Formatar PC

Tenho aqui um PC que não utilizo desde julho. Mas agora, quando tento liga-lo, nem entra no windows. Como posso fazer para formata-lo? Ainda ha hipoteseS?

Tens CD do Windows XP?

Vais ao BIOS (carregar em Delete continuamente após ligar o PC) e colocas no BOOT que queres que o PC leia o CD no arranque. Reinicias. Depois é só seguir as instruções.

Nunca é demais dizer que a formatar o disco perdes tudo o que lá está.

Sim, eu sei, mas tenho que formatar este PC porque o portátil estar sempre em off, e tenho que mandar para a HP (em Espanha). Mas obrigado pela dica, vou tentar.

Depois de instalado o sistema operativo, e no caso do CD ser uma cópia, desliga as actualizações automáticas e procura no Google AutoPatcher. Instalas isso e ficas com o SO actualizado.

Outra solução é instalar Ubuntu ou outra versão Linux.

Pois, mas ao instalar o windows estou a ter um problema. Ou seja, quando ele faz o reboot para continuar as instalações aparece-me o seguinte erro:
STOP: c00000221 {Bad Image Checksum}
The image wldap32.dll is possibly corrupt. The header checksm does not match the computed checksum.

Sabes o que pode ser isto?

Não, mas primeiro limpa bem o CD. Se continua a não dar, pode ser mesmo ficheiro danificado. Nesse caso, procura outro CD que tenha Windows.

desculpem desenterrar o topico mas era desnecessario abrir um novo

eu preciso formatar o pc. preciso do cd do windons ne? e mais alguma coisa? ja me falaram das drives…preciso de instala-as ou é automatico?

ja agora como formato LOL

As drivers podes saca-las depois de teres o windows instalado. Formatar é que não te posso ajudar :stuck_out_tongue:

Para Formatar o PC, introduzir o cd do Win XP na drive, reiniciar o PC…
quando o pc está a ligar-se, irá aparecer a mensagem: “Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD…”

[u]Se esta mensagem nao aparecer é porque o Boot CD da BIOS não está activado. Se nao estiver,vais a BIOS… ou seja logo quando ligas o pc carregas varias vezes no DELEtE ou F10/12 e quando aparecer o ecran azul estas na bios… depois procuras o menu CMOS Configs (algo assim pareciso) e vais encontrar la dentro BOOT (ordem do boot) e alteras essa opçao até ficar assim CD-ROM,C:,A:

[b]1. Quando arranca a instalação do Windows vai-se deparar em primeiro lugar com um menu de Boas Vindas ao programa de configuração. Aí clique no Enter para dar inicio ao processo de instalação do Windows XP.

  1. Vai surgir uma janela que mostra o contracto de licença do Windows XP. Vamos concordar com o mesmo e como tal damos um clique em F8.

  2. Neste caso em concreto não temos nenhuma partição no disco rígido, e tudo o que temos de fazer é carregar na tecla Enter, mas podíamos ter. Ora nesse caso em vez de nos surgir uma janela na qual aparece a informação Espaço não particionado, teríamos uma informação do género: “C: Partição 1 [FAT32] (ou [NTFS] “. Ora neste caso para a eliminar teríamos que carregar na tecla e de seguida quando aparecesse um novo ecrã a dizer que a partição que pretendemos eliminar é uma partição do sistema, carregávamos em Enter. Agora após eliminar a partição irá obter um ecrã que diz Espaço não particionado. Carregue na tecla Enter.

  3. É nesta nova janela que vamos definir o espaço que queremos dar a partição. Podemos criar uma partição que use todo o espaço do disco rígido ou então por exemplo criarmos uma só com metade do espaço disponível. Neste tutorial vamos definir o espaço máximo. Ou seja se o espaço disponível no disco rígido é de 15351 MB criamos uma partição com 15351. Ou seja se tiver um disco de 40351 MB, 40GB, o tamanho da sua partição será 40351. Carregamos agora na tecla Enter para criar.

  4. Agora irá aparecer um ecrã com a informação “C: Partição 1 (Novo ). Carregamos na tecla Enter.

  5. No novo ecrã escolha a opção Formatar a partição utilizando o sistema de ficheiros NTFS. Podemos também optar por uma formatação rápida mas recomendo a terceira opção. Ou seja em NTFS e não rápida. Porque razão devemos escolher NTFS? Bem, em primeiro lugar é um sistema bastante mais seguro e além disso suporta ficheiros com mais de 4GB, coisa que não acontece com a FAT. Este aspecto é particularmente útil para todos aqueles que trabalham com edição de vídeo e afins. Após seleccionar a opção pretendida com os cursores carreguamos em Enter.

  6. Irá ter inicio a formatação. Dependendo da dimensão do disco este processo poderá levar de 5 a 30 minutos ou até mais.

  7. Após o disco estar formatado e os primeiros ficheiros estarem copiados o computador vai ser reiniciado.

  8. A instalação do Windows XP vai ser retomada. Aguardamos. Vão sempre sendo indicados os minutos que faltam para que o processo de instalação fique concluído.

  9. Quando surgir a janela para definir as opções regionais e de idioma uma vez que esta versão do Windows XP é em Português não terá de fazer qualquer tipo de alterações e pode dar-se um clique em seguinte. Mas podia-se dar o caso de o Windows ser em Inglês e ter que alterar algumas definições.

  10. Na próxima janela temos que introduzir o nome (e se desejar-mos o nome da empresa, não é obrigatório) Clicamos em Seguinte.

  11. Agora temos que introduzir o número de série do Windows.

  12. De seguida temos de introduzir o nome do computador. Escolhemos um nome que quisermos. Não esquecer: que não pode ter mais do que 15 caracteres nem espaços.

  13. Agora caso seja necessário acertamos os aspectos relativos à data e hora e também ao Fuso Horário. Na versão portuguesa não é necessário alterar o Fuso horário, mas no caso de a versão ser Inglesa iria aparecer Pacific Time (US & Canada); Tijuana e teria que se alterar para (GMT) Meried. Greenwich; Lisbon.

  14. Agora é só aguardar enquanto o Windows XP é instalado.

  15. Assim que o Windows estiver instalado vai aparecer uma janela de Boas Vindas ao sistema operativo da Microsoft. Clicamos em seguinte.

  16. Agora irá surgir uma janela que nos questiona acerca da forma como nos vamos ligar à Internet. Se possuirmos uma ligação ADSL escolhemos ignorar uma vez que o teremos que instalar posteriormente o Modem. No caso de possuirmos um operador por cabo como a Netcabo então escolhemos Rede Local (LAN). Clicamosem seguinte.

  17. Agora na Configuração da ligação de banda larga colocamos um visto na opção Obter um IP Automaticamente e também em Obter o DNS Automaticamente.

  18. Agora vai aparecer uma janela que nos pergunta se pretendemos activar o Windows ou não? Podemos activá-lo logo aqui ou então fazê-lo mais tarde. Logicamente, se pretendermos activá-lo escolha a opção Sim, activar o Windows através da Internet agora, caso contrário seleccionamos a opção Não, lembrar-me periodicamente. Clicamos depois em seguinte.

  19. A instalação do Windows está praticamente concluída. Resta-nos apenas indicar o nome ou nick que iremos usar no computador. Agora antes de mais é importante que tenhamos instalada no computador uma firewall. É que caso contrário quando estivermos a fazer as actualizações do Windows poderemos deparar-nos com uma janela muito chata que nos vai indicar que o seu computador vai ser reiniciado dentro de 60 segundos e depois lá se vai a actualização por água abaixo além de ficar infectado pelo Blaster. Se possuirmos soluções da Panda ou da Norton instalamos.

  20. Iniciar-> Todos os Programas-> Windows Update
    e basta fazer os Updates.

Quanto as drivers, tens que saber a marca da tua Motherboard, e no site da mesma tens disponível todos os drivers necessários para o bom funcionamento do teu computador!

:slight_smile:

muito obrigada mm!!! andei a procura de tutoriais mas nc encontrei um tao bom!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

tou com 2 problemas lol

1º nao sei da key do windows mas tenho este windows instalado no portatil. ha maneira de saber a key?

2º acho que a placa grafica nao esta instalada. como faço?

Eu acho que o meu pc não veio com cd do windows vista agora que penso nisso

mas tens o cd do windows?

Quanto à Key, basta fazeres o download de esta aplicaçao de 41Kb

[url]http://www.nirsoft.net/utils/produkey.zip[/url]

Quanto à gráfica, qual é a marca dela? é onboard?

quanto a grafica nao sei…mas diz-me uma coisa radeon X1650 é grafica?

Sim é o modelo da gráfica. Vais a este site [url]http://ati.amd.com/support/driver.html[/url] e escolhes o teu sistema operativo, depois escolhes “Radeon” no caso da tua gráfica não ter funções de captura de video e depois procuras pelo modelo que possuis. No caso de teres um portatil tens de escolher “Mobility Radeon”. Qualquer duvida diz.

e que faço depois? é so instalar?

eu acho que ja ta instalado.

nao tenho som lol some help please

ja devem ter percebido que sou mm noob :inde:

Para teres som tens que saber a marca da tua motherboard e ir ao site da mesma buscar os drivers de áudio adequados à versão dessa!

edit: ja tenho soooommm

gracias