Fase Final
A fase final de quatro equipas desenrola-se num fim-de-semana, no final de Abril, no país de um dos apurados. O torneio é disputado num formato a eliminar e começa com as meias-finais, seguindo-se, dois dias depois, a final e o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares. Em caso de igualdade no final dos 40 minutos do jogo do terceiro lugar, segue-se directamente para o desempate por penaltis. Nos restantes jogos realiza-se um prolongamento de dez minutos.
O troféu
O troféu da Taça UEFA de Futsal é feito de liga de metal com uma bola em “plexiglass”, que reflecte o dinamismo e harmonia do futsal, ao mesmo tempo que mostra o logótipo da competição.
Peso: 7,5kg
Altura: 40cm
Design: Blue Infinity, Genebra
Material: Liga de metal e “plexiglass”
A parte superior do troféu com a bola em “plexiglass” reflecte o dinamismo e harmonia do futsal, ao mesmo tempo que exibe o logótipo da competição. A liga de metal em círculo e o pilar-base demonstram uma variação de efeitos opacos e brilhantes que servem para realçar a forma do troféu e sublinhar a sua aparência nobre.
O troféu permanece com os vencedores da taça durante um ano. A UEFA é responsável pela gravação do nome do clube vencedor no troféu. O detentor do troféu deve devolvê-lo à UEFA dois meses antes do início da fase final seguinte.
Como recordação para exibição, o clube vencedor recebe uma réplica em tamanho reduzido, sendo que a cópia é claramente marcada como sendo uma réplica e não excede os quatro quintos do tamanho original. O troféu original passa a ser propriedade do clube que vença a prova três anos consecutivos ou num total de cinco vezes.
Kairat Almaty recebe fase final
O Kairat Almaty e a Federação de Futebol do Cazaquistão (KFF) vão organizar a fase final da Taça UEFA de Futsal 2010/11 no Palácio Desportivo de Baluan Sholak.
A fase final realiza-se entre 28 de Abril e 1 de Maio e, pela quinta vez consecutiva, no formato de “final-four” com duas meias-finais, um jogo de atribuição do terceiro lugar e a final.
A primeira fase final de um torneio da UEFA a ter lugar no Cazaquistão será disputado pela equipa local, o Kairat, e os três vencedores da Ronda de Elite: o Benfica, detentor do troféu, o Sporting e os italianos do ASD Città di Montesilvano C/5.
O sorteio das meias-finais realiza-se em Almaty em data a confirmar, estando os jogos agendados para 28 de Abril, seguidos três dias depois pelo “play-off” do terceiro lugar e pela final.
[url]http://pt.uefa.com/futsalcup/index.html[/url]
Palácio dos Desportos Baluan Sholak, Almaty, Cazaquistão
Almaty, Cazaquistão
É a maior cidade do Cazaquistão, com uma população de cerca de 1.185.900 habitantes ou seja, 8% da população do país.
Fundada por cossacos da região de Omsk como um forte de nome Zailiysky em 1854, aos pés da cadeia montanhosa de Tian Shan, foi renomeada um ano depois como Verny. Um devastador terremoto em 1911 destrui praticamente toda a cidade; o único edifício alto que não ruiu foi a catedral russo-ortodoxa.
A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Almaty ([url]http://www.almatyairport.com/[/url]).
[url]http://www.almaty.kz/page.php?lang=2[/url]
[youtube=325,250]Almaty - the best city in the world - YouTube
[hr]
Equipas Participantes
Kairat Almaty
Cazaquistão
O Kairat é um velho conhecido desta prova, tendo atingido a antiga meia-final a duas mãos em 2006 e marcado presença na primeira “final-four”, em 2008, e 2009. O Kairat falhou a Ronda de Elite na época passada, mas desta vez não deu hipóteses a jogar em casa, para delírio dos seus adeptos. Campeão cazaque nas últimas sete épocas – e já com cinco pontos de avanço após seis jornadas da presente edição – adoptou o seu nome actual em 2001, em homenagem ao empresário Kairat Orazbekov, que ajudou a fundar o clube e do qual é hoje presidente, construindo uma equipa cosmopolita que inclui Kelson, campeão europeu pelo Action 21 Charleroi em 2005 e pelo Dínamo dois anos depois. O treinador João Carlos Barbosa está no comando técnico desde 2008, depois de passagens bem-sucedidas pelo Brasil, seu país-natal, e pela Espanha.
Melhor desempenho: Meias-finais em 2006, 2008 e 2009 (terceiro classificado)
Fase Principal: Apurado
Ronda de Elite: Akademia FC Pniewy 5-0, Slov-Matic Bratislava 3-1, Iberia Star Tblisi 2-2 (vencedor do Grupo C)
Principais jogadores: Kelson, Katata, Micky, Leo, Dinmukhambet Suleimenov
Registo nas competições da UEFA
Vitória mais dilatada:
18-10-2005, Odorheiu 2-8 Kairat Almaty
Derrota mais pesada:
27-04-2008, Kairat Almaty 0-5 Dinamo Moskva, Moscow
Presenças Taça UEFA Futsal: 7
Mais presenças: 25 Gustavo (BRA)
Melhores marcadores: 11
Yuriy Butrin (KAZ)
Cacau (BRA)
Etienne (BRA)
Sporting Clube de Portugal
Portugal
O Sporting recuperou de uma desvantagem para bater o ElPozo Murcia FS por 5-3 no jogo decisivo do seu grupo na Ronda de Elite – o que significa que, pela primeira vez desde que foi implantado o novo formato competitivo, em 2006/07, não vai estar presente uma equipa espanhola. Anfitrião da edição inaugural da UEFA Futsal Cup, um torneio a oito equipas, em 2001/02, o Sporting chegou às meias-finais nesse ano, mas até esta época não tinha voltado a chegar tão longe. Depois de ter arrebatado o título português ao Benfica, recém-coroado campeão europeu, na época passada, o Sporting recebeu novo impulso com o regresso do treinador Orlando Duarte, depois de uma década à frente da selecção lusa, para substituir Fernandes. O seu lote de talentos portugueses, como Leitão e Cardinal, e brasileiros, incluindo Déo, Divanei e Alex, tem-se revelado uma mistura explosiva.
Melhor desempenho: Meias-finais em 2002
Fase Principal: KMF Zelezarec Skopje 5-1, FC Kobarid 2-1, Slov-Matic Bratislava 2-1 (vencedor do Grupo 1)
Ronda de Elite: FK EP Chrudim 4-4, City’us Târgu Mureş 4-1, ElPozo Murcia FS 5-3 (vencedor do Grupo D)
Principais jogadores: João Benedito, Pedro Cary, Déo, Leitão, Cardinal
Registo nas competições da UEFA
Vitória mais dilatada:
14-10-2004, Sporting 14-3 Yerevan, Hermanuv Mestec
Derrota mais pesada:
04-12-2006, Dinamo Moskva 5-0 Sporting, Moscow
Presenças Taça UEFA Futsal: 4
Mais presenças: 8 João Benedito (POR)
Melhores marcadores: 12 Déo (BRA)
ASD Città Di Montesilvano C/5
Itália
O Montesilvano, sediado na costa adriática, só conquistou o seu primeiro título italiano este Verão, mas tem estado soberbo nas competições europeias. Na Ronda de Elite, calhou-lhe em sorte uma difícil deslocação até à Rússia, num grupo organizado pelo MFK Sinara Ekaterinburg, campeão europeu em 2008. No entanto, o Montesilvano bateu os anfitriões de forma emocionante, por 2-1, com golos aos dois e 39 minutos. Depois de empatar 2-2 ante o Araz Naxçivan, terceiro classificado em 2010, a equipa de Fulvio Colini também venceu o AGBU Ararat Nicosia, por 10-0, com Cleyton Baptistella a apontar cinco golos. Dessa forma, elevou a sua conta pessoal nesta época para dez, ele que ajudou o Montesilvano a bater o rival Luparense C/5 na luta pelo título italiano.
Melhor desempenho: estreia
Fase Principal: ASA Tel-Aviv 6-1, FS Ilves Tampere 6-1, MNK Nacional Zagreb 2-1 (vencedor do Grupo 5)
Ronda de Elite: MFK Sinara Ekaterinburg 2-1, Araz Naxçivan 2-2, AGBU Ararat Nicosia 10-0 (vencedor do Grupo B)
Principais jogadores: Cristian Borruto, Marco Forte, Rogerio Da Silva, Cleyton Baptistella, Stefano Mammarella
Registo nas competições da UEFA
Vitória mais dilatada:
25-11-2010, Ararat Nicosia 0-10 Montesilvano, Ekaterinburg
Presenças Taça UEFA Futsal: 1
Mais presenças: 6
Hernan Garcias (ARG)
Rogerio Da Silva (BRA)
Ricardo Caputo (ITA)
Dario Dell’Oso (ITA)
Alexandre Ghiotti (ITA)
Andrea Fragassi (ITA)
Melhores marcadores: 10 Cleyton Baptistella (ITA)
SL Benfica
Portugal
Depois de ter conquistado a primeira UEFA Futsal Cup para Portugal em Abril – sagrando-se campeão em casa – , o Benfica derrotou o KMF Ekonomac Kragujevac por 5-2 na Sérvia para garantir o apuramento. Ainda sem perder no campeonato esta época, o Benfica efectuou um bom início sob o comando do novo treinador, Paulo Fernandes, responsável pela conquista do campeonato anterior ao serviço do Sporting, batendo precisamente as “águias” na final, antes de trocar de clubes. Finalista vencido em 2004, o Benfica perdeu o seu jogador mais reputado, Ricardinho, que se transferiu para os japoneses do Nagoya Oceans durante o Verão, mas o guarda-redes Vítor Hugo, Diece, Diego Sol e Teka, contratações para esta época, desempenharam um papel importante na Ronda de Elite.
Melhor desempenho: Vencedor em 2010
Fase Principal: Apurado
Ronda de Elite: MNK Nacional Zagreb 1-0, FC Time Lviv 2-1, KMF Ekonomac Kragujevac 5-3 (vencedor do Grupo A)
Principais jogadores: César Paulo, Joel Queirós, Pedro Costa, Arnaldo, Diece
Registo nas competições da UEFA
Vitória mais dilatada:
13-09-2007, Benfica 17-2 Yerevan, Varna
Derrota mais pesada:
19-10-2007, Dinamo Moskva 8-4 Benfica, Padova
Presenças Taça UEFA Futsal: 6
Mais presenças: 31 Zé Maria (POR)
Melhores marcadores: 31 Arnaldo (POR)
[hr]
Final Four
29 de Abril
Kairat 2 - 3 Sporting
[size=20pt][b]UEFA Futsal Cup – Kairat Almaty, 2 - Sporting, 3[/b][/size]O Sporting eliminou a equipa da casa (3-2, Kairat Almaty), garantindo um lugar na final da UEFA Futsal Cup. Divanei inaugurou o marcador e Caio «bisou» num encontro muito emotivo.
O Sporting entrou no Palácio de Desportos de Almaty – que surpreendentemente não registou lotação esgotada – de forma personalizada e a impor o seu jogo, cabendo a Leitão e a Deo os dois primeiros remates perigosos da partida, perante a equipa cazaque que apostava em defender bem e jogar no contra-ataque. A primeira parte foi muito táctica, com os principais lances de perigo a surgirem por Leitão à barra (12 m), e pelos remates de João Matos, Alex (14 m), Leitão e Pedro Cary (18 m), todos defendidos com mestria pelo guarda-redes brasileiro Jerónimo. O Kairat «entrou no jogo» nos derradeiros minutos da etapa inicial, com três situações de golo, todas resolvidas com mestria por Cristiano.
A equipa da casa tentou, após o interregno, continuar «por cima», mas o Sporting revelou sempre grande consistência nas trocas defensivas, até que, aos 25 minutos, os «leões» inauguraram o marcador, através de Divanei, na transformação de um livre directo em que fez passar o esférico entre a barreira e o poste. Em desvantagem no marcador, os jogadores brasileiros do Kairat perderam momentaneamente a concentração, aproveitando Caio, para três minutos depois, «dobrar o resultado», num remate forte de pé esquerdo, após iniciativa individual.
O Kairat lançou-se então desesperadamente ao ataque e Cristiano continuou a adiar o golo cazaque com um punhado de grandes intervenções, até que Leo Santana (34 m), apareceu solto no segundo poste para reduzir o marcador, após uma perda de bola «leonina» na transição defesa-ataque. Dois minutos depois, Leo Santana consegue o empate, num forte remate de pé esquerdo, mas, na jogada seguinte, Caio recolocou os «leões» na vantagem do marcador, num desvio sobre a linha de golo do remate de Marcelinho.
Após este «minuto louco», restavam apenas por jogar, com o Kairat a apostar na entrada do guarda-redes avançado, «arma táctica» respondida pelos sportinguistas com grande concentração e espírito de entreajuda, garantindo o acesso à final da competição europeia da modalidade, que se realiza pelas 12h30 de domingo.
Texto: Jorge Vicente
Kairat Almaty; 2
Jeronimo, Anderson, Giva, Kelson e Katata. Treinador: João Carlos Barbosa. Jogaram ainda: Suleimenov, Sidnei, Leo, Felipe, Khayavin e Leo Santana. Suplente não utilizado: Zhamankulov.
Disciplina: nada a assinalar. Golos: Leo Santana (34 e 36 m).SPORTING; 3
Cristiano, Leitão, Pedro Cary, João Matos, Deo. Treinador: Orlando Duarte. Jogaram ainda: Caio, Divanei, Alex, Marcelinho. Suplentes não utilizados: João Benedito, Djó e Mário Freitas. Disciplina: Golos: Divanei (25 m), Caio (28 e 37 m).Meia-final da Final Four da UEFA Futsal Cup
2011-04-29 Palácio dos Desportos Baluan Sholak (Almaty, Cazaquistão)
Árbitros: Danijel Janosevic (Croácia) e Pascal Lemal (Belga).
Resultado ao intervalo: 0-0.
[size=20pt][b]Caio: "Queremos o título europeu de futsal de clubes"[/b][/size]O brasileiro Caio foi um dos destaques com o seu «bis» na vitória sobre o Kairat (3-2) na meia-final da UEFA Futsal Cup, comentando em exclusivo todas as incidências do encontro.
Caio salientou que “o jogo foi muito complicado, pois defrontámos uma excelente equipa, mas a nossa estratégia levou-nos sempre a acreditar, durante o jogo, que poderíamos chegar à vitória. Mantivemos a postura táctica, o que foi minando a equipa adversária, desgastando-os fisicamente, o que resultou na abertura de brechas que aproveitámos em golo. Conseguimos marcar, mas num momento de descuido aliado à qualidade adversária levou-os ao empate e, teoricamente, a ter o ascendente anímico na partida naquele momento. Felizmente, conseguimos marcar de imediato, dando-lhes um enorme «banho de água fria» e depois defendemos muito bem”.
Questionado se a opção táctica de Orlando Duarte de usar duas unidades de quatro jogadores que vão trocando regularmente durante o jogo foi decisivo para esse desgaste físico adversário, Caio anuiu, referindo que “o nosso propósito é manter o nível e o ritmo o mais competitivo possível e impedir que o adversário se adaptasse ao nosso estilo, o que lhes criou muitas dificuldades ao longo de todo o jogo.”
Sobre a sua prestação individual, Caio salientou “estar muito feliz por ter ajudado a equipa, mas o mais importante é termos vencido e garantido um lugar na final da competição.” O adversário do jogo de atribuição do título europeu são os italianos do Cittá di Montesilvano, equipa que “merece todo o respeito, pois não é qualquer equipa que consegue, e com muito mérito, o resultado obtido na sua meia-final. Eles praticam um futsal muito diferente do que estamos habituados a defrontar, com marcações individuais em todo o campo durante toda a partida, mas observámos o seu encontro das meias-finais com toda a atenção e iremos preparar o melhor possível a final. Eliminámos a equipa da casa por mérito próprio, mas todos sabemos que o mais importante ainda está por vir. Respeitámos o adversário, mas queremos o título europeu de futsal de clubes’.
Benfica 0 - 0 Montesilvano
1 de Maio
3º e 4º Lugar - Kairat s3 - 3 Benfica (5-3 penaltis)
Final - Sporting 2 -5 Montesilvano
Sporting Clube de Portugal vice campeão europeu de futsal