Futebol Feminino - Época 2022/2023

A mim também me dizem o mesmo e falaram-me concretamente de duas jogadoras.

Eu quanto ao projecto já disse, para mim vinha uma estrangeira, novos métodos, um novo paradigma, uma mudança completa com o marasmo que se vive, mas para isso seria preciso ambição e investimento.

Como não vai haver nem uma coisa nem outra, sim, é provável que continue a Mariana e a aposta na juventude. E que algumas que até são das melhores também saiam, como aconteceu no passado com várias.

Eu já desisti de me preocupar. Não vale a pena, custa muito mas não podemos fazer nada se quem manda não quer.

Nao e erro apostar na juventude, ir buscar umas jogadoras novas pra rodar entre a equipa b e equipa a pra um dia nao contarem como estrangeiras isto no caso das estrangeiras, nas tambem apostar em jogadoras que facam a diferença ja, e voltar a reforçar nos com valores seguros no caso das portuguesas

Este ano é inegável que temos pior equipa.

Mas enquanto teve a Andreia Jacinto ou a Marchão também não as soube aproveitar.

A Ana Teles que é das melhores jogadores tecnicamente falando continua gorda que nem 1 pote. A bósnia, ao fim de 2 anos ainda não sabe sair a jogar como ela quer?

Fdx poker alho. É treinadora, use os poderes que tem e influencie as jogadoras, ajude-as a melhorar.

Aqui ninguém evoluiu. Nem as atletas nem a ideia de jogo.
Bastou-me ver aquela saída de bola em 1ª fase de construção em que a nossa melhor rematadora era colocada nessa fase, para lhe tirar a pinta.

Não faz puto de ideia de como se ganham jogos.

3 Curtiram

Continua o passeio das lampionas. Ganharam 3-0 ao Braguilha.

No banco, estavam a Jéssica, a Norton, a Andreia Faria, a Amado.

Um luxo…

Vão limpar tudo.

E justamente! Investem para isso.

Têm uma maior vontade de ganhar do que os outros. Nomeadamente muito mais ambição do que a nossa direção

1 Curtiu

Ainda não entenderam que este projeto é o projeto inicial que vem de 2016. A diferença é que as peças estão distribuídas de outra forma no tabuleiro. O FF regressou ao Sporting, porque um grupo de pessoas fez uma proposta à direção da altura para montar um projeto e esta aproveitou a oferta da FPF para entrar na nova liga. As escolhas para o FF, não tem nada a ver com direções, com BdC ou FV, simplesmente antes não havia slb e por isso não se notava tanto. Nunca fomos hegemónicos. Os resultados até poderiam levar a pensar que sim, mas vamos a ver: título 16/17. A dois minutos do final do jogo, quando existe um penalti totalmente escusado, o SCB era campeão por golos. Fomos campeões com 3 pontos de vantagem. Na época seguinte, marcamos o golo da vitória em Braga aos 85 minutos, em Alcochete, o SCB falha o golo nos descontos, fica 0-0,somos campeões com 3 pontos de diferença, em caso de empate pontual tinha sido o SCB por golos. As duas taças de Portugal, foram ganhas no prolongamento. Na WCL, fomos eliminados por uma potencia do Cazaquistão e vá lá no outro ano fomos por Norueguesas.
A diferença do período 16-18 para agora é como não havia slb, o pessoal não ligava e os títulos ganhos de aflitos, mascaravam tudo o resto, tipo masculino.

Isto, sem tirar nem pôr.

Essa é a razão porque investimos cada vez menos no futebol feminino? Se a competitividade aumenta para continuarmos a lutar por títulos só temos que aumentar a qualidade da nossa equipa e não o inverso.

Custa a entender que esta direcção foi patrocinada pelos lamps a fim de dominarem um Leão manso ?.. Só voltaremos a ganhar algo e a contestar o sistema se aparecer um “maluco”.
Com mansos só iremos ser gozados e levar " palmadinhas" nas costas. :slightly_frowning_face:

4 Curtiram

Julgo que se refere a isto (mais ou menos…)

Etc, etc, etc…

4 Curtiram

4 anos depois, são parceiros previligiados.

Já agora, sabes quem era o responsável da Ksiryus para o FF.

1 Curtiu

4 anos depois, é parceira priveligiada. A Raquel Sampaio (aka TeamMate).

Interessa-me zero em 2022 a KSirius. (Ou quem são o vice-presidente ou o team manager do Damaiense.)

A KSirius é uma etapa no percurso da RS, que recrutou inúmeras atletas do Sporting em 2019 (quando para lá entrou) e essa agência passou a ter jogadoras.
Assim como quando a RS saiu de lá para abrir a TeamMate, levou consigo a esmagadora maioria dessas mesmas atletas (houve 2 ou 3 que não conseguiu convencer a segui-la, como a Andreia JJ ou a Capeta).

Mas deste-me uma ideia, contabilizar as atletas nos sites das respectivas agências e usar a KSirius como referência comparativa (em vez de desviar o foco da RS para a KSirius).

Assim, hoje, 2/12/2022:

(Nota: a RS/TM tem um total de 29 jogadoras/treinadores agenciados. Não contabilizo as intermediações, como a Maiara Niehues ou a Mariana Larroquette, porque não há esses dados no site.)

• a RS/TM agencia a treinadora principal do Sporting e 15 (quinze) das suas atletas (8 séniores + 7 formação)
    Mariana Cabral
    Mariana Rosa/Bruna Lourenço/Sofia Silva/Alicia Correia/Maria Ferreira/Joana Martins/Vera Cid/Joana Dantas
    Bruna Ramos/Carolina Pimenta/Eliana Almeida/Iara Lobo/Luana Barata/Rafaela Mendonça/Rita Almeida

• a KSirius agencia 3 (três) atletas do Sporting (2 séniores + 1 formação)
    Ana Capeta/Chandra Davidson
    Inês Silva

• a RS/TM agencia um ex-adjunto de Mariana Cabral e 4 (quatro) ex-atletas de Mariana Cabral
    Gonçalo Nunes
    Fátima Pinto/Inês Pereira/Mónica Mendes/Margarida Sousa

• a KSirius agencia 2 (duas) ex-atletas de Mariana Cabral
    Andreia JJ/Beatriz Conduto

• Mais um dado: contrapondo aos números expostos, a RS/TM agencia 2 (duas) atletas do Benfica (uma delas da formação), 2 (duas) atletas do Braga, 3 (três) atletas no estrangeiro (sem relação com o SCP) e 1 (uma) jogadora sem clube.

A concluir: nada me move contra (ou a favor) de RS. Limito-me a constatar evidências.
E a estranhar a relação “amor-ódio” com esta Direcção (que, recordo, a “dispensou” de team manager do projecto que criou sob a alçada de Bruno de Carvalho), tendo as declarações inflamadas a favor do ex-Presidente e contra quem lhe tomou o lugar passado gradualmente a uma “parceria priveligiada” que atrás alguém referiu.

Navega-se em águas turvas, o que não é o que almejo para o Futebol Feminino do Sporting Club de Portugal.

Mas que cada um tire as suas conclusões, como eu tirei as minhas.

2 Curtiram

Possívelmente as tuas conclusões, foram as mesmas que eu tirei. Só para acrescentar. Das 27, as que teriam qualidade para estar no Sporting, são as que não estão. Rute Costa, Dolores, Kherer, Jaleca, Mendes, Kika Cardoso e Clarinha, teriam lugar no Sporting, a Inglesa não conheço, mas fez bons números na Turquia, A Ágata, não sei se não será superior à Dutra. A Margarida Sousa, esteve no Sporting, mas não vimos nada na altura. Isto fora Inês e Fátima. Parece ser uma relação para fazer jogar as jovens.

Não correu bem a passagem da Mónica por cá. Culpa dela ou da MC?
Margarida Sousa, nem comento por respeito à miúda.
Chica Cardoso está afastada do futebol devido a lesões de que não recuperou. Não sei se volta.
A Jaleca é daquelas que parece ter sucesso lá fora, chega cá e nem num Torreense é titular.
Dolores já está em trajectória descendente, mete pena a quem a viu noutros tempos.
Kherer e Rute sim eram bem-vindas, Clarinha vamos ver se não passa de hype lampião.

https://twitter.com/nucleo_scp_bcl/status/1599018294110846977?s=20&t=XnLP3eOTlISjsiGckH9suA

Vamos tentar apanhar o terceiro lugar que, por acaso, é do poderoso Damaiense.

Se a nova brasileira não for convocada, nem vou perder tempo a ver o jogo.

Foto recente no Instagram da Maiara Niehues…o que ilustra que está a treinar (não lesionada…)

MARIANA CABRAL: “TEMOS DE NOS FOCAR EM NÓS”

Por Sporting CP
03 Dez, 2022

FUTEBOL FEMININO

Leoas jogam ronda oito da Liga este domingo diante do SF Damaiense (13h00)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, este domingo às 13h00, a ronda oito da Liga diante do SF Damaiense.

Na antevisão à partida, a treinadora Mariana Cabral começou por analisar o último desafio das Leoas e vincou a ambição de conquistar os três pontos.

“Nenhum jogo é fácil e o nosso principal adversário neste momento é o próprio Sporting CP. Ou seja, temos de ser melhores e temos de nos focar. Obviamente sabemos que em Famalicão as coisas não nos correram como gostaríamos, até porque termos estado com dez jogadoras quase toda a segunda parte complicou a forma como queríamos acabar o jogo, que era a vencer. Tivemos oportunidades para isso, não conseguimos e agora queremos ganhar em casa contra o SF Damaiense”, mencionou.

Sobre o duelo deste domingo, Mariana Cabral deixou elogios ao adversário, mas também deixou claro que as Leoas vão entrar em campo para vencer. “O SF Damaiense é um excelente adversário e tem estado muito bem. Falámos sobre isso no início da época porque as defrontámos na Taça da Liga e já sabíamos, nessa altura, que era um adversário com jogadoras e um treinador de qualidade. Apesar de terem subido agora de divisão, sabíamos também que iam estar nos lugares cimeiros. É uma equipa muito aguerrida, que se fecha muito bem atrás e que nos vai tapar os caminhos para a baliza. Como disse, temos de nos focar em nós, marcar mais golos e impedir o contra-ataque adversário, que é onde nos vão tentar ferir”.

Quanto à Liga, a mesma está cada vez melhor, na opinião da treinadora, que sublinhou o papel da formação Leonina: “Há equipas cada vez melhores e mais competitivas, além de melhores jogadoras . O Sporting CP traz muitas jovens que estão a crescer para o mundo do futebol e vimos isso agora com a Andreia Bravo, que foi a melhor em campo no último jogo. É uma jogadora da nossa formação e haverá outras a surgir seguramente agora. Sabemos que temos de melhorar como equipa, mas estamos a crescer e vamos conseguir evoluir sem dúvida alguma”.

Rita Fontemanha também olhou para a partida de domingo, mas antes abordou o tema da qualidade do campeonato, corroborando a ideia partilhada por Mariana Cabral.

“Sem dúvida que a Liga está a ficar mais competitiva, o que é um ponto positivo não só para nós, mas também para todo o futebol feminino em Portugal. Ao longo da última semana trabalhámos para ser melhores, tal como tentamos fazer sempre. A mentalidade tem de ser sempre essa independentemente do jogo anterior ou do que vem a seguir. O objectivo é sempre melhorar, quer seja a finalização, na construção ou na transição, queremos melhorar tudo. É só no conjunto de tudo que vamos ser melhor equipa”, começou por dizer a experiente jogadora, destacando a formação do emblema Leonino e assumindo que as consequências a retirar da mesma não são comparáveis aos frutos que pode vir a dar.

“Nunca escondemos que o ADN do Clube é a formação e será sempre, tanto no masculino como no feminino. Não há medo de assumir isso e existem, por isso, alguns riscos ao tomar essas decisões, mas ainda bem. Queremos ser uma equipa que forma jogadoras, que forma jovens e que as coloca na alta competição. O Sporting CP tem feito isso de forma excelente e consistente. É óbvio que por vezes precisamos de um pouco mais de tempo para que a equipa consiga dar uma boa resposta, mas estamos a sempre a trabalhar para que isso aconteça”.

Sobre a partida diante do SF Damaiense, a jogadora que integra o lote de capitãs disse esperar mais um bom teste: “É mais um jogo competitivo e ainda bem, só assim crescemos e melhoramos a qualidade do nosso futebol. A confiança em nós mesmas tem de se manter intacta, porque só assim é que vamos dar uma boa resposta. Estamos a trabalhar ao máximo para conseguir entrar em campo da mesma forma que temos feito nos outros jogos, ou seja, agressivas, confiantes com bola, a querer ganhar o jogo e a querer vencer os duelos, tudo isso se mantém. A linha de trabalho tem sido exactamente a mesma, porque queremos os mesmo objectivos e vamos continuar a trabalhar para eles”.

Bonitos discursos sobre a formação… Campeonatos ganhos? Bola!

1 Curtiu