Ora bem, dado o crescente interesse de alguns meios de comunicação social por arrancar meia dúzia de palavras a pessoas que já estiveram ligadas ao Sporting, senti necessidade de fazer uma compilação dos putativos candidatos ao regresso:
Manuel Fernandes
Em 28 de Fevereiro de 2008 dá uma longa entrevista ao Pasquim III, que podem ler na íntegra aqui. Nessa entrevista manifesta o seu desejo de regressar a Alvalade para ocupar outras funções que não a de treinador, e inclusivamente admite que tem mantido contactos no sentido de regressar a médio prazo. Diz ainda que tem desenvolvido competências relacionadas com o lançamento de jovens talentos, o que deixa algumas pistas sobre a área em poderia vir a trabalhar.
Balakov
Em 29 de Fevereiro dá uma entrevista ao Maisfutebol/TVI, que origina um pequeno artigo que podem ver aqui. No artigo é convenientemente extrapolado que Balakov admite vir um dia a treinar o Sporting, embora não seja transcrita nenhuma declaração em que ele admita isso taxativamente.
Sá Pinto
Em 4 de Março de 2008 afirma, em declarações à TSF, que o regresso ao Sporting é uma hipótese, referindo ainda que está a fazer formação académica (Marketing e Gestão Desportiva). Curiosamente as declarações foram feitas durante a viagem para a Inglaterra, onde Sá Pinto viajou com a comitiva do Sporting para o jogo com o Bolton. Podem ver aqui.
Manolo Vidal
Em 5 de Março de 2008, o Correio da Manhã apresenta uma peça sobre Galegos que se radicaram em Portugal, que podem ver aqui não lhes escapando a referência ao Manolo Vidal, ex-jogador do Sporting e recente membro da SAD (entretanto Pedro Barbosa ocupou o seu lugar). Na peça é mencionado o seu espírito empreendedor e é referido que tem uma empresa de Marketing. Nunca vem à conversa a possibilidade de voltar a trabalhar no Sporting, mas é curioso como se foram lembrar dele e como são enaltecidas as suas competências.
Zico
Não é bem um regresso, mas a pequena peça publicada em 7 de Março pelo Pasquim II, que podem ver aqui bem se pode incluir nesta lista. O Pasquim incrivelmente foi descobrir uma entrevista radiofónica dada pelo actual treinador do Fenerbahçe, onde este afirma o seu desejo de um dia treinar o Sporting como forma de homenagear o seu pai.
Luís Fugo
Em 9 de Março de 2008 dá uma entrevista à revista Pública, cuja transcrição parcial podem ver aqui. Admite, devidamente orientado pelo entrevistador, a possibilidade de um dia vir a treinarser Presidente do Sporting.
[hr]
Breve consideração sobre esta sucessão de pasquinadas:
Toda a gente vê a merda em que estamos atolados e face à passividade incompreensível dos adeptos e sócios, a comunicação social a eles se substitui e começou a dar palpites sobre o quê e quem é que o Sporting precisa para não estar dranguilamente no 5º lugar. Convenhamos, se estivéssemos em 1º lugar e a praticar um futebol de sonho, quem é que ia desencantar uma entrevista radiofónica do Zico, treinador do Fenerbahçe, a dizer que gostava de treinar o Sporting? Quem é que ia perguntar ao Balakov se admitia a possibilidade de um dia treinar o Sporting?
Só ainda não percebi se isto é apenas uma atitude “casamenteira” e paternalista da comunicação social ou uma forma subtil de pressão (i.e. um alerta) sobre os adeptos e pessoas que estão no clube actualmente, no sentido de lhes mostrar que há por aí sportinguistas competentes e disponíveis para fazer aquilo que não tem sido feito devidamente pelos que estão no clube actualmente.