Figo vs Rui Costa

O Figo é um jogador da Selecção, um indiscutivel, tal como no Inter, onde recentemente ganhou uma Taça e tudo. É titular e joga praticamente os jogos todos, todo o tempo. !

O Figo nao jogo os jogos todos e muito menos o tempo todo,se acompanhasses o Inter percebias que muitas vezes entrava nos ultimo 30 minutos.Foi titular inumeras vezes mas raramente fez um jogo completo,muito raramente.

de resto concordo com a tua visao

Mauras, o que dizes de Figo agora, terás de dizer o mesmo do Rui Costa a época passada, e as outras 5 consecutivas, é que o Rui Costa estava sempre para vir para o Benfica[desde o Vale e Azevedo, ou antes], e nunca veio, porque ... porque e porque.

Isso do caracter é muito bonito, se para o ano ou daqui a 2 o Figo viesse/vier para o SPORTING aí já seria um homem de caracter, um grande homem e um grande Sportinguista.

Quantas vezes o Figo veio a Alvalade, inclusivé para ver jogos do SPORTING? Algumas vezes, e já agora … o grande benfiquista Rui Costa ao seu estádio e ao seu clube?

O Figo é um jogador da Selecção, um indiscutivel, tal como no Inter, onde recentemente ganhou uma Taça e tudo. É titular e joga praticamente os jogos todos, todo o tempo. Estamos a falar de um dos campeonatos mais competitivos do Mundo, logo o Figo não pode estar velho, cansado ou sentir-se como tal.

O Rui Costa não está na Selecção à 2 anos, não joga regularmente à 2 anos e não iria ganhar mais nada no seu clube, com a ajuda do Rui. Está velho e sente-se cansado, volta para o benfica … quer estar junto à familia, aos adeptos do seu clube e quem sabe, já estar a preparar o seu futuro, com esta sua “saida” de bom cordeiro, homem e grande benfiquista …

Amen!

Ora aí está! E com esta opinião me calo e abano que sim com a cabeça!

O Figo é um jogador da Selecção, um indiscutivel, tal como no Inter, onde recentemente ganhou uma Taça e tudo. É titular e joga praticamente os jogos todos, todo o tempo. !

O Figo nao jogo os jogos todos e muito menos o tempo todo,se acompanhasses o Inter percebias que muitas vezes entrava nos ultimo 30 minutos.Foi titular inumeras vezes mas raramente fez um jogo completo,muito raramente.

de resto concordo com a tua visao


O Figo jogou 90% dos jogos a titular. Na parte final inclusivé terminava os jogos … não acompanhei a 100%, mas o suficiente para perceber que o Figo não está um Rui “Limpa bancos e cansado” Costa.

O Amor do Rui Costa era tão grande que até renovou contrato com o Milan quando já não jogava, e quando podia ter vindo para o benfica espalhar a sua classe … Se calhar achou que tinha mesmo classe para espalhar e ainda o poderia ter feito no Milan.

Este ano deve-se ter apercebido que ficar 3 anos sem jogar e voltar com 35 anos não seria para jogar de certeza … seria para fazer companhia ao Eusebio á porta da esterco.

O Figo é jogador de futebol e continua a ser o patrão de uma equipa. Ganha do bom e do belo e é utilizado.

Se achas que podemos comparar as duas situações e dizer que o R.Costa é mais pelo coração que o Figo … então não há muito mais a dizer efectivamente.

Um jogador que ficou 2 anos, a jogar apenas quando os titulares iriam descansar, não me parece que seja um jogador importante no plantel. E que quando jogava, era apenas nos ultimos minutos. Demonstra apenas que se “encostou” a um elevado salário e como futebolista não demonstrou grande ambição. Preferiu enconstar-se a procurar um clube onde jogasse.
Não discuto o seu benfiquismo, nem comparo com o sportinguismo do Figo (menor, confesso). Apenas noto que, como futebolista, Figo demonstrou ser muito mais inconformado e ambicioso que o R. Costa.

Mauras, o que dizes de Figo agora, terás de dizer o mesmo do Rui Costa a época passada, e as outras 5 consecutivas, é que o Rui Costa estava sempre para vir para o Benfica[desde o Vale e Azevedo, ou antes], e nunca veio, porque ... porque e porque.

Caro, que eu saiba o Rui Costa tinha contrato nos últimos anos. Assim como o Figo. Só falei do Figo quando surgiu a hipótese o ano passado de o Figo decidir o seu pp futuro. Figo saiu a um preço razoável, e tenho a certeza que se não tivesse teimado em sair a mal do seu clube (como sempre fez questão de sair na sua carreira: Sporting, Barça, Real… who’s next) o Real teria permitido o seu regresso ao Sporting a custo zero, como o fez o Milan com Costa.

Vocês focalizam a questão da idade e do cansaço, como se os jogadores fossem escravos e não tivessem vontade própria, para recusarem o óbvio: mesmo jogando mais, mesmo um ano mais novo, mesmo com mais mercado… Figo não voltou pq não quis. Ninguém o forçou a ir para o Inter. Não foi ppmente uma situação tipo “vais para o Inter pois é isso que interessa ao Real”, bem pelo contrário. Figo preferiu ganhar mais e manter-se mais tempo na alta roda. Já Costa, mais acabado, abdicou mesmo assim de mais um ano a ganhar do bom para fazer pouco. O resto é conversa.

O Figo é um jogador da Selecção, um indiscutivel, tal como no Inter, onde recentemente ganhou uma Taça e tudo. É titular e joga praticamente os jogos todos, todo o tempo. !

O Figo nao jogo os jogos todos e muito menos o tempo todo,se acompanhasses o Inter percebias que muitas vezes entrava nos ultimo 30 minutos.Foi titular inumeras vezes mas raramente fez um jogo completo,muito raramente.

de resto concordo com a tua visao


O Figo jogou 90% dos jogos a titular. Na parte final inclusivé terminava os jogos … não acompanhei a 100%, mas o suficiente para perceber que o Figo não está um Rui “Limpa bancos e cansado” Costa.

Uma coisa e comprares o Rui Costa com o figo,oiutra e dizeres que ele jogou 90% dos jogos a titular,o que é absolutamente mentira,e posso-te provar de diversas maneiras.O Figo entrou como ja disse nos ultimos 30 minutos de jogo inumeras vezes e so terminou se estou em erro 4 jogos.Em comparaçao com Rui Costa ai assim,nitidamente pode-se dizer que joga mais que ele no respectivo clube

O Figo é um jogador da Selecção, um indiscutivel, tal como no Inter, onde recentemente ganhou uma Taça e tudo. É titular e joga praticamente os jogos todos, todo o tempo. !

O Figo nao jogo os jogos todos e muito menos o tempo todo,se acompanhasses o Inter percebias que muitas vezes entrava nos ultimo 30 minutos.Foi titular inumeras vezes mas raramente fez um jogo completo,muito raramente.

de resto concordo com a tua visao

O Figo fez 28 jogos no campeonato como titular e entrou noutros 6.Ao todo fez 12 jogos completos. No total das competições fez 45 jogos. Dos 45 em 34 foi titular. Tendo em conta a sua idade acho um feito notável.

Não discuto o seu benfiquismo, nem comparo com o sportinguismo do Figo (menor, confesso). Apenas noto que, como futebolista, Figo demonstrou ser muito mais [b]inconformado e ambicioso[/b] que o R. Costa.

Concordo, mas isso para mim não é uma qualidade. O dinheiro e a carreira não é tudo na vida, pelo menos para mim. Quando o Figo estiver a bater a bota na caminha com 90 e tal anos (oxalá), se realmente fosse grande sportinguista, mais depressa se lembraria da alegria que teria dado a milhares de Sportinguistas regressando e ajudando o seu clube a recuperar alguma estima (e algumas verdes), aceitando um salário de “miséria” (tipo 20 mil contos :)) e abdicando de algum dinheiro extra (com tanto que já ganhou) do que dos cinzentos 2 anos que passará em Italia sem ganhar um palito e a jogar num dos mais deprimentes clubes do século XX. Mas isso sou eu a falar que sou um fadista…

Eu já conheci algumas pessoas dessas, que falam muito de “realização e carreira” mas quando sentem o cú a tremer e a fragilidade da vida começam a dar importância a outras coisas, às vezes tarde demais. São essas “outras coisas” que o Figo podia ter sentido caso tivesse regressado no final da época passada, bem a tempo de ajudar o Sporting a ter outro centenário. Não foi assim, paciência.

PS - Esta resposta também responde à tua questão Avantix. É que por mais que tentem escarafunchar há algo que escapa à vossa explicação: pq raio abdicou o Costa de um último ano a empochar do belo em Itália para vir para a orcalhada? Não se percebe, à luz da vossa tese.

Acho piada quando por aqui se discute o Sportinguismo de Luís Figo e é neste momento que me recordo (infelizmente) da cara de desilusão, desalento e tristeza de Luís Figo na final da Taça Uefa 2004-2005 e sobretudo o que este sofria quando desperdiçávamos golos como aquele do Rogério…

Não se podem claramente comparar estes dois casos. Caneira ao inicio era este e aquele, inclusive muitos estavam contra a sua vinda. Viu-se a qualidade que trouxe ao nosso sector e hoje alguns que não queriam a sua vinda, devem rezar para que continue mais um ano. O mesmo se passa com Luís Figo. Quis continuar a sua carreira ao mais alto nível como podemos comprovar com a sua influência no Inter, e por isso é isto e mais aquilo, não sente o Sporting, mas se porventura ele tivesse ingressado no Sporting (nem interesse houve do Sporting) já era o rei e um grande Sportinguista.

Quiçá um dia Figo regressa ao Sporting ainda que em outras funções e espero que o faça, pois duvido que como jogador ainda tenha esse desejo. Até lá continuo a ter o maior respeito por Luís Figo enquanto pessoa e profissional e claro que lhe desejo a maior sorte possível na carreira.

Não me parece é que estes sejam casos que se podem comparar.

Lá está os 90% … não estive muito atento, mas se foi como o João relatou, se falhei foi por milésimas, mas isso pouco interessa e pouco retira ou coloca mais pó no que escrevi como objectivo.

Mauras … o Figo é um insatisfeito por natureza, caso contrário além de ganhar o que ganha, não se punha a comandar diversas lojas e etc, mas isso para aqui não interessa para o caso.
O Figo sai do Real com os olhos postos em Itália e com muitos anos ainda para prosseguir como jogador, como sabes o Figo sempre teve o Campeonato Italiano como alvo e nunca o escondeu, mesmo estando em Espanha, tal como uma admiração por um Campeonato Inglês, mas esse fica para outra vida.

Mauras, eu concordo contigo. Mas isso é porque nós sentimos o Sporting acima de tudo. O problema aqui está em que eu não vejo o Figo como um simbolo de sportinguismo. Não vejo nele a dedicação ao clube que vejo num Sá Pinto, ou que se viu num Manuel Fernandes. Por isso é que não me choca minimamente as suas opções e tendo em conta quais as suas prioridades até as aceito. Obviamente que não faria as opções que ele fez. Aliás, caso fosse profissional de futebol não trocaria o Sporting por nada deste mundo, mas como tu próprio dizes, “sou um fadista”. :smiley:

Acho piada quando por aqui se discute o Sportinguismo de Luís Figo e é neste momento que me recordo (infelizmente) da cara de desilusão, desalento e tristeza de Luís Figo na final da Taça Uefa 2004-2005 e sobretudo o que este sofria quando desperdiçávamos golos como aquele do Rogério...

Isso não quer dizer nada, desalento e tristeza até gajos que não são sportinguistas devem ter sentido. O Sportinguismo vê-se no esticanço proporcional a cada um… vê-se nos malucos que semana a semana vão apoiar o Sporting fora de casa, por vezes com parcos recursos, vê-se nos que abdicam de certas coisas para poderem comprar bilhetes para lá ir, vê-se nos que ano após ano e apesar das chatices e desilusões pagam a sua quota religiosamente… e teria-se visto no Figo caso tivesse optado por vir “passar fome”* em Alvalade em vez de ingressar no cemitério de jogadores do calcio.

*gosto de meter estas expressões entre aspas pq há mesmo malta que classifica quase como se fosse miséria o que ele viria ganhar para Alvalade, o que sendo um insulto, acaba por ser também divertido :slight_smile:

Não se podem claramente comparar estes dois casos. Caneira ao inicio era este e aquele, inclusive muitos estavam contra a sua vinda. Viu-se a qualidade que trouxe ao nosso sector e hoje alguns que não queriam a sua vinda, devem rezar para que continue mais um ano. O mesmo se passa com Luís Figo. Quis continuar a sua carreira ao mais alto nível como podemos comprovar com a sua influência no Inter, e por isso é isto e mais aquilo, não sente o Sporting, mas se porventura ele tivesse ingressado no Sporting (nem interesse houve do Sporting) já era o rei e um grande Sportinguista.

Pois claro. Ou devo sentir-me feliz como o camandro, enquanto sportinguista, por ver a influência que o Figo tem… no Inter? :smiley: Quero lá saber do Inter, eu sou do Sporting.

Quiçá um dia Figo regressa ao Sporting ainda que em outras funções e espero que o faça, pois duvido que como jogador ainda tenha esse desejo. Até lá continuo a ter o maior respeito por Luís Figo enquanto pessoa e profissional e claro que lhe desejo a maior sorte possível na carreira.

Tu tens desculpa que és novito, mas há outros mais graúdos que deviam lembrar-se bem como Figo saiu do Sporting e como se podia ter comportado de outra forma, a bem do clube que fez dele o que é. Mas não, saiu à pelintra, aliás se há coisa que marca a carreira do Figo é sair SEMPRE à pelintra dos clubes que fizeram dele o que é: saiu à pelintra do Sporting quando podia ter tido outra postura, saiu à nojento do barça quando podia ter saido à mesma para outros grandes clubes sem causar aquela hecatombe e saiu mal visto do Real após desatar a mandar bocas parvas de ressaibiado. É de facto um grande homem o nosso Figo :).

Mauras, eu apenas disse o que pensava sobre o Figo, obviamente tenho opinião contrária à tua mas o que entendo está acima no que disse. E sim, recordo-me bem dos contornos da sua saída e de toda a palhaçada que a envolveu, mas esta é a opinião que tenho focando principalmente que não se podem comparar um caso com o outro, até pelas diferentes vontades e ambições de cada um :wink:

Um abraço

Mauras, eu concordo contigo. [b]Mas isso é porque nós sentimos o Sporting acima de tudo. O problema aqui está em que eu não vejo o Figo como um simbolo de sportinguismo. Não vejo nele a dedicação ao clube que vejo num Sá Pinto, ou que se viu num Manuel Fernandes. [/b]Por isso é que não me choca minimamente as suas opções e tendo em conta quais as suas prioridades até as aceito. Obviamente que não faria as opções que ele fez. Aliás, caso fosse profissional de futebol não trocaria o Sporting por nada deste mundo, mas como tu próprio dizes, "sou um fadista". :D

Lentamente estamos a chegar às mesmas conclusões. Eu também vejo as coisas assim. O Figo para mim é um tretas. Dá ares de muito sério, teve momentos em que lhe pareceu bem dar ares de grande sportignuista mas é tão tretas como é grande jogador. É sobretudo “figuista” e está literalmente a cagar-se para o Sporting, logo não é comparável com alguns ilustres jogadores que deram tudo com a nossa camisola.

Dou-te o exemplo do iordanov, não sendo feito cá ou mesmo português vale como sportinguista para mim 10 figos.

Agora não devemos é escamotear a verdade, o regresso de Rui Costa, mesmo que acabado tem o seu valor, pois mal ou bem o homem tinha 12 meses de bom bago a ganhar e se fosse o chulo que alguns apregoam era o que teria feito.

Quanto “ao não trocar o sporting por nada deste mundo” não vou tão longe, acredito e percebo que quando se pratica uma profissão as coisas mudem um bocadinho mas porra… se há jogador que se fosse mesmo sportinguista estaria numa situação de poder abdicar de mais algum pelo regresso ao seu clube essa pessoa seria Figo, na história do futebol português.

Mas eu quero lá saber do Figo… se queres que te diga o regresso do Figo sempre me fez sorrir mais pelo efeito positivo que teria nas nossas pobres contas do que pelo “grande sportinguismo” que alguns vêm nesse burgesso. Neste fórum há dezenas de sportinguistas que valem 100 figos em termos de sportinguismo, mesmo alguns com quem ando sempre às marretadas :slight_smile:

O Figo sai do Real com os olhos postos em Itália e com muitos anos ainda para prosseguir como jogador, como sabes o Figo sempre teve o Campeonato Italiano como alvo e nunca o escondeu, mesmo estando em Espanha, tal como uma admiração por um Campeonato Inglês, mas esse fica para outra vida.

basicamente o gajo queria bater Itália, Inglaterra, Japão e Malásia… antes de regressar a Alvalade. Ganda leão! :slight_smile:

De resto concordo com tudo e pondo as coisas mais simples: O figo é basicamente um chupista do camandro, daqueles que quanto mais tem mais quer e no seu coração não há lugar a grandes sentimentos que não o amor pelas verdes. Aliás a maioria hoje em dia é cada vez mais como ele. Eu cá orgulho-me de ser o oposto (o que às vezes tb resulta em muita estupidez) :).

O Rui Costa é um lampião doente daqueles que chora e tudo, enquanto o Figo terá algum carinho pelo Sporting na medida em que passou lá alguns anos da sua vida, mas não mais do que isso.

De resto são duas personalidades diferentes, sendo que o Figo é um verdadeiro animal competitivo e essa é a principal razão pela qual chegou onde chegou. O Costa passou os melhores anos da sua carreira num clube mediano e no Milan sujeitou-se a ser na maior parte do tempo suplente, senão acabava a sua carreira com um título de campeão português.

Não sei se o Figo vai querer acabar no Sporting nem se se vão reunir condições para que tal suceda, mas não estou a vê-lo ligado ao futebol depois de encerrada a sua carreira de futebolista

Ponto prévio: Hoje em dia, isso do amor à camisola não existe! Os jogadores são profissionais e o que rege a carreira deles são apenas 2 coisas : êxito desportivo ou dinheiro.

O Figo é um jogador 100% profissional e o que orienta/orientou a sua carreira foi o desejo de competir ao mais alto nível. Desde que se iniciou no plantel senior do Sporting viu-se que estava ali um jogador para altos voos. Por isso, conseguiu jogar no Barça, Real e Inter, como poderia ter jogado em qualquer equipa de qualquer país do mundo!

O Rui Costa é um jogador razoável, mas não chega nem aos calcanhares do Luis Figo. Esteve 7 anos na Fiorentina (clube mediano) e 5 no Milan (onde aquece e bem! o banco). Nunca demonstrou ter a ambição dos grandes jogadores!

Quanto ao “amor” declarado pelos dois, acredito que tenham alguma simpatia pelos seus clubes de origem, mas em primeiro lugar trataram e bem da sua vidinha.
No que respeita ao Rui Costa, acho uma grande piada ao seu benfiquismo que apenas serve para preparar o seu futuro. É um amor interesseiro, porque se fosse um amor verdadeiro, já teria vindo há mais tempo. Mas não! Apenas voltou agora porque já tinha calo no rabinho e voltou para arranjar um tachito para o futuro.
AMOR? SIM, MAS SÓ QUANDO DÁ JEITO …

Ao Figo desejo que continue a sua bela carreira e que a termine da melhor forma. Espero que o Sporting no futuro não cometa o mesmo erro e não o contrate para vender camisolas. A ter vindo, teria sido no ano passado. A partir daí NÃO, OBRIGADO!

(...) mas isso para mim não é uma qualidade. O dinheiro e a carreira não é tudo na vida, pelo menos para mim. Quando o Figo estiver a bater a bota na caminha com 90 e tal anos (oxalá), se realmente fosse grande sportinguista, mais depressa se lembraria da alegria que teria dado a milhares de Sportinguistas regressando e ajudando o seu clube a recuperar alguma estima (e algumas verdes), aceitando um salário de "miséria" (tipo 20 mil contos :)) e abdicando de algum dinheiro extra (com tanto que já ganhou) do que dos cinzentos 2 anos que passará em Italia sem ganhar um palito e a jogar num dos mais deprimentes clubes do século XX. Mas isso sou eu a falar que sou um fadista...

(…)

Nesse caso não és o único.
Concordo com cada letra, vígula e ponto que tlecaste.

(ps) concordo até com o icone…

Eu por acaso ia abrir um topico com o mesmo titulo mas ainda bem que já o fizeram.

Eu tenho a opinião que o Figo é sportinguista mas o sporting fica no fim da lista de prioridades.

A questão de abandonar a selecção e depois voltar também foi outra coisa á “figo”. :roll: