[Formação] Futsal

https://x.com/SCPModalidades/status/1931824370025955512

3 Curtiram

dar os meus parabéns à nossa equipa de sub-19 pela vitória no jogo 4 da Final do Playoff do Campeonato Nacional de Sub-19 e com ela terem conseguido alcançar o Tri !

dizer algumas coisas sobre estes jogos da Final do Playoff :

estes 2 últimos jogos > o jogo 3 e o jogo 4, já foram jogos com um resultado mais próximo e mais uma vez digo aquilo que já tinha dito a seguir aos 2 primeiros jogos :
pelo que conheço da qualidade individual dos jogadores das duas equipas, estes resultados mais equilibrados, a meu ver, traduzem melhor a diferença que há entre a qualidade dos jogadores de ambas as equipas,
não acho que haja assim uma diferença de qualidade ( pelo menos individual ) tão grande entre os jogadores de ambas as equipas que justificasse os resultados tão disnevelados ( ou uma vantagem assim tão grande a favor da nossa equipa ) que se verificaram nos 2 primeiros jogos,
acho que os resultados destes 2 últimos jogos demonstram ou refletem melhor e são mais próximos da realidade que há entre os jogadores dos dois lados

nós temos vários jogadores com grande qualidade individual e temos uma muito boa equipa,
mas os vermelhos também têm alguns jogadores com grande qualidade individual ( e que se tiverem um bom plano de futuro para eles e se eles forem bem trabalhados e se conseguirem evoluir bem, podem vir a dar bons jogadores também a nível sénior daqui a umas épocas )

dos juniores de 2o ano da nossa equipa, aqueles que me parece que têm mais possibilidades de poderem vir a ser jogadores importantes também a nível sénior e vir a estar na nossa equipa principal daqui a umas épocas são : o Leonildo e o Renato Almeida,
depois, numa 2a linha, coloco o Tomás Silva, o David Paulino, o Bangura, o Arthur Saraiva, o Kiko e o Eurico Cunha que não me parece que, no futuro, venham a estar na equipa principal do Sporting ( mas nunca se sabe, podem evoluir para níveis que por agora não se espera tanto,
a este propósito ou um caso destes > está a ser o do Luís Fernandes ),
há que continuar a acompanhá-los e a estar atento à evolução deles agora a nível sénior,

foi um título justo, a nossa equipa foi melhor no conjunto dos 4 jogos da Final do Playoff, já tinha ficado em 1o lugar na Fase Regular e por isso mereceu ganhar este Campeonato,

parabéns a todos !

para a próxima época, vão transitar alguns ou quase todos aqueles que foram juniores de 1o ano esta época,
destaques, para mim, para > o Tiago Rodrigues, o Luís Montes e o Miguel Malhão ( caso consiga ter mais continuidade ),
dos que jogaram menos esta época, tenho boas perspetivas para a próxima época para um jogador que aprecio e espero que ele possa “explodir” > o Vasco Martins, vejo grande potencial nele,
vamos ver se ele corresponde a estas minhas expetativas para com ele

esta geração não tem muitos jogadores com muita qualidade individual, tem só alguns
por isso quer-me parecer que será precisa muita “ajuda” dos que são esta época juvenis de 2o ano e que vão subir para os juniores e na verdade é uma geração muito boa que será capaz de dar essa “ajuda” onde, para mim, o destaque vai para > o Tomás Nogueira, o Bruno Jorge e o Rafael Ruela, mas há mais também com boa qualidade

esta junção estou em crer que fará que tenhamos novamente uma equipa bem forte para atacar o Tetra na próxima época,

curiosidade ainda para ver o que poderá acrescentar à nossa equipa o reforço que já se sabe que vai chegar do Ferreira do Zêzere > o Nuno Antunes,
os indicadores que tenho dele são bons > um miúdo que ainda sendo juvenil de 2o ano esta época já foi levado para os jogos da equipa principal e que até chegou mesmo a jogar 2 jogos, promete

1 Curtiu

acho que ainda nenhum Colega referiu aqui no Tópico este reforço

mas, para a nossa equipa de sub-17 para a próxima época, para além do Dinis Berardo ( tudo indica que promete ser um grande reforço ),
parece que também virá mais um reforço > um jogador vindo da Quinta dos Lombos ( agora assim de repente não me lembro do nome dele )

Ruben Meireles

2 Curtiram

Sub15 perdem a final

https://x.com/SCPModalidades/status/1932769796363596251

Há notícias quais serão equipas para onde irão os jogadores que terminaram a formação? O Renato Almeida pelas vezes que foi chamado à equipa principal, penso que pode ficar no Sporting, fez até mais um jogo que o Andry Dzyalo.

Sabes quando é o próximo jogo dos juvenis? um eventual terceiro jogo tb seria no JR?

obrigado.

notícias nos meios de comunicação social que tenha visto, acho que não há

o que se sabe até agora é por alguns Colegas aqui dos Tópicos do futsal que costumam estar bem informados sobre estas questões :

na próxima época, o Leonildo vai para os Leões de Porto Salvo, vai ocupar o lugar no plantel deles que era do Bruno Maior ( que vai regressar ao Sporting e ficar no plantel da nossa equipa principal )

já agora a este propósito, embora o Andry Dzyalo esta época já não fosse jogador da nossa formação, dizer que o Andry Dzyalo também vai para os Leões de Porto Salvo, vai ocupar o lugar no plantel deles que era do Pedro Santos ( que também vai regressar ao Sporting e ficar no plantel da nossa equipa principal )

pelo que disse o Colega > o ‘Jone’ lá no Tópico do nosso futsal,
relativamente ao Renato Almeida há a possibilidade de também ir para os Leões de Porto Salvo ( deve ser para ir ocupar o lugar que vai ser deixado pelo Mamadu, que vai para o Braga ),
mas o Renato ainda não é certo que vá mesmo para lá porque pelo que percebi o Sporting está interessado num jogador duma equipa do 1o escalão do futsal português e há a possibilidade do Renato ser incluído nesse possível negócio e se esse jogador vier mesmo para cá, o Renato vai para lá para essa equipa emprestado ( e já não iria para os Leões de Porto Salvo )

1 Curtiu

É Hoje 21:00 h no PJR

que vamos ser campeões Juvenis (não será necessário o 3 jogo :wink: no PJR sim

Tb dá na Sporting Tv

1 Curtiu

Ontem na transmissão do canal 11 levantaram a poeira de um possível empréstimo do Eurico Cunha aos Leões :man_tipping_hand:

1 Curtiu

o Tomás Silva, sempre se confirma para onde era para ir ?

Juniores concordo que os 2 primeiros jogos não espelhavam a real diferença … o 3-1 final até foi mais desnivelado do q previ no início da época.

Mas estou tranquilo com o futuro

Benfica tb vai perder 7 atletas cruciais
2 Redes - Carrera + Tomás
2 Fixos - Diogo Loureiro + Ruben Jorge
2 Alas - Simão Cordeiro + Casaca
1 Pivô - Insaly

Sporting Perde 8 Atletas 2 ano
2 Redes - Eurico + Kiko
1 Fixo - Injai
3 alas - Renato + Tomás + Paulino
2 Pivô - Arthur + Mohamedi

Aparenta alguma Vantagem do Benfica pq mantém a geração 07 que tem mais minutos/competição nos sub19 (mas que agora tb sentiu o sabor amargo da derrota) vs a nossa .

mas nos atletas que sobem dos juvenis deles serão poucos o SCP leva vantagem em qualidade e quantidade tb.

Aliás ficamos com mt boa base para pensar até no Pentacampeonato juniores

Mas Nós na perda destes q serão seniores para o ano tb ficamos bem

• Temos actualmente 9 q serão de 2 ano
    Fixos Guina + Simao
    Alas Tiago + Malhão + Montes + Vasco + Marçal
    Pivô Ruela 08 + Peça

• E tb temos 9 juvenis de 2 ano de qualidade
    Redes Miguel + Pedro
    Fixos Nogueira + Gonçalo
    Alas Bruno + Rufino + Frade
    Pivô Abreu + Kevin

• reforços 1 já anunciado
  • algum …
    Plantel >20 se todos ficassem, gerivel ?eu duvido e isso tb faz parte mas veremos .

Até pq temos tb ainda Juvenis 1 ano q têm mostrado mta evolução e bom potencial como João Carvalho , Santiago , Arthur e Rufino etc …

Mas tudo indica que ficamos com mt boa base para pensar até no Pentacampeonato juniores :sweat_smile: o escalão pré seniores q na prática é o q mais interessa .

Mas hoje é apoiar ver os Kids juvenis serem campeões acabando finalmente a “malapata” e perceber a qualidade q existe (e muita) para aportarem a juniores . Para Depois ficam outras análises .

Tranquilidade e Foco Total !
Formar a ganhar !!
Hábitos de competição e de vitória !!!

1 Curtiu

deixar aqui no Tópico da formação do futsal do Sporting uma palavra de conforto à nossa equipa de sub-15

não conheço muito bem as duas equipas : nem a nossa, nem a dos vermelhinhos,
só conheço melhor os principais jogadores das duas equipas ( aqueles que têm melhores números e aqueles que costumam ir à Seleção Nacional desta categoria ),
mas, pelos resultados entre as duas equipas ao longo desta época, dava para ver que eles seriam os favoritos nestes jogos da Final do Playoff do Campeonato Nacional de Sub-15,
confirmou-se a teoria ou esta previsão > eles ganharam 2-0 em jogos e foram campeões nacionais de sub-15

mas tenho de deixar aqui uma palavra de reconhecimento à nossa equipa,
a dada altura desta época, devido aos resultados entre as duas equipas terem sido algo desnivelados ou tão desequilibrados a favor deles ou com vantagens algo significativas para eles, cheguei a pensar que os jogos da Final do Playoff fossem mais desequilibrados ou com vantagens maiores nos resultados para eles,
não se confirmou isso, a nossa equipa pareceu-me ter evoluído bem com o aproximar do final desta época e possivelmente chegou na sua melhor fase a estes jogos da Final do Playoff,
é certo que perdemos 2-0 em jogos, mas no 1o jogo, em casa, perdemos pela margem mínima e no 2o jogo, fora, empatámos e só perdemos nos penaltis, fomos competitivos ( algo que durante a época confesso que cheguei a temer que não conseguíssemos ser ), lutámos até ao fim pela vitória, não conseguimos, eles foram melhores

para o futuro, há que tentar reforçar esta geração para dar mais jogadores com qualidade a esta equipa, mas temos aqui alguns bons valores

continuar a trabalhar para melhorarem no futuro, com alguns reforços de qualidade esta equipa, daqui a 2 anos quando forem juvenis de 2o ano, será ainda mais capaz de lutar e quem sabe até mesmo ganhar o Campeonato Nacional de Sub-17

força miúdos, nada acaba aqui, haverá mais oportunidades lá para a frente para conseguirem ganhar

1 Curtiu

só duas considerações ao teu comentário :

esta geração dos vermelhos que na próxima época será júnior de 2o ano é muito forte mesmo e isso tem se visto ao longo das épocas para trás, eles têm sido sempre campeões nacionais,
no entanto, não quero com isto dizer que eles na próxima época vão ser de certeza campeões nacionais de juniores, não, mas têm um ascendente ( que esperemos que seja só teórico e não se confirme na prática ),

os contextos serão diferentes, os miúdos evoluem e melhoram, nós teremos também uma grande equipa ( embora possivelmente mais dos melhores possam ser de 1o ano, no entanto, chegados aos juniores esta questão de serem de 1o ano e de 2o ano já não parece ser uma questão assim tão fundamental, as diferenças físicas já não se notam assim tanto como nos escalões mais baixos ou anteriores ), penso que será muito equilibrado, vamos ver como será

o António Rufino penso que esta época é juvenil de 2o ano, portanto na próxima época subirá aos juniores e será júnior de 1o ano, não ?

1 Curtiu

Sim Rufino será tb Júnior

Para mim estilo etc é um mini Tomás Silva com a devida diferença de 2 anos idade veremos o futuro

1 Curtiu

Juniores 25/26 será equilibrado tb normal isso acontecer mas este ano tb seria (indiquei 50/50 55/45% no início época e foi 3-1 no final)

Neles subirão poucos a juniores de um plantel de >20 <30%
2- Vasco redes e Guerra aquisição
3- Fixo Spinola que gosto mt ,
4- Fixo Diogo já habitual tb
5- Camala ala que tem perdido relevância ,
6- TT ex Amsac interessante mas inferior a um frade por ex
7- Bernardo ex Scut pivô q gosto mas mt inferior a Ruela,
8- ex caxinas …
9- ex Casal Velho 09… Gaspar juvenil
10- ex …

Em Redes não ficamos nada a perder
Fixos muito menos