Então se agora alguém se lembrasse de propor um projecto que consistisse em fazer uma parede com o seguinte escrito em letras garrafais: “Benfica é M**da” e ele fosse o mais votado, então teria de ser aceite apenas porque é tecnicamente exequível?
Não faz qualquer sentido. Os projectos que vão a votos deveriam necessariamente serem escrutinados pelos políticos de modo a nao ser possível a aprovação de disparates.
Aparentemente a estátua até foi proposta pelo vereador “nosso amigo” Sá Fernandes… O tal que achava que faltavam espaços verdes junto ao nosso estádio…
Esquece. Foi o que me venderam, e para mim faria sentido. Tendo consultado o site, pode-se ver várias propostas rejeitadas, algumas com argumentos que vão contra esta minha ideia.
Tendo sido um Vereador a apresentar a proposta, descredibiliza totalmente a ideia do OP.
As reacções de alguns sportinguistas à construção desta estátua revelam um complexo de inferioridade lamentável. Felizmente há o Futebol Clube do Porto para ganhar o título de campeão do ridículo.
O projecto da estátua respeita as regras do orçamento participativo logo não havia qualquer justificação para os serviços da CML o excluírem. Não me aquece nem me arrefece se Cosme Damião tem uma estátua em Lisboa, há figuras para mim bem mais odiosas que merecem estátuas na cidade de Lisboa e eu nem saberia dizer nem 1/10 dos nomes das figuras históricas que têm uma estátua em Lisboa.
Acho lamentável que esta proposta tenha sido uma das mais votadas no OP, mas infelizmente acho o mesmo de muitas das propostas aprovadas em OPs de Lisboa, mas a culpa disso é dos lisboetas que continuam a alhear-se do processo.
Este ano ao todo houve 35 mil votos no OP, o que é irrisório para uma cidade como Lisboa. Como a generalidade das pessoas não vota basta conseguir formar um pequeno lobi para se ter um projecto vencedor, o projecto dos lampiões por exemplo teve pouco mais de mil votos. Já agora gostava de saber quantos entre os indignados com a aprovação desta proposta votaram no orçamento participativo de Lisboa? É que tiveram dois meses para o fazer.
Sou um fã do orçamento participativo de Lisboa, pois representa uma forma inovadora de envolver os cidadãos nas decisões políticas. As propostas são elaboradas pelos cidadãos e escolhidas pelos cidadãos. Acho a ideia bastante bonita, mas confesso que o resultado das votações do OP me têm desiludido bastante. O tipo de propostas aprovadas em OP de Lisboa evidencia um baixo nível de cidadania dos seus munícipes.
Tendo em conta que a Câmara de Lisboa recebe dinheiro do Estado, pago pelos contribuintes, estão em pleno direito de criticar a opção.
Uma coisa era a instituição que fundou, como entidade privada, pagar do seu bolso a estátua, outra é a câmara pagar com o dinheiro de todos os contribuintes.
Bem, depois do ridículo que é apresentar uma proposta para andar a gastar dinheiro público para construir um objecto de idolatração para os lampiões, só poderia vir um comunicado do porto ainda mais ridículo, por ser feito por quem anda a beneficiar de negócios totalmente ruinosos para o estado e todo o povo português (centro de treinos e outros compadrios).
Realmente, é preciso ter uma lata… coisa que nunca faltou ao Corrupto-Mor, sempre teve uma grande lata e falta de vergonha na cara.
Mas será que benfiquistas e portistas não conseguem ter um pouco de bom-senso e seriedade ?
Só pedia um pouco…
De um lado, temos os benfiquistas…
Querem fazer uma estátua do fundador do vosso clube ? Muito bem, apresentem essa proposta à direcção do benfica que terá que comunicar com a câmara de Lisboa, e o vosso clube que pague esses custos.
Mas lá está, quem ainda esteve pior, foram as pessoas que aceitaram a proposta. Bom-senso é coisa que não deve morar naquelas cabeças.
Do outro lado, os portistas…
Pensamento deles: “Epa… nós andamos a pagar uma renda de 500€ por um espaço que custou 16 MILHÕES ao estado (a todo o povo), e que só ficaria pago após 2666 anos… mas isso não interessa nada, não podemos é permitir que a câmara de Lisboa use dinheiros públicos para fazer uma estátua aos lampiões, isso é que não se admite.”
Então mas esta malta (benfiquistas e portistas) não merecem todos levar uma valente chuva de trampa pelos cornos abaixo ?!!
Esse vareador sa fernandes andou, andou anos sempre a fazer tudo para o Sporting nao receber da camara o que tinha direito deveria e levar 2 pares de estalos na fussa ,agora faz esta proposta , isto e para nos termos a ideia do que o slmerda e a grande maioria dos seus adeptos!!
Benfica e merda e sempre foi !!
Eu era homenzinho para la la chegar um dia com uma marreta e mandar aquilo abaixo!!
Nao tem onde gastar o dinheiro?
Tudo é estúpido neste assunto, mas diga-se que o comunicado do Porto é uma coisa do outro mundo.
Pombos, defequem forte e feio no Damião. O facto de a estátua homenagear uma figura do Benfica não me incomoda, nem tal pode ser utilizado - agrada a uns mas desagrada outros - como argumento para inviabilizar a sua edificação. Haverá sempre alguém a quem determinada personalidade desagrada. A estátua do MP, por exemplo, homenageia um homem que divide quem sobre ele opina em facções com opiniões muito antagónicas: há quem o encare como um dos mais brilhantes portugueses de sempre (com especial significado para Lisboa e os seus habitantes), há quem o encare como um déspota. Há que, contudo, ser sensato: até que ponto é financeiramente lógico, dado o momento económico em que vivemos, construir uma estátua?
Se há assunto que o Porto não pode criticar, por perigo de ser fulminado por hipocrisia, esse assunto é o da relação entre o poder político da cidade e o seu clube de futebol.
E o Porto - o clube ainda menos - não tem nada que ver com o que a CML faz ou não faz com o dinheiro dos contribuintes. Este assunto é para ser debatido e resolvido em Lisboa, por lisboetas, e não por cidadãos de outras cidades, muito menos sendo o debate desencadeado por um clube que só viu a festa de corrupção interrompida pelo Rui Rio, homem a quem o clube mencionado declarou guerra aberta desde o primeiro momento. E fê-lo porquê? Porque o Rui Rio não ia à bola com “estátuas Cosme Damião” versão FCP.
Cada residente pode propor uma proposta portanto se formos vários a propor a mesma, a CML não ira recusar no entanto há que ter cuidado com vários aspectos como a localização,eventuais projectos de requalificação,etc…Depois se chegar à fase da votação é só votar na proposta referida.
O Orçamento participativo é uma excelente ideia,ainda para mais envolve bastante os cidadãos de Lisboa,no entanto há sempre o problema de haver propostas disparatadas que são aceites…
Pois mas o problema nem é ser o nosso ou o deles, Na minha opinião é simplesmente injustificável, nesta altura em que estamos andar a gastar dinheiro em estátuas e bustos. Estas têm a agravante de poderem ser consideradas provocatórias para metade da população da cidade :inde:
Não sejam maus que o senhor até chegou a vestir a nossa camisola.
E se não concordam com a iniciativa, sendo ele uma figura do desporto, podem sempre praticar tiro ao alvo contra a estátua.
Então para sermos salomônicos, espero que a estátua seja feita com a nossa Stromp vestida, uma de dedicatória a dizer “representa o fair-play existente na cidade de Lisboa, fundador do boifica, mas atingindo o expoente máximo quando jogou e serviu o Sporting Clube de Portugal com grande orgulho, sendo este o dia mais feliz da sua vida” :idea: