Futebol Feminino - Época 2025/2026

Estive agora a ver com atenção as sub 20, as nossas jogadoras estiveram muito bem e até a nossa futura ex jogadora não entrou mal.
Agora a dúvida, quantas jogadoras pertencentes ao Sporting jogaram.

Confirmando-se a Ágata Filipa, surpreende por chegar ao Sporting com 31 anos. Já houve momentos mais propícios para a sua contratação no passado, e não aconteceu.

Andou um pouco pela seleção, mas nunca convenceu completamente o Neto.

Apesar da idade acho que é muito forte fisicamente, nomeadamente para o padrão português, mas o que terá chamado a atenção foi o seu desempenho do lado direito da defesa esta época, que penso que é uma novidade na sua carreira.

Será para o lugar da Beatriz Fonseca.

Para o lugar da Beatriz Fonseca, não, porque a Beatriz Fonseca era uma adaptação. Tal como se for para a esquerda, também não será para o lugar da Erica. Para o lugar da Beatriz, será a Emma Ramirez, esse em Espanha é lateral direita, com as características que tem em Portugal seria uma locomotiva para toda a ala.

Estás a querer dizer que a Carla Armengol tem o lugar em perigo​:grinning_face:?

Obrigatóriamente que tem. A Miri esta época já joga. Pode jogar a Matilde Nave, a Carolina Santiago, a Ana Tomás, mais meia dúzia delas entre sub 17 e equipa B.

2 Curtiram

Emma e craque..mas gostava que apostassem em algumas jovens NFL . Algumas poderiam vir para a Equipa B.
Sou a favor de contratacoes de jogadoras para o Presente e Futuro

Sim concordo, a Ágata devia ter sido contratada após a saída da Joana Marchao em 2022?!!

1 Curtiu

Estava a ver o jogo da sub-20, e a ver as nossas centrais. e penso que se a Ashley realmente ficar, a Mackenzie deveria ser emprestada. Isto porquê. Há duas centrais técnicas. Erica e Geórgia, e pensando no regresso da Daria, haverá três centrais de força. O Sporting, deverá ter 4 centrais, jogue a defesa em linha de 3 ou 4, normalmente está só uma central no banco. Ficando a Ashley, a mulher é uma parede, é para ser sempre convocada. A Daria, é uma parede com pezinhos. Não é uma tecnicista como a Érica ou a Geórgia, mas sabe o que fazer com a bola, não a despacha para qualquer lado como faz a Ashley. Depois temos a Mackenzie, é uma boa central, mas acho que das quatro que o Sporting tem, ela e a Daria estão ao mesmo nível, tendo a Daria a vantagem de ter melhores pés.

A não ser que na cabeça de Micael Sequeira, esteja a linha de 3 defesas, o que não acho muito provável porque se anda a procurar laterais como se não houvesse amanhã, uma das NFL deveria sair, porque a quarta e quinta centrais serão muito pouco utilizadas e havendo uma FL para isso poderá se gastar a NFL numa posição mais necessitada.

Ashley acho que vai ser emprestada para Italia.
Carla li num rumor que vai voltar para Espanha.
Samara Lino falaram me de um emprestimo ao Servette.
Se vai se confirmar nao sei.

Terminou o empréstimo de Maísa Correia ao Valadares Gaia, anunciou o clube.

Isto coincidentemente (ou talvez não) parece ser o mesmo “modelo de negócio” utilizado na venda da Ana Capeta (que tb tinha contrato), e tb para um clube Italiano.

Nao sei. Fala se no Como, agora ao ponto de ser verdade ou nao.

Da jogadoras dispensadas pelo Valadares, uma delas até caia bem no Sporting. E não me venham com a idade. A melhor marcadora do campeonato brasileiro, a Gabi Zanotti, tem 41 anos. A Marta, tem 39, a Nádia Nadim, goleadora do campeonato dinamarquês, tem 38, a mesma idade da Cláudia Neto. A Raquel Fernandes, ainda brilha no campeonato brasileiro aos 35, assim como a Darlene Nogueira também de 35 e a própria Cristiane com 41, ou a Cristiana Girelli aos 35 ou a Kosovar Asslani aos 36. A Wendy Renard tem 35 a Megan Rapinoe jogou até aos 38 e a Christen Press até aos 37. No futebol ou no desporto em geral, a longevidade das mulheres é maior que a dos homens.

Se o Sporting tem um projeto para utilizar a formação de qualidade no futuro, deveria ser feito o que fazem grandes clubes como o Barcelona ou o Arsenal e Bayern de Munique.
Por exemplo a Maísa ( que tem mais três anos de contrato), seria cedida a um clube, onde pudesse fazer uma pré-época e pudesse ser realmente utilizada, tipo ou novamente ao Valadares ou quem sabe ao Vitória ou RP. O Sporting ia buscar a Jenny Lakip para esta época, e a Maísa regressaria em 2027 com outra bagagem para cumprir os dois anos de contrato.
Mas isto é claro que sou eu a falar da boca para fora. Os adeptos nunca compreenderiam a contratação de uma jogadora de 35 anos, mesmo com esta premissa de ser uma jogadora feita com provas dadas e se estar a fazer crescer a aposta do futuro.

Já o tinha referido logo na 1ª época da Telma no Sporting, que me parecia ser a jogadora da Liga BPI com as características mais aproximadas às dela (e ainda continua a ser), e que poderiam muito bem ir alternando as 2 na posição ao longo da época, e agora sabendo-se das constantes ausências da Telma e de que a Lakip raramente se lesiona, ainda mais sentido faria, mas se dessa equipa vier antes, a também avançada, mas (bem) mais nova, McKenna Martinez, 23a, também ficaríamos bem servidos, digo eu.

1 Curtiu

quer a Lakip, quer a Mckenna seriam bons reforços. A vantagem da Lakip em relação à Mckenna é que está numa fase da carreira em que mesmo não jogando tanto tempo como até tem feito no Valadares isso não seria um problema, já para a jovem Mckenna deve ter outras ambições. E no Sporting tem-se gerido muito mal os tempos de utilização de muitas jogadoras do plantel.

O Sporting Futebol Feminino, vive um paradoxo comunicacional. Por um lado ganha imensos prémios da Liga pela sua comunicação. Por outro lado a comunicar para dentro para os adeptos que realmente se interessam, são uma desgraça, um zero à esquerda e deixam a comunicação nas mãos de MS, cheio de lugares comuns e pouca oratória naquilo que realmente interessa.
Um exemplo. Dizer que o Sporting tem um projeto baseado na formação. O tempo verbal está errado, porque o Sporting não tem um projeto baseado na formação, o Sporting TERÁ um projeto baseado na formação.
Desde a chegada de Daniela Costa às funções de coordenação, o Sporting começou a trabalhar de maneira diferente. O Sporting domina as seleções jovens, se há uma jogadora que se destaca, o Sporting tenta ir buscar. O projeto da formação, está lá, é vencedor, mas é jovem. Só como exemplo, as sub 19, campeãs nacionais, têm uma média de idades de 16 anos e 2 meses. As Sub 17, que ficaram em segundo na zona sul de sub 19, têm uma média de 15 anos e 7 meses. Juntando a equipa B, com uma média de 18 anos e meio.
Isto tudo, porque falamos em mais de 50 internacionais jovens, faz com que o futuro do Sporting seja muito risonho. Talvez o mais risonho dos clubes portugueses. Mas é como eu digo, o futuro, e olhando para aqui, esse futuro é daqui a 3 ou 4 épocas.
Mas o Sportinguista, não quer e nem deve esperar. O clube tem que encontrar um equilíbrio para ter uma equipa vencedora enquanto esta geração não toma conta do futebol português.
O Sporting está a preparar um caminho para mais tarde ou mais cedo as NFL, sejam mesmo essenciais. Que sejam contratadas por serem melhores que a jogadora portuguesa, se não temos aquelas que formamos. Mas alguém do Sporting diz isso aos adeptos? Não. Não diz. Diz o Micael estamos a trabalhar com a formação, o que interessa saber é como se está a trabalhar e que se está a trabalhar bem.
Um exemplo. O Sporting tem na equipa B e sub-19, do lado esquerdo, Matilde Sousa que faz hoje 19 anos e Constança Coelho, que faz 16 em novembro. Essa demora a ficar pronta. São as melhores da sua geração. Do lado direito, Alexis Valederama, Constança Maia e Iris Fernandes. A mais velha a Alexis, tem 19 anos e é internacional sub 20 do México. O que é que o Sporting faz? Faz o que deve fazer. Contrata Jogadoras como Emma Ramírez ou Ágata Filipa, por dois anos e deixa estas jogadoras da formação um ano na equipa B e no outro, serão para emprestar. Assim quando acabar o contrato das jogadoras agora contratadas, estarão prontas para fazer parte do plantel. É o que se passa agora com as centrais. A Dária, fez o seu tirocínio na liga no Vitória e agora está pronta a regressar, libertando-se uma das outras centrais.
Se houvesse uma comunicação a sério, entendia-se que existe um projeto para vencer no futuro. . Mas o presente não pode ser esquecido e há que formar uma equipa para vencer. E temos equipa para isso. Parece é que temos um sapateiro a tocar rabecão.

1 Curtiu

A Lakip, apesar da idade, seria sempre a jogadora contratar. O Sporting precisa é de uma alternativa à Telma. Uma jogadora que substitua nos seus impedimentos e que substitua em jogo quando for preciso. Ou seja uma jogadora para jogar 20 30 minutos em média, mas que possa ser titular quando a ponta de lança titular estiver impedida.

Gosto muito da Lakip. Sigo-a há um par de anos, é uma grande atleta, muito forte fisicamente e com golo.

Os 35 anos e as duas gravidezes não significam nada. Ponham-na a correr com uma sub-23, ela ganha.

Espero que continue em Portugal e perto da escola dos filhos, nǎo acredito que venha para o Sporting.

Seja ela, ou outra, é o tipo de jogadora que o Sporting precisa. Um bombardeiro para 20 minutos meia-hora, e que possa ser titular nas indisponibilidades da Telma. Basicamente o que se pedia da Raphino, mas sem estar sempre lesionada.

1 Curtiu

https://x.com/i/status/2063670073064140981