Um treinador que ainda “não o é” e já o querem para manager.
Este Siricaia parece aqueles concursos públicos com tantas especificidades que, “por sorte”, aparece apenas 1 que preenche TODOS os requisitos. Sorte do catano já ter trabalhado com o RAm…
Tenho boas referências do seu tempo como analista no Belenenses e adjunto nos júniores do Sporting. Para ter acompanhado o Luís (e o Boto) para o Shakhtar deve ter conhecimentos. Muito curioso com esta nova fornada de treinadores jovens e com passado como jogador (embora este não tenha jogado sequer na 2ª Liga)
Felipe SerrikKaya, cada vez que leio este nome, lembro-me do Duarte e companhia, com um tipo a dizer: “eu não sel chinês, eu sel japonês”. E, por falar nesse tipo,
Sou opiniões e gostos em termos de estrutura, obviamente que apesar da existencia de um manager, teria que haver uma estrutura e equipa toda atras dele.
Se o RA é a pessoa certa para esta minha ideia, provavelmente não, e neste caso não concordo que ele o seja, mas acho que deve ter uma palavra a dizer
Foi adjunto do Tiago Fernandes quando o filho do Manuel teve um belo tacho nos Sub-19. Portanto mau não pode ser.
Confirmado pelo.próprio
Vou regressar a Portugal, a minha casa. Vou treinar jogadores que treinei na equipa de sub-19. Vou tornar-me treinador principal da equipa B do Sporting e a minha função será preparar os jogadores para a equipa principal. A vida oferece-nos vários desafios constantemente: já trabalhei como treinador principal no passado, depois como adjunto, percorri um longo caminho em competições de nível superior, tanto em Portugal, como na Ucrânia, e agora tenho a oportunidade de voltar à minha terra natal e assumir o comando da equipa B. Tenho a certeza que os últimos anos que passei com Luís Castro ajudaram-me a conseguir o lugar», referiu o treinador, de 35 anos.
MENU
Foto Pedro Zenkl
FILIPE ÇELIKKAYA ORIENTA EQUIPA B
Por Sporting CP
08 Jul, 2020
“Estou muito feliz por estar de volta”, assegurou
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa ao activo em 2020/2021 e já é conhecido o treinador: Filipe Çelikkaya, de 35 anos, assinou por três temporadas, vai orientar os jovens Leões e foi apresentado esta quarta-feira no Estádio José Alvalade.
Antes das passagens por GD Chaves (2017/2018), Vitória SC (2018/2019) e FC Shakhtar Donetsk (2019/2020), onde foi adjunto de Luís Castro, Filipe Çelikkaya pertenceu à equipa técnica dos sub-19 do Sporting CP entre 2015 e 2017, pelo que este é um “regresso a casa”.
“Estou muito feliz por estar de volta. Era algo que eu ambicionava. Surgiu esta oportunidade e tentei resolver a minha situação profissional no meu clube anterior. É um regresso a casa e o regresso de uma equipa B que estava extinta. A emoção é grande, assim como a felicidade por encontrar pessoas com as quais privei durante algum tempo na Academia Sporting. Estou desejoso de voltar a trabalhar”, garantiu ao Jornal Sporting
Oficial
Que tenha aprendido muito mais com o Luís Castro do que com o Tiago Fernandes.
Resta desejar boa sorte.
O leonel pontes saiu todo ofendido…queria mais maminha…leva la os €, que nem merecia e já é muito.
Espero que este seja máquina!
Mas olha que o Tiago sabe muito de teoria. Agora é preciso mais para se ser treinador. E sim, o Luís Castro é treinador.
Pode dar um bom professor da teoria. Devia seguir essa carreira.
FILIPE ÇELIKKAYA ORIENTA EQUIPA B
Por Sporting CP
08 Jul, 2020
“Estou muito feliz por estar de volta”, assegurou
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa ao activo em 2020/2021 e já é conhecido o treinador: Filipe Çelikkaya, de 35 anos, assinou por três temporadas, vai orientar os jovens Leões e foi apresentado esta quarta-feira no Estádio José Alvalade.
Antes das passagens por GD Chaves (2017/2018), Vitória SC (2018/2019) e FC Shakhtar Donetsk (2019/2020), onde foi adjunto de Luís Castro, Filipe Çelikkaya pertenceu à equipa técnica dos sub-19 do Sporting CP entre 2015 e 2017, pelo que este é um “regresso a casa”.
“Estou muito feliz por estar de volta. Era algo que eu ambicionava. Surgiu esta oportunidade e tentei resolver a minha situação profissional no meu clube anterior. É um regresso a casa e o regresso de uma equipa B que estava extinta. A emoção é grande, assim como a felicidade por encontrar pessoas com as quais privei durante algum tempo na Academia Sporting. Estou desejoso de voltar a trabalhar”, garantiu ao Jornal Sporting .
Sobre o facto de trabalhar com a equipa B, Filipe Çelikkaya não escondeu que está entusiasmado por poder “potenciar jogadores para a equipa principal”. “Esse é um grande desafio que não é fácil e leva tempo. No entanto, tendo em conta o panorama actual do Clube, é algo que motiva porque há uma luz que é o investimento feito na Academia Sporting e na formação. Estou feliz por poder contribuir para esse objectivo e agora queremos começar o trabalho porque há muitos jovens jogadores desejosos de, um dia, poderem representar a equipa principal do Sporting CP”, lembrou.
Admitindo que tinha o objectivo de voltar ao Clube de Alvalade desde que saiu dos sub-19 dado que foi uma casa que o “recebeu muito bem” e onde foi “muito feliz”, Filipe Çelikkaya recordou 2016/2017 – a última temporada antes de deixar o Sporting CP – e explicou o que pretende para o futuro. “Fomos campeões nacionais de juniores nesse ano e essa geração deu muitos frutos à equipa principal. Foi o momento ideal para voltar a casa, ter um desafio diferente e reencontrar jogadores que hoje já são adultos e querem construir um caminho. Vou ajudá-los nisso”, prometeu.
O técnico abordou ainda a relação entre a equipa B, a equipa principal e os restantes conjuntos Leoninos que trabalham diariamente na Academia Sporting. “Um Clube como o Sporting CP só faz sentido se houver articulação entre todos os escalões. Esse trabalho é muito bem feito porque se não fosse os jogadores não estavam a aparecer na equipa principal. Há resultados de toda a estrutura que trabalha na Academia Sporting diariamente. Essa coordenação é feita de uma forma natural com o Rúben Amorim e com todos os outros treinadores que pertencem aos quadros da Academia”, concluiu.
Mas mesmo com a teoria que sabe, nunca chegaria ao Sporting sem ser filho do pai.
A sorte (e azar) do Tiago é que é filho da pessoa certa, e sempre viveu o mundo da bola. Mas isso também trás coisas más, como “ninguém ter nada para lhe ensinar”, e não podemos esquecer o facto bastante relevante de não ser uma pessoa inteligente.
Este tipo é aquele cujos Xutos criaram um tema de homenagem, certo?
Ai Cê li Kay vai se partir.
“OBJETIVO PRINCIPAL É FORMAR JOGADORES”
Em entrevista ao Jornal Sporting, Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B dos leões, deixou elogios às infraestruturas do Clube
João Estanislau
Texto
20 de Agosto 2020, 11:33
Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B do Sporting CP, abordou, em entrevista ao Jornal do Clube, o regresso da equipa secundária dos leões e foi perentório em afirmar que, para já, o “objetivo principal é formar jogadores e prepará-los para a equipa principal”.
“O Sporting é um clube ganhador e tem um historial vencedor, mas o objetivo desta equipa é, de facto, preparar os jogadores para a equipa principal. Obviamente que todos os atletas que jogam no Clube têm de ter uma cultura de vitória, mas o primordial, como já disse, é dotar estes jogadores de valências que lhes permitam ter sucesso na equipa principal”, referiu o técnico português.
Filipe Çelikkaya falou também sobre o regresso a uma casa que bem conhece e mostrou-se muito motivado para abraçar o desafio que agora têm em mãos: “Diria que é o desafio mais importante porque é aquele em que estou envolvido. E é, claramente, um projeto muito interessante. Ao longo da minha carreira já vivenciei grandes experiências, como disputar Liga dos Campeões, Liga Europa, I Liga e conquistar o título de campeão na Ucrânia com o FC Shakhtar, mas agora estou muito focado neste desafio, que me motiva imenso.”
Sobre as infraestruturas, o técnico diz que estão “algo diferentes” desde que saiu na época 2016/2017: “Há espaços que foram valorizados, como por exemplo os gabinetes técnicos; fizeram melhorias nos balneários, ginásios e em alguns campos, que já existiam antigamente e que agora estão mais elaborados e preparados. Ainda não pude ver tudo porque estamos com os acessos um pouco restritos devido à pandemia, mas é notório que a Academia Sporting está hoje mais funcional e com uma imagem renovada”.
A equipa B vai jogar no Campeonato de Portugal, no qual o técnico antevê que seja “um bom campeonato e exigente”, pois há equipas que “já são totalmente profissionais, há muitos jogadores com qualidade e alguns deles até já passaram pelas I e II Ligas”. No entanto, o técnico recorda: “Se recuarmos no tempo, por exemplo, quando o Sporting CP criou a equipa B, essa equipa também jogou na antiga Segunda B [o atual campeonato de Portugal] e formou jogadores, que anos mais tarde, foram campeões da Europa. Saíram grandes jogadores dessas equipas B e do Sporting CP”.
Por fim, o técnico admite as semelhanças com o treinador Luís Castro e assume-as como naturais: “Não seria correto dizer que não porque, de facto, passei muito tempo com ele (Luís Castro) e tenho muito orgulho nisso. É normal sermos influenciados pelas pessoas que nos são próximas e que gostamos e a verdade é que nestes três anos, vivemos coisas muito boas em conjunto”.
Filipe Çelikkaya, de 35 anos, já tinha sido treinador adjunto dos juniores dos sub19. De seguida, acompanhou Luís Castro e foi seu adjunto no GD Chaves, Vitória SC e Shakhtar Donetsk, antes de abraçar este novo projeto do Sporting Clube de Portugal em revitalizar a sua equipa B.
Fotografia de Sporting CP
FILIPE CELIKKAYA: “PROVA BASTANTE COMPETITIVA E EXIGENTE”
Por Sporting CP
04 Set, 2020
Reacção do técnico ao sorteio do Campeonato de Portugal
Filipe Celikkaya, treinador da equipa B do Sporting Clube de Portugal, reagiu esta sexta feira ao sorteio do Campeonato de Portugal que ditou o CO Lisboa como o primeiro adversário dos Leões na prova. Apesar de destacar o trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver tendo em vista o arranque da competição, o técnico deixou bem claro qual o principal objectivo da formação verde e branca.
“É o ano de regresso da equipa B do Sporting CP, numa prova bastante competitiva e exigente, com adversários que vão fazer os nossos jovens crescer e obrigá-los a apresentar rendimento elevado. Queremos que os nossos jogadores adquiram as competências necessárias para integrar com sucesso a equipa A, esse é o nosso principal objetivo”, considerou Filipe Celikkaya, sublinhando, ainda assim, que quem joga de Leão ao peito não pode pensar noutra coisa a não ser ganhar
“Obviamente que quem joga no Sporting tem de encarar todos os jogos para vencer, mas o resultado será sempre consequência de um processo formativo de qualidade que pretendemos implementar”, referiu.
Por fim, o técnico aproveitou para deixar um forte apelo aos sócios e adeptos do Sporting CP para que apoiem a equipa e acreditem no seu trabalho. “Da nossa parte, fica a promessa de muito trabalho, esforço e dedicação na defesa deste símbolo e desta camisola", garantiu.
“PREPARADOS E MOTIVADOS PARA LUTAR PELA VITÓRIA”
Por Sporting CP
20 Set, 2020
Filipe Celikkaya na antevisão à estreia no Campeonato de Portugal
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal está de regresso à competição dois anos depois e vai estrear-se na Série G do Campeonato de Portugal já nesta segunda-feira, às 17h00, no terreno do Clube Oriental de Lisboa.
Filipe Celikkaya sabe que não será um jogo fácil, mas acredita num bom resultado. “Segundo o míster Francisco Barão, eles são candidatados ao título, mas nós estamos preparados e motivados para ir de encontro e lutar pela vitória na primeira jornada do campeonato”, disse o treinador Leonino aos meios de comunicação do Clube, não deixando de referir o agrado pelo regresso das competições oficiais: “Os jogadores estiveram muito tempo sem competir e é muito bom para eles voltarem, especialmente nesta competição”.
“Eles trabalharam muito bem e deram uma resposta muito boa durante a pré-época. Estiveram sempre muito concentrados no trabalho”, referiu o técnico, deixando uma certeza: “Podem esperar uma equipa muito dedicada, muito motivada e ligada àquilo que são os objectivos do Clube”.
A lamentar só a ausência de público nas bancadas, mas Filipe Celikkaya acredita no apoio dos Sócios e adeptos do Sporting CP: “Infelizmente ainda não teremos a possibilidade de os ter nas bancadas, mas acredito que todos os Sportinguistas vão estar a torcer por nós. Acreditem e apoiem esta equipa, isso é importante”.
Foto José Lorvão
“FOI UMA BOA VITÓRIA”
Por Sporting CP
21 Set, 2020
Reacção de Filipe Celikkaya à vitória da equipa B
No final do triunfo por 0-1 da equipa B do Sporting Clube de Portugal sobre o Clube Oriental de Lisboa na jornada inaugural do Campeonato de Portugal, Filipe Cellikaya reagiu ao sucedido e mostrou-se satisfeito.
“Foi uma boa vitória. É de realçar o facto de estes jovens terem um espaço para competir. Já não competiam há bastante tempo e estamos satisfeitos com isso. O objectivo fundamental deste espaço é fazer evoluir os nossos jovens. A nossa média de idades de hoje rondava os 20 anos e a do nosso adversário estava à volta dos 27 anos, pelo que estamos muito satisfeitos com o que fizeram. Há um longo caminho a percorrer, mas eles estão muito focados no trabalho diário porque o objectivo é colocar jogadores na equipa principal”, disse em declarações aos meios de comunicação Leoninos, falando também dos jogadores que ainda não são seniores e competem pela equipa B.
“Estes jovens que têm a oportunidade de competir [com seniores] ainda com idade de júnior faz com que tenha de realçar o trabalho desenvolvido na Academia. (…) Vão existir altos e baixos no seu desenvolvimento, mas há que continuar a aposta na formação”, referiu.
Por fim, o técnico abordou os objectivos para 2020/2021 no que há equipa B diz respeito, dando valor às vitórias, mas referindo uma meta ainda mais relevante. “Quem está no Sporting CP tem de entrar em todas as competições para vencer. No entanto, o objectivo principal é colocar os jogadores na equipa principal, ainda que seja mais fácil formar a ganhar do que a perder. O trabalho tem de ser diário e constante e só se estivermos muito focados neste caminho é que vamos colher resultados a médio e longo prazo”, concluiu.