Foi anunciado para este Sabado no Liceu Camoes um forum para adeptos leoninos onde estaria presente FSF.
Aqui cito o relato de uma pessoa que lá foi. Parece que FSF apareceu antes da hora, discursou e foi embora sem ouvir ninguem. Previsivel.
Peço q a moderacao n recoloque este topico até dia 28 pq tem a ver com a votacao da AG nesse dia.
Estive ontem à tarde a assistir ao fórum da AAS no liceu Camões em Lisboa. Infelizmente à hora que cheguei já não fui a tempo de escutar o discurso de Soares Franco que este resolveu antecipar devido a "afazeres pessoais" acabando por falar apenas para os jornalistas e os poucos adeptos que à hora estavam presentes e ainda saiu apressadamente sem que pudessem ser colocadas quaisquer questões sobre aquilo que falou (sobretudo as modalidades), o que deixou os presentes bastante irritados, pois no seu discurso, pelo que me foi dito, voltou a frisar que as mesmas só dão despesa.Quando entrei estava a discursar um membro do conselho leonino, cujo nome já não consegui ouvir, mas que se tratava dum membro da lista de Abrantes Mendes nas anteriores eleições, e não tomando como relevantes as críticas às finanças, falou em tom emocionado da sua ( e da maioria dos sportinguistas) paixão pelas modalidades e deu exemplos de que, apesar de difíceis, os patrocínios são possiveis e que o Sporting não faz tudo o que está ao seu alcance para os conseguir, e que aqueles que consegue nem sempre são bem negociados prejudicando o clube em muito dinheiro.
Seguiu-se o discurso de Amadeu Lima de Carvalho, ora toda a gente sabe que este senhor fez um “excelente negócio” (para ele) na venda do património imobiliário, pois no seu discurso voltou a afirmar que não quis dinheiro pela intermediação mas, por ser sócio do Sporting à mais de 20 anos, quis que lhe fosse pago o montante acordado em acções da SAD (já se vai perceber porquê) e que o Sporting não cumpriu o contrato pois a percentagem da tal empresa da sua mulher seria paga com a entrega dum camarote VIP e o valor do mesmo está a ser-lhe debitado.
Frisou que foi o melhor negócio possivel, que considera a venda do património imprescindível e defendeu até que achava que o estádio devia ser passado junto com a Academia para a SAD para cativar mais e melhores accionistas, que ele pensa investir nas VMOC´s e com ele traz mais investidores importantes de países africanos de língua portuguesa ( ??? ), mas que enquanto sócio defende com unhas e dentes a alteração dos estatutos do clube de molde a que mesmo sem a maioria do capital este continue a controlar os destinos da SAD e da equipa de futebol (não explicou é como é que isso é possível). Defendeu também a existência de 2 entidades no universo Sporting: o clube e a SAD, sendo portanto defensor da extinção de todas as outras empresas do grupo (aqui dou-lhe razão, acabavam-se com alguns “tachos” bem remunerados).Segui-se o discurso dum elemento da mesa do fórum que durou pouco tempo e nada acrescentou.
Depois deste associado veio Rui Meireles, e este embora amordaçado pelo documento que assinou e muito dinheiro que recebeu, não fugiu a certas perguntas.Como muitos de nós já conhecemos as suas posições, vistas e lidas em entrevistas que deu desde que saiu, não foi de estranhar que tenha defendido a venda de património, realçou no entanto que não concorda com a reestruturação tal como está a ser feita, principalmente porque (tal como muitos de nós aqui defendem) está muito mal explicada e que tal como referiu A.Carvalho não percebe onde foi para o dinheiro das vendas (património + jogadores), pois quando saiu o défice bancário era de 237 M€ e agora é de 234 M€, ou seja abateu-se apenas 3 M€ e a subida dos juros não justifica tal diferença.
Ora isto para mim, dito pelo homem que até à pouco tempo dirigiu as finanças da SAD é bastante relevante porque de certeza sabe do que está a falar. Questionado sobre uma possivel extinção da SAD passando tudo de volta para o clube, explicou que tal não é possivel, pois hoje em dia, por muito bem gerido que seja, niuém investe num clube de futebol senão para obter retorno financeiro e isso só é possivel numa sociedade cotada em bolsa e que sem investimento, o clube por si só, não tem meios de comportar tamanha despesa.
Depois discursou outro sócio que falou do ecletismo perdido e da importância do pavilhão para o incremento das modalidades e também como forma importante de angariação de novos sócios (foi o mais aplaudido).
Seguiu-se Rogério Alves que, como advogado que se preze, tem o dom da palavra, falou do passado e de saudosos atletas que tantos titulos nos deram e bateu na mesma tecla do presidente, os jogos das modalidades estão às moscas, os tempos são outros (tal como o presidente insinuou que os adeptos preferem a playstation o que deixou alguns novamente a vociferar) e que apesar de algumas se auto-sustentarem não pagam por si só um pavilhão novo.
E eu digo, pode ter muita razão, mas será que com um pavilhão perto do estádio e jogos de modalidades como o Andebol e/ou Futsal antes dum jogo no estádio, não teriamos o pavilhão cheio, tal como acontecia no antigo?
O grande incremento de praticantes das modalidades traria muitos sócios novos, aumentando a venda do merchandising e posteriormente cativando mais e melhores patrocinios contribuindo assim significativamente para justificar o investimento no pavilhão novo, mas parece que esta direcção não quer investir nos sócios, pretende antes que estes invistam nela, só que estes, como foi possível verificar estão muito divididos, o que só serve para enfraquecer o clube em todos os aspectos.Pelo que me apercebi há quem tenha alternativas a este projecto e não falo só da chamada oposição de Abrantes Mendes e Subtil de Sousa, mas não os quer entregar de “mão beijada” a esta direcção, pois nela não confia. Esperam, dizem, pelo congresso para debater ideias e posteriormente pelas eleições para avançarem, mas eu temo que aí já seja tarde demais.
Na próxima 4ª feira, prevê-se uma AG muito quente e sinceramente depois do que vi e ouvi, não sei se Soares Franco e restante direcção vão conseguir os tais 2/3 para aprovar o seu projecto ou mais uma vez vão passar a bola ao conselho leonino acabando de vez com o “voto na matéria” dado pelos sócio.
p.s. desculpem-me o testamento… [smilie=dizzy.gif]