O meu patrão certamente fez das suas, infelizmente neste mundo é muito complicado chegar a lugares destes na sociedade sem o fazer, e é com orgulho que digo que nunca lá chegaria mesmo que tivesse capacidade para isso porque na minha vida me recuso a certas coisas.
No entanto acho completamente descabido criticar um homem que do nada fez a tal empresa que emprega 12% da população portuguesa. Eu já trabalhei em 2 empresas sonae completamente diferentes e nunca vi intrujice, roubalheira e intenção declarada de roubar o cliente ou prejudicar escandalosamente os concorrentes. Quanto à PT meus amigos, conheço historias directamente e junto-lhes as que vocês quiserem contadas por quem está lá dentro e tem acesso a tudo. Foram anos de vergonha.
Se querem um bom exemplo dou-vos esta diferença: ainda esta semana no PUBLICO.PT fui confrontado com a intençao de colocação de publicidade da TV CABO no site. Obviamente disse que sim, para mim e para os meus superiores não existem sequer dúvidas, estamos ali para ter uma exploração equilibrada e não para fazer política ou bloqueios que prejudicam o nosso negócio e o direito à igualdade dos anunciantes.
Agora dou-vos o reverso da medalha e quem ainda se lembra dos primeiros tempos do SAPO na PT recordará. Quando o SAPO passou para a PT tinha notícias como hoje, mas apenas de uma fonte. Essas notícias eram fornecidas pelo Público. Assim foi durante uns 2,3 anos. Durante esses 2,3 anos a PT não pagou um cêntimo pelo fornecimento, obviamente chegamos a uma altura em que existia uma verba avultada em dívida. Sabem o que aconteceu? Nunca pagaram. E nós recebemos a explicação “ordens do conselho de administração. Se quiserem recebem em banners”.
Isto é apenas um exemplo sem importância nenhuma. O mais escandaloso e evidente para o consumidor final é a verdadeira filha da putice que a PT fez e faz nas instalaçoes de linhas telefónicas que não sejam para a sua rede, prejudicando Sonae e outros.
Comparar isto no mesmo saco das diabruras que Belmiro tenha feito aos Pinto Magalhães não faz sentido nenhum, sobretudo tendo em conta o país que temos. A SONAE é um grupo que para ser o que é hoje teve de tentar dar sempre o melhor, não andou a roubar os clientes e a prejudicá-los, senão não tinha chegado nem a meio da história que tem. A PT se chegou à dimensão que tem hoje foi devido a todo o proteccionismo que teve, que lhe permitiu inclusive manter durante anos políticas e estratégias nojentas de prejuizo intencional da concorrência e também dos portugueses, a maioria dos quais sem alternativa do que ser chulados por este império.
Mas vocês provavelmente não sabem é da missa a metade.
Que digam que o Belmiro fez fortuna de forma obscura aceito. Que digam que a SONAE é um grupo de corruptos e mafiosos e porque não sabem nada sobre a SONAE, o que ela faz e o que lhe teria acontecido enquanto empresa COMPLETAMENTE privada (ao contrário de PTs, GALPs e outras tidas hoje ocmo grandes empresas “privadas”) se tivesse enveredado por esse caminho.