[Formação] Futebol Feminino

https://x.com/FutFemSCP/status/1714235106175369421?s=20

https://x.com/FutFemSCP/status/1716517291683090489?s=20

Em Sub 19, quando a quarta árbitra, levanta a placa de tempo extra, o Benfica, vencia 0-1 em Braga. Nos descontos, o Braga dá a volta e vence 2-1.

https://x.com/FutFemSCP/status/1718984921451041251?s=20

1 Curtiu

https://x.com/apoioscpfutfem/status/1719722254991323386?s=20

Primeira derrota da equipa B. 1-2 com o Amora, que juntamente com o Gil e o Vitória S.C, deverão ser os três a disputar a subida.

https://x.com/FutFemSCP/status/1721579419502830042?s=20

https://x.com/FutFemSCP/status/1721591808134664600?s=20

ÉRICA CANCELINHA RENOVA CONTRATO DE FORMAÇÃO

Por Sporting CP
07 Nov, 2023

FUTEBOL FEMININO

​Jovem central quer “conquistar títulos” pelo Sporting CP

Érica Cancelinha é mais um nome a ter em conta no futuro do futebol feminino verde e branco. A defesa-central, de 16 anos, renovou esta terça-feira o contrato de formação que a liga ao Sporting Clube de Portugal, emblema que representa há três temporadas, desde 2021/2022.

“Tem sido uma história muito linda, amo o Sporting CP e gosto imenso de cá estar. Estou muito feliz pela confiança que o Clube deposita em mim e vou dar o meu melhor”, começou por dizer a jovem jogadora em declarações aos meios de comunicação do Clube, ela que, antes de vestir de Leão ao peito, somou passagens por emblemas como GD Barril, ACDR Coutada e SL Benfica.

Actualmente ao serviço da equipa B, pela qual já marcou três golos nos seis jogos disputados em 2023/2024, a internacional sub-19 foi chamada no início da temporada ao estágio da equipa A realizado em Espanha, num sinal claro de que os responsáveis Leoninos vêem nela potencial.

“Foi uma experiência única que quero repetir muitas mais vezes, é o meu sonho. Correu tudo muito bem e sinto-me muito mais confiante do que antes”, assegurou a jovem, revelando ainda que a figura do plantel principal que mais admira é Ana Borges. “Quando estive no estágio da equipa A, ajudou-me imenso e gostei muito dela. É uma referência dentro e fora de campo”.

Érica Cancelinha, que na época passada venceu o primeiro título pelo Sporting CP, a Liga de sub-19, descreve-se como uma jogadora “muito forte fisicamente” e que gosta de “ajudar as colegas dentro de campo”, acreditando estar no sítio certo para continuar a crescer diariamente.

“O Sporting CP é um clube especial porque sinto-me em família, é a minha segunda casa e onde quero estar. Já consegui evoluir muito como pessoa, mas também fisicamente. Ser jogadora do Sporting CP é amar o clube, dar tudo em campo e querer conquistar títulos com este símbolo”.

Foto João Pedro Morais

SPORTING CP VISITOU BLESS ACADEMY

Por Sporting CP
08 Nov, 2023

FUTEBOL FEMININO

Equipa sub-11 feminina treinou em Belas

Sporting Clube de Portugal esteve presente, na última segunda-feira, num treino da Bless Academy, uma escola de futebol com o objectivo de promover o desporto e a diversão para as crianças e que tem uma vertente solidária.

O conjunto sub-11 feminino das Leoas deslocou-se às renovadas instalações da Bless Academy, em Belas, para um treino conjunto entre duas instituições parceiras e a iniciativa revelou-se um sucesso, como explicou Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino do Sporting CP.

“É um momento ímpar. Partilhamos, com a Bless Academy, valores de integração e angariação. Valores sociais e do desporto”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, continuando.

“Temos aqui cerca de 70 atletas entre os 6 e os 13 anos. O treino foi pensado e desenhado pelos treinadores do Sporting CP e da Bless Academy e o objectivo é reforçar a partilha de know-how e, sobretudo, procurar os sorrisos nestas crianças”, referiu.

Bles Gomes revelou as bases e a história da Bless Academy, da qual é fundador e responsável.

“O projecto começou com um grupo de amigos que são, hoje, os treinadores da nossa academia. Já somos treinadores de futebol há muitos anos, mas a realidade do nosso futebol não nos estava a agradar. Nasci no bairro, sou do Cacém, e nos clubes onde treinava levava sempre meninos comigo no carro e chegou uma altura em que já não tinha capacidade de os levar. Como os queríamos ajudar, decidimos criar uma academia para ajudar os miúdos do bairro, que têm muitas capacidades mas não têm oportunidades. O futebol tornou-se uma indústria em que os miúdos precisa de pagar uma mensalidade e em que os pais precisam de os levar ao treino. Infelizmente, temos muitas pessoas que não têm essa possibilidade e decidimos que íamos cuidar desses meninos. Tem corrido muito bem e estamos a ajudar muitas crianças. Com a ajuda do Sporting CP ainda conseguimos ajudar mais meninos e estamos muito felizes com o que tem acontecido. Temos crescido muito e tem sido fantástico”, assegurou.

Para a Bless Academy, a parceria com o emblema de Alvalade tem sido muito benéfica: “Desde o dia em que apresentámos o projecto que os responsáveis do Sporting CP nos apoiaram a todos os níveis. Com a ajuda deles, conseguimos este espaço que hoje estão a ver. Antes, andávamos em espaços alugados e hoje temos o nosso próprio. As crianças podem vir para cá e passar cá muito tempo, os pais ficam mais descansados. Esperamos que a parceria com o Sporting CP dure muitos anos”.

Bles Gomes falou ainda sobre o treino conjunto, garantindo que é defensor “de dar contextos diferentes aos meninos” e que, nesse sentido, “treinar com o Sporting CP é uma felicidade enorme”. “Estão a encontrar desafios que, normalmente, não encontram no treino. Para mim, tem sido um dia fantástico e tenho a certeza de que vai acontecer mais vezes. Queremos que tanto os nossos miúdos como os atletas do Sporting CP tenham experiências diferentes”, frisou.

Graça Ruas, jogadora do Sporting CP com 10 anos, garantiu que o momento “está a ser divertido”. “É uma experiência nova e é bom treinar com outros guarda-redes. Podemos experimentar novas maneiras de jogar e faz com que possamos melhorar”, disse a Leoa. Para Amadu Djaló, futebolista de 10 anos da Bless Academy, o treino esteve “muito diferente”: “Fizemos exercícios de finalização, jogo, uns exercícios com a bola na mão. Estou a gostar”.

Kelson Marcelino, de 7 anos, explicou que “as meninas do Sporting CP são bem-vindas na Bless Academy”. “São divertidas, já deu para ver. Já fizemos vários tipos de exercícios”, acrescentou. Por fim, Letícia Jesus, igualmente com 7 anos e que tem Marta Vieira da Silva, jogadora brasileira, como principal referência, elogiou a presença da equipa Sportinguista: “Gostei que elas tenham sido convidadas e que estejam a treinar connosco. Gostei muito de um exercício que fizemos com pinos”.

Intrigado com esta apresentação de Carolina Santiago:
Nasceu a 31AGO2006 (FPF e zerozero), pelo que terá 17 anos.
Este evento de renovação terá ocorrido, na data que o vídeo refere e tb o site oficial do SCP, em 08.11.2023, referindo expressamente o comunicado ter ela 17 anos.

Algo me escapa, já que no vídeo ela diz ter 16 anos…

1 Curtiu

Deve ser para justificar ser contrato de formação e não contrato profissional.

https://x.com/apoioscpfutfem/status/1723334807906644444?s=20

ISABEL CARDOSO RENOVA CONTRATO

Por Sporting CP
13 Nov, 2023

FUTEBOL FEMININO

Defesa de 18 anos chegou ao Sporting CP em 2019/2020

Isabel Cardoso é mais uma aposta de futuro para o futebol feminino do Sporting Clube de Portugal. A defesa, de 18 anos, renovou esta segunda-feira o contrato de formação que a liga ao emblema de Alvalade, onde chegou em 2019/2020 e cumpre actualmente a quinta temporada.

“A confiança que o Clube deposita em mim é algo em que penso todos os dias. O dia de hoje é um marco importante, mas também o são todos os dias em que carrego este símbolo. Tenho de continuar a trabalhar porque quero continuar aqui por muitos mais anos”, começou por dizer a jovem aos meios de comunicação Leoninos, antes de explicar como nasceu a paixão pelo futebol.

“Comecei num pequeno clube da minha vila, o GD Atouguiense, e mais tarde acabei por ir jogar com rapazes na AE Óbidos, onde disputei quase o Campeonato Nacional. Mais tarde, tive a oportunidade de vir para o Sporting CP e não havia hipótese de recusar”, revelou, garantindo ter vindo a crescer muito nos últimos anos devido à “responsabilidade” de jogar de Leão ao peito.

“Quando estamos no Sporting CP é preciso honrar o símbolo que trazemos ao peito. Tem sido uma experiência enriquecedora, fez-me crescer muito como jogadora e pessoa e aprendi que é nas adversidades que evoluimos. Devo muito ao Sporting CP, um clube grande e excepcional”.

Depois de já ter conquistado dois títulos de verde e branco, a Taça de Portugal em 2021/2022 e a segunda Liga, em 2020/2021, Isabel Cardoso está actualmente ao serviço da equipa B, da qual é capitã. “É uma grande responsabilidade ter a braçadeira, tento sempre manter a postura e ser um exemplo para as minhas colegas. Mas assim como eu tento ajudá-las para que elas cresçam e sejam felizes, elas também me ajudam muito a evoluir”, assegurou.

A internacional sub-18 descreve-se como uma “lutadora dentro de campo” que não deixa “nenhuma bola por disputar”, e gosta também de “ser líder”, não tendo dúvidas daquilo que é preciso para ser jogadora do Sporting CP. “Primeiro, temos de honrar o símbolo. O Sporting CP não é um Clube qualquer, é um dos melhores da Europa se não o melhor. É preciso ter todos os valores que o Clube transmite, esforço, dedicação e devoção para mais tarde atingirmos a glória”.

A mais recente aposta da formação Leonina teve a oportunidade de fazer a pré-época integrada na equipa A, momento que tão cedo não esquecerá, até porque o seu grande objectivo é chegar a esse patamar. “Claro que não é fácil, mas sei que se continuar a trabalhar poderá tornar-se realidade”, atirou, antes de indicar as duas maiores referências no plantel de Mariana Cabral.

“Um dos grandes exemplos não só no Sporting CP, mas também a nível nacional e internacional, é a Ana Borges, tal como a Rita Fontemanha. Elas têm tudo o que uma jogadora do Sporting CP tem de ter”, apontou, antes de pedir o apoio dos Sportinguistas para o que resta da temporada.

“Tanto na equipa A como na equipa B estamos a lutar para ser Campeãs Nacionais de novo e gostamos de ter apoio. Esperamos ter sempre os adeptos presentes para nos fazerem crescer”.

Resultados do fim-de-semana da formação do FutFemSCP:

𝐉𝐮𝐧𝐢𝐨𝐫𝐞𝐬: Scu Torreense 6-1 Sporting CP
Estrela Ouriquense 0-6 Sporting CP
𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐝𝐚𝐬: Sporting CP 0-0 Santa Maria
𝐈𝐧𝐟𝐚𝐧𝐭𝐢𝐬: CD Mafra 2-0 Sporting CP
Sporting CP 8-0 CA Cultural
𝐁𝐞𝐧𝐣𝐚𝐦𝐢𝐧𝐬: UDR Santa Maria 5-1 Sporting CP
Sporting CP 4-1 CAC B

CAROLINA PIMENTA RENOVA CONTRATO

Por Sporting CP
14 Nov, 2023

FUTEBOL FEMININO

​Defesa de 17 anos chegou ao Sporting CP em 2020/2021

Carolina Pimenta, jogadora que integra a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal, renovou esta terça-feira o contrato de formação que a liga ao emblema de Alvalade, onde chegou em 2020/2021, há quatro temporadas, depois de ter vestido as cores da UD Vilafranquense.

“Fico muito feliz e grata pela confiança. Poder continuar a fazer o que mais gosto neste Clube é incrível”, começou por afirmar em declarações aos meios de comunicação Leoninos a jogadora, que se descreve como “rápida e explosiva”, antes de explicar como nasceu a paixão pelo futebol.

“Tenho um irmão mais velho e ia ver os jogos dele na UD Vilafranquense. Sempre acompanhei e nos intervalos jogava com amigos e o meu irmão mais novo. Criei um amor pelo futebol que continua até hoje”, garantiu a jovem, considerando que os anos que tem passado de Leão ao peito têm sido muito positivos e ajudaram-na a “crescer enquanto jogadora e também pessoa”.

“O Sporting CP ensinou-me muitas coisas que vou levar para a minha vida. Tem sido incrível estar aqui, o Sporting CP é mais do que um clube, é uma família. É incrível poder fazer o que mais gosto aqui, tratam-me sempre da melhor forma. É preciso ter uma grande responsabilidade e, acima de tudo, dar o máximo todos os dias pelo emblema que carregamos ao peito”, assegurou.

Actualmente, Carolina Pimenta, que já conquistou uma Liga de sub-19 pelas Leoas, em 2022/2023, está ao serviço da equipa B, pela qual soma cinco jogos e um golo esta época. Ainda assim, a craque verde e branca tem bem definido qual o próximo objectivo que quer alcançar.

“Tenho o sonho de chegar à equipa A, mas até lá tenho de continuar a dar o meu melhor em todos os treinos e jogos”, atirou, revelando as suas referências no plantel de Mariana Cabral. “São a Ana Borges e a Maísa Correia, que jogou comigo. É um grande orgulho olhar lá para cima e perceber que há uma jogadora da minha idade que está a jogar. Dá mais motivação”, frisou.

A fechar, a internacional sub-17 dirigiu-se ainda aos Sportinguistas, fazendo-lhes uma promessa. “Vou dar sempre o meu melhor para conquistar cada vez mais, agradeço a todos pelo carinho”.

Carolina Pimenta 2023-2025.

https://x.com/FutFemSCP/status/1724435676723060994?s=20

Quiçá a futura ‘dona da baliza’ das :lion:, Rafaela Mendonça (16A / 1,75m */ 64kg *), renovou.

https://twitter.com/FutFemSCP/status/1724867451374993759?t=x9_kDqRpI3WOZhR-Wk66wQ&s=19

*na Teammate

• Na FPF: 1,74m / 62kg

RAFAELA MENDONÇA RENOVA CONTRATO DE FORMAÇÃO

Por Sporting CP
15 Nov, 2023

FUTEBOL FEMININO

Guarda-redes de 16 anos continua de Leão ao peito

Rafaela Mendonça, jogadora de futebol do Sporting Clube de Portugal, renovou o contrato de formação.

Aos 16 anos, a guarda-redes vai na sexta temporada de verde e branco e, em 2023/2024, já actuou pela equipa B e pelas sub-19.

Nas primeiras declarações após a renovação do vínculo, a Leoa começou por falar do seu percurso no futebol.

“Comecei a jogar muito cedo, mas não comecei como guarda-redes. Comecei à frente, mas foi na baliza que me encontrei. Desde o Campeonato do Mundo de 2014 que nasceu um ‘bichinho’ que continua cá até hoje”, contou aos meios de comunicação do Sporting CP, falando depois da carreira no emblema de Alvalade.

“Comecei no Sporting CP com dez anos, nas sub-15. Infelizmente, tive uma lesão nas últimas duas épocas, mas agora estou na equipa B e tenho jogado. Tenho vindo a crescer ao longo do tempo e o Sporting CP não deixou de acreditar em mim, o que me deixa muito feliz”, referiu.

Rafaela Mendonça demonstrou, ainda, uma total identificação com o ADN do Clube que representa: “Sabemos que muitas pessoas gostam deste Clube e estar aqui é um privilégio. Há que ter amor por este Clube, raça e saber que os adeptos vão estar sempre cá para nós e nós cá para eles. O Sporting CP ajuda-nos muito porque não forma só atletas, mas também pessoas. Isso vê-se na forma como ajuda com a escola e a conciliar os estudos com os treinos, em que nos ensina também a parte humana para além de ganhar”.

Internacional sub-17, a atleta falou sobre a importância de representar a selecção nacional.

“Foi uma chamada muito importante. Lutei muito por isso nestes seis anos de Sporting CP e foi um sonho realizado. O Sporting CP ajudou-me muito ao fazer-me crescer para chegar a esses palcos tão grandes. Vou continuar a trabalhar para continuar a ser chamada”, prometeu.

A jogadora revelou também as maiores referências na modalidade, tendo um nome da equipa principal feminina para quem olha com grande admiração.

“Revejo-me muito na Hannah Seabert. Somos guarda-redes muito altas, fortes no um contra um, bolas altas, remates. Somos guarda-redes muito corajosas, gostamos de falar em campo, temos postura de líder. Já a seguia antes de vir para o Sporting CP e achei muito bom quando veio. Também sigo a Mary Earps, da selecção inglesa, assim como o Rui Patrício”, admitiu.

Por fim, Rafaela Mendonça deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Não deixem de acreditar em nós. O futebol feminino está a crescer. Acompanhem, vejam os nossos jogos. Temos tanta qualidade como o futebol masculino e estamos cá para crescer como eles. O nosso futebol ainda tem muito para crescer, mas estamos cá para mostrar que somos boas e que conseguimos dar o mesmo do que eles”.