Sou bastante apreciador desta delícia gastronómica mas, dado viver na Grande Lisboa, são poucos os sítios que as fazem e a qualidade não é por certo a mesma que se encontra para os lados do Porto.
Por isso, se alguém conhecer locais em Lisboa ou na Margem Sul onde se comam boas francesinhas, sinta-se à vontade de os divulgar. :mrgreen:
Comi no Cascata, no Centro Comercial Vasco da Gama e não desgostei, apesar de esperar melhor. Ouvi falar de um em Brejos de Azeitão, chamado A Nortenha. Alguém conhece?
Um bocado offtopic porque não sou de Lisboa mas… Também sou ferrenho adepto da francesinha, tenho-a experimentado por algumas das cidades pelas quais tenho andado, como bastantes mesmo (faz tão mal, mas sabe tão bem). Mas há uma cidade onde não há um único sítio onde se coma uma boa francesinha: Viana do Castelo… Alguém de Viana que se acuse sff e já agora diga onde se come a melhor francesinha de Viana.
No Cascata são uma “bela *****” (citando o Nilton). Eu não sei porque nunca provei, mas digo isto por várias pessoas que já levei ao Cascata e todos me disseram que era más. :inde:
Não é no sul mas é no norte, deixo aqui as referências:
Matosinhos: Requinte
Póvoa de Varzim: Guarda-Sol
Póvoa de Varzim: União – Casa das Francesinhas
Póvoa de Varzim: Café Torreão
Póvoa de Varzim: Ritz Café
Póvoa de Varzim: Restaurante Costa
Vila do Conde: Café Parisien
Atenção que as francesinhas da Póvoa (de Varzim) são diferentes. Se querem uma à moda do Porto têm que pedir Francesinha Especial.
Mais referências aqui: http://arrotaceia.blogspot.com
Aqui em Viseu também se comem boas francesinhas, mas também já fui a alguns sítios em que não valiam nada.
Odivelas (Colinas do Cruzeiro) - Restaurante “Marco”
Francesinha que é francesinha e no Capa Negra no Porto
Nunca comi em Lisboa mas já ouvi falar bem das do restaurante “Velho Macedo”.
É sim, Sr. Já lá comi nessa casa. Aliás, é a mais conhecida casa de francesinhas do porto. Eu pessoalmente não aprecio esse tipo de comida, é uma bomba de calorias e tem muito picante. Embora possa pedir sem “motor de arranque”.
Foi nessa casa que eu comi pela primeira vez - lembrei-me depois de ler o teu “post” - como já tinha dito no Tópico das Receitas Leoninas.
Por acaso é coisa que nunca comi…
(apesar de serem do porto) nem sabes o que perdes :drool:
Pelo que ouvi dizer, sao mais pequenas e mais caras que nos outros sitios.
Perderam a qualidade que tinham antigamente…
Também ando à procura em Lisboa, aqui as que comi foram só na Cascata, não são más mas são incomparáveis às que já comi no Porto…
Agora no Verao comi em Valenca do Minho uma numa Tasca escondida lá no meio da Vila. Só mesmo por encomenda porque o molho é feito 1 dia antes. Os Gajos da Tasca sao mesmo do Porto e só sei dizer que fiquei deliciado com a Francesinha!
Come-se boas francesinhas no restaurante Beira-Rio perto do Rio Lima ou no Scala perto da Praia da Norte (Monserrate), experimenta e depois diz-me alguma coisa.
Como se chama?
Aí não conheço nenhuma, podes dizer como se chama?
Para mim a qualidade de qualquer francesinha está 90% no molho, tudo o resto é muito standardizado, o bife pode ser mais tenro menos tenro, mas para mim pode até nem ter, não há nada como um bom molho molhado na batata frita e no pão.
AFA23, nao tenho agora bem em mente qual era o nome do Restaurante/Tasca. Sei-te dizer que é na Estrada Principal da Valenca do Minho. Quem vier da da “Auto-Estrada” e vai até à Vila de Valenca encontra antes de se chegar a uma Rotunda enorme (antes daquele Parque de Estancionamento das Muralhas) uma Ourivesaria do lado esquerdo. Aí já tem um Placard a dizer que têm Bacalhau, Francesinhas etc.
Mas nao se vê o Restaurante. Tens de entrar aí e depois lá dentro desces umas escadas e vês lá em baixo o Restaurante. Algo pequeno mas que para mim nao tem grande importância. O que interessa é que saiba bem. A minha foi acompanhada por uma Jola com Groselha e tudo soube mesmo bem!
Está registado, para a semana tenho que ir lá já vou provar… Já comi em alguns sítios diferentes, ainda na semana passada estive lá e comi no Foz que está mesmo no meio do rio, e era tão fraquinha, aquele molho era tão mauzinho… Um dia qualquer atrevi-me a comer uma num daqueles cafés da avenida principal, e essa ainda conseguiu ser pior… Foi toda porque já passava da meia noite e ainda não tinha jantado, mas aquilo até a peixe sabia…
Guimarães é naturalmente o sítio onde já provei mais francesinhas. Assim aconselho:
- Pastelaria Azurém (em Azurém, 500m da UMminho Guimarães) (é a que eu mais gosto, a francesinha em si é banal, eu até como sem bife apesar de ter a outra, mas o molho é o melhor que já provei, e já comi muitas…);
- Burgo (centro histórico);
- Zulo;
- Real Plazza (tem várias opções de francesinhas, mas em geral são boas);
São na minha opinião as melhores, não provei todas mas já provei muitas…
Eh, pá, se querem comer francesinhas, porque é que não vão a França?.. :twisted: