[Formação] Futebol Feminino

:lion: Madeleine Gerretsen…entre as convocadas.

Sporting CP 20-0 Sintrense

https://x.com/FutFemSCP/status/1982854808643178612

https://x.com/FutFemSCP/status/1983579854680326459?t=SAjUobiLlV6aUcbvCiStZg&s=19

Contrato de formação para Inês Fonseca

Por Sporting CP
29 Out, 2025

Futebol Feminino

Médio da equipa B está no Clube desde 2018

O Sporting Clube de Portugal continua a valorizar a sua formação e Inês Fonseca é o mais recente exemplo. A centrocampista de 18 anos representa o Clube desde 2018, tem alinhado pela equipa B nas últimas temporadas e, agora, assinou um contrato de formação.

“Tenho evoluído muito e o Sporting CP tem-me ajudado” tanto dentro como fora de campo, reconheceu Inês Fonseca em declarações aos meios de comunicação Leoninos após a assinatura.

“Gosto de levar as coisas com leveza, mas quando se entra em campo tudo se torna mais sério. Sou uma jogadora focada, dou o máximo de mim e gosto muito de comunicar com as minhas colegas”, descreveu-se a médio verde e branca que de Leão ao peito já se sagrou Campeã de juniores (2022/2023). Um momento que escolhe como o melhor que já viveu até então na formação do Sporting CP.

“Tivemos muitas jogadoras lesionadas, mas conseguimos porque tínhamos um balneário muito forte e uma equipa técnica que nos ajudou muito. Aprendi que temos de lutar por tudo o que queremos”, sublinhou.

O sonho que guia Inês Fonseca é o mesmo de todas as jovens jogadoras, ou seja, chegar à equipa principal, e sabe que no Sporting CP as oportunidades podem surgir, até porque tem em Maísa Correia um exemplo bem próximo. “Chegámos cá no mesmo dia e vê-la no patamar mais alto é um orgulho enorme. Significa que o trabalho e o esforço compensam”, concluiu a médio de 18 anos, a mais recente futebolista a assinar contrato de formação.

Sporting CP 19-0 Futebol Benfica
(Madeleine Gerretsen = 5 golos)

https://x.com/FutFemSCP/status/1985411308674531823

Carolina Jorge é reforço para a formação

Por Sporting CP
05 Nov, 2025

Futebol Feminino

Futebolista de 15 anos vem do FC Ferreiras. Faz o flanco esquerdo, tanto a lateral, como a avançada

Carolina Jorge é reforço para o futebol de formação do Sporting Clube de Portugal. A jogadora de 15 anos, tanto pode jogar a lateral como a extremo do lado esquerdo e mostrou-se orgulhosa por assinar pelo Clube Leonino, onde já integra as sub-19.

“Para mim, é um privilégio poder representar o Sporting Clube de Portugal, é um grande clube, uma grande instituição e o sentimento que tive foi de alegria”, começou por referir aos meios de comunicação do Clube, elegendo a grande referência que tem na modalidade:

“Gosto muito da Brenda Pérez, para mim é uma jogadora top e acho que é uma fonte de inspiração para todas nós”.

Internacional sub-15 por Portugal, a atleta tem objectivos bem claros no Sporting CP. “Os meus objectivos enquanto jogadora são crescer, evoluir e trabalhar todos os dias. Quero ser campeã e o meu sonho é chegar à equipa A do Sporting CP”.

A futebolista natural de Albufeira falou ainda do percurso que já tem no futebol. “Representei durante nove anos o FC Ferreiras, no Algarve, na época 2022/2023 estive no SL Benfica, acabei por regressar ao FC Ferreiras e agora começo uma nova época no Sporting CP”.

Carolina Jorge deixou certezas com o ingresso no Sporting CP. “Posso prometer que vou dar o meu melhor e representar com tudo as cores do Sporting CP e força Sporting CP”.

https://x.com/FutFemSCP/status/1986117059525095801

Mais uma chapa 5, para as SUB15

LIGA FEMININA SUB19

S.C. Rio Tinto 0-3 Sporting CP

CAMPEONATO NACIONAL FEMININO SUB19 - II DIVISÃO

CAMPEONATO NACIONAL FEMININO 2ª DIVISÃO

Guia FC 0-3 Sporting CP

https://x.com/FutFemSCP/status/1987905286535807046?s=20

https://x.com/FutFemSCP/status/1990404706380791976?s=20

Raphaella Sousa assina contrato de formação com o Sporting CP

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Futebol Feminino

Médio representa as Leoas desde o escalão sub-13

Rapha Sousa, médio de 15 anos, assinou contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal, dando assim mais um passo importante no seu desenvolvimento de Leão ao peito.

A jovem, que esta temporada fez já cinco jogos e outros tantos golos, mostrou-se naturalmente orgulhosa com este momento na sua ainda curta mas promissora carreira. “Sinto-me feliz, porque isto demonstra a confiança que o Sporting CP tem em mim”, afirmou, em declarações aos meios verdes e brancos, no momento da assinatura do contrato.

No Clube desde 2022/2023, então no escalão de sub-13, a Leoa destacou o papel formativo dos verdes e brancos dentro e fora de campo.

“Cresci em muitos aspectos, porque quando aqui cheguei não conhecia muito bem [as especificidades] das posições. Então, o Sporting CP foi-me ajudando e sinto que já melhorei muito. O Clube também me ajuda muito na escola e é bom [ter este apoio]”, explicou.

Entre as memórias mais marcantes deste percurso de quatro temporadas, Rapha destacou a Taça Feminina sub-13 como um dos momentos mais especiais vividos até ao momento. “Os misters ajudaram-me muito e no final conseguimos a glória”, recordou a jovem, que apontou ainda Ana Capeta como o seu maior exemplo, pela “agressividade que coloca em cada lance” e por ser “boa finalizadora”.

Com o novo vínculo surgem também novas metas: representar o Sporting CP ao mais alto nível e contribuir para conquistas. “Espero dar tudo, porque o Sporting CP confia muito em mim e quero trazer muitos títulos para o Sporting CP, trazer muitos prémios e ser feliz”, partilhou, a fechar.

Sporting CP renova contrato de Luana Rodrigues

Por Sporting CP
28 Nov, 2025

Futebol Feminino

Defesa de 15 anos está na quarta temporada ao serviço do Clube Leonino

O Sporting Clube de Portugal renovou o contrato de Luana Rodrigues. A jogadora de 15 anos, que alinha como defesa central, deu conta da satisfação por ver prolongada a ligação ao Clube.

“Sinto-me muito feliz por renovar por um clube tão grande, que é o Sporting Clube de Portugal. Significa muito, que têm confiança em mim e é dar o meu melhor”, disse aos meios de comunicação do Clube.

A entrar na quarta temporada no Sporting CP, a jovem futebolista de 15 anos que faz parte do plantel da equipa B, quer estar à altura da aposta.

“Espero que seja uma época muito boa e que me corra bem. É ter confiança em mim mesma e que o Sporting CP também tenha confiança em mim. Espero melhorar cada vez mais, ter uma evolução grande e que consiga manter, ou subir”.

Luana Rodrigues tem bem claro onde pretende chegar de Leão ao peito. “O meu sonho é chegar à equipa A. Tenho de trabalhar muito e dar cada vez mais, não só tecnicamente, mas também enquanto pessoa e comunicar mais”, referindo que lhe ficou muito marcada na memória a primeira vez em que esteve na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

https://www.instagram.com/p/DRrtQJOEajh/?img_index=1

Passado mais de um dia sobre o evento, o Sporting CP - Futebol Feminino, dá nota do resultado, o que, digamos, não vem mal ao mundo…
https://x.com/FutFemSCP/status/1995559354037309672?s=20

Victoria Francisco assina contrato de formação

Por Sporting CP
02 Dez, 2025

Futebol Feminino

Avançada tem 15 anos

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Victoria Francisco, jogadora de futebol de 15 anos.

Na primeira temporada no Clube e após a assinatura do vínculo, a avançada internacional sub-17 pela Selecção Nacional falou sobre as próximas metas na carreira.

“Os meus objectivos no Sporting CP são evoluir sempre e procurar subir sempre de equipa. Agora estou nas sub-19, quero depois ir para a equipa B e, aí, vou pensar em ir para a equipa principal”, começou por dizer à Sporting TV, falando depois da jogadora da equipa principal em quem mais se inspira.

“A minha referência é a Matilde Nave. Nos primeiros torneios que fiz no Sporting CP, ela ainda estava na equipa B e tornei-me bastante amiga dela. É um exemplo dentro e fora de campo. É uma aluna e jogadora exemplar”, afirmou Victoria Francisco.

Por fim, a jovem atleta falou do seu percurso até chegar ao emblema de Alvalade.

“Comecei a jogar no Lusitano FC, depois estive numas escolinhas do SL Benfica e fui depois morar para Braga, onde joguei numas escolas do Sporting CP. Estive lá dois anos e vim para cá este ano”, referiu.

Leonor Rodrigues renovou contrato de formação

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

Futebol Feminino

Defesa central de 15 anos é internacional sub-17

Leonor Rodrigues é a mais recente jovem jogadora a renovar o seu contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal, onde vai continuar a evoluir. Chegada na temporada passada ao emblema verde e branca, a defesa central tem actuado na equipa sub-19 – seis jogos e dois golos esta época - e actualmente é internacional sub-17 por Portugal.

“É um orgulho muito grande saber que o Sporting CP está atento ao meu trabalho e aposta em mim para o futuro. É um orgulho poder continuar com esta camisola e vou dar tudo”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

No imediato, “crescer como jogadora e dar tudo em campo” são as metas traçadas, mas Leonor Rodrigues também não escondeu o grande sonho que a move. “Cada vez é mais complicado chegar à equipa A, por isso temos de trabalhar todos os dias como se não houvesse amanhã. Só com trabalho é que podemos chegar lá. Vou fazer de tudo para cumprir esse sonho”, garantiu a jovem Leoa antes de se dirigir aos Sportinguistas.

“Os adeptos são muito importantes, por isso acompanhem-nos. São a nossa força”, realçou a mais recente jogadora da formação a renovar o sue contrato de formação.

Fui ver e fotografar o jogo, que foi de sentido único.

https://x.com/FutFemSCP/status/1998057217560363382?s=20