Futebol Feminino- Época 2020/2021

DÉRBI FEMININO EM ALVALADE

Por Sporting CP
18 maio, 2021

FUTEBOL FEMININO

Leoas recebem o SL Benfica no sábado com o título na mira

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube vai disputar o derradeiro encontro da Liga BPI no Estádio José Alvalade, uma casa que também lhe pertence e na qual já foi feliz noutras ocasiões – em 2017/2018 foi em Alvalade que revalidou o título, após vencer o Valadares Gaia (4-1).

O encontro diante do SL Benfica está marcado para sábado, às 17h00, e decidirá o novo campeão nacional. Isto porque quem vencer conquistará o título, uma vez que as duas equipas estão separadas por apenas dois pontos, mas o empate serve à equipa visitante.

Actualmente, o SL Benfica é líder, depois da primeira derrota das Leoas na jornada passada, mas o Sporting CP depende apenas de si para regressar ao lugar que ocupou durante quase toda a temporada e recuperar o título nacional.

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1394692995119820801?s=20

1 Curtiu

Vai ser difícil ganhar este jogo , o sistema lampião pode muito bem decidir este campeonato, veremos !

Diana Silva de saída do Aston Villa.
Podia regressar seria um excelente reforço

2 Curtiram

1 Curtiu

Eu curiosamente sempre pensei que a Diana não fosse Sportinguista mas no dia da festa ela estava a festejar com as ex companheiras.

Era muito bem vinda.

Foi uma saída que acabou por não ser colmatada, o que obrigou a sobrecarregar outras jogadoras.

1 Curtiu

Eu ACREDITO e sábado ás 17h00 lá estarei a ver o jogo e a apoiar mais uma vez o Sporting.

Se ganharmos e formos campeões… é de loucos.

FORÇA SPORTING!!!

#regressaDiana :wink::wink:

3 Curtiram

EU TAMBEM ACREDITO EM VOCÊS!!! :point_right:

:8ball:

1 Curtiu

o futebol também é para meninas!*: «Outra entrada em jogo comprometedora»

No passado domingo, dia 16 de Maio, o Sporting sofre o seu 3º “desaire” da época, em 25 jogos já realizados. O primeiro foi a iniciar a 2ª Fase (Série de Apuramento de Campeão) do Campeonato Nacional BPI da 1ª Divisão, ao defrontar em casa o Famalicão e empatar por 2-2; o 2º foi na final da Taça da Liga, ao perder por 2-1 contra o Benfica, em Leiria; o último foi no referido domingo ao ir à cidade dos Arcebispos, perder com o Braga por 2-1, no Estádio Municipal 28 de Maio.

Denominador comum aos 3 jogos: as entradas desconcentradas e titubeantes das leoas que permitiram às adversárias alcançarem 2 golos de vantagem. E, nos 3 casos, tal deveu-se a uma clara impreparação do coletivo leonino em lidar com a abordagem estratégica das adversárias, apostadas no exercício de uma pressão alta logo na 1ª fase de construção da nossa equipa. O que não deixa de ser algo enigmático porque, entre 3 e 13 de Março, jogámos e ganhámos 3 jogos seguidos (em Alcochete e Leiria contra o Braga e na Tapadinha frente ao Benfica) e soubemos lidar com essa abordagem não permitindo grandes veleidades às adversárias e sabendo gerir o controlo de todas as fases do jogo.

Também foi nota comum a esses 3 desaires a capacidade de reacção à adversidade demonstrada pelas leoas; nos 3 casos reagimos com boas segundas partes em que recuperámos a desvantagem de 2 golos (no empate com o Famalicão) ou reduzimos essa desvantagem (nas derrotas com o Benfica e o Braga), chegando mesmo ao final desses jogos com a amarga sensação de até termos acabado por merecer outros desfechos. Se a constatação do parágrafo anterior é nota de preocupação, já os 2 dados descritos neste permitem-nos perceber que temos condições para contrariar essa estratégia adversária.

O jogo deste domingo em Braga reforçou também a realidade de termos um plantel muito curto no que à qualidade competitiva de topo diz respeito. As ausências de Joana Marchão e Ana Capeta fizeram sentir-se em demasia (Ana Capeta entraria aos 45 minutos e foi um dos principais factores de mudança da atitude da equipa leonina; e das adversárias também já que o parece que o “efeito Capeta” continua a afectar as bracarenses). Igualmente negativa a estranha demora da treinadora Suzana Cova em mexer de novo com o jogo, pois a segunda mudança operada foi uma tripla substituição aos … 90 minutos!! Preocupante o facto de esta ser pelo menos a 2ª vez que a Treinadora demora muito a mexer as peças em jogo (o mesmo sucedeu no jogo contra o Marítimo referente à 3ª jornada desta Série de Apuramento de Campeão, jogado em atraso a 18 de Abril). Se no jogo com as Madeirenses até estávamos a ganhar e a dominar claramente o jogo (mas por uma sempre perigosa diferença mínima de 1-0), já no jogo de Braga tratava-se de um jogo em que era importante ganhar para manter a vantagem sobre as rivais do Seixal na última e decisiva jornada em que as vamos defrontar no José Alvalade e até estávamos a perder. Nestas condições, fazer substituições que normalmente se fazem para “queimar tempo” não faz o mínimo sentido. Bem sei que Suzana Cova esteve uns tempos a trabalhar com as seleções na FPF, mas já era altura de se ter libertado dessa espécie de contágio do vício do selecionado-treinador Francisco Neto. Menos sentido faz essa indecisão quando a Suzana cova até me parece ser um(a) dos(as) melhores treinadores(as) a ler o jogo e a saber como intervir no seu decurso.

Para sábado, 22 de Maio, espera-nos uma “final” que tem de ser jogada, desde o apito inicial ao final, com o máximo foco, com a máxima concentração, com a garra a que nos habituaram e com a cabeça fria e discernimento para colocar as adversárias fora da sua zona de conforto roubando-lhes a posse de bola, “matando” cedo as veleidades atacantes, sabendo anular as sua peças mais decisivas (Francisca Nazareth, Chloé Lacasse e Marta Cyntra e “partindo para cima” das jogadoras mais faltosas e emocionalmente instáveis – qualquer das defesas, a Beatriz Cameirão e a Christy Ucheibe, se jogar). E esperar que seja um jogo sem erros de arbitragem.

As Leoas podem voltar a ser muito felizes. E a fazerem-nos todos voltar a festejar um título no próximo fim de semana!

**** dos Açores com amor, o Álvaro Antunes prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino. Às terças!***

Perdemos por culpa própria.

Continuo a pensar que vamos ser campeãs. O benfica joga um futebol superior ao nosso no entanto, não parecem conseguir encaixar na nossa forma de jogar. A excepção foi mesmo o jogo da taça da liga em que nos surpreenderam.

Normalmente têm dificuldade com a nossa forma de jogar. Acredito que vamos sair por cima.

Não eras tu que dizias que o jogo do Braga era favas contadas? E eu chamei-te a atenção que ainda iamos lá jpgar

Eu cá acho que o benfica podendo jogar para os dois resultados não nos vais dar hipóteses, a não ser que continuem desfalcadas como estavam num dos ultimos jogos que fomos lá ganhar…

Espero estar enganado e que ganhemos ao benfica e sejamos campeões, mas tenho poucas esperanças…

Tínhamos muitas hipóteses se jogássemos para os 2 resultados, empate ou vitoria… Assim a vantagem é delas e vão a jogo mais descansadas e nós ao contrário.

Disse e mantenho. O Braga quebrou completamente a partir dos 65min de jogo, e nós fomos incompetentes. Podíamos perfeitamente ter virado o resultado e fomos ridículos. Quase nem ocasiões criámos.

Acho que o benfica apresenta um futebol superior ao nosso, mais bonito. Mas normalmente têm dificuldade em jogar contra a nossa organização. E eu acho que a Cova vai apostar nisso, “fechadas” atrás e depois Capeta, Raquel e Borges em correria para a frente.

1 Curtiu

Se te fechas lá atrás, bastando o empate a elas vão fazer o mesmo e sai empate… O Jogo até é no nosso campo, mais razões têm para não arriscarem…

como eu já disse

1 Curtiu

Sim. Quando digo “fechadas” atrás não é autocarro, é uma organização mais rigida.
O benfica com espaço é muito dificil na frente.

Compreendo o que vocês dizem mas esta equipa delas joga para o ataque, para o futebol bonito. Não tenho dúvidas que vão entrar para ganhar, isto é, balanceadas para a frente. Não acredito nada que tenham uma postura expectante.
Se aguentarmos a linha atrás teremos depois espaço para jogar nas costas.

Suponho que a Marchão já esteja disponível também o que melhora bastante o nosso jogo.

1 Curtiu

A Marchão joga?

Li que sim.

2 Curtiram

Fátima Pinto pode estar a caminho do ACMilan

https://ilcalciofemminileicf.com/2021/05/20/milan-femminile-fatima-pinto-sporting-calciomercato/