Gosto de fotografia e comecei a fotografar em ficheiro raw com uma Nikon. A questão é que com estes formato não consigo abrir no computador! É preciso instalar um codec, é isso? Alguém sabe?
ps: não experimentei, porque nunca tive este tipo de problemas. experimenta e depois coloca aqui feedback, para o caso de mais alguém se deparar com esta situação.
Eu também sou um apaixonado pela fotografia e tenho um Nikon d5000.
Se estiveres registado no sítio Nikonistas, tens lá uns links para instalação de um software que te permite visualizar as fotos em formato raw no visualizador normal do windows.
Eu só fotografo em RAW, o programa que uso para o Workflow fotográfico é o Lightroom, que aconselho vivamente.
Outra coisa, tu deves usar Windows…Eu não tenho esse problema, o sistema que uso(Mac) lê Raws nativamente.
Não conhecia o sítio! Estive agora a ver e vou inscrever-me. Obrigado.
Há muito que sou tb um apaixonado pela fotografia e acabei de tirar um curso apenas agora de iniciação à fotografia.
Depois de instalares esse software da Nikon, já vai dar.
Tenho isso instalado no portátil em casa. Se entretanto não conseguires resolver o problema depois posso dizer-te em concreto o que instalei para conseguir editar em photoshop.