Humm ok. Obrigado pela informação. Creio que então vou ter que esperar por uma promoção para poder tentar o jogo.
Já tens a 33 paus na cdkeys (postei o link lá atrás). Lá para o natal já se deve arranjar a 20 e tais digo eu. Se conseguires um ou outro amigo com quem dividir o jogo fica-te baratíssimo!
Não precisas, podes esperar por depois do dia 24 de Novembro que é o dia em que sai a versão final do jogo para exprimentares a demo que será lançada após o lançamento oficial do jogo.
Não sei se será uma boa jogada mas eles lá sabem.
Outros upgrades que notei em relação ao FM20. O motor de jogo está mais realista, aquelas bolas na cara do guarda redes que já sabíamos de antemão que não entravam já estão a entrar. Os 60 milhões que o Paços pedia por um jovem de 17 anos também foi corrigido, agora os valores estão mais condizentes com a realidade.
Alguém me sabe dizer onde se vê o raio do nº de espetadores? Eles mudaram o menu do jogo e não encontro esses dados.
conseguem usar o fix names file? acho que não dá na beta…
Ok. Obrigado ;)!
Fiz um video sobre o plantel do Sporting, onde quem não tem o jogo pode ver os atributos da maior parte dos jogadores e outras infos.
Perdoem-me a auto-promoção. Shame on me. Vou-me confessar breve. Só partilhei porque acho realmente útil. Gosto pouco de misturar as coisas.
De facto os nossos miúdos estão top. Nuno Mendes, Edu Quaresma e Pote já têm capacidade para começar logo a titulares. O Tiago Tomás vai dar craque, o Daniel Bragança e o Matheus Nunes também estão muito bons. Para quem quiser jogar com três médios e estiver com falta de jogadores para o banco pode ir buscar o Filipe Soares ao Moreirense, tem 21 anos, pede pouco salário e ainda tem capacidade de progressão. A transferência faz-se a valores baixos, não precisam de dar mais de 300 mil a pronto.
Bom video. Vi até ao fim e gostei de ver ![]()
A única que não consigo perdoar é como é que fazes os vídeos do Porto e do Benfica primeiro e só depois vais fazer o do Sporting ![]()
Consigo perceber a tua intervenção. Principalmente porque foi escrita neste fórum, exclusivamente Sporting. Mas eu não partilho material e videos apenas com Sportinguistas. Acho que é fácil de perceber que não conseguindo ser isento, tenho de ter alguma coerência.
Assim, fiz os videos por ordem da classificação do ano passado, e acabou por ser extremamente útil fazer o Sporting por último. Dessa forma, facilitou-me a comparação entre os 3 clubes, visto que já tinha dados de referência.
Se não perdoas ao menos compreende ![]()
Justificação aceite
![]()
Isso sabemos nós…

Nem pela vontade dos sócios…
muito porreiro. (és do distrito de Viseu, certo?
)
já a desenvolver alguma táctica Amorim, 343?
Tenho de fazer um sotaque qualquer para ninguém perceber. ![]()
ente mente enhhente ![]()
Para não variar vou ser do contra. No 2020 andei muito pelo 343, mas já que o Amorim usa esse desenho, vou optar por implementar 442.
Por isso e porque já andava a trabalhar esse modelo no 2020. O 4141 não era mau, mas falta poder de finalização e presença na área. Prefiro tentar arriscar um pouco mais num bloco de pressão de 4+4, deixando os 2 Pontas para as transições rápidas. Básicamente vai assentar em 2 Médios Centro mais físicos, e é aí que pode estar (ou não) o segredo para implementar com sucesso esta ideia de jogo que pretendo.
Mas ainda não fiz grandes avanços, fiz agora o segundo jogo na BETA. Tenho andado ocupado com videos e afins. Quando tiver algo sólido começo um save a sério. Provavelmente depois de sair o jogo oficial. Até lá vou preparando o terreno e amadurecendo ideias. Não quero demorar uma semana para avançar um dia depois de criar o save, como é costume. ![]()
Já há bastante tempo que acompanho as tuas postagens no youtube.
Não sabia que eras sportinguista sinceramente.
Continua o bom trabalho.
deixa estar o sotaque. tivesse Viseu mar e seria a melhor cidade deste país, para viver. cidade incrível!
sabes que acho que o FM está a atingir níveis de “perfeição” interessantes.
um pouco (ou muito) à imagem da vida real, os esquemas táticos valem o que valem… e valem pouco. anda tudo muito mais à volta da tua ideia de jogo e das dinâmicas que os jogadores escolhidos conseguem colocar em campo.
no FM20 tenho uma ideia de jogo assente, ataques muito rápidos, pressão alta forte, bloco subido, enfim… um Gegenpressing à minha maneira. ando à volta do 433 e do 352, mas não noto grandes diferenças na forma como a equipa joga. já quando mexo nas instruções gerais à equipa ou nas individuais… upa upa…
de qualquer forma, como nunca usei o 343, acho que vou experimentar.
não me apercebi que já o tivesses usado. resultou bem, contigo?
https://www.porta10a.com/t/football-manager-2021/51737/38?u=vodu
Não era puro, o desenho era assim:

Era bastante semelhante à forma de jogar do Amorim até. Mas isto é um jogo, programação, e é preciso chegar a um equilibrio entre o que é a teoria do futebol, e o que funciona no motor de jogo. A essência era o 343, apenas optei por esse desenho porque me permitia posicionar melhor os interiores, por exemplo. Também "obrigava a equipa adversária a “sair por fora”, lateralizar mais, e portanto construir menos no centro do terreno, na primeira fase de construção. Mas claro, a manta é sempre curta. Cobrindo a cabeça, destapam-se os pés.
Resultou bem, porque lá está, trabalhei bem a equipa, com jogadores adequados (o Thiago Almada a MOC partia tudo, por exemplo), boas adaptações, etc…
Ganhei 3 Champions seguidas com o Sporting dessa forma. Se quiseres saber mais, tens um
link nas mensagens privadas, para não ofender virgens. Pode servir para estimular as tuas ideias, e criares o que pretendes.