Frederico Varandas - Presidente do Sporting Clube de Portugal

O ataque à academia, as declarações e as atitudes lamentáveis foram apenas a ponta do iceberg.
Foram o corolário de falhas de liderança e de gestão de recursos humanos.

Estava instalado um clima de tal forma tenso e doentio que o clube era uma bomba relógio prestes a explodir - o que infelizmente veio a acontecer.
Tinhas uma guerra aberta entre o presidente e o balneário - na praça pública! - tiveste um estádio a assobiar o presidente; um presidente a insultar adeptos e a fazer chantagem para aprovação de estatutos um tanto radicais; relações bastante promiscuas com claques; um treinador que punha os interesses do clube em último lugar; até suspeitas de sabotagem de parte da equipa num jogo que nos podia dar o acesso à pré-eliminatória da CL!
Este é um pequeno esboço do Sporting que tinhas antes do ataque à academia.

Houve falta de carácter de jogadores e treinador? Sem dúvida!
Mas o que dizer de quem convivia diariamente com eles que permitiu que isto chegasse a este ponto?! Quem renovou contratos? Quem deu tanta liberdade às claques? Quem tomava as decisões e era o líder do clube afinal?!

Depois a panela de pressão rebentou. O líder não esteve à altura e não soube assumir as suas responsabilidades.

Felizmente as direcções passam e o Sporting continua! O futuro é difícil? Quando não foi? Eu acredito!

Entrou em choque e todos sabíamos que entraria porque foi a isso que se propôs, mudar a mentalidade que impera no clube à décadas.
Les declaracoes de qualquer jogador que andou por vários grandes e dizem todos o mesmo, a mentalidade que impera nos outros grandes é que bem ou mal é para ganhar e no Sporting sempre houve a relativização das derrotas.

Os atletas das modalidades lidaram bem com essa postura de cobrança, infelizmente as prima donas do futebol não e acabaram por ser os adeptos a decidir que visão do clube queriam, como era de prever o que está interiorizado à décadas ganhou e colocaram se ridiculamente do lado dos jogadores.
Simplesmente habituamos os adeptos a não ganhar, afinal de contas 2 títulos de campeão em 35 anos fazem mossa na mentalidade de um clube…

Sobre a conversa dos estatutos, só pergunto, se eram tão ultrajantes e inaceitaveis porque é que não os reverteram? Estes já lá estão à 9 meses, já o poderiam ter feito nos intervalos das AGs eleitorais de votações de recursos… mas afinal parece que estão confortáveis com eles…

Nunca, em tempo algum, num clube onde sócios e adeptos sabem quem faz o que e quais as responsabilidades que têm, fazem de uma crítica pública ( embora parva, como disse e continuo a dizer) do presidente, uma guerra, subscrevendo uma posição pública de um plantel criticando o líder eleito, culminando com uma volta olímpica imbecil após 1 vitória frente ao Paços com menos 1 e 1 jogador de campo à baliza.

Ainda hoje me revolta como se fez daquilo o cenário dantesco que se fez, com apoio da cartilha vermelha e dos opinion makers da praça.

O problema do Bruno de Carvalho com o plantel foi não aceitar vender passes de jogadores a qualquer preço, não ceder aos interesses de certos empresários que agora são donos do Sporting, fazem o que querem dos jogadores.
O Sporting perdeu o campeonato em Braga sofrendo o golo praticamente nos descontos e a seguir os meninos foram passear para Madrid nos 1/4s de final da Liga Europa e aos 30 segundos já estavam a perder. Mas o Presidente tinha que aturar isto tudo e calar-se a única obrigação que tinha era pagar os salários aos meninos. Depois vem o treinador para a praça publica dizer que o importante são os jogadores e os adeptos como bons carneirinhos que são desataram a insultar o Presidente e a apoiar voltas olímpicas nas vitórias contra mijas na escada. A seguir os meninos que perceberam que são o mais importante no Sporting, decidiram boicotar a entrada na Liga dos campeões para obrigar o Presidente a transferi-los no fim da época, mas o Presidente é que é o culpado de tudo. Há uma coisa que eu responsabilizo o Bruno de Carvalho : No segundo mandato perdeu-se, não sei se foi da convulsão na vida pessoal com o divorcio e o casamento com a Ornelas, mas claramente perdeu um bocado o sentido de estado, mas em vez de o ajudarem os sócios enterraram o homem com o apoio da manipulação nos media. Agora? Agora voltamos ao pré Bruno de Carvalho, os tempos da mediocridade da falta de ambição da subserviência aos clubes que nos roubam campeonatos descaradamente desde que isso vá de acordo aos interesses particulares dos lobbys que gravitam no futebol. Agora estamos de novo na merda a assistir à perda de competitividade em todos os níveis mas com gente de bem, que se veste bem para quem cada jogo é uma festa social de demonstração de vaidades. O Sporting? O Sporting que se lixe, o Importante é fazer negociatas e sacar comissões.

O tempo trará a justificação de quem tinha razão. Todas estas discussões serão inócuas e brevemente se perceberá onde está o maior culpado e qual o estado em que o clube ficará. Para o bem e para o mal. Ainda não há distância suficiente para saber separar as águas. A “batalha” continua entre duas facções, esquecendo-se essas mesmas duas que há uma terceira que não é radical, nem por A, nem por B, mas pelo Sporting. Eu espero pacientemente pelo que o futuro breve irá revelar para que todos possam mais facilmente chegar às conclusões certas que ainda se encontram ocultas por uma batalha (ou guerra civil) que se abriu no clube, prejudicando o próprio e sobretudo sendo um balão de oxigénio para, pelo menos, um dos rivais, que iria sufocar caso o Sporting se mantivesse pela luta, pelo menos, do 2.º lugar. Mas isso, são outros rosários.

Sem o contrato com a Nos, o Varandas estaria neste preciso momento a vender jogadores para pagar salários. Não duvido disto nem um segundo.

A fação " Bruno de Carvalho" não existe, só existe a fação “Sporting clube de Portugal”, à qual, Bruno de Carvalho faz parte por direito próprio, pelo trabalho realizado enquanto Presidente, em que colocou sempre os interesses do clube em primeiro lugar.

Não existe guerra nenhuma. O poder do regime removeu Bruno de Carvalho da presidência do Sporting e agora, qual ditadura de país do terceiro mundo, querem apagar Bruno de Carvalho da história do Sporting clube de Portugal, ficando com os louros do seu excelente trabalho como presidente e fazer dele o bode expiatório de todos os males que a dinastia Roquette infligiu ao Sporting clube de Portugal. Resumindo, querem roubar o passado de Bruno de Carvalho e simultaneamente branquear o passado da dinastia Roquette.

Permite me discordar porque já não é a primeira vez que vejo isto escrito. Pelo que vejo há pessoal que se diz da 3 via a do Sporting. Não sei se já percebeste da hipocrisia que isso é. Isso é a mesma merda que não tomar um opinião ou um lado não podes estar bem com os dois lados. O que temos aqui e uma batalha de anos entre os situacionistas que andam a 40 anos a roubar, e os sócios que pretende mais para o clube e ganhar. Em vez de se fazerem de vítimas que estão no meio da guerra a levar por tabela. Bem que podiam fazer qualquer coisa pelo Sporting nem que seja denunciar os crimes que estão a ser cometidos por esta direção.
Não acordem não.

Faço uma pergunta aos apoiantes da direção do Frederico Varandas:

Acreditam que Varandas lutará para que a verdade desportiva seja reposta na época 2015-2016, com o título de campeão nacional de futebol a ser oficialmente atribuído ao Sporting clube de Portugal?

Eu não sou Brunista ao ponto de achar que o BdC tem que voltar à presidência do Sporting, mas sou contra uma direcção que já se está a ver que representa o regresso ao passado antes do Bruno de Carvalho e isso é que devíamos todos ser contra. O Sporting tinha obrigação de continuar o caminho que vinha a seguir e de repente fez-se marcha atrás e as pessoas parecem felicíssimas com isso, não consigo perceber como é possível permitir estas golpadas, permitir que os interesses obscuros se voltem a instalar, a total falta de ambição, o despesismo, a subserviência.

Podes discordar o quanto quiseres.

Posso, ou não, pertencer a uma parte que gostou do trabalho de BdC, mas que acha que ele próprio cavou parte da sepultura em que se vai deitar? E que não está de forma nenhuma agradado com o trabalho que tem sido realizado por Varandas? É que o que o fórum tem demonstrado são duas facções antagónicas que se atacam “porque sim”, numa perspectiva de “eu tenho razão e tu és um burro”. É tudo preto e branco e não há cinzento, nos últimos largos meses. Não, não me revejo em nenhuma das partes.

Lá está… eu não preciso de ser Brunista para ver que esta direcção está a entrar por um caminho péssimo. E que irão condenar o clube. Da mesma forma que acredito que BdC, pela sua essência, cometeu erros graves numa tentativa de ajudar o clube. Mas que não foram as melhores decisões e escolhas. Porventura pelo lado pessoal, pois há pessoas (e eu considero-me uma delas) que precisam de um bem estar pessoal para um bom trabalho profissional.

Acho que já é tempo da 3 via apresentar o seu projecto porque andar ao sabor do vento não convence ninguém. Gostava de saber realmente o que consideram defender o Sporting sem exprimir uma opinião sobre o que estes andam a fazer e o que fizeram aos outros. Será ir ver os jogos todos e andar a bater palminhas as voltas olímpicas, fechando os olhos a todas as ilegalidades cometidas. Não me revejo nessa 3 via. É uma via sem rumo também.

A 3ª via passará por confirmar a delapidação que nem é assim tão encaputada, que estão a fazer ao clube. Surgir uma candidatura que seja uma lufada de ar fresco e fora das habituais auras que circulam o clube de Alvalade quais parasitas. Ir aos jogos bater palminhas? Olha, sempre assumi aqui no fórum que não sou sócio porque não tenho condições para isso nem para usufruir das vantagens que poderia obter, pelo facto de morar a mais de 300km do estádio. Confesso que se fosse de Lisboa, 15 em 15 dias sabia onde ir. Neste momento, a minha esposa está cheia de me dizer se não quero voltar a ir ao estádio ver um jogo, que ela oferece, para passarmos um fim de semana fora. Não vou. Enquanto for esta a direcção. E não é por esperar por BdC. Irei quando verificar que o que é feito é feito para salvaguardar os superiores interesses do clube. Sou completamente anti-Varandas. Não precisando para isso de ser um total BdC. É só isso que quero referir. Soluções? Que as arranjem quem fez a merda que fez. Eu cheguei ao ponto de saturação. Vivi, sofri, ajudei o clube no mínimo que me foi possível, foi pouco mas com esforço, escrevi, falei, conversei, defendi o clube que sempre me fez sofrer e apesar disso é a minha paixão. Neste momento, não faço ideia do que se passa no clube, no futebol estou muito pouco ligado.
Curioso, que ainda hoje fui dar uma volta com o meu sogro e ele vira-se para mim e diz-me: “este ano estou lixado”. “Então porquê”? “Todos os anos dizias quando era o jogo de preparação, a que horas, em que canal, marcavamos o jantar… agora nem sabes dos jogadores que vêm, que não vêm, quando são os jogos… desligaste”… pois, ele tem a sua razão.

Por 6€/mes essa conversa de que não se pode ser sócio cai completamente por terra…

enviado do meu M1 A1

[member=7878]Phillipric não queria personalizar a minha crítica em ti pessoalmente. O que queria dizer é que há aqui uma confusão ou troca de conceitos. Lembra te que brunista foi um termo inventado pelo Pedro guerra e difundido pelos croquetes. O que é um brunista? ou que os brunistas desejam? Se achas que querem voltar a por o BdC a força na presidência tens falta de noção. Os brunistas defendem o bom trabalho da antiga direcção e principalmente o rumo e exigência ao clube trazido pelo BdC. E claro não se reveem nas ilegalidades das AG. Vou ao estádio desde puto, ainda nem memoria tinha e já lá ia com o meu pai. Sempre tive gamebox, e não perdia um jogo. Agora nem tenho nada só vou pagar cotas para ir a ag. E deixo de as pagar outra x. Enquanto os sócios do Sporting principalmente os sócios não tiverem um mínimo de exigência e ainda pensarem que são diferentes muito dificilmente meto lá os pés. Por isso te digo não acredito nessa 3 via,

Edit. quando surgir essa candidatura fresquinho cuidado para os do costume não a abafarem como fazem a tudo o que gravita a volta do Sporting.

como te entendo…
não me recordo do último ano/da última época em que não vi um único jogo sequer, ao vivo, do Sporting. fora este, claro. olha, tenho poupado dinheiro a rodos.

vou pagando as quotas porque me fiz sócio quando fui capaz de ser eu a pagá-las. deixar de ser sócio seria o abandonar total do clube. não consigo. é como um filho. pode ser o maior fdp… mas é nosso filho. não dá para virar costas.

não me revejo neste novo caminho, como me parecia óbvio o fim que o Bruno cavou para si mesmo.
sim, fizeram-lhe a cama, mas sempre pensei que fosse inteligente o suficiente para ver isso e jogar na antecipação.
longe disso. fez exactamente o que, quem o queria derrubar, precisava que fizesse.

enfim… está a pagar por isso. ele e nós. aquele Sporting que nos mostrou, dificilmente o voltaremos a ter.

ficar doente por perder como perdemos em madrid, frente a uma das melhores equipas do mundo… bons tempos… o ambiente que se viveu cá fora, à porta dos autocarros para regressar, de frustração, de querer mais, de esperança pelo jogo da segunda mão… bons tempos…

é o que é… deu para me virar para outras coisas como a NBA a quem tinha perdido o rasto desde que deixei de jogar.

mas é como um filho…

É, a tal terceira via. Que tal como D. Sebastião, um dia vai aparecer e salvar o Sporting. Continuem a gozar com as pessoas, pelos vistos resulta por estes lados.

Estiveste 30 anos à espera e só apareceu um que (e cito as tuas próprias palavras) "fez muitas coisas boas mas cavou a sua própria sepultura. Muita fé que vá aparecer agora, talvez o 2020 seja um número mágico.

Ilustre “Presidente” está chuva está a estragar um belo fim de semana de praia., Futebol fácil, fácil, por isso é que estou descansando.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk

Chegas ao ponto que levanto. Duvido que do pé para a mão surja um presidente como aquele que o clube precisa.

OJogo não pára de meter carvão, a última época já deu ao Porto um cheirinho do que vão passar nos próximos anos. :twisted: