Ainda me lembro da thread que abriram aqui no fórum, para os foristas opinarem entre Acuna e Pitty Martinez, qual contrataria.
No meu caso, preferi sem hesitar o Acuna pq para mim era uma aposta mais segura e o Pitty era um brinca na areia.
E na altura aconteceu mais uma vez uma coisa que já vi acontecer por diversas vezes ao longo dos anos, aquela onda que se cria aqui no fórum sobre um jogador, repete-se em vários tópicos e vai tudo a reboque do mesmo.
No caso do grego eu não apostaria, bons jogadores gregos contam-se pelos dedos, mas se tivesse que apostar num, tentava o Pavlidis que joga na Holanda. Tem características diferentes do Gyokeres.
Eu acho que cabe nesse tal papel de falso extremo, como o Paulinho faz este ano, com os melhores resultados desde que está no Sporting.
E são diferentes. Totalmente. Acho o Jota mais próximo do perfil do Gyökeres do que do Paulinho. Mas acho que faria todo o sentido ter por cá. Se não fosse titular, seria aquele suplente que joga sempre. Como o Paulinho, lá está…
Já o panelas quere-o para o papel de falso PL. Como digo, vejo aí a possível diferença entre um bom jogador e um flop.
Um bocado prepotente da tua parte. O Danix enquadrou os números (triviais, de golos / assistências) que apresentaste. Qualquer idiota regurgita números que vai buscar ao zerozero, o busílis está em interpretá-los.
Qualquer idiota também apoia tudo o que a direção faz, seja em que tema for, e seja certo ou seja errado.
Eu fiz a minha análise, dei o contexto e valorizei aquilo que achei que devia ser valorizado sem desculpas da treta.
E também não estou aqui para atacar ou defender a direção às cegas como boa parte do fórum.
Desprezo essa gente, sejam os prós ou os contras…
Se fui prepotente?
Talvez. E se assim foi, não devia ter sido.
Ainda bem que tu foste tão humilde a explicar isso, um verdadeiro exemplo para todos…
Por questoes profissionais, tenho sempre que ser objectivo e ir ao core da questao. Talvez personalidade tambem, penso que apresentaste bem os numeros, e de-se as voltas que se possam dar, PL’s teem que ser avaliados por golos, e para isso que os contratamos, caso contrario temos paulitos, sporars e outros que tais…
com todo o respeito mas não existe scouting nem opiniões fundamentadas só com análise quantitativa séria, quanto mais fazendo contas de golos por minuto e dizendo que o jogador não vale X porque tem números piores numa liga menos competitiva( com a mesma lógica que utilizaste podia dizer-te que o gyokeres em 21/22 tinha 0,43 golos por 90 e o paulinho este ano tem 0,95 e a partir daqui fazer uma tese que sabemos que é completamente ilusória)
não só porque apenas valoriza o golo, que é apenas parte do que faz um bom avançado, mas porque desconsidera e manipula a envolvência.
a liga grega não presta… mas esquecemo-nos que nós somos a liga grega com 4 outliers. o nível médio é mais baixo que o português( talvez não tanto quanto se pensa) mas a discrepância competitiva é menor e portanto o nivelamento entre equipas maior.
o pana ficou em 4º e não é propriamente uma equipa com um caudal ofensivo avassalador
acho que não era teu objetivo, mas é mesmo por isso que olhar para algumas estatísticas e tirar conclusões gerais é simplesmente falacioso.
volume e frequência, que é o que determinadas métricas avaliam, não equivalem a capacidade.
a capacidade que tem de definir longe de baliza, de orientar no primeiro toque, de manipular defesas com movimentos de corpo, a capacidade que tem de exercer determinadas técnicas de remate, o facto de ser ambidestro… é aqui na grécia, no kuwait e em inglaterra.
ligas inferiores inflacionam e enganam goleadores circunstancialmente. os guarda redes são piores, os defesas cometem mais erros técnicos, as equipas concedem mais espaços, os jogadores são fisicamente menos evoluídos e jogadores que se destaquem nesse capítulo parecem, artificialmente, ser para outros voos. há múltiplos casos.
não é o caso a meu ver. considero que o jogador se destaca por ter recursos que facilmente se transpõe para outro contexto competitivo, e que até podem ser enriquecidos estando numa equipa mais dominadora e mais ao seu nível.
a partir daqui as opiniões podem divergir, mas não faz sentido ter uma posição tão definida e inflexível baseada nessa lógica simplista de números x numa liga pior igual a fraco.
Parece-me que o Sporting gosta do jogador pelas suas características e não tanto pelos números.
Acredito que o clube procure um avançado rápido, que carregue bem a bola, que dê profundidade, que seja batalhador e tenha algum corpo, para funcionar ao lado do Gyokeres e poder ser uma alternativa ao mesmo. Não existem assim tantos avançados com estas características. Talvez o Scout acredite que numa equipa como o Sporting, que procura essa profundidade mas também tem ataque continuado a dá mais oportunidades aos seus avançados que o Panathinaikos, que o Ioannidis consiga dar o melhor dos dois mundos. A capacidade de progredir com bola e os golos.
Não estás a comentar o que eu disse.
Recomendo nova leitura.
Discordâncias reais em relação ao que disseste tenho em relação à desvalorização que me parece que fazes da frequência de ações positivas versus tempo versus competitividade das ligas onde essa frequência ocorre. Obviamente que essa métrica, na minha visão, e na de qualquer scouter profissional e competente, sugere capacidade e é do maior valor.
E acredita, isto é facto, não é opinião.
estou a comentar o exercício que fizeste um dia destes de comparação de golos p/90 entre o paulinho e o fotis que utilizas para dizer que este é uma contratação que foge da lógica do mercado anterior e volta á dos mercados ruinosos. não citando, mas algo dentro desta lógica.
repito que é ilógico ser tão perentório em relação ao fracasso da contratação olhando apenas para números, sem avaliar o jogador qualitativamente, quanto mais para números como golos p/90 que não provam absolutamente nada.
não estou em ala nenhuma, nem há nada pessoal apenas um desacordo de opinião. nada mais.
ninguém está a desvalorizar números.
desvalorizo números inócuos e desenquadrados porque efetivamente valem zero
golos p/90 na liga europa:
fotis ioannidis- 1,04 p/90
rafael leão- 0,58 p/90.
é este o meu ponto
Os números que apresentei provam que não teve um rendimento em participação direta em golos relevante. São factos. Foi o que aconteceu perta das balizas por onde ele andou…
Explicitamente nunca disse que o jogador ia falhar.
Aliás, disse explicitamente que não tinha essa garantia.
Fodasse… É que foi explicitamente!
Eu bem avisei que devias ler melhor…
O que eu digo, e isto é que é MUITO CLARAMENTE, é que eu não arriscava esta contratação com estes dados. Para mim, isto é arriscar demasiado!
Estamos a brincar ou quê?
Não há outro jogador no mundo até 25/30ME (porque podemos pagar isso) que alie ao mesmo tempo caracteristicas certas e números acima de qualquer suspeita?
Temos que nos contentar com este artista que falha logo à partida num dos items mais importantes da checklist porque ■■■■ de razão?
Estamos a falar de 20ME!
E estamos a falar de substituir um jogador para uma posição que fez TODA a diferença nesta época.
É assim que tratamos este tema?
Fodasse esta merda…
não são factos de todo. espero que saibas que a tua definição de participação direta irrelevante desconsiderava a contratação de jogadores que se vieram a tornar ícones do clube.
eu li bem o que disseste. o que digo e reforço é que os teus dados, que para ti são suficientes para dizer que não merecem a contratação, são uma parte ínfima do que uma análise séria e profissional sobre um jogador deve considerar( não estou a dizer que sou eu que a faço, só para que fique claro).