Eu apareci agora… por acaso. E como sei o que pensas dos avançados, não podia deixar escapar essa “necessidade” de fazer dinheiro, quando e melhor oportunidade que houve de fazer dinheiro foi… após o Mundial, com o Slimani hiper-valorizado, coisa que o Montero não está desde os primeiros 2/3 meses de Sporting. Repara, não tenho opinião firme sobre quem deve sair e sobre quem deve ficar, apenas falei em termos de valores de mercado, mas acho estranho que TU sejas tão firme na tua visão e que agora, no fim duma época da treta, o Montero é que acaba com mais golos que o Slimani… quer dizer, dá para rir, mesmo que Slimani marque mais 1 ou 2 golos que o Montero, o que até é irrisório para os minutos dum e doutro…
Mas percebo, para quem tanto andou com as expressões FC Montero e FC Slimani que não seja agora fácil olhar para isto cruamente. Eu não gosto de olhar para os números de modo desapaixonado, até porque já disse que para mim o Montero fez uma época da treta, mas os números estão aí para enquadrar algo importante: se a época dele é da treta e leva tantos golos como o Sllimani, só isso devia fazer pensar as pessoas - agora é preciso que queiram pensar, que isso é outro grande obstáculo…
Quanto ao que os golos ajudam ou não a definir a opinião sobre os jogadores, concordo perfeitamente contigo. Mas também digo isto: é bom que o Slimani vá marcando muitos golos por onde quer que passe, porque depois dos golos não lhe resta mais nada senão a vontade. O que é bom, porque às vezes é preciso um gajo como ele para servir de motor de arranque dos outros todos, mas também tem dias em que literalmente só estorva.
Anyway, isto tudo a propósito de ter deparado hoje com a estatística onde os dois se equiparam em golos, não estava devidamente enquadrado com essa realidade. E continuo a achar os números insuficientes para o Sporting, mas se os números são insuficientes para um, também o são para o outro. E se o Sporting precisa de fazer receitas com um, certamente que também daria jeito fazer dinheiro com o outro.
Mas o que é que tem ser ou não ponta-de-lança? Não me digas que voltámos a 1970 e não dei por nada. Se me disseres que o actual modelo do Sporting não o favorece se jogar sozinho no 4x3x3, até concordo, agora dizeres que não é bom no 4x3x3 é falso. Completamente falso
Sempre o preferi em relação ao Slimani pois o Montero favorece um estilo de jogo que eu aprecio mais: futebol mais apoiado, menos cruzamentos, mais corredor central. Nesse sentido, espero que fique para a próxima época caso o Marco queira jogar com esse estilo de jogo.
Por eu sempre ter dito que não formo a minha opinião pelos golos… é que todo o teu anterior paleio sobre os números ou do que eu penso sobre ambos em tom algo revanchista me passa ao lado e é injustificado. Mas isso fica contigo.
Quanto ao que tu pensas do Slimani para além dos golos não ter mais que vontade… não concordo. Mas assim é que tem piada.
Repara: eu sei bem porque é que tem jogado o Montero e não o Slimani. Sei porque é que o Rosell jogou e não o William. Sei porque é que o Capel reapareceu nos últimos jogos, e jogou hoje e não o Nani. Sei porque é que o André Martins tem jogado e não o Adrien.
Não me iludo. Espero bem que Monteros, Capéis, Rosseis, Andrés Martins valorizem até final do campeonato. O Montero até pode fazer hattricks nos 3 jogos que faltam. Gostava é que, quando foi mais a sério, o Montero jogasse tanto como está a fazer nestes jogos agora “a feijões”. Que o facto de só recentemente o treinador ter encontrado o melhor esquema para as suas características não desculpa tudo. Mas é assim.
As minhas ideias e a minhas opiniões não mudaram (também porque não houve razões para isso).
Eles até podem estar a jogar por gestão física dos outros, teoricamente melhores. Mas isso até torna o actual cenário mais complicado para mostrar serviço, porque a gestão de esforço tem tendência a descambar em facilitismo e falta de motivação.
O que eu quero sublinhar é isto: com números bastante parecidos, é estranho que as pessoas tenham opiniões tão díspares quanto à importância e futuro dum e doutro. E se te faço essa crítica a ti, também a faço a quem pensa o mesmo em sentido inverso. Resumindo, posição caricata, esta de ter SLimani e Montero com número de golos semelhante - devia dar que pensar.
Penso que no fundo, tudo se resume à postura dos jogadores. Um deles, com as suas limitações, dá-se ao jogo e à luta e aos duelos, é agressivo e competitivo. O outro, bastas vezes parece estar a dormir.
Porque depois, a questão de um ser ou não O melhor PL ou ser ou não o único verdadeiro PL, ser ou não garantia de golos, fica dificil de analisar quando se analisam os tais números e realmente não parece haver razão objectiva para essa diferença de estatuto.
Mas esses números não traduzem tudo. Podem esconder ocasos competitivos que um tem bem mais que o outro, escondem pormenores tremendos como do segundo golo de hoje ( recepção de bola, toque de cabeça e passe de primeira de pé esquerdo para Mané ), escondem muita coisa.
Referi-o após o jogo em Moreira de Cónegos. Montero é um avançado de enormes recursos, mas é um avançado em quem deixei de confiar. E nada de errado com o seu perfil técnico, com a sua inteligência de jogo e até com o seu perfil fisico, pelo contrário.
Então por esse ponto de vista, também não confias no Mané e preferes o Capel a titular? :twisted:
Essa da atitude competitiva ainda gostava que me explicassem. É por o Montero não correr feito doido cada vez que perde a bola? Ou andar a correr de um central para o outro sem efeitos práticos? O Montero, como todos os jogadores, tem picos de forma e confiança. Há que gerir esses picos de forma a extrair o melhor deles e saber compensar quando o jogador está menos bem. Por isso é que temos 3 PL’s e não 1. Eu continuo a achar incrível o tesão de mijo (tanto dos lamps, como dos nossos) em relação ao Jonas e depois vêm para aqui chacinar o Montero. A capacidade técnica e inteligência do colombiano fazem dele um jogador que bem aproveitado pode render muitos golos e assistências por época ao sporting e muito bom futebol. Agora, deve ser frustrante para ele jogar e passar o jogo a lutar por cruzamentos como homem-alvo na área tipo futebol anos 80 ou futebol Paulo-Sérgio-Pinheiro. Acho que é o único “défice competitivo” que lhe podem apontar.
Não é coincidência que a partir do momento em que alteramos o sistema de jogo o Montero começa a render. E não, não é por ter outro PL em campo, é mesmo pelas caracteristicas do modelo de jogo que apresentámos e porque o homem imediatamente atrás dele não é um médio. Tanto fazia ser o Tanaka, como o Gauld ou o Chaby. Desde que seja jogadores que consigam abrir espaços e jogar como um “10” é o suficiente. Para quem sugere que se implemente uma estratégia deste tipo com Slimani e Montero… é porque não conhece mesmo nada do argelino para pensar que este se podia enquadrar num jogo onde tem que usar maioritariamente os pés e a cabeça (para pensar, não para cabecear). E eu não desgosto nada do Slimani, mas para o nosso “plano B”.
Ontem foi novamente forte em zonas de finalização. A diferença de qualidade para o Tanaka é abismal , mas ontem o Freddy sem golos teria feito uma exibição que muitos catalogariam , no passado , como pouco esforçada .
Referi-o n vezes. Montero é um jogador cujo perfil me enche as medidas.
Mas mentalmente, é muito frágil. Não adianta grande coisa andar-se a falar no modelo táctico, que Montero já correspondeu e de forma soberba em vários, como foi inexistente em vários.
Montero tem passado as dificuldades que se sabe, essencialmente por culpa própria.
[b]«Ganhámos a uma equipa difícil» - Montero
22:25 - 02-05-2015[/b]
Freddy Montero, avançado do Sporting que bisou na vitória sobre o Nacional (2-0), referiu que o triunfo sobre os madeirenses é justo, mas que não foi fácil de alcançar.
«Tentámos romper o esquema defensivo do Nacional e conseguimos chegar ao golo contra uma equipa difícil», disse em declarações à SportTV.
Com este triunfo, o Sporting garantiu a terceira posição na Liga e respetiva participação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Montero sublinha que a equipa nunca duvidou que o ia conseguir.
«Nós fizemos o nosso trajeto e sabíamos que jogo após jogo chegaríamos lá. Nunca duvidámos do nosso trabalho.»
Com este resultado, os leões estão a três pontos do FC Porto e não descartam a luta pela segunda posição. «Nós queremos vencer todos os jogos e depois fazemos as contas no final da época», adiantou.
Os dois golos maquilaram a sua exibição. Não gostei muito, deu poucos apoios frontais, principalmente na 1ª parte. Melhorou na 2ª parte, com uns acertos tácticos, foi mais participativo. Está com a pontaria afinada, é bom ver que está novamente motivado, com vontade e procura incessantemente golos. É óptimo.
[b]Montero volta a bisar e já passou Slimani
GOLOS GARANTEM PLAYOFF DA CHAMPIONS
Domingo, 3 maio de 2015 | 03:40[/b]
É caso para dizer que Fredy Montero vale milhões. O avançado colombiano conseguiu o segundo bis consecutivo, o que lhe valeu um total de quatro golos em apenas seis dias. À sua custa, a equipa já garantiu pelo menos a qualificação para o playoff da Liga dos Campeões, embora o 2.º lugar final ainda seja possível de alcançar.
Estes dois golos permitem a Montero igualar Slimani nos 11 marcados no campeonato (23 jogos contra 19 do colega de equipa), com o colombiano a ultrapassar o argelino nos golos marcados esta época, com 14 contra 13 do seu companheiro (34 contra 30 jogos disputados no total). Mas o duplo bis permitiu apenas a Montero uma outra façanha: tornou-se ontem no melhor marcador da equipa desde janeiro, ficando isolado no topo desta espécie de classificação dos goleadores, com sete golos; tem mais um do que o japonês Tanaka (6), mais dois do que Slimani e Adrien (5), e mais três do que Carlos Mané(4).
Estes golos de Montero acontecem, curiosamente, no período da temporada em que esteve mais tempo sem marcar. Foram quase três meses de jejum para um avançado que vive de golos e que lhe valeu ser relegado para o banco de suplentes. Ao todo, leva já 30 golos nestas duas temporadas de leão ao peito. Em 2013/14 obteve 16 golos, 13 dos quais para o campeonato e três para a Taça de Portugal; em 2014/15 são já 14, 11 para a Liga principal e os mesmos três a contar para a Taça de Portugal. Montero tem agora as três jornadas que faltam disputar (e ainda a final da Taça de Portugal, é claro) para marcar mais dois golos, que lhe permitam pelo menos igualar os números que trazia do ano passado.
Sem perder
Quando Montero marca, o Sporting não sofre derrotas. Aconteceu assim nos nove encontros em que fez golos para o campeonato [ver quadro ao lado]; os leões venceram sete partidas e empataram as restantes duas. Para a Taça de Portugal foram três golos em dois jogos, ambos com resultado positivo. O colombiano fez um bis ao Sp. Espinho (triunfo por 5-0) e um golo ao Famalicão (vitória por 4-0).
[b]Montero: «Espero que venham mais golos»
COLOMBIANO SATISFEITO COM BIS EM ALVALADE
Sábado, 2 maio de 2015 | 22:38[/b]
Fredy Montero mostrou-se satisfeito com a vitória ante o Nacional com dois golos da sua autoria.
“Tentámos romper o esquema defensivo do Nacional com todos os nossos meios e no segundo tempo vieram os golos. Independentemente de como jogámos, entrámos para cumprir ordens. Hoje joguei com o Tanaka e estou feliz pelos dois golos e por ajudar a equipa a conquistar três pontos muito importantes. Espero que venham muitos mais golos. Vou continuar a trabalhar. Críticas? O importante é a equipa, há que desfrutar cada momento”, frisou à Sport TV.
“Sabemos que o terceiro lugar já não foge mas vamos jogar até onde estiver ao nosso alcance. Tudo pode acontecer até final da época. Estamos felizes por conseguirmos estas séries de vitórias”, referiu o avançado.
[b]"Críticas? O melhor é o apoio à equipa"
Publicado ontem às 22:32[/b]
Sozinho ou com companhia no ataque? : “Independentemente de como nos sentimos em campo, estamos aqui para cumprir ordens. Estou muito feliz por ajudar a equipa a garantir os três pontos”
Play-off da Liga dos Campeões garantido: “Sabemos que temos de pensar jogo a jogo. Foi assim até aqui e vai continuar a ser assim”
Segundo lugar (FC Porto) ainda ao alcance: “Seguimos a fazer o nosso jogo. Pode ser que se passe alguma coisa. Estamos felizes e espero que assim continue”
14 golos na época: “Com trabalho, muita vontade e muita paciência as coisas aparecem. Espero que venham muitos mais”
Críticas em determinada fase da época: “O melhor é o apoio à equipa. Sabemos que temos de estar prontos para jogar e para ajudar. Temos de desfrutar deste bom momento”
[b]Montero já é o melhor marcador do Sporting na temporada
El Avioncito está a dois golos de igualar o registo da época de estreia em Alvalade
Por André de Sousa Martins ontem às 23:48[/b]
Quatro golos nas últimas duas jornadas fazem de Fredy Montero o melhor marcador do Sporting esta temporada.
O colombiano, que passou muito tempo na sombra de Slimani, aproveitou a ausência do argelino, devido a problemas físicos, para chegar aos 14 golos, ficando a dois de igualar o registo da época de estreia em Alvalade (16).
Com o bis diante do Nacional, El Avioncito chegou aos 11 golos na Liga Portuguesa, desempenho semelhante ao de Slimani, mas leva vantagem sobre o concorrente direto uma vez que apontou outros três na Taça de Portugal.
Já o argelino acresce ao registo no campeonato dois golos na Liga dos Campeões, perfazendo um total de 13 em toda a temporada.
Mais atrás na lista estão Nani (11), Carlos Mané (9), André Carrillo, João Mário e Tanaka (7)
Se o Slimani não é/nunca será 1/3 do Montero e o seu valor de mercado anda pelos 8/10M então fico radiante por saber que uma hipotética venda do Montero renderia ao clube 25/30 milhões
Parabéns pelos golos
Sempre bom ver Fredy em plena forma e com a confiança em alta , todos só beneficiam com isso
Força Montero , mantém-te assim :great:
Por essa lógica (ou seja, tomando por certo que o mercado de transferências é racional) visto que o Witsel valia 40 milhões e o Hulk 60, então o James havia de ter custado ao Real 120 milhões e o Ronaldo 240!