O Sporting Visto Por Nós teve o privilégio de entrevistar o Filipe Chaby nesta mini-entrevista, em que abordámos vários temas com o intuito de dar a conhecer melhor este talento da formação do Sporting (que por sinal também é sportinguista) aos leitores. Em nome de toda a equipa do Sporting Visto Por Nós resta-nos agradecer a disponibilidade do Filipe em colaborar connosco, e desejar-lhe a melhor sorte do Mundo, a ele e ao Sporting!
P: Filipe, quais são os teus objectivos, colectivos e individuais, para a temporada que se avizinha?
R: Os meus objectivos colectivos passam por ser campeão nacional de Juniores A e ganhar todas as provas que o sporting participe e individuais por jogar regularmente no escalão continuando no sporting para o ano, poder ser chamado a trabalhar com os seniores e representar a seleçcao nacional sub18.
P: És um médio ofensivo bastante criativo, e com uma capacidade técnica bastante acima da média para a tua idade. Podes-te descrever enquanto futebolista, para os que não te conhecem?
R: O meu pé dominante é o esquerdo, jogo como medio interior ou extremo, tenho como principais caracteristicas ser tecnicamente evoluido, com boa leitura de jogo e capacidade de decisao e dar intensidade no processo ofensivo com e sem bola. Considero me um jogador de equipa.
P: Quais é que pensas que são as tuas maiores qualidades, e os aspectos onde ainda precisas de melhorar no teu jogo?
R: As minhas maiores qualidades enquanto futebolista são a tecnica individual e controlar o ritmo e intensidade que imponho no meu jogo quer individualmente quer colectivamente. Penso que tenho que melhorar o meu processo defensivo, impondo maior agressividade ao portador da bola.
P: Como vês a época que o Sporting fez nos Juvenis A na temporada passada? E a nível pessoal, como consideras que te correu?
R: Considero que em termos colectivos foi uma epoca positiva apesar de nao termos conquistado o objectivo principal que passava por ser campeão nacional, no entanto senti que a equipa evoluiu bastante e conquistamos todos os torneios em que participamos. A nivel individual penso que foi a melhor epoca que ja fiz ao serviço do sporting onde evolui bastante e fui o segundo melhor marcador da equipa com 17 golos.
P: Já foste alguma vez chamado aos trabalhos da equipa principal? Se sim, como te sentiste?
R: Nunca tive o prazer de ser chamado aos seniores mas acredito que esta epoca terei essa oportunidade concretizando assim um dos meus sonhos como jogador.
P: Qual é o segredo para estares há quatro temporadas no Sporting, resistindo a dispensas e a saídas ?
R: estou no sporting há cinco temporadas sendo esta a minha sexta epoca no clube. O segredo tem sido trabalhar todos os treinos e jogos de forma a melhorar o meu desempenho.
P: Na tua família, sempre te apoiaram para continuares esta carreira de alto nível no futebol formação?
R: A minha familia é o meu maior suporte. Sempre me apoiaram quer no futebol quer na escola, sempre respeitando as minhas decisões.
P:Como é que foste parar ao Sporting Clube de Portugal?
R: Tudo começou no torneio de carcavelos ao servico do Vitoria Futebol Clube em sub12 em que fiquei referenciado pelo professor Tiago Capaz, ao mesmo tempo tinha sobressaido no torneio de Vendas Novas onde o Porto e Benfica sondaram os meus pais para os poder representar. Optei pelo clube do meu coração indo em sub13 para Pina Manique e neste momento sinto que foi a melhor decisão.
P: Qual é o jogador da tua geração que mais aprecias, no Sporting Clube de Portugal?
R: Adoro trabalhar com todos os meus colegas, todos eles têm imenso valor e capacidade para um dia serem profissionais de futebol ao mais alto nivel.
P: Qual o treinador com que mais gostaste de trabalhar no futebol formação?
R: Adorei trabalhar com todos, mas tenho que destacar o que mais me marcou a nivel pessoal que foi o Professor Tiago Capaz.
P: Ser opção regular na Selecção Sub-18 é um dos teus objectivos para o ano que se avizinha?
R: Sim, tal como ja referi anteriormente.
P: Sabemos que um dos teus ídolos é o Mesut Ozil, do Real Madrid. Identificas-te com ele em termos de estilo de jogo?
R: Nao, o meu idolo é o meu pai. O Mesut Ozil é apenas a minha referencia enquanto jogador de futebol e nesse aspecto sim, penso que em termos de estilo de jogo somos muito parecidos na forma como jogamos e na posição em campo que temos.
P: Queres deixar alguma mensagem aos sportinguistas em geral, e aos leitores do Sporting Visto por Nós em particular?
R: Queria deixar aqui presente que apesar do sporting ter passado por algumas difuldades nao deixa de ser o grande clube que é e queria que os nossos adeptos nao deixassem de acreditar no clube e no seu lema: ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO PARA ATINGIRMOS A TÃO DESEJADA GLÓRIA. É para isso que trabalhamos todos os dias neste melhor CLUBE DO MUNDO. Saudações leoninas aos leitores sportinguistas do Filipe Chaby.