial seria sempre a competência. Isto do plano meramente desportivo e orçamental, porque haveriam muitas questões legais.

https://www.instagram.com/tv/COdZ70WFPQw/?igshid=18bgcqxyk5e5j

4 Curtiram

LEÕES HOMENAGEADOS NA PRAÇA DO MUNICÍPIO

Por Sporting CP
04 maio, 2021

FUTSAL

Campeões Europeus foram recebidos na Câmara Municipal de Lisboa

Chegados a Lisboa e recém-coroados campeões europeus, depois do triunfo sobre o FC Barcelona (3-4) na final da UEFA Futsal Champions League, a equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal foi recebida e homenageada, esta terça-feira, na Câmara Municipal de Lisboa, perante uma Praça do Município com muitos adeptos Leoninos.

A cerimónia decorreu na entrada principal dos Paços do Concelho, onde João Matos liderou a comitiva Leonina com o troféu nas mãos e com a companhia de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, e de Fernando Medina, autarca de Lisboa.

Com a chegada do plantel ao palco, deu-se início à festa verde e branca, com os adeptos a receberem a equipa com muitos cânticos e aplausos.

Fernando Medina discursou primeiro, dando os parabéns ao Sporting CP “pela conquista da sua segunda Liga dos Campeões de futsal”, enaltecendo a importância desta “justíssima homenagem”, depois de “um feito verdadeiramente único”. O presidente da câmara lisboeta considerou o triunfo Leonino também uma “vitória da competência” e palavras especiais, primeiro, a Nuno Dias – muito aplaudido pelos adeptos –, classificando-o como “um autêntico coleccionador de vitórias”, cujo trabalho “merece a admiração de todos e um público reconhecimento neste momento de festa”, mas também a João Matos, “um símbolo do seu Clube”, deixando ainda votos de futuras conquistas a verde e branco.

Entregues as respectivas estatuetas verdes de Santo António, santo padroeiro de Lisboa, seguiu-se o discurso de Frederico Varandas, que começou por agradecer a homenagem e também a presença dos vários adeptos.

“É a quarta vez que nos recebe aqui em menos de dois anos e meio, é muito bom sinal para o Sporting CP e das quatro duas foram por causa deste grupo”, destacou. O presidente verde e branco considerou esta segunda conquista europeia do futsal como “muito mais importante”, devido, sobretudo, à notória aposta na formação, que “mais do que a identidade é a sustentabilidade do Clube”, referiu, continuando. “É um título histórico que mostra que o ADN do Sporting CP compete, tem valores, mas também vence e isto deve-se a este grupo”.

Por fim, Frederico Varandas, dirigiu-se a Nuno Dias como o “melhor treinador de futsal do mundo” e mostrou-se satisfeito pelo caminho trilhado pelo Clube: “É uma maravilha sentir que de Alcochete ao Pavilhão João Rocha e ao multidesportivo existe uma única voz e uma única vontade: que o Sporting CP vença em qualquer modalidade”.

O presidente ofereceu então uma camisola personalizada a Fernando Medina, momento ao qual sucedeu o definitivo momento de consagração da equipa com os adeptos presentes na Praça do Município.

Nuno Dias falaria ainda aos jornalistas presentes, agradecendo a presença dos adeptos, que apesar das restrições vigentes, deixaram um “cheirinho do quanto gostam de nós”, atirou. Para retribuir, Nuno Dias quer “continuar a aumentar o espólio do nosso Museu”, reforçando de seguida que lidera “o melhor grupo que treinei no Clube”.

A festa verde e branca dedicada aos heróis do futsal não ficaria por aqui, uma vez que no Estádio José Alvalade, em frente ao multidesportivo, o plantel foi recebido por centenas de Sportinguistas. Seguiram-se largos momentos de euforia com a partilha do troféu, mas, sobretudo, momentos de comunhão perfeita entre adeptos e equipa, entoando cânticos em conjunto e encerrando a celebração possível da melhor maneira.

1 Curtiu

O problema é que isto é uma medida estrutural e não pode ser pensada apenas na situação presente. Fosse o Bruno ou Varandas ou qualquer outro. Tem que se pensar em todas as vontades e cenários futuros que podem advir dessas vontades. Foi esta a minha base para chumbar as alterações de estatutos que o BdC propôs. Nunca na vida teria votado a favor àquilo. Porque aquilo não era para o BdC mas sim para o clube e era para ser gerido com qualquer pessoa que pudesse estar no cargo. (e nem seria ele a gerir esses assuntos, seria a MAG e CFD).
O BdC acabou expulso exactamente com recurso às alterações que fez aos estatutos e normas disciplinares por gente que foi tomar medidas lendo com má fé o texto que tinha muitas lacunas com aberturas para caminhos obscuros. Eu avisei para isto na altura e disse que estava a arranjar lenha para se queimar, bastava haver mudança de vontades na sua MAG. Dito e feito.
A situação é completamente análoga à que estão a propor aqui. É um primeiro passo para acabar com tudo.
Na altura foi votado a favor porque era o BdC a propor e as pessoas nem pensam nas consequências que isso teria caso ele não fosse o presidente.

Esperemos que se mantenha a qualidade para a próxima época. Um guarda redes de qualidade catapulta a equipa logo para outro nível. Confio na secção mas não deixo de ficar apreensivo.

eu próprio tenho muitas reticências mas a comparação não é propriamente a mais linear. :grin:

Falando por mim seria daquelas propostas para esmiuçar ao milímetro, alínea a alínea.

Mas percebo o teu ponto de vista.

Bolinha baixa (que isto aqui é pavilhão)!:* «O caneco é nosso (e nós somos os maiores da Europa)!»

Ainda com as emoções à flor da pele, vou tentar recuperar o jogo com o Inter Movistar e falar claro desta final que nos deu a nossa segunda conquista da UEFA Futsal Champions League. Por tudo isto, é dia de futsal e muito mais especial, dia de futsal ainda com a voz embargada e com o coração aos pulos.

Inter Movistar 2 – 5 Sporting CP
Nas meias-finais, um Sporting ainda mais forte. Depois da entrada que tínhamos tido frente aos campeões russos, neste jogo entrámos melhores, por cima e a dominar o Inter. Duas partes bem distintas, nesta primeira, o Sporting entrou melhor e marcou primeiro, não foi um fácil o Inter ia criando algum perigo e prova disso o empate que eles conseguiram pelo Borja, a verdade é que a nossa equipa reagiu muito bem, não deu para os espanhóis festejarem porque logo depois marcámos, o Borja estava tão em grande que nos ajudou a marcar. Uma primeira parte marcada pelo erro do Herrero no nosso primeiro golo, algo que não é nada comum, o excesso de agressividade que nos deixou à bica ainda cedo e ainda a quebra física do Inter, além disso os dois golos do Borja, um em cada baliza e mais uma vez um Sporting a jogar bem, com alguns sustos, mas mais forte que no jogo anterior.

No segundo tempo, um jogo completamente diferente: deu muito mais Sporting e o Inter pouco se viu. O segundo tempo começa logo com um golo do Taynan, a comprovar a boa forma e a mostrar toda a sua qualidade com um belo remate. Foi uma parte em que encostamos mais o Inter às cordas, os espanhóis recuaram mais fruto da nossa pressão alta. A verdade é que voltámos a ficar com 4 faltas muito cedo. Depois do golo e do domínio verde e branco, duas adversidades, a primeira é a abordagem do Tomás Paçó que dá golo deles, mais uma vez uma abordagem destas do Tomás, já tinha acontecido antes, mas logo depois tivemos a nossa quinta falta a ser assinalada. Com isto, estávamos novamente à bica tal como na primeira parte, mas foi logo depois que chegámos ao golo. Erick em grande, uma boa jogada e o Pany a atirar, mais um grande golo do Pany que está numa forma brutal. O Sporting estava em vantagem e por cima da partida e como tal, Tino Pérez decidiu arriscar e apostar no 5x 4, lançando o Pito como o guarda-redes avançado, ele que foi muito bem marcado pelo Erick, além de todas as atitudes nojentas que foi tendo ao longo do jogo. A verdade, é que o Inter não conseguiu criar, poucas foram as oportunidades porque como já disse aqui tantas vezes, somos a melhor equipa do mundo a defender o 5×4, mais uma vez isso ficou evidente. Erick coroou mais uma boa exibição, com uma recuperação que deu o 2-5 final, fechado o marcador da melhor maneira. Com isto final com o Barcelona, que num bom jogo derrotou o Kairat.

image

Barcelona 3 – 4 Sporting CP
GANHÁMOS!! Eu avisei que ainda estou a escrever esta crónica a quente e que o coração ainda bate muito forte. A verdade, é que Nuno Dias tentou surpreender de início, lançou o Pauleta no 5 inicial, fazendo o que já fez em alguns jogos grandes com o Pany e também com o Pauleta, a verdade é que foi apenas uma aposta para os primeiros segundos, Pauleta saiu logo para entrar o Rocha.

Falando da primeira parte, preciso de me controlar ainda, isto porque foram cometidos muitos erros, entrámos muito mal, talvez a pior primeira parte em muitos jogos e uma das piores (se não a pior) desta temporada. Muitos passes errados, muitas desconcentrações, muitas falhas posicionais, além disso não conseguíamos ganhar um único duelo, muitos erros e todos eles a mais do que o normal neste Sporting. O golo do Barça surge em uma das nossas jogadas mais típicas, bola na ala para o Merlim que faz um passe interior para o Rocha, a verdade é que as falhas eram tantas, que errámos esse passe e o Marcénio e bem roubou a bola e acabou por marcar. Andreu Plaza não é nada de extraordinário como treinador, mas analisou muito bem a nossa equipa que montou o Barça para nos criar problemas e para impedir as nossas jogadas normais, além disso o Barcelona na primeira parte jogou como ainda não o tinha feito esta temporada.

A equipa acalma quando Nuno Dias parou o jogo, não deu grandes indicações, mas tocou no ponto certo, as provocações e a arbitragem que eram onde os nossos jogadores estavam a focar o seu jogo, aí o Sporting melhora, mas mesmo assim demorou para que a nossa equipa conseguisse assumir mais o jogo e quando o fizemos foi em grande, começámos a colocar o Barça em maior sentido, mas foi quando estávamos por cima que o Barça marca. 2-0 ao intervalo, parecia perdido e já só se viam críticas a tudo e a todos.

A verdade é que Nuno Dias é genial, mudou a equipa ao intervalo, mudou muito no nosso jogo, deixamos de inventar e passámos a pressionar muito mais alto, subimos as linhas e tirámos jogo ao Barcelona, que perante todas as mudanças do Sporting começou a tremer e voltou o Barcelona normal desta temporada, menos coletivo, a errar mais e com o jogo mais dependente de Ferrão. Foi na subida de Guitta que o nosso jogo melhorou, colocando em prática o nosso 5×4 habitual com o Guitta subido e foi aí que o Barça ficou fechado na sua baliza e a revelar novamente problemas defensivos. Guitta numa das subidas, coloca em Tomás Paçó que cria uma jogada para Zicky marcar, os miúdos a calarem quem desconfiava deles, mais uma prova de como o Zicky é já dos melhores Pivots do mundo.

Este golo mudou ainda mais o jogo, por esta altura já ia roendo os dedos porque as unhas já se tinham ido, os nossos corações estavam na testa e perdidos, mas sentíamos todos que íamos longe, que íamos conseguir vencer, que ia ser nosso, eles mostravam isso, sofríamos todos muito, mas ia ser nosso. A verdade é que para confirmar isso mesmo, logo depois em mais uma reposição de bola saída do laboratório de Nuno Dias, mais um golo, desta vez o Erick a marcar de cabeça! Empate e os jogadores catalães perdidos e campo, por isso mesmo o Plaza pára o jogo, mas não deu em nada. Logo depois uma arrancada incrível de Zicky, fintou, segurou, rodou, voltou a fintar perante vários adversários que para o parar tiveram de recorrer à falta. Na cobrança, Taynan remata, o Didac ainda defende, mas a bola sobra para o nosso samurai, João Matos a carimbar a reviravolta, ele que atingiu a marcar de 15 jogos em fases finais, entrando para a história. Incrível o golo e lá se foi tudo, voou tudo em casa, que golo e que alegria, estávamos aqui na frente e a sentir que ia ser nosso e que esta equipa é incrível.

Como por norma acontece, o Plaza só recorre ao 5×4 quando está muito aflito e sempre que o faz demonstra que nem trabalhado nos treinos este momento de jogo, são muitos erros, pouco equipa e apenas as individualidades a tentarem inventar algo. Como já sabemos, perante nós assim não dá e por isso chegámos ao golo através de Pany, jogador muito injustiçado no Sporting, está em grande forma e tem sido dos nossos melhores esta temporada. Ferrão ainda reduziu, lá está, o talento do melhor do mundo a inventar algo, mas a equipa catalã estava perdida e já não conseguiu mais que isso. Era nosso, é nosso, vencemos e somos de novo campeões europeus, dois títulos em 3 anos, 4 finais em 5 anos, é fantástico o que temos conseguido e existe um grande responsável, Nuno Dias, este é a lenda responsável pelo nosso sucesso, sabe se reinventar, sabe criar a cada temporada e neste jogo mostrou tudo isso novamente.

A taça é nossa, a equipa com mais miúdos soube vencer os espanhóis que achavam que iam vencer fácil, que iam passar por cima, mais uma vez a falta de humildade a fazer a diferença. Confirmou-se o que eramos a equipa coletivamente mais forte desta fase final, vencemos o campeão russo, espanhol e europeu, mais uma caminhada incrível para a glória.

Dia de futsal com sabor ainda mais especial, festejemos este triunfo, este caneco, esta conquista, desfrutemos deste momento incrível! A TAÇA É NOSSA!! SOMOS OS MELHORES!! Semana especial com mais futsal, que ficou coroada com esta Taça. Obrigado e vamos continuar a festejar, SOMOS CAMPEÕES DA EUROPA!!!

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal

1 Curtiu

Só peço é que o barca não tenha ideias de vir buscar o nuno. :pray:

Que continuem lá com o senil melhor do mundo…

Em relação ao Cardinal e ao estadio da sua lesão, ainda há dias meteu uma story em que já estava a andar de bicicleta.

Acredito que seja um bom sinal na progressão da sua recuperação.

Porque não está com os companheiros não faço puto de ideia.

Ainda tentei encontrar as declarações do ND sobre isso mesmo, mas não consegui.
Basicamente, ele diz que a mudar, só para o Farça e nem isso faz sentido porque se sente muito bem no Sporting e ainda quer conquistar mais 3 Futsal Leagues, 5 Campeonatos e mais umas quantas Taças aqui no burgo.
Amén, Nuno.Amén.

Acho que responde à tua “dúvida”.

A partir de amanhã, rapaziada, FOCO TOTAL e EXIGÊNCIA MÁXIMA para ganharmos o Campeonato. Esforço, dedicação e devoção para alcançar (mais uma) glória.

encontrei isto no record

Nuno Dias fechou a porta à saída do Sporting no futuro próximo, por se sentir “muito bem” nos leões, assumindo que apenas um clube o faria deixar Alvalade.

“Não penso no estrangeiro. Só há um clube da dimensão do Sporting que me faria ir para o estrangeiro, que é o Barcelona. Em termos mediáticos, pela massa adepta, que me poderia fazer pensar em algo. Mas estou tão bem aqui, quero permanecer e continuar a ganhar”, atirou o treinador dos leões, que a propósito do que lhe falta conquistar foi bastante claro: “Três Ligas dos Campeões, seis campeonatos, seis Taças, seis Supertaças, quatro Taças da Liga. Falta vencer sempre mais… Não tenho outra postura”.

Por outro lado, Nuno Dias desvalorizou a questão do prémio de melhor treinador do Mundo e deixou críticas a quem vota… especialmente os portugueses. “Esses prémios são por nomeação e depois há votos. Infelizmente são os portugueses que votam e que não dão as pontuações máximas aos portugueses. É absolutamente incrível. Mas antes disso, queria dizer que continuem a dar os prémios individuais aos outros e que nos continuemos a ganhar os prémios coletivos”, atirou o técnico do Sporting, um dia depois de uma vitória “sublime” sobre o Barcelona.

Haha.
É isso tudo. Basicamente aquilo que me lembrava e ainda mais uns quantos canecos.

4 Curtiram

Enormes!! Vibrei que nem um doido com este título. Segunda parte épica!!

O Nuno disse que para o ano está cá durante os festejos na CML.

Falando sobre passar as modalidades, ou não, para a SAD. Já defendi aqui o meu ponto de vista, mas vou repetir.

Situação ideal: Acabar com a SAD e passar tudo para o Clube. Isto sim, seria o que eu defenderia.

MAS é obrigatório ter SAD ou SDUQ. E, tendo em conta que os outros têm SAD, infelizmente temos de surfar a mesma onda para podermos ser competitivos. Os Clubes que optaram por SDUQ deram todos um belo trambolhão. E, quando se fala em grandes, o trambolhão seria bem maior.

Assim, porque somos obrigados a ter um papão sem nexo que só esvazia o Clube, e escolhendo o menor entre dois males (SAD), eu passaria todas as modalidades da UEFA para lá (Futebol, Futsal e Praia, em masculinos e femininos).

Fica guitta!

1 Curtiu