Bom jogador, vê-se que tem escola, mas calma. Terá aqui na B o seu espaço e tempo de crescimento necessário. Não entremos em euforias desmedidas de forma precoce.
Evidente. Faz 20 anos em Abril, ainda lhe faltam, pelo menos, 3 anos de equipa B, 2 anos a rodar e um ano de banco, a entrar uns minutinhos, para ter nível para jogar neste Sporting.
Inferiste isso tudo por aquilo que escrevi ? Fantástico ! Se calhar tens razão, é melhor jogar já em Arouca a titular e porque não com os lamps, no lugar do JM ou do Adrien, passando à frente do Wallyson, Gauld e outros… Ouvi dizer que temos um puto nos juvenis que é maquinão, qual Odegaard, qual quê… Ai este FM…
Sabes que estou muitas vezes contigo nisto do retardar das apostas da formação diz respeito… mas não de forma incondicional.
No caso do Geraldes… para a próxima época espero que saiam vários titulares da B (Luís Ribeiro, Rabia, Mica, Reis, Wallyson e Podence), para outras paragens - espero que no caso do Wallyson, do Podence e do Rabia, pelo menos, seja para a B.
O Geraldes é um que espero que faça a transição desta época para a próxima nesse conjunto. Duas épocas parece-me um bom número para ficar na B até saltar para a primeira equipa - a não ser nos casos dos “craques”, tipo Podence, que só lá devem ficar um ano.
Já que temos essa matéria para aproveitar e fazer com mais cuidado a transição do futebol formação para um futebol profissional que procura chegar a títulos internos e que joga na Champions (paradigma diferente do que temos tido), que aproveitemos.
E quem fala do Geraldes, fala do Domingos Duarte, do Gelson e do Ponde. Dessa geração só tiro o Podence, que só precisa de um ano na B. Mas já o achava o mais talentoso do grupo antes de chegar ao futebol sénior, pelo que…
PS - Não preciso de dizer, acho, que respeito opiniões diferentes
Era uma piada, graças à constante converseta do “temos de dar tempo aos miúdos para crescer”. É preciso voltar a falar nos mais de 15 exemplos de elevadíssimo sucesso que chegaram à primeira equipa do Sporting com menos idade e bagagem competitiva que o Geraldes ?
A do FM é, como é apanágio, o argumento mais idiota do Forum, portanto, nem vou perder tempo com ele, tal como não perco com o jogo.
Também concordo contigo, claro. Aquilo foi apenas uma piada, após alguém falar em “euforias desmedidas de forma precoce”, quando não se viu UM ÚNICO post a falar da equipa A depois deste belo jogo do Geraldes.
Quanto ao Geraldes, parece-me ser isso mesmo. Fazer esta meia época, sem grande concorrência directa (embora comigo o Rafael Barbosa lá andasse também, a partir de agora), na próxima continuar a assumir-se como grande patrão do meio campo e em Janeiro poder ter 6 meses “de estágio” fora, o mais acima possível. A única mudança neste plano seria a aparição de uma proposta realmente interessante para o colocar num patamar superior logo no verão, mas acho complicado.
E acho o mesmo para todos os outros exemplos referidos.
Afinal, não temos ideias assim tão distantes… O que me parece é que muita gente aqui no fórum eleva os miúdos a grandes estrelas muito rapidamente, após estes terem feito 2 ou 3 bons jogos, ou fintas ou golos. É claro para mim que existem excepções, como por exemplo, Gauld ou Wallyson, que, pela sua qualidade excepcional, não tinha qualquer problema em apostar neles já na equipa A, porque os considero iguais ou superiores aos que habitualmente jogam nos seus lugares (André Martins e Adrien, respectivamente). Não podemos é embandeirar em arco assim que um Gélson, um Podence ou um Chico Geraldes sacam umas reviengas ou umas boas jogatanas, só porque são nossos ou são novidade. Tudo depende da qualidade de cada um e do contexto da própria equipa. Por ex, para mim, Iuri já fazia parte do plantel este ano, pois, na minha opinião, em termos de qualidade, na A, só tem Carrillo e Nani à sua frente. Mas lá está, provou-o ao longo de toda a época passada onde foi o melhor da B, em conjunto com Wallyson e Dramé, desde que chegou, na 2ª volta. Resumindo, a qualidade não tem idade e apenas aproveitei o exemplo do Geraldes, como podia ter feito em relação ao Podence ou ao Gélson, que muita gente já queria ver na A e ainda ontem voltaram a provar que ainda não estão preparados, física, táctica e, sobertudo, mentalmente.
Estou a ver os B’s… bom jogo do Geraldes até ao momento. Ainda tem de corrigir alguns aspectos do seu jogo (temos de ter calma), mas tem muito, muito potencial.
Prevejo que daqui por época e meia esteja na Primeira Liga. Ou no Sporting ou a rodar… dependerá do que fizer na próxima época, sobretudo.
Vi a segunda parte do jogo com o olhanense e confesso que este foi o jogador do Sporting B que me encheu as medidas, inteligente, boa leitura de jogo, com qualidade de passe, para ser bom jogador não é preciso ser um malabarista.
Jogador muito interessante, decidi bem, tem boa qualidade de passe, vê-se que tem classe, continuar a evoluir na B, que não vai ser fácil com tantos jogadores jovens e de qualidade como Gauld e Wallyson para o meio campo.
Andamos a formar médios com alguma qualidade, o Francisco é apenas mais um que surge. Tem ainda muito caminho para desbravar, possui algumas características interessantes e potencial. Veremos como evolui nesta 2ª parte da época na equipa B, agora que conquistou um lugar no XI.
É exactamente pela parte mental que o I. Medeiros ainda não chegou à A, e a ver vamos se algum dia chegará. Há centenas de miúdos que são autênticos Ronaldos, mas muito poucos têm cabeça para derportistas de alto nível. O I.Medeiros, até agora, é um desses casos, e a não ser que mude drásticamente, não chegará ao patamar para o qual tem todas as potencialidades.