Forum Leonino este Sabado com FSF - resumo

Foi anunciado para este Sabado no Liceu Camoes um forum para adeptos leoninos onde estaria presente FSF.
Aqui cito o relato de uma pessoa que lá foi. Parece que FSF apareceu antes da hora, discursou e foi embora sem ouvir ninguem. Previsivel.
Peço q a moderacao n recoloque este topico até dia 28 pq tem a ver com a votacao da AG nesse dia.

Estive ontem à tarde a assistir ao fórum da AAS no liceu Camões em Lisboa. Infelizmente à hora que cheguei já não fui a tempo de escutar o discurso de Soares Franco que este resolveu antecipar devido a "afazeres pessoais" acabando por falar apenas para os jornalistas e os poucos adeptos que à hora estavam presentes e ainda saiu apressadamente sem que pudessem ser colocadas quaisquer questões sobre aquilo que falou (sobretudo as modalidades), o que deixou os presentes bastante irritados, pois no seu discurso, pelo que me foi dito, voltou a frisar que as mesmas só dão despesa.

Quando entrei estava a discursar um membro do conselho leonino, cujo nome já não consegui ouvir, mas que se tratava dum membro da lista de Abrantes Mendes nas anteriores eleições, e não tomando como relevantes as críticas às finanças, falou em tom emocionado da sua ( e da maioria dos sportinguistas) paixão pelas modalidades e deu exemplos de que, apesar de difíceis, os patrocínios são possiveis e que o Sporting não faz tudo o que está ao seu alcance para os conseguir, e que aqueles que consegue nem sempre são bem negociados prejudicando o clube em muito dinheiro.

Seguiu-se o discurso de Amadeu Lima de Carvalho, ora toda a gente sabe que este senhor fez um “excelente negócio” (para ele) na venda do património imobiliário, pois no seu discurso voltou a afirmar que não quis dinheiro pela intermediação mas, por ser sócio do Sporting à mais de 20 anos, quis que lhe fosse pago o montante acordado em acções da SAD (já se vai perceber porquê) e que o Sporting não cumpriu o contrato pois a percentagem da tal empresa da sua mulher seria paga com a entrega dum camarote VIP e o valor do mesmo está a ser-lhe debitado.
Frisou que foi o melhor negócio possivel, que considera a venda do património imprescindível e defendeu até que achava que o estádio devia ser passado junto com a Academia para a SAD para cativar mais e melhores accionistas, que ele pensa investir nas VMOC´s e com ele traz mais investidores importantes de países africanos de língua portuguesa ( ??? ), mas que enquanto sócio defende com unhas e dentes a alteração dos estatutos do clube de molde a que mesmo sem a maioria do capital este continue a controlar os destinos da SAD e da equipa de futebol (não explicou é como é que isso é possível). Defendeu também a existência de 2 entidades no universo Sporting: o clube e a SAD, sendo portanto defensor da extinção de todas as outras empresas do grupo (aqui dou-lhe razão, acabavam-se com alguns “tachos” bem remunerados).

Segui-se o discurso dum elemento da mesa do fórum que durou pouco tempo e nada acrescentou.

Depois deste associado veio Rui Meireles, e este embora amordaçado pelo documento que assinou e muito dinheiro que recebeu, não fugiu a certas perguntas.Como muitos de nós já conhecemos as suas posições, vistas e lidas em entrevistas que deu desde que saiu, não foi de estranhar que tenha defendido a venda de património, realçou no entanto que não concorda com a reestruturação tal como está a ser feita, principalmente porque (tal como muitos de nós aqui defendem) está muito mal explicada e que tal como referiu A.Carvalho não percebe onde foi para o dinheiro das vendas (património + jogadores), pois quando saiu o défice bancário era de 237 M€ e agora é de 234 M€, ou seja abateu-se apenas 3 M€ e a subida dos juros não justifica tal diferença.

Ora isto para mim, dito pelo homem que até à pouco tempo dirigiu as finanças da SAD é bastante relevante porque de certeza sabe do que está a falar. Questionado sobre uma possivel extinção da SAD passando tudo de volta para o clube, explicou que tal não é possivel, pois hoje em dia, por muito bem gerido que seja, niuém investe num clube de futebol senão para obter retorno financeiro e isso só é possivel numa sociedade cotada em bolsa e que sem investimento, o clube por si só, não tem meios de comportar tamanha despesa.

Depois discursou outro sócio que falou do ecletismo perdido e da importância do pavilhão para o incremento das modalidades e também como forma importante de angariação de novos sócios (foi o mais aplaudido).

Seguiu-se Rogério Alves que, como advogado que se preze, tem o dom da palavra, falou do passado e de saudosos atletas que tantos titulos nos deram e bateu na mesma tecla do presidente, os jogos das modalidades estão às moscas, os tempos são outros (tal como o presidente insinuou que os adeptos preferem a playstation o que deixou alguns novamente a vociferar) e que apesar de algumas se auto-sustentarem não pagam por si só um pavilhão novo.

E eu digo, pode ter muita razão, mas será que com um pavilhão perto do estádio e jogos de modalidades como o Andebol e/ou Futsal antes dum jogo no estádio, não teriamos o pavilhão cheio, tal como acontecia no antigo?
O grande incremento de praticantes das modalidades traria muitos sócios novos, aumentando a venda do merchandising e posteriormente cativando mais e melhores patrocinios contribuindo assim significativamente para justificar o investimento no pavilhão novo, mas parece que esta direcção não quer investir nos sócios, pretende antes que estes invistam nela, só que estes, como foi possível verificar estão muito divididos, o que só serve para enfraquecer o clube em todos os aspectos.

Pelo que me apercebi há quem tenha alternativas a este projecto e não falo só da chamada oposição de Abrantes Mendes e Subtil de Sousa, mas não os quer entregar de “mão beijada” a esta direcção, pois nela não confia. Esperam, dizem, pelo congresso para debater ideias e posteriormente pelas eleições para avançarem, mas eu temo que aí já seja tarde demais.

Na próxima 4ª feira, prevê-se uma AG muito quente e sinceramente depois do que vi e ouvi, não sei se Soares Franco e restante direcção vão conseguir os tais 2/3 para aprovar o seu projecto ou mais uma vez vão passar a bola ao conselho leonino acabando de vez com o “voto na matéria” dado pelos sócio.

p.s. desculpem-me o testamento… [smilie=dizzy.gif]

Assim é que eu gosto! Soares Franco num quê? Forum? Mas Forum não indicia diálogo??? Ensinaram-me em puto que para haver diálogo era preciso haver pelo menos duas pessoas para falar…

"
Lima de Carvalho acusa presidente

Amadeu Lima de Carvalho, o empresário que esteve envolvido na venda do património não desportivo, assumiu novo protagonismo ao acusar o presidente do clube, Filipe Soares Franco, que já tinha abandonado a sala, de traição. “Apoiei Filipe Soares Franco, e ele não está a cumprir comigo. Tratam mal o Rui Meireles, correram com ele e pagaram-lhe uma indemnização para pôr lá um primo do presidente com o mesmo salário. Nunca mais vou apoiar Filipe Soares Franco. Ele enganou-me. Traiu-me, a mim e aos sportinguistas", afirmou, levantando dúvidas sobre o destino do dinheiro da operação em que participou. "Esta Direcção anda a enganar os sportinguistas. Em Maio de 2006, antes da alienação do património não desportivo, o passivo, e falo apenas no que diz respeito à banca, era de 237 milhões, e agora é de 234 milhões. O negócio da venda foi o melhor que o Sporting podia ter feito, mas não se compreende como, dois anos depois, apenas foram amortizados três milhões de euros! Onde está esse dinheiro? É essa a pergunta que tem de ser feita.” Declarando-se disponível para investir na SAD, Amadeu Lima de Carvalho apelou para os sócios para que votem contra a proposta da Direcção na assembleia geral do próximo dia 28, uma vez que considera que o projecto de reestruturação financeira submetido a escrutínio pode “acabar com o clube”. Relativamente ao negócio em que esteve envolvido, garante não haver razão para críticas e revela diferendo com os actuais dirigentes: “Não recebi um euro da venda de património. Estou inibido de entrar num camarote, porque o Sporting não cumpre os seus compromissos.” Nuno Paiva, conselheiro leonino eleito na lista derrotada, foi outra das vozes mais críticas: “O Conselho Leonino é o órgão mais fantoche de qualquer clube.”
"
Fonte: http://www.ojogo.pt/24-94/artigo720801.asp

É preciso, realmente ser-se muito grande para sobreviver a tantos anos de roubo, burrice e incompetência, mas sinceramente já começo a ter vergonha :-[

Não tenhas… Quem a devia ter, não a tem! :wink:

Alguem faz alguma ideia quem seja esse primo de FSF q tomou o lugar de Rui Meireles? As noticias da altura diziam que tinha sido substituido por Rita Figueiredo que já pertencia ao departamento juridico.

É um tal Carlos Fonseca, que foi contratado pouco tempo depois da saída do Meireles, para desempenhar praticamente as mesmas funções que este tinha.

Um vulgo tacho para o seio familiar… Com um pouco de sorte este trabalha 2 horas por dia! :wall:

com um pouco de sorte, trabalha 2 horas por dia e é adepto do carnide como a prole do girafa

Das poucas idéias de jeito que o Jorge Gonçalves teve foi precisamente querer extinguir o Conselho Leonino. Bastava meia dúzia de “sábios” para dar conselhos e (para o melhor e para o pior) passava-se o poder decisório que este ainda possui para a Direcção, juntamente com a responsabilização (mesmo em termos penais) que isso acarretaria.

Aqui o historial do primo do FSF
"
Carlos Fonseca e novo director financeiro
16-11-2007 por Bruno Roseiro
Fonte: Record

GRUPO EMPRESARIAL DO CLUBE DE ALVALADE JÁ TEM SUBSTITUTO PARA RUI MEIRELES

Carlos Fonseca e novo director financeiro

Carlos Eduardo Arantes Pedroso Fonseca, 53 anos, licenciado em Administração e Gestão de Empresas é, desde o passado dia 1, o novo director administrativo e financeiro da Sporting Património e Marketing, estendendo a sua acção não apenas a esta sociedade, mas a todas as empresas do universo Sporting, a quem prestará consultoria.

Com ligações familiares ao presidente do clube, Filipe Soares Franco, Carlos Fonseca chega ao Sporting pela mão de Filipe Nobre Guedes, principal responsável pela reestruturação do modelo organizativo do clube, que, após a saída de Rui Meireles, terá identificado carências nas áreas de contabilidade, fiscalidade, controlo de gestão e serviços gerais. A médio/longo prazo, o novo director administrativo e financeiro será também responsável pela área dos recursos humanos.

A nomeação deste licenciado em Administração e Gestão de Empresas tem sido mantida em segredo e nem sequer foi comunicada à CMVM, já que, ao contrário do seu antecessor, Fonseca não terá qualquer ligação ao mercado. Nem mesmo ao de jogadores. Contratações e dispensas estão-lhe vedadas.
"

Interessante. Comeca a parecer que as comadres se estao a desentender… alvez se saibam algumas verdades, mas a verdade e que , tal como com o DC, muitos destes discursos apaixonados de alguns deles tresandam a ressabiamento a distancia… :arrow:

O FSF e que continua um expert em relacoes publicas, faz tudo para ajudar a causa dele… :arrow:

Acho hilariante bocados como este, do Rui Meireles:

... Questionado sobre uma possivel extinção da SAD passando tudo de volta para o clube, explicou que tal não é possivel, pois hoje em dia, por muito bem gerido que seja, niuém investe num clube de futebol senão para obter retorno financeiro e isso só é possivel numa sociedade cotada em bolsa e que sem investimento, o clube por si só, não tem meios de comportar tamanha despesa. ...

Pena nao referir o pequeno pormenor que se a SAD acaba-se o mais certo era o Sporting ir para aos distritais e comecar de novo, e ja agora, Barcelona e Real Madrid? Claro que a liga e outra, mas tendo em conta os investimentos (0) no Sporting , nao me parece que fizesse grande diferenca. Pera, fazia, nao estava o clube em vias de potencialmente perder o controle do que da $$$.

E parece que veem mesmo ai os petro-dolares Angolanos…

in Record:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=788092&idCanal=24

Soares Franco: «Só o futebol consegue gerar receitas» MANTER O ECLECTISMO RETIRA COMPETITIVIDADE...

Filipe Soares Franco marcou presença na abertura do fórum “Sporting: Tradição e Evolução” e realçou as dificuldades com que o clube se debate, lançando reflexão profunda aos sócios sob uma premissa muito concreta – “manter o eclectismo retira competitividade ao futebol”.

Recordando as dificuldades financeiras de todos os conjuntos portuguesas nos últimos anos e reforçando que “o Sporting perdia sistematicamente dinheiro”, o líder destaca que “só o futebol consegue gerar receitas, até porque não é fácil encontrar patrocínios para as modalidades”. Porque, “mesmo que elas se consigam equilibrar, não pagam o investimento no multidesportivo”.

“Temos de ser pragmáticos e não podemos vender ilusões. 1 euro que se gaste em juros é menos 1 euro que existe para investir. Mesmo que dupliquemos as receitas de quotização – o que dará 5 milhões – isso não chega a 80 por cento do que o Benfica gasta…”, explica no contexto da dimensão do futebol nacional na Europa. “O futuro obriga-nos a ser mais competitivos”, completa.

Por fim, Franco deixa recados… internos. “É bom olhar para o futuro com os pés assentes na terra. E não falar com tanta agressividade como se tem visto… O Sporting é demasiado grande para se permitir às guerras internas”, diz.
Autor: BRUNO ROSEIRO
Data: Domingo, 25 Maio de 2008 - 09:54

Eu gostava de saber com que cara é que esta direcção alardeia que o Sporting é a maior potência desportiva nacional (é por causa do ecletismo) e ao mesmo tempo quer reduzir a força das modalidades, e já pôs o pavilhão na gaveta, faltando a uma promessa eleitoral. Já não tenho palavras para qualificar esta gente, que cada vez me provoca mais repulsa. Esta gente não acrescenta nada ao Sporting, só tira. Vendo os desaguisados entre as “comadres”, torna-se evidente que o Sporting precisa de uma VASSOURADA! Isto só lá vai com uma regeneração dos quadros dirigentes e tem de começar JÁ no dia 28, com a reprovação da "restruturação. Veja-se só o topete de quem falhou nas promessas que fez e agora vem pedir aos sócios para perderem tudo o que resta, porque senão o Sporting não é governável! É não ter vergonha NENHUMA.

Leiam o Expresso desta semana, porque tem lá uma entrevista a Soares Franco, bem como uma reportagem que nos interessa directamente, porque coloca em causa a idoneidade da empresa que audita as contas da SAD. Ora se no caso do BCP, que é de muito maior responsabilidade, esta empresa não é fiável, como se pode confiar nas contas que a SAD e clube apresentam? Não se pode, de todo. :naughty: O Sporting TEM de ter uma auditoria independente. Este é o ponto de partida essencial. Antes de se actuar, tem de se saber a VERDADE das contas do grupo Sporting.

Eu fui lá com o 182, e foi uma vergonha tanto a participação(?) do presidente(?). Chegou lá, falou,foi se embora.

A palavra mais usada foi a Playstation.

Gostei da 1ªparticipação de Amadeu Lima de Carvalho e das 2 de Nuno Paiva, que respondeu sempre sem papas na lingua. Foi pena não estarem lá as pessoas acusadas para responderem( ou quiça, foram se embora para se safarem…).

De resto, parabens á organização e que continuem a organizar eventos destes…

Essa história do passivo do Sporting ser de 237 de milhões em 2006 e 234 agora é uma autêntica aberração.

Foi público na altura que o passivo do Sporting rondava os 277 milhões, como foi referido dezenas de vezes pelos membros da direcção e pela própria imprensa. A isso chama-se enganar os sócios. Como vêem, não é só o SF que supostamente o faz…

Estive a ler a noticia sobre este tema no Jogo e pelos visto não foi bonito de ver o reencontro entre o FSF e Meireles.

Já agora a noticia diz ainda que o homem não pode ficar até ao fim porque foi a um funeral…

O Fórum promovido pela Associação de Adeptos Sportinguistas, que ontem teve lugar no Auditório Camões, em Lisboa, ficou marcado por alguns encontros e desencontros que tiveram assinalável significado. O presidente do Sporting, cuja presença teria como ponto alto a intervenção que daria início aos trabalhos, [b]chegou à hora marcada, mas não pôde prolongar a sua estadia para além desse discurso, uma vez que abandonou de imediato o local para assistir a um serviço fúnebre[/b], não podendo, por isso, responder às graves acusações que lhe foram feitas pelo empresário Amadeu Lima de Carvalho e pelo conselheiro leonino Nuno Paiva [ver peça nesta página]. Contudo, logo quando Soares Franco se preparava para partir, acabou por se cruzar com Rui Meireles, que chegava um pouco atrasado - perdeu a intervenção do presidente. [b]Neste primeiro frente-a-frente desde que o segundo saiu das empresas do grupo e multiplicou críticas à actual gestão em diversas entrevistas divulgadas pela Comunicação Social, O JOGO registou a troca de palavras entre o presidente e o ex-funcionário. A expressão de Franco, visíveis nas fotos impressas nesta página, indica a indignação do líder da Direcção leonina e dá a entender que a conversa foi acalorada, isto mesmo se, mais tarde, Meireles classificou o momento como uma mera "troca de impressões". [/b] Terminada a conversa, o antigo líder da Comissão Executiva da era Dias da Cunha entrou na sala para participar no Fórum, ao qual assistiu ao lado de Lima de Carvalho.

Jogo Online 25-Maio-2008

Ontem, quando soube que o Lima de Carvalho ia falar ao fórum, fiquei completamente banzado. O que levaria uma pessoa com fama de ter enchido os bolsos à custa do Sporting, falar para uma plateia de Sportinguistas?

Hoje, após ler estas declarações percebo a razão de ele ter ido lá. Foi lá cascar forte e feio numa direcção que, aparentemente, tem mais oposição do que eu imaginava.

Fica a questão, será que o Amadeu está a pensar candidatar-se ao Sporting? Será que descobriu um potencial candidato que, vencendo as eleições, lhe dará uma maior margem de manobra para que ele consiga trazer os amiguinhos e respectivos petrodólares para cá?

Há já muito tempo que não ficava tão perplexo com as declarações de uma pessoa ligada ao Sporting…

ps: Dia 28 vai ser giro vai!

Ele quando um dos partipantes se referiu a esse facto de ele se candidatar eventualmente, ele abanou a cabeça e disse que não…

BmG1906

Ficaste a saber mais uns nomes da equipa do SCP campeã em 1974 que estava naquele poster ou já esqueceste? 8)

P.S.: Obrigado por terem aparecido. Basta de palavras e temos de passar aos actos e, para isso, é preciso levantar o rabo da cadeira como fizeram :great: