Futebol Feminino - Época 2023/2024

2 Curtiram

MARIANA CABRAL: “QUERÍAMOS COMEÇAR FORTES”

Por Sporting CP
17 Set, 2023

FUTEBOL FEMININO

Declarações no final da goleada imposta ao Länk FC Vilaverdense

Depois da vitória da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal contra o Länk FC Vilaverdense por 8-0, na abertura da Liga, Mariana Cabral analisou a partida.

“Queríamos começar fortes, intensas, a mandar no jogo e acho que foi isso que aconteceu. Entrámos bem na primeira parte e, se calhar, no início da segunda parte baixámos um bocadinho e deixámos o jogo andar. Depois, felizmente, as jogadoras que vieram do banco deram outra energia à partida. Entraram muito bem e conseguimos aumentar a vantagem de forma muito justa”, disse aos meios de comunicação do Clube.

A treinadora destacou a “muita qualidade no plantel, desde as mais novas até às mais velhas”: “Todas estão prontas e deram uma resposta com qualidade. Têm dado nos treinos, deram no jogo e é isso que vai acontecer durante toda a época. A equipa é a única que é sempre titular. Não há jogadoras titulares, há jogadoras que lutam durante a semana para ser titulares. Há muita qualidade e competitividade, tem corrido muito bem nestas primeiras semanas da época”.

Depois de elogiar os reforços, que tornaram a equipa “mais forte”, Mariana Cabral comentou o facto de Joana Martins, um produto da formação, ter chegado aos 100 jogos pela equipa principal.

“É um orgulho enorme ver a Joana, uma jogadora da nossa formação, chegar aos 100 jogos pelo Sporting CP. É excepcional e ficamos muito contentes pela marca dela”, frisou.

Olivia Smith, uma das caras novas que esteve em evidência contra o Länk FC Vilaverdense, apontando um golo, também esteve na zona de entrevistas rápidas.

“O sentimento de conseguir a primeira vitória em casa, perante os nossos adeptos, é fantástico. Estou entusiasmada para conseguir mais. Estou orgulhosa. Jogámos muito bem, foi uma boa vitória”, contou a internacional canadiana.

A Maísa está mais que pronta para estar na vitrina da ourivesaria.

Corresponde ao que vi do jogo.

Este jogo nada tem a ver com o do benfica. O lank meu deus é tão fraco que até dói.
Agora virem para aqui dizer que com este 11 ganhávamos ao benfica, é um bocado sem sentido porque é uma das tais coisas que nunca ninguém poderá provar.
Precisamos é de continuar a trabalhar para evoluirmos e para quando chegarem os jogos decisivos do campeonato estarmos prontos a dar uma resposta a altura.

Apesar de ser um jogo muito acessível, gostei da Gabriela. Foi ganhando confiança.
A Jacynta é uma extrema pura. Com espaço e em corrida, ela desequilibra.
A Olivia mostrou técnica e força (o seu porte físico é uma grande vantagem).

Neste jogo, ficou evidenciado que a Capeta, apesar da sua raça, não é PL. Também voltamos a ver que a Alícia…

A minha análise a algumas jogadoras no jogo de hoje:

Carolina Joia – sempre disse que é uma excelente guarda redes. Apesar de fazer muito poucos jogos sito-a sempre tranquila. Bom jogo de pés. Tivesse mais 5 cm e seria a futura guarda redes da seleção nacional.

Gabriela Vinhas – mais uma boa exibição (para além do jogo em Espanha). Arrisco a dizer que da tanta ou mais tranquilidade que a Bruna, a defender mas principalmente a construir. Não sei se MC não a vai começar a colocar numa defesa a 3.

Olivia Smith – fisicamente não temos melhor. Tecnicamente, se calhar, também não. Nota-se que não tem muitos jogos contra jogadoras mais maduras, mas achoque será a grande contratação desta época.

Jacynta Gala. Muito rápida, pareceu-me render mais na direita do que na esquerda, mas diria que ainda só está a render 60% do que pode valer.

Rita Almeida – vi muito poucos jogos dela e fiquei surpreendido com a sua intensidade. Fisicamente é diferenciada. Gostei muito da atitude.

Maísa Correia – é talvez o maior talento português depois da Kika. Vamos ver como evolui fisicamente. Não é correto dizer que não pode ser titular porque só tem 16 anos. As de 30 anos erram mais do que ela.

Gabriela Vinhas…

Obrigado
(Corrigido)

Nós temos no plantel, uma jogadora, tão tecnicista e inteligente a jogar como a Kika. A diferença, menos 10 cm e menos 5kg e não tem a proteção das arbitragens e não tem a CS a pô-la nos píncaros. Com um trabalho de preparação física e com um nutricionista, para aumentar os níveis, a Ana Teles, seria titular indiscutível deste Sporting.
A Olivia, já começa a mostrar o que vale. Quando aprender a jogar à europeia e não à Tsubasa, ou seja, a gerir tempos e a saber quando rematar e quando passar, vai ser uma das maiores, senão, a maior figura da liga.
A Jacynta. É um crime, ter uma Jacynta e não ter uma referência de área. Esperemos que a Diana seja essa referência e que se aproveite a Jacynta ao máximo.

Entretanto, jogamos com uma jogadora com 17 anos feitos à menos de um mês. Outra que só faz 17 daqui a três semanas, uma central e uma média de 18 anos. Quero ver se amanhã no diferido, também se vão desfazer em elogios como hoje se desfizeram em relação à jogadora de 16 anos que até é mais velha que a Maisa.
Hoje soubemos finalmente, que o golo do Paulinho contra o Casa Pia não foi fora de jogo. Ou então, uma bota branca adiantada, só é fora de jogo, quando o atleta é do Sporting.
Um golo duvidoso, outro nos descontos, quando o adversário estava todo balanceado no ataque à procura do 2-2. E viu-se também uma coisa. Fomos nós a perder a Supertaça com penaltis mal marcados. Com um penalti bem marcado, a GR nem esboçou defesa.

A Gabriela tem tempo (também me parece uma bela aposta para o futuro). A Bruna a meu ver neste momento é intocável, uma líder da defesa.

O regresso da Maiara, a necessária titularidade da Dutra (em detrimento da Alícia) e o entrosamento de reforços (Norheim, Fátima, Olivia, Jacynta) vai elevar o nível desta equipa, não tenho dúvidas.

Um bom jogo/treino hoje em Alcochete, o adversário facilitou bastante a nossa tarefa é verdade. Mas pronto, ver na bancada é uma experiência de futebol diferente e percebemos muitas coisas que acontecem durante a partida, até o facto da arbitra tratar as jogadoras por “meninas”… se a Mariana tivesse ouvido, ai ai!

O esquema a três na defesa deve ser para ficar, para a MC as jogadoras até podem ser avançadas, médias, extremas mas se ficarem atrás, a defesa a três será para manter. Ontem na ala esquerda a Alícia, Dutra à frente desta e a Gala a extrema. Na direita com Fontemanha, Brenda e Maiara num esquema simétrico ao lado esquerdo. No meio campo defensivo a Fátima Pinto recebeu o apoio da Dutra à esquerda e Brenda à direita, a Olívia à frente destas três. Uma coisa é certa, com a Maiara, Fátima Pinto e Olivia (grande contratação!) no 11 os duelos mais físicos serão mais vezes ganhos por nós.

A Jacynta está em adaptação claramente, as diversas vezes que veio ao banco fazer perguntas à MC são prova disso e notou-se a falta de ligação com a Fátima Dutra no início do jogo ao ponto de se evitarem nos passes. Mas aos poucos Gala melhorou, fez a assistência para primeiro golo e melhorou ainda mais na segunda parte quando passou a trocar de posição à esquerda e à direita com a Olivia, as rotinas pelas alas terão que ser mais trabalhadas e revistas mas em suma estou a gostar.

A Gabriela Vinhas e a Rita Almeida (2ª parte) também estiveram bem e parece que representam em termos físicos o Sporting 2.0 lol da nossa MC, a ver vamos. A Ana Teles sempre foi a jogadora underrated deste Sporting mas o facto é que ela quando entra mexe com o jogo. No jogos da última época que entrou a títular nem sempre conseguiu boas exibições, parece-me uma jogadora importante para entrar a meio dos jogos - funciona muito melhor assim e é sem dúvida uma jogadora diferenciada técnicamente.

A Maisa tem tudo para ser uma grande jogadora, rápida nas desmarcações, oportuna e um talento que sabe jogar para a equipa e sem medo de falhar.

amanhã vou tentar ver o jogo do Torreense. :sunglasses:

Nos comentários deste mundial ouvi o Nuno Cristóvão dizer que a Capeta e a Telma são as únicas e verdadeiras PL portuguesas.

Há dias quando escrevi que a Maísa ainda não deveria estar a jogar a este nível estava-me a referir ao jogo com o benfica, pois fisicamente ainda não consegue acompanhar a velocidade e a intensidade dum jogo destes.
É óbvio que ela tem muita qualidade e principalmente entende perfeitamente quais os espaços que pode explorar e tira partido disso.

O que é que que não se escreveria ou diria, se a Kika fizesse três assistências para golo num jogo. E cada uma diferente. Uma desmarcação entre as centrais, uma desmarcação de calcanhar e uma desmarcação de rutura a 30 mts. Seriam só elogios a semana toda. Como foi num jogo do Sporting, já li a CS de hoje e quem lê, acha que foram 3 golos da Maisa, surgidos por obra e graça. Não importa o nível em que o Lank está agora, o Lank mesmo débil, discutiria o jogo com o Cliftonville e com o Riga. Também temos o direito de fazer jogos treino em jogos oficiais.
Tal como a Mariana Rosa, saiu a época passada, a Alicia também deveria sair. E não é sair para jogar, porque no Sporting ela joga. Mas sim sair para poder ter sempre um grau de dificuldade maior, numa equipa com maiores dificuldades e onde não estivesse tão protegida por jogadoras de qualidade igual ou superior a ela e que fosse obrigada a decidir, a assumir o jogo.
Visto que o mercado NFL, vindo de fora, não deve ser para preencher até sexta feira, se fosse eu, propunha ao Torreense, a troca da Inês Gonçalves, pela Rafa Sodre (nem que fossem as trocadas por empréstimo) a Rafa, faz as duas alas e a Inês, se não jogou ontem, quando vai jogar?

1 Curtiu

Isto também é só malta com parafusos a menos…

https://x.com/FutFemSCP/status/1703831255043674464?s=20