Grupo D
França
Argentina
Nigéria
Emirados Árabes Unidos
[hr]
O Mundial de Futebol de Praia começou ontem e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 11 de Novembro. Portugal tenta o seu primeiro título Mundial da FIFA, depois de um segundo lugar em 2005 e de um quarto lugar em 2006. Saliência ainda para o facto de Madjer ter sido o melhor marcador dos outros dois eventos - 12 golos em 2005 e 21 em 2006 -, tendo sido eleito o melhor jogador dos dois torneios.
A primeira jornada do Mundial disputou-se ontem e ficou marcada pela goleada do Brasil aos coitadinhos das Ilhas Salomão (11-2) e pelo empate a três cedido por Portugal frente ao Irão - ‘hat-trick’ de Alan -, tendo a equipa portuguesa vencido no desempate por penáltis.
Como Portugal somou apenas 2 pontos e a Espanha ganhou e tem 3, os rapazes de Zé Miguel terão agora que ganhar os outros dois jogos para ficarem em primeiro no Grupo B.
Já hoje, os grandes destaques vão para a vitória do vice-campeão mundial Uruguai frente à Itália (3-2) e para a surpreendente vitória da Nigéria sobre a Argentina (5-3).
Apesar do Irão parecer ter boa equipa,esperava-se mais de Portugal,valeu um Alan inspirado e os penaltis.
Denoto um Madjer ainda não na sua melhor forma,esperemos que melhore.
Aquele golo do Irão a uns bons 30 metros da baliza. Onde é que o guarda-redes andava? Alan de pé quente. Espero que o Madjer comece já amanhã a bombardear as redes.
Deixei de acompanhar com tanto entusiasmo o futebol de praia de há uns 3,4 anos pra cá…
Mas diria que esta selecção já não vale metade daquela geração pois nao?? Só mantendo-se Hernâni, Alan e Madjer é que ainda vamos vencendo algum jogo, mas empatar com Irão!?? Sim, a competição ganha competitividade, pois antes apenas sentíamos algum frenesim com os jogos com Espanha e Brasil, mas o que aconteceu? Portugal desceu assim tanto qualitativamente, como penso, ou as outras equipas melhoraram exponencialmente?
3-0 para a Espanha a 2 minutos do fim do segundo período.
Nada corre bem à selecção portuguesa, a arbitragem também teve muito importância no avolumar do resultado e já temos a vida complicada nesta prova. Perdendo hoje, só poderemos ser segundos do grupo e apanharemos o primeiro do Grupo A… o Brasil.
Não sou um derrotado à partida, até acho que Portugal é a equipa mundial que faz mais frente ao Brasil, mas assim é bem mais difícil chegar às medalhas sequer.
EDIT: 1-3, reduziu Bilro. Falta o terceiro período. Vamos lá ver.
Muito mau. Só vi o 3º período. A nossa selecção nem parece a mesma, muito fracos, atacaram pouco e o Madjer está em baixo de forma, só hoje é que marcou o primeiro golo no Mundial.
Os critérios de arbitragem também me pareceram desiguais.
Agora temos outro ex-jogador de futebol de 11 na selecção, Bilro, por que não apostamos em jovens?
Porque isto é mais um passatempo (digo eu!!) e os jovens vão investir o seu futuro neste desporto para quê? Se te perguntassem se querias ir jogar para a selecção AA de futebol de praia irias? Treinar ao longo de todo o ano para isto? Sempre vi esta modalidade com um hobby dos que a praticam, daí a maioria ter acima dos 35 anos, e que não têm nada para fazer mas posso estar completamente enganado!!
Podes estar certo, mas de certeza que existem talentos a investigar no Verão nas praias portuguesas, ou mesmo de outros clubes de fut.11, não acredito que não dispensariam para realizar um mundial de fut.praia. Mas pronto, se calhar é mesmo um hobbie, nem valia a pena a FIFA ter-se metido nisto nem a FPF apoiar a modalidade.
Não estás completamente enganado, mas estás um pouco enganado (ou quase completamente). Actualmente, a selecção nacional de Futebol de Praia tem compromissos durante quase todo o ano. E os Mundiais, que por norma são em Novembro, são preparados ao longo de diversos meses (não sei ao certo, mas aponto prái para Fevereiro ou Março). O Mundial é o grande objectivo da época, mas não é fruto de um “hobby”. Há muito trabalho por trás.
Há muitas etapas a contar para a Liga Europeia (Portugal foi campeão europeu este ano) e há alguns jogadores que competem em campeonatos de outros países. Como o Madjer, que penso que compete durante o ano numa equipa italiana. Podes ver isso mesmo no blog do Madjer: [url]Loading...
A modalidade só tem a ganhar com a entrada da FIFA e com o apoio da FPF. Este ano vai ser tido como um “passo atrás”, porque é provavél que sejamos eliminados pelo Brasil, mas o trabalho de Zé Miguel é para continuar. E jogadores novos, como David ou Jonas, não se fazem “futeboleiros de praia” de um dia para o outro. Este Portugal, actualmente, é mais forte que aquele que só tinha Alan, Madjer, Hernâni e Pedro Jorge. Não havia mais ninguém na altura. Agora há mais soluções. É preciso dar-lhes tempo…
Talvez tenha sido mal interpretado…
Eu sei que há várias competições e vários meses de torneios e de treinos.
Mas à pergunta “porque não apostar em jovens?” acho que deve ser pelo facto de a modalidade não ser muito atractiva para os jovens já que não há a tal divulgação que, com o apoio da FIFA e FPF, poderá haver algumas alterações nesse campo.
Por exemplo, lembro-me de ver os torneios que deu na SIC entre as equipas portuguesas mas todos aqueles jogadores ou são profissionais da bola (Márcio Santos ou Freddy ou Vasconcelos) ou retirados e se querem divertir (irmãos Xavier, Filipe…) ou grupos de amigos como toda a equipa do FCP que é oriunda da minha cidade…
Isto é, para umas “futeboladas” sim podem aparecer vários jogadores, mas para algo que implica trabalho, dedicação e que não há divulgação e cujo retorno nã será assim tanto (veja-se o caso de Madjer que tentou enveredar pelo futebol 11 depois de se dar a conhecer no futebol de praia) não vejo muitos jovens dispostos a isso, a não ser aqueles que realmente gostam do futebol de praia como o Jones, David ou Belchior ou o GR… Mas lá está: aparecem depois os ex-profissionais da bola, os conhecidos do povo como agora o Bilro e já está a jogar pela selecção.
Nunca será um desporto muito apreciado penso eu, capaz de fazer movimentar muitas pessoas a não ser que se dispute uma só vez por ano, no verão e quando as pessoas não têm mais nada para fazer.
É tudo um conjunto de circunstâncias que, neste desporto, são cruciais para o aparecimento de novos jogadores. Acho, inclusive, que a tal equipa que me falaste com Zé Miguel, Hernani, Nunes, Madjer, Alan, Pedro Jorge e aquele avançado que entrava sempre a meio dos jogos tinha mais apoio e as pessoas gostavam de vê-los…
Aliás, como pareces estar bem por dentro deste desporto, Portugal está assim tão forte para empatar com Irão e perder com Espanha (este um resultado mais normal) ou as outras equipas é que enveredaram pelo profissionalismo sem ninguém saber?
Estou mais ou menos por dentro, não estou muito muito.
Portugal entrou muito mal no Mundial. Não está tão forte como noutros tempos, apesar de ter melhor matéria-prima para estar (opinião minha, claro). Quando os esquerdinos de ouro não aparecem (Madjer e Alan), como contra o Irão em que só apareceu o Alan e como hoje em que pareciam os dois com uma virose qualquer que os impedia de jogarem aquilo que sabem, torna-se mais difícil, claro. Mas acredito muito nesta selecção. Está a precisar de dias melhores, só isso. Tem estado como o tempo em Copacabana: cinzenta(o).
Mas esta última frase diz tudo. O problema (como sempre) é cá dentro. Enquanto nos outros países, especialmente França e Itália (penso eu), existem já Ligas capazes e com bons valores, com boa competição e que permite atingir outros níveis de competitividade mais rapidamente, cá em Portugal é aquilo que se sabe. É quase nulo o “apoio” competitivo a esta modalidade. Enfim… :inde:
Portugal passou aos quartos-de-final derrotando os Estados Unidos num jogo louco (6-5). A vitória foi conseguida só no prolongamento e graças a um golo do herói improvável Bilro. A selecção voltou a mostrar-se desconcentrada (esteve a ganhar 3-0 e 4-1 e viu-se, a três minutos do fim, a perder 4-5) e já se sabe que esses erros se pagam caro a este nível. O guarda-redes Bruno também esteve francamente mal, apesar de ser um jovem com muito valor.
A Espanha perdeu com o Irão (4-5) e Portugal acabou em segundo do Grupo B. Vai jogar, na próxima quinta-feira, com o Brasil às 13h. A Espanha vai jogar com o México e os outros emparelhamentos ficam a conhecer-se amanhã.
Para o jogo com o Escrete, vai ser preciso fazer um jogo verdadeiramente perfeito para seguir em frente. Esta selecção está bastante irregular, apesar de ter “matéria-prima” para fazer mais e melhor. Enfim… :arrow:
Brasil 10-7 Portugal… grande problema de Portugal é não ter evoluido, grande parte das outras selecções evoluiram muito, Portugal não, até acho que tamos mais fracos, e até aposto que alguns que fazem parte da selecção so la estão porque andam a viajar… de praia em praia…
Porra… Portugal hoje fez um jogo enorme durante dois dos três períodos de jogo: o primeiro e o último. E quem viu o jogo sabe disso. Esteve perfeito nesses dois períodos. Esteve bem no segundo, onde se atrasou mais no placard. Deu muitas abébias na defesa (como o comprovam os 10 golos sofridos), mas também jogou taco-a-taco com o Brasil. Foi o melhor jogo que fez contra o Brasil nos últimos 4 ou 5 anos, que me lembre… Até melhor do que quando os afastou em 2005.
Contra uma selecção normal, Portugal hoje tinha arrasado. Como jogou contra o Brasil, que marca um golo a cada meia oportunidade, perdeu… Acontece.
Foi pena a atitude não ter sido a mesma na primeira fase, mas o que é certo é que hoje podíamos ter eliminado o Brasil.
A única coisa que se manteve igual da primeira fase nos jogos de Portugal foi a arbitragem. Mais uma vez, VERGONHOSA! Como, aliás, o nosso Carlos Xavier foi dizendo ao longo de todo o jogo.
No primeiro período, Portugal só não descolou no placard do Brasil porque a dupla de árbitros arranjou dois livres para os brasileiros marcarem. No último período, quando Portugal reentrou no jogo e estava 6-7, a mesma equipa de arbitragem deixou passar em claro uma falta do tamanho do areal de Copacabana que daria quase certamente o empate a Madjer, a 2’50’’ do final.
Que tristeza! Tudo bem que não tinha graça o Brasil ficar pelos quartos-de-final e o Brasil até é forte o suficiente para eliminar Portugal sem a ajuda de terceiros, mas hoje a selecção de Zé Miguel foi descaradamente prejudicada!
E, contrariamente ao que já vi alguns foristas defenderem, Portugal não está mais fraco. Bilro, Ricardo Loja e Belchior são opções “de banco” bem mais válidas que as que tínhamos há 5 ou 6 anos. Não há outro Zé Miguel (apesar de Rodrigues ser um bom guarda-redes e o jovem Bruno também ter muito valor - hoje voltou a estar mal) e Hernâni está “velho”, por vezes com pouca pedalada. Alan e Madjer… que continuem assim por muitos e muitos anos.
Mas ainda somos a melhor equipa europeia, campeã da Superliga Europeia. As outras equipas - França, Itália e Rússia - é que evoluíram bastante nos mesmo período (últimos 7 ou 8 anos). No entanto, a isso não está alheio o facto de Portugal não ter um campeonato oficial sequer. Na FPF os chulos só querem é comer e beber. Trabalhar, está quieto! Já estão para lançar uma Liga de Futebol de Praia ao tempo, mas os papéis não saem da gaveta dos engravatados… :wall: