Frederico Varandas - Presidente do Sporting Clube de Portugal - Parte 3

Tinha sido campeão, o mais medíocre da história. Tal como o Sporting o teria sido, caso tivesse ganho. E esteve quase.

Não esquecer que Peseiro lutou pelo título até ao fim, só ganhando 15 dos 34 jogos. Empatou 10 e perdeu

1 Like

O trabalho de peseiro com o plantel que tinha, não foi nada de especial.
O de Paulo Bento, sim.

O de Peseiro foi mau. Não ganhar aquele campeonato, com a concorrência miserável que tinha, só um Peseiro, mesmo.

PB foi bem razoável, nas 2 primeiras épocas.

Mas nunca as suas equipas apresentaram a performance que este Sporting tem apresentado no Campeonato.

2 Likes

Acho que é maioritariamente aqui, quase só aqui, que discordamos. Não estamos a rasgar as vestes porque esta época foi bem preparada, a nível do que conseguimos ter com custos bem inferiores ao dos rivais (e de um em particular). Não estou a falar de resultados, mas de plantel.

Um plantel inferior ao do Benfica, é certo (seria impossível não o ser com o grau de custos que nos separa), mas um plantel com uma relação qualidade-custo e custo-margem de evolução muitíssimo boas.

Da mesma forma que a época anterior (preparada de raiz por Varandas) foi terrível que a antes dessa, com Cintra no começo e Varandas no mercado de inverno, foram muito mal preparadas.

E acho que é justo não imputarmos as responsabilidades apenas ao treinador quando corre bem e apenas ao Presidente (que é sempre o responsável máximo) quando corre mal. Foi o responsável por Keizer, Leonel Pontes, Silas e por aquele plantel e aqueles resultados. Mas também é o principal responsável por Amorim, por este plantel bem mais lowcost do que o dos rivais e por estes estupendos resultados internamente.

2 Likes

SCP
Santa casa de Portugal. :man_shrugging:t2:

4 Likes

Parece-me inquestionável que os rivais esta época são, em termos de rendimento, os mais fracos deste século. Ao ponto de um Braga, que não sendo extraordinário, estar em segundo!

Isso não retira o mérito a Amorim, até por esse mesmo facto: o Peseiro também teve uma época com os outros dois grandes em mau momento e… terminou em 3ro.

1 Like

Fantástico investimento em marketing a trazer retorno:

Transformaram o “Sócio num minuto” no “Sporting num minuto” - tudo o resto fica igual, mesmo conceito, mesmo design, mesma coisa.

Porque é que mudaram? Deixo ao vosso critério :sunglasses:

E andamos nós a pagar para isto…
Inenarrável.

5 Likes

Estão fracos, sim. Ainda assim e para se ter uma ideia…

O Benfica fez até ao momento 67% dos pontos em disputa.

Em 04/05, campeão, fez 64%.

Por outro lado, o Sporting está com 87%. Isto é brilhante, principalmente com o plantel que tem.

5 Likes

Eu não nego, aliás já o disse, q o mercado de Verão foi positivo.

Aliás, à partida já se viam melhorias relativamente aos mercados anteriores.

Há aqui umas questões que entendo relevantes.

Uma, é o rendimento que Amorim tirou destes novos jogadores mas também dos que transitaram. Se calhar, mais que a injecção de qualidade que houve ( e houve), é a forma como Amorim potencia estes atletas que sustenta o rendimento desportivo.

Outra, é o tal planeamento.

Lamento, mas numa posição estruturante e decisiva no tugão, não acautelar a questão dos avançados e andar 2 mercados até à última por Paulinho quando o ataque estava entregue a uma banalidade ( Sporar) e Tomás, não revela grande planeamento.

Não nos queixamos porque a equipa rende. Até sem avançados.

Mas já deixei este exercício há umas semanas.

Imaginem o Sporting sem este treinador. Lembrem-se dos disparates monstros pré Amorim.
E digam se confiam nesta gestão sem este treinador.

1 Like

Quantos pontos tinham à 21º jornada o Paulo Bento e o Leonardo Jardim?

Quando dinheiro investiu o Benfica nessas épocas? Esta passou os 100 milhões se não estou em erro.

Acho que ainda é algo diferente, não desmerecendo claro, o excelente trabalho dos outros intervenientes.

Depois temos rivais fracos e tal, mas o actual 3º classificado que está a 10 pontos de nós anda na europa a ganhar jogos à Juventus nos oitavos da Champions, e o próprio City, que passeia na Premier League, não conseguiu ganhar no Dragão, e ganhou em casa se me recordo até com um arbitro amigo porque estavam a perder o jogo. Aliás, conseguir 13 pontos numa fase de grupos da liga dos campeões, num grupo onde está o City por exemplo, acho que é um indicador que muito fracos os rivais não podem estar. O Benfica por sua vez já teve prestações noutras épocas em que fez 0 pontos.

Como o Amorim disse, a prestação europeia do Porto, é revelador do mérito do Sporting internamente.

1 Like

Bem visto…
Quem falou disso na altura foi o Quadros, do negócio-golpada de Alcochete.

1 Like
3 Likes

“Ó Luís, fico melhor assim ou assim?”, frase do maior vigarista português.

Um tanto quanto de Verdade.

É preciso analisar o contexto atual. O mérito do sucesso do Sporting que tem vindo a ser esta época deve-se muito também ao demérito dos rivais. Duvido que face a certos planteis da Frutaria e Toupeiras de outras épocas, o Sporting ocupa-se neste momento o 1o lugar.

E o mais ridículo de tudo é que ambos nem sequer estão em modo de contenção financeira, tanto Toupeiras como Tripeiros devem ter feito dos maiores investimentos no Futebol Profissional da sua história. Estamos a falar de 100M€ só em salários num ano em ambos os casos.

2 Likes

Não me lembrava do avançado. É muito bem lembrado. Foi um erro estrutural gritante na preparação da época. O único que aponto, ainda assim, porque para os custos (salários e transferências) parece-me um plantel muito bem conseguido.

Não tenho dúvida que a boa gestão vê-se é quando se acerta regularmente, e não quando se acerta uma vez depois de se falhar à bruta. Só digo que numa análise fria, o máximo responsável pelo amadorismo da época passada tem de ser por conseguinte também o máximo responsável por isto deste ano.

O resto podemos ter convicções - eu também não acredito muito numa boa gestão pós-Amorim, gostava de acreditar… - mas só o tempo tornará claro e objetivo.

Tem sido um grande balão de oxigénio, até porque este clube não estava próximo de ganhar há uns anos, não ganha há muitos anos e este ano as coisas estão a correr bem com um plantel com muito ADN Sporting (formação e superação). Vamos lá ver o futuro, que seja bom para o Sporting… é o que desejo. Mas o meu desejo não interfere no que acontecerá portanto é aguardar e ir estando criticamente vigilante, reconhecendo quando se acerta e criticando quando se veem erros clamorosos como já vimos.

Herança pesada. :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:
Vendem-se ativos ao desbarato, contrata-se um estagiário a preço de catedrático e, com um contrato até 2023, ao fim da primeira época completa, vai aumentar o ordenado para mais do dobro recebendo tanto ou mais que o cavalo branco quando chegou.
E os mansos lá continuarão a bater palmas até ao dia em que a realidade lhes bate de frente.
Herança Pesada??? Cá estaremos para falar dela, deixem sair estes trastes.

2 Likes

Santa Casa dos Pulhas.

1 Like

LPM: tão amiguinhos que nós eramos. money-money, foi-se o tacho, acabou a amizade pois está claro!

Quanto à renovação:
Todo o mérito para Amorim, depois da pior epoca da história , com vários recordes negativos com a carimbadela da “cólidade Vatangas”, nem nos meus melhores sonhos adivinharia a excelente época futebolistica que esta está a ser.
Há um “pequeno grande” detalhe a considerar: se não me enganei a ver os numeros, vamos em 29 jogos enquanto os outros 3 estarolas andam nos 37 ou 38… ou seja, temos praticamente três quartos dos jogos deles. Como estariamos com numero identico de jogos? talvez fosse igual, mas é sempre uma duvida que me assiste. E até que ponto a equipa não cagou simplesmente nas outras competiçoes, fruto de promessa de premios bem chorudos em caso de campeonato com sucesso…? money talk, ah pois é!

Em todo o caso, renovar com o proposito de aumentar clausula… ok, mas então que faça a coisa mesmo em grande, a passar para 50 ou 100M , pois de 20 para 30 não é algo que tenha realmente significado no futebol moderno… enfim, não passa é de desculpa para desmesurados e inapropriados aumentos que contrariam as dificuldades dos tempos tão atipicos como estes que vivemos.

3 Likes

O mesmo que ainda há dias, por pouco não perdia com o Boavista. O mesmo que ainda ontem estava à meia hora a perder 0-3 em casa e acabou eliminado da taça.

O scp atual está sim acima das expectativas. Mas também beneficia da brutal quebra dos rivais. Não estão há uma dezena de pontos porque lhes ganharam pontos directamente. Estes é que têm esbanjado. A estes, ganhou um ao carnide por 1-0, ao Porto ganhaste na taça da liga nos últimos minutos, sendo a unica vitória contra estes nos últimos 9 jogos.
Esta época o scp tem feito o seu trabalho, os outros têm estado miseráveis. E isso tb tem ajudado a manter o rendimento.

Quem disse isso?
O Dátangas ao Orelhas???
:smiling_imp::smiling_imp::smiling_imp:

1 Like