Fraude num passatempo oficial do Sporting... O que fazer?

Bem, tal como anunciei no tópico das iniciativas, decidi concorrer ao passatempo “O Criativo está de volta”, passatempo que decorre na página do Sporting no Facebook.

Já tinha tentado concorrer na altura do jogo contra o Moreirense, mas acabei por desistir quando percebi que havia um utilizador que ganhava 40 votos em cada 5 minutos, chegando muito facilmente a valores altíssimos.

Tentei concorrer agora e achei que tinha arranjado um óptimo aliado: o vencedor do desafio contra o FC Corruptos, que adicionado na minha conta de facebook prometeu ajudar-me a angariar votos pedindo aos seus amigos (temos um amigo em comum, foi da minha turma nos tempos de escola). Disse que contra o Moreirense não tinha hipóteses pois quem liderava era amigo dele e era dono de “muitas páginas do clube”.

Hoje abriram as votações e desde logo percebi que esse mesmo individuo não ia ajudar-me em rigorosamente nada, querendo apenas saber qual seria a minha estratégia (algo que nunca cheguei a divulgar), pois nunca parava de perguntar quantos votos eu poderia conseguir recolher.

Minutos antes da votação começar, o vencedor do desafio contra o Moreirense, o tal que ganhava imensos votos por minuto, veio ter comigo ao chat do Facebook a intimidar-me para eu desistir, pois não teria qualquer hipótese. Isto porque “3 amigos” dele iam concorrer, dois para ganhar os bilhetes e um a camisola e tinham uma estratégia perfeita que não dava hipóteses a ninguém.

Desprezei, até que umas horas depois volta a vir ter comigo e em tom de gozo diz que estou a larga distância e que não tinha maneira de vencer. Muito sinceramente não consegui compreender porque raio sentia ele necessidade de “gozar”. Bloqueei-o.

Até que descobri algo… curioso, senão vejamos:

Desde que tomo atenção, nomeadamente nos últimos três desafios, venceram três amigos… algo que deve acontecer sempre, visto aquele que prometeu-me ajudar ter dito que ganhava com muita regularidade, quiçá rodando entre eles…

Até aqui “tudo bem”…

O pior é que descobri o seguinte:

O suposto “amigo”, que neste momento possui muitos votos, é dono desta página dedicada ao Capel:

[url]https://www.facebook.com/pages/Diego-Capel-Sporting/280099748681787[/url]

Agora vem o melhor da festa:

Já repararam no que foi feito nessa página? Pois bem, tão somente estão a “sortear” a camisola que “supostamente” irão vencer a quem ajudar a votar naquele utilizador.

Obviamente que o número de votos cresce de forma louca, não dando qualquer possibilidade às outras pessoas. O regulamento do passatempo diz que não devem ser tomadas medidas que vão ao desencontro do espírito do mesmo, algo que a meu ver é feito com esta medida.

É que para além de estarem a utilizar o nome de um atleta do clube em proveito próprio, ainda podem estar a enganar centenas de pessoas que votam neles, para além de enganarem quem concorre ao passatempo.

Neste momento PENSO que estou na liderança e consegui alcançar isso fruto do facto de ter percebido que houve uma paragem nos votos deles e ter arriscado tudo, pedindo a centenas de pessoas que votem em mim e que ajudem a passar a palavra. O problema é que para além de estar acordado até esta hora a batalhar e ter tido um trabalho infernal, ainda vou acabar por perder quando amanhã voltarem a pedir que votem nele, prometendo desde logo o raio da camisola.

Onde e como poderei fazer queixa? Já houve quem o fizesse no post relativo ao passatempo, mas temo que não seja lido.

Reparei nessa página durante a tarde quando no feed apareceu várias vezes uma mensagem que prometia uma camisola do Sporting …

Quando vi, tinha lá muitos enganados que de facto votaram no que eles pediam, e depois punham nos comentários o numero do voto ou lá o que era, na esperança de ganharem a camisola, e tinha também pessoal que percebeu a cena, e disseram que iam contactar o Sporting a denunciar a cena, não sei se entretanto já o fizeram …

Pois, o pior é que não sei se realmente fizeram essa denuncia. Eu próprio não sei bem onde fazer a denúncia…

Eu fui à foto onde estão a sortear a tal camisola a denunciei como Fraude. Não sei se é suficiente… Façam o mesmo, não perdem nada por isso…

Após ler com mais atenção, confirma-se a existência desta rede de aldrabões:

Já concorres-te para ganhar uma CAMISOLA OFICIAL DO SPORTING? Descobre como no post em baixo!
‎--------------------------PASSATEMPO CAMISOLA SPORTING------------------------ O passatempo vai ser da seguinte forma : Tem de entrar neste link [url]http://apps.facebook.com/ocriativoestadevolta/[/url] Entrem na Galeria e procurem pela participação do André Filipe ( tem a imagem toda verde) e carreguem Votar Depois de votar vejam qual é o número do vosso voto ( cuidado com este número, para nao haver repetições) e escrevam neste post um comentário com VOTADO + (nº do voto). Exemplo VOTADO 68. Amanha será feito, pelas 20h o sorteio através do site ramdon.org.
Diego Capel - Sporting ‎----------------------PASSATEMPO CAMISOLA SPORTING----------------------------- [b]Como a semana passada, esta semana também vamos oferecer uma camisola oficial do sporting[/b]. Fica atento daqui a 5minutos sai o passatempo!!

Atentem à parte a negrito… Eles próprios confirmam que fazem isto todas as semanas, sempre que ocorre o passatempo!

E ainda outro pormenor: eles alteram a foto de perfil para uma imagem de uma só cor de forma a facilitar que encontrem na altura de votar (não existe uma posição fixa e isto ajuda a que se encontre alguém com bastante mais facilidade no meio de centenas de fotos…)

QUE NOJO!

Isso foi mesmo o que me “chamou” à página já que, era essa mensagem que tava a circular no feed …

Basicamente é algo viciado, pois fazem isto todas as semanas não dando qualquer hipótese de outros vencerem. Utilizam a página de um jogador chave (Capel é dos jogadores mais apreciados pelos adeptos) para usar os milhares de registos a seu favor num passatempo.

Ainda existe outro problema…

Ao que parece, eles para sortearem (numa primeira vista de olhos não vi qualquer post a “anunciar o vencedor”, que até poderia muito bem ser um deles) pedem às pessoas que digam o número do voto (por exemplo, 68), para realizar o sorteio.

Bastava isso para saber que estamos perante uma fraude, pois os votos poderão perfeitamente ser repetidos, bastando para isso que duas pessoas votem ao mesmo tempo para ficarem com o mesmo número repetido

Recomendo e peço que façam algo para ajudar a denunciar esta situação.

Não sei até que ponto denunciando a página do Capel ajudará, até porque este passatempo termina amanhã, mas penso que ajudaria se fossem até à página do clube e denunciassem a situação neste, ou noutro post:

Ganha 2 bilhetes VIP para o Sporting Vs Beira-Mar + 1 Camisola Oficial do Sporting! Participa com o anúncio mais criativo de todos e vem a Alvalade! "O Criativo está de volta" [url]http://on.fb.me/vkqBRj[/url]

É que desta forma, a mensagem chegaria mais depressa a quem de direito.

Já tentaste na pagina do Sporting [url]http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp[/url] ir lá à zona reclamacoes e ver se te dao alguma resposta?

vamos a ver: ele não é só dono dessa, ele criou páginas para os jogadores todos novos, e engana as pessoas fazendo crer que são oficiais. E escreve assinando os nomes, mas coisas que claramente não foram os próprios…

Denuncia ao Sporting, como é óbvio, antes faz os tpc e decobre essas páginas todas (não é díficil)

Denuncia ao Sporting, até porque ter páginas dos jogadores a fazer-se passar pelas oficiais é muito provavelmente uma violação dos direitos de imagem dos jogadores muitas vezes detidos pelos clubes.

Aparentemente já tens a coisa resolvida ou a ser resolvida… :wink:

Por acaso também vi isso e eu própria escrevi lá que era uma “vigarice”.
Um anuncio em que “O Criativo está de volta” qual é a criatividade de um anuncio apenas verde?
Mas pelo vistos é essa a táctica para ser visionado mais fácilmente e assim o menino vai ganhando camisolas, que depois de certeza “ficam” sempre em casa e 2 bilhetinhos para a zona VIP.
Espertinho!!!

Obrigado pelos conselhos, vou averiguar a existência de outras contas para avançar com mais uma queixa.

Bem, resolvida ainda não deve estar, pois o utilizador em questão já tem quase mais uma centena de votos desde a última vez que aqui escrevi, mas espero que consigam resolver o assunto, porque de facto todo e qualquer esforço contra esta situação é desnecessário e infrutífero.

Não vai ganhar, mesmo que tenha o máximo de votos. Acredita!

Entretanto já tivemos resposta do Sporting.

“Isso” não é o oficial Sporting ó Cortina :exclaim:

Mas é a pessoa que gere o facebook oficial do Sporting. :slight_smile:

A do Ricky também deve ser dele. Após o caso Bojinov esse indíviduo que gere uma página do Wolf disse algo do género: “Só tens o que mereces Boji. Rua” :lol:

Obviamente que tirei a ligação à página. Há gente tão mal formada neste mundo…

Das duas uma… ou é prática recorrente de forma a não haver “provas”, ou então eles perceberam das movimentações existentes.

É que já apagaram o suposto “passatempo” na página do Capel. Agora fica a questão: como alguém pode levar isto a sério com esta atitude? É que imaginando que possam vencer o passatempo do Criativo, como poderão eles sortear o que quer que seja se os números dos supostos “concorrentes”, que os ajudaram, foram todos apagados?