[Formação] Futebol Feminino 2019/2020

Tópico sobre as equipas de Formação de Futebol Feminino na época de 2019/2020.

SUB-15 VÃO JOGAR CONTRA RAPAZES Por Sporting CP 25 Jul, 2019 FUTEBOL FEMININO Alterações na formação do futebol feminino

A partir de 2019/2020, o Sporting Clube de Portugal vai ter uma equipa sub-15 de futebol feminino a jogar num campeonato com equipas masculinas.

De forma a enfrentarem mais dificuldades e, consequentemente, terem mais potencial de crescimento, as Leoas vão deixar de competir enquanto sub-17 e vão passar a existir seis equipas femininas no activo: sub-13, sub-15 A, sub-15 B, sub-19, equipa B e equipa principal. As sub-15 A vão estar incluídas num campeonato maioritariamente masculino na distrital de Lisboa, enquanto que a formação B vai jogar o distrital de iniciadas femininas.

“É uma ideia que já tínhamos há bastante tempo e que andou a ser maturada durante alguns meses. Tem a ver, especificamente, com a necessidade de proporcionarmos estímulos mais competitivos às nossas jovens mais aptas. As jogadoras que tínhamos deste escalão estavam a competir no escalão superior, de juvenis. Mas era o campeonato distrital de juvenis, um campeonato de futebol de sete. Um campeonato muito pouco competitivo, com poucas dificuldades. Começámos a pensar em contextos de maior dificuldade e a forma que encontrámos foi inscrevermos uma equipa de iniciados num campeonato misto. Elas vão jogar contra rapazes e vai ser muito mais difícil, até porque existir diferenças físicas entre raparigas e rapazes. Vai ser muito mais difícil, mas melhor para elas crescerem. Já tínhamos feito essa experiência com a equipa de sub-13 e correu muito bem. Percebemos que era importante para o crescimento delas, dá-lhes outras valências”, explicou Mariana Cabral, coordenadora da formação do futebol feminino do Sporting CP, ao Jornal Sporting.

Beatriz Teixeira, treinadora que transita das sub-13 para as sub-15 A, também não escondeu que a competição que existia era pouco exigente. “Fui treinadora das sub-13 e competia com rapazes. O projecto correu muito bem e superou até algumas expectativas. Sentíamos que tínhamos várias jogadoras de sub-17 cujo campeonato não se adequava a elas. Precisávamos de algo mais difícil, mais competitivo. A nova treinadora da equipa principal, Susana Cova, também tinha a mesma ideia. O objectivo é termos uma competição em que elas possam evoluir”, contou.

Leia mais sobre as mudanças na formação do futebol feminino na edição do Jornal Sporting que está nas bancas a partir desta quinta-feira.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-feminino/2019-07-25/sub-15-vao-jogar-contra-rapazes

Uma coisa é fazerem isso nos sub-13 em que as miúdas normalmente são mais fortes e mais altas que os rapazes. Mas em sub17 vai ser bem mais complicado e com equipas competitivas vão apanhar para contar. Mas imagino que haja poucas alternativas

Vão jogar sub15 e não sub17.

https://youtu.be/9sbN50_q6do

https://www.facebook.com/SportingCPFutebolFeminino/videos/755812884834682/?xts

As nossas Juniores e Equipa B já preparam a nova temporada! 🙌⚽️

https://www.facebook.com/eassintra/photos/a.804005089683736/2319654258118804/?type=3&theater

Mas o raciocínio mantém-se

FRANCISCA E RAFAELA SÃO LEOAS Por Sporting CP 30 Ago, 2019 EQUIPA PRINCIPAL Equipa B do futebol feminino recebeu dois reforços

Francisca da Silva, mais conhecida por Kika, chegou do Sporting Clube de Braga para reforçar a defesa da equipa B Leonina. A desportista, que conta com 17 internacionalizações por Portugal, começou por dizer que “todas as atletas ambicionam chegar a um Clube grande”: “O Sporting Clube de Portugal tem feito história no futebol feminino e isso é importante para todas as jogadoras que chegam a este patamar”.

A aposta na formação por parte de Susana Cova foi algo que também agradou a ‘Kika’: “Prova disso são as atletas mais jovens que têm feito a pré-época com a equipa principal. Vou trabalhar para também conseguir juntar-me a elas, que é sempre importante para crescermos”.

Em relação à recepção por parte do plantel, a agora atleta Leonina afirmou que “estão a ser muito bem-recebidas” e que os seus objectivos passam por “conquistar o campeonato de sub-19 feminino e fazer o melhor possível na equipa B”. A nível pessoal, ‘Kika’ afirmou que pretende “regressar à selecção nacional e ingressar na equipa A”.

Por sua vez, Rafaela Mesquita é avançada e chegou também do SC Braga. A jogadora conta já com seis internacionalizações pela selecção das quinas e frisou que “é muito bom poder defender as cores do Sporting CP”: “Para mim é uma alegria muito grande, é sempre bom evoluir”.

A ligação da formação à equipa principal é também um aspecto positivo e Rafaela conta como principal meta “chegar à equipa A”: “Vou dar sempre o meu máximo na equipa B para conseguir alcançar esse objectivo. Acho que o Sporting CP faz bem em querer formar jogadoras portuguesas, porque se um dia Portugal disputar um Mundial ou um Europeu, quem joga são as portuguesas”.

A avançada afirmou, no entanto, que “são tempos difíceis”, mas que o plantel ajuda muito: “Vim para cá com apenas 17 anos. Custa-me principalmente por causa dos meus pais, porque sou muito ligada a eles. Mas vou conseguir adaptar-me facilmente, até porque fui muito bem recebida”.

O foco de Rafaela é só um: “conseguir ser campeã nacional pelo Sporting CP. O Clube merece e pretendo continuar a evoluir cada vez mais”.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-principal/2019-08-30/francisca-e-rafaela-sao-leoas

https://twitter.com/FutFemSCP/status/1167420888976900097?s=20

Não conheço a Rafaela, mas já ouvi falar muito bem da Kika.

Reforços com este potencial são sempre bem-vindas.

[center]https://twitter.com/FutFemSCP/status/1168556933403598853?s=20
[/center]

CATARINA POTRA ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO Por Sporting CP 02 Set, 2019 FUTEBOL FEMININO Jovem promessa conta já três internacionalizações pelos sub-15

Catarina Potra, guarda-redes dos escalões de formação do futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, assinou o primeiro contrato de formação.

Nascida em 2005, a atleta, que conta já com três internacionalizações pela selecção nacional de sub-15, mostrou-se muito contente pelo assinatura do contrato.

“É o reconhecimento do meu trabalho e estou orgulhosa disso. Estou muito contente por o meu primeiro contrato ter sido assinado com o Sporting CP. É muito importante estar nos escalões de formação para que, um dia, cheguemos à equipa principal”.

Apesar de ser ainda muito jovem, Catarina Potra já teve oportunidade de se treinar com o plantel principal.

“Foi muito importante treinar ao lado de jogadoras incríveis. (…) É continuar a crescer e evoluir, esforçar-me em cada treino e em cada jogo para um dia chegar à equipa principal”.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-feminino/2019-09-02/catarina-potra-assina-contrato-de-formacao

Fomos a São Miguel buscar uma jogadora de 15 anos. Vitória Almeida.

[center]

[/center]

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Feminino

Iniciados - Jogo de Preparação

CO Montijo (Masculino) 1-2 Sporting CP

https://www.facebook.com/SportingApoioOFutebolFeminino/posts/2389335641280814?xts

https://twitter.com/FutFemSCP/status/1172194626486362113?s=20

CONTRATO DE FORMAÇÃO PARA MAIS UMA LEOA Por Sporting CP 12 Set, 2019 FUTEBOL FEMININO Cristiana Duarte é avançada e jogava no Estoril Praia

Cristiana Duarte, avançada da equipa B e dos juniores do Sporting Clube de Portugal, assinou contrato de formação com os Leões. A atleta de 18 anos mostrou-se feliz e motivada para a nova época.

“É uma sensação óptima jogar no meu clube do coração. Espero evoluir num Clube tão grande como o Sporting CP. O pensamento aqui é conquistar títulos”, referiu.

Cristiana Duarte, que no ano passado representou o Estoril Praia, é a terceira atleta do futebol de formação feminino a assinar contrato com os verdes e brancos depois de Rafaela Mesquita e Francisca Duarte.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/futebol-feminino/2019-09-12/contrato-de-formacao-para-mais-uma-leoa

https://twitter.com/FutFemSCP/status/1172211133673066496?s=20

https://www.facebook.com/SportingApoioOFutebolFeminino/photos/a.1815374318676952/2391401547740890/?type=3&theater