Figo no Inter

Então já não é para o Liverpool? :roll:

Está bem, mas o Spice boy, o Raul destes 2 últimos anos, o Zidane desta época, Ronaldo das noitadas e outros megacraques que tiveram prestações miseráveis durante quase toda a época, na qual o Figo ainda foi um dos melhores quase sempre, estiveram melhores que ele? Se ele merece sair, e concordo que ele é um holograma do grande jogador que já foi, muitos dos grandes nomes deviam antecedê-lo pq podem ser muito fotogénicos mas jogar futebol que é bom... ´tá bem, ´tá!! :roll:

Mas isso foi o que eu disse. Certamente Figo não está a sair por razões desportivas pois existiram lá então jogadores que mereciam sair tanto ou mais que ele. Alguma questão existe, nomeadamente acredito muito que Figo sofra do mesmo problema de vitor baía e simplesmente não seja jogador que faça bom balneário quando vai para o banco ou bancada… aliás já no Euro se viu isso de forma evidente. O brasileiro é fanfarrão mas como o seu passado ja´mostrou não é completamente estúpido. O Real é um ninho de víboras e Figo não deverá certamente ter escapado a esse virus, aliás a sua alteração de personalidade e de reacção às contrariedades tem provado isso nos últimos anos.

A cada passo que dá, a cada decisão que toma, Figo só acaba por dar razão aos aficcionados “Blaugrana” quando lhe chamaram de pesetero. Se fosse um verdadeiro sportinguista como todos nós e crente que as suas capacidades ainda lhe poderiam proporcionar jogar 1 ou mesmo 2 épocas a um nível, digamos que razoável, optaria por acabar a época em Alvalade, podendo depois inclusive ficar a exercer funções administrativas.

Mas não, esse não seria o Figo que todos nós conhecemos. O Figo dos vários contratos assinados em simultâneo, o Figo dos euros, da presunção, da soberba, da ganância. O Figo que depois de não ter mais portas onde bater, vai certamente querer regressar com uma lágrima de crocodilo no canto do olho, afirmando que o Sporting foi sempre a sua 2ª casa e que foi aqui que se fez para o futebol. Nessa altura, cá estarei para lhe dizer com todas as letras, que meta o regresso ao Sporting, onde o sol não brilha. :evil:

A cada passo que dá, a cada decisão que toma, Figo só acaba por dar razão aos aficcionados "Blaugrana" quando lhe chamaram de pesetero. Se fosse um verdadeiro sportinguista como todos nós e crente que as suas capacidades ainda lhe poderiam proporcionar jogar 1 ou mesmo 2 épocas a um nível, digamos que razoável, optaria por acabar a época em Alvalade, podendo depois inclusive ficar a exercer funções administrativas.

É essa ideia que eu acho totalmente descabida. As vezes que vi Figo manifestar que poderia voltar ao Sporting foi quando isso lhe foi questionado em entrevistas. Obviamente isso seria um hipótese se existissem condições para isso.

Figo saiu e foi jogar nos melhores palcos, tendo a pretensão legítima de o continuar a fazer. Mentalizem-se que jogar no nosso campeonato não é o objectivo dos jogadores de topo. Figo é um jogador de topo que se pode dar ao luxo de recusar equipas que lutam pelo título nos melhores campeonatos. Nunca me passou pela cabeça que ele tivesse qualquer tipo de obrigação de voltar ao Sporting. Essas ilusões que muitos tiveram é que fazem com que depois fiquem com uma enorme má vontade em relação ao jogador.

Por mim continuo com o orgulho de sentir que foi em Alvalade que um dos melhores jogadores do Mundo foi formado e continuo a acreditar que tenha um carinho pelo Sporting. Entrar no extremo de “ou volta para o Sporting ou é um mau carácter” acho um exagero desajustado da realidade. Não concebo a ideia de que qualquer jogador que formemos e que chegue aos grandes palcos tenha de voltar no final de carreira para o Sporting. Até acho que isso coloca o Sporting numa posição de fraqueza.

Ao Leo

Permite-me assinar por baixo o teu texto.

E exactamente isso que eu sinto em relacao ao Figo.

Figo no Inter é, a meu ver, um erro de gestão de carreira. Inglaterra seria sem sombra de dúvida a melhor opção. Não só porque teria muito mais condições de brilhar enquanto futebolista, como de potenciar a sua imagem em termos de marketing. Em Itália pode ganhar no salário, mas parece-me que perderá em tudo o resto.

A.A.

PS -

Entrar no extremo de “ou volta para o Sporting ou é um mau carácter” acho um exagero desajustado da realidade.
100% de acordo com o Ao Leo.

A vontade dele era ir para Inglaterra.

Ir para o Inter nao e 100% escolha dele.

Acho que ja chega de baterem no Figo, nao e por aquilo que se diz dele neste Forum,que ele vai deixar de ser o jogador portugues mais conhecido em todo o Mundo.
Cristiano Ronaldo esta a comecar agora e eu sinto um orgulho muito grande deles terem saido da formacao do Sporting.

Esse orgulho ninguem vai conseguir tirar-me!

Acho que o desejo dele é mesmo continuar no Real Madrid. Parece que as negociações com a Inter emperraram.

A cada passo que dá, a cada decisão que toma, Figo só acaba por dar razão aos aficcionados "Blaugrana" quando lhe chamaram de pesetero. Se fosse um verdadeiro sportinguista como todos nós e crente que as suas capacidades ainda lhe poderiam proporcionar jogar 1 ou mesmo 2 épocas a um nível, digamos que razoável, optaria por acabar a época em Alvalade, podendo depois inclusive ficar a exercer funções administrativas.

É essa ideia que eu acho totalmente descabida. As vezes que vi Figo manifestar que poderia voltar ao Sporting foi quando isso lhe foi questionado em entrevistas. Obviamente isso seria um hipótese se existissem condições para isso.

Figo saiu e foi jogar nos melhores palcos, tendo a pretensão legítima de o continuar a fazer. Mentalizem-se que jogar no nosso campeonato não é o objectivo dos jogadores de topo. Figo é um jogador de topo que se pode dar ao luxo de recusar equipas que lutam pelo título nos melhores campeonatos. Nunca me passou pela cabeça que ele tivesse qualquer tipo de obrigação de voltar ao Sporting. Essas ilusões que muitos tiveram é que fazem com que depois fiquem com uma enorme má vontade em relação ao jogador.

Por mim continuo com o orgulho de sentir que foi em Alvalade que um dos melhores jogadores do Mundo foi formado e continuo a acreditar que tenha um carinho pelo Sporting. Entrar no extremo de “ou volta para o Sporting ou é um mau carácter” acho um exagero desajustado da realidade. Não concebo a ideia de que qualquer jogador que formemos e que chegue aos grandes palcos tenha de voltar no final de carreira para o Sporting. Até acho que isso coloca o Sporting numa posição de fraqueza.

Em primeiro lugar, Figo já não é um jogador de topo. Se fosse, não estaria em vias de saír do Real Madrid e não me venham cá com essa história de que é opção do treinador, porque a ser verdade, então, a “aficcion” madridista estaria neste momento a contestar a decisão de Wanderlei Luxemburgo e não é isso que verificamos. Quanto muito, Figo pode ser considerado um jogador conceituado, mas cuja carreira se encontra já em plano descendente.

Em segundo lugar, eu nunca disse ou dei a entender que o jogador deveria regressar a Alvalade, sob pena de ser mau carácter. A minha opinião a respeito de Figo foi formalizada ao ter saído do Sporting quando e como quis, estando-se positivamente borrifando se o clube que lhe abriu as portas para o estrelato ia ficar prejudicado ou não. Escolheu a opção que lhe dava mais $$ e o clube que se fod… (400 mil contitos pela formação e já gozas), isto depois de ter já protagonizado várias novelas de assinaturas de contrato simultâneas e mais que duvidosas (só pelos merdosos, foram 2). Muito mal estaria o Sporting actualmente se vendesse um jogador feito nas escolas por esse valor e note-se que estou apenas a considerar um bom jogador e não um jogador que só aparece de tempos a tempos como o Figo.

Esta atitude do jogador, não me “aquenta” nem “arrefenta” e só vem confirmar tudo o que eu pensava dele, ou seja, só me vem deixar com tranquilidade de espírito por constatar que a opinião que nutria a seu respeito não estava errada - digamos que é a cereja em cima do bolo. Por outro lado, não existe nem nunca existiu da minha parte nenhuma raiva ou frustração pelo facto dele não ter escolhido regressar, até porque sou dos que têm a opinião que se o fizesse, muito possivelmente vinha para se arrastar, hipotecando o potencial competitivo do grupo devido ao seu nome e aqui talvez o futuro próximo me venha a dar razão.

Para terminar, é bom que fique suficientemente claro que nunca pus o jogador em causa em termos desportivos. As minhas críticas são única e exclusivamente direccionadas ao seu carácter e à sua conduta moral e é nesse mesmo contexto que entendo estar o jogador em falta para com o Sporting, clube que o lançou para a ribalta do futebol. Lamento é que existam algumas pessoas que tenham a memória curta, mas isso já é outra história… :arrow:

Se a memoria curta e para mim

E digo SE

A minha memoria ja ja tem muitos anos,por isso e bastante longa!

Em relação ao Figo costuma haver uma confusão entre o que nós desejámos e a legitimidade do homem, eu gostava muito de o ver no Sporting ainda como jogador e até condenei algumas vezes o homem por não querer vir já para o Sporting, vistas bem as coisas ele tem legitimidade para ir para onde bem entender e se há o “estigma” Figo no Sporting, cada vez que se fala em ser transferido, não é por culpa dele, é mais por culpa nossa! :arrow:

Em primeiro lugar, Figo já não é um jogador de topo. Se fosse, não estaria em vias de saír do Real Madrid e não me venham cá com essa história de que é opção do treinador, porque a ser verdade, então, a "aficcion" madridista estaria neste momento a contestar a decisão de Wanderlei Luxemburgo e não é isso que verificamos. Quanto muito, Figo pode ser considerado um jogador conceituado, mas cuja carreira se encontra já em plano descendente.

Em segundo lugar, eu nunca disse ou dei a entender que o jogador deveria regressar a Alvalade, sob pena de ser mau carácter. A minha opinião a respeito de Figo foi formalizada ao ter saído do Sporting quando e como quis, estando-se positivamente borrifando se o clube que lhe abriu as portas para o estrelato ia ficar prejudicado ou não. Escolheu a opção que lhe dava mais $$ e o clube que se fod… (400 mil contitos pela formação e já gozas), isto depois de ter já protagonizado várias novelas de assinaturas de contrato simultâneas e mais que duvidosas (só pelos merdosos, foram 2). Muito mal estaria o Sporting actualmente se vendesse um jogador feito nas escolas por esse valor e note-se que estou apenas a considerar um bom jogador e não um jogador que só aparece de tempos a tempos como o Figo.

Esta atitude do jogador, não me “aquenta” nem “arrefenta” e só vem confirmar tudo o que eu pensava dele, ou seja, só me vem deixar com tranquilidade de espírito por constatar que a opinião que nutria a seu respeito não estava errada - digamos que é a cereja em cima do bolo. Por outro lado, não existe nem nunca existiu da minha parte nenhuma raiva ou frustração pelo facto dele não ter escolhido regressar, até porque sou dos que têm a opinião que se o fizesse, muito possivelmente vinha para se arrastar, hipotecando o potencial competitivo do grupo devido ao seu nome e aqui talvez o futuro próximo me venha a dar razão.

Para terminar, é bom que fique suficientemente claro que nunca pus o jogador em causa em termos desportivos. As minhas críticas são única e exclusivamente direccionadas ao seu carácter e à sua conduta moral e é nesse mesmo contexto que entendo estar o jogador em falta para com o Sporting, clube que o lançou para a ribalta do futebol. Lamento é que existam algumas pessoas que tenham a memória curta, mas isso já é outra história… :arrow:

Desportivamente, já vi que temos opiniões incompatíveis. Figo tem sido dos melhores jogadores do Real, mostrando-se ao mais alto nível mesmo quando o resto da equipa entrava em declíneo. E falo não só no aspecto técnico como também no aspecto físico. Viam-se muitas vezes jogadores como o Raul ou como o Zidane arrastar-se em campo, ao passo que Figo, com o mesmo número de jogos nas pernas continuava a praticamente levar a equipa ao colo. Mesmo quando o brasileiro o retirou da equipa, Figo estava em plena forma. Foi uma decisão errada do treinador, não lhe reconhecendo qualquer tipo de crédito para considerar que se dispensa o Figo é porque é uma boa opção. Sobre estar com a carreira em fase descendente, nada a dizer; tem 32 anos.

A saída de Figo do Sporting não foi pacífica, mas também a direcção da altura não estará isenta de culpas. Tentaram renovar-lhe o contrato tarde e a más horas, apercebendo-se tarde de mais que tinham ali um jogador genial. Aconteceu algo semelhante com Futre que muitos queriam ver regressar ao Sporting como director desportivo. Se a sua saída tivesse sido semelhante à do Miguel, rescindindo o contrato unilateralmente, ainda compreenderia a revolta, como o que aconteceu foi uma não renovação de contrato já não entendo tão bem. Ainda se o homem tivesse tomado uma má opção, indo para um clube menor, mas nem foi isso que aconteceu. Acabou por ir para Barcelona, tornando-se um ídolo na Catalunha.

E atenção que a minha defesa do Figo não faz com que não lhe encontre vários pontos de crítica ou erros na gestão da sua carreira. Por exemplo, sempre achei a sua saída de Barcelona para Madrid como um erro, aí sim, desrespeitando os adeptos de um clube que o adoravam ao ir para o clube rival. Mas como não lhe peço a perfeição, limito-me a torcer para que continue o maior tempo possível a explanar o futebol com o qual eu me delicio. E é de futebol que falamos.

Em relação ao Figo costuma haver uma confusão entre o que nós desejámos e a legitimidade do homem, eu gostava muito de o ver no Sporting ainda como jogador e até condenei algumas vezes o homem por não querer vir já para o Sporting, vistas bem as coisas ele tem legitimidade para ir para onde bem entender e se há o "estigma" Figo no Sporting, cada vez que se fala em ser transferido, não é por culpa dele, é mais por culpa nossa! :arrow:

Ninguém discute a legitimidade, isso é óbvio, ele tem o direito de decidir ir para onde lhe apetece, nem que fosse para a china.

Agora permito-me julgar o seu propalado sportinguismo. Para mim um sportinguista com os pés dele e com o dinheiro que ele já amealhou e sem objectivos de clube a cumprir (já ganhou o que de importante havia a ganhar), se não regressa ao Sporting por questões financeiras é um sportinguista de trampa.

Se eu tivesse tido a carreira dele e tivesse acumulado o pecúlio que já acumulou, sportinguista como sou nem pensava duas vezes. Saberia a oportunidade que tinha de ajudar o clube e colocar o Sporting numa situação que os seus adeptos merecem, passando aqui dois anos em que potenciaria a níveis elevadíssimos os rendimentos do clube com a minha imagem (merchandizing, venda de lugares, patrocínios, etc). Pediria ao clube um salário aceitável, o limite salarial do Sporting (15 mil contos) não lhe pagam o “supermercado e a gasolina”?

Não me venham com tretas. Não se tivesse metido ao barulho o sportinguismo de Figo ao barulho durante estes anos (o próprio o meteu) e isto não vinha à tona. Não tivesse o próprio referido esses “desejos” e ninguém dele os esperaria.

Agora se algum sportinguista na situação dele diz que tendo o dinheiro dele, a carreira que ele teve não faria o esforço necessário para fechar a carreira ajudando o clube como verdadeiro herói (ainda por cima teria essa benesse) então desculpem mas isso é um sportinguismo de algibeira.

Eu no lugar dele, vinha para o Sporting E À BORLA!!!

Mas por que é que a hipótese de querer continuar a jogar numa liga superior à nossa não é colocada? Isso é que eu não entendo. Não é legítimo que um profissional de futebol queira continuar a jogar contra equipas de topo, em campeonatos bem mais aliciantes que o nosso?

É que estamosa a falar numa profissão que dura poucos anos. Se ele continuar a achar que tem condições para jogar ao mais alto nível, para quê descer uma divisão no escalão dos campeonatos europeus? Trata-se também de alimentar o gosto que ele terá por jogar futebol, preferindo desempenhar a sua profissão nos palcos mais exigentes. Acho isso perfeitamente legítimo, não beliscando em nada o seu sportinguismo.

Agora permito-me julgar o seu propalado sportinguismo.

Este é quanto a mim o erro que cometes, e muitas vezes bates-te contra ele aqui no fórum.

Medir o sportinguismo de quem quer que seja, acaba invariavelmente por se tornar um exercicio condenado ao fracasso.

Tu dizes que se estivesses no lugar do Figo, voltarias ao SCP cumprindo assim, no teu entender, o papel de um sportinguista ‘como deve ser’.

Este tipo de avaliação é bastante falaciosa, começando pelo facto de não seres profissional de futebol, e daí não sentires as ambições que os profissionais de futebol poderão ter, como é o caso do Figo, que legitimamente referiu por diversas vezes a sua vontade de jogar em Inglaterra.

Mesmo dando isso de barato, porque razão o facto de tu eventualmente regressares para o SCP, se estivesses na situação do Figo, faz de ti mais sportinguista que o Figo, que, repito, legitimamente, optou por outro rumo.
Somos todos iguais? Claro que não, Figo apenas está a fazer aquilo que qualquer um de nós faria no lugar dele, defender os seu interesses profissionais e familiares (que nunca ninguém referiu, nem se sabe a influência que este factor tem).

Mpcco,

compreendo, mas não concordo.

Aliás, eu SOU MUITO MAIS SPORTINGUISTA QUE O FIGO!

Durante estes anos todos, acho que já vamos numa decada, fui mais vezes a Alvalade, paguei as quotas todas, chorei com os desaires, chorei com as vitórias, vi bons momentos no clube, vi muitos maus momentos, vi o estadio ir abaixo, vi o novo inaugurado, etc, etc.

Onde estava o Figo?

Let´s face it, se Figo quisesse vir para o SCP vinha de borla, se fosse mesmo sportinguista vinha sem olhar a dinheiro pois já fez tanto que um dia já ele estará a fazer tijolo e estarão os seus trinetos ainda a gozar do imperio construido.

Eu não critico Figo por ir para onde quiser, é mais um Trap que se enganou em geografia, queria Inglaterra e vai para Milão, agora acho que fica assim provado que o seu sportinguismo é redutor…

Opiniões…

Para mim um sportinguista na situação de figo, com o dinheiro que ele tem, perante a oportunidade de regressar e AO NÃO O FAZER PQ NÃO LHE ASSEGURAM O MESMO SALÁRIO QUE GANHARIA NA ÚLTIMA época de Real é para mim um sportinguista de trampa.

É a minha opinião, tenho direito a ela. Da mesma forma que conheço muitos sportinguistas de 31 de boca mas não compram um bilhete, não compram uma camisola, não ajudam o clube em nada tendo condições para tal e gastando dinheiro muito mais mal gasto. Outro exemplo de sportinguistas da treta.

Quanto ao teu comentário sobre o que faço muito ou pouco no fórum não percebo em que te baseias pois se alguém aqui se tem insurgido contra o julgamento do sportinguismo de outros foristas tenho sido entre outros eu. Mas neste caso não estou a julgar o sporitnguismo de foristas mas sim de um tipo daqueles que fala, fala, fala mas quando chegou a hora H… foi o que se viu.

Sportinguistas destes não fazem falta nenhuma. Mas não duvido que ainda hão de andar com ele ao colo.

Aliás neste caso estou a ser 100% coerente. Já com Futre disse o mesmo. Não tinha Futre direito de ir para o benfica e encher-nos de golos? Claro que tinha, vivemos num país livre. Isso não invalida que tenha sido um sportinguista de trampa, ao não regressar ao clube que o lançou e do qual se diz tão grande adepto por dinheiro quando já tinha enchido a mula no estrangeiro. Esse com a agravante de ter metido ao barulho da decisão “a dívida para com os sócios”. Depois foi o que se viu. No entanto hoje fala do seu sportinguismo aos 4 cantos.
Não duvido que daqui a uns anos Figo tb anuncie o seu sportinguismo aos 4 ventos, e sendo assim dou total e inteira razão ao Dias da Cunha quando diz que há mto chulo que quer sentar o rabinho em Alvalade. Aposto que daqui a uns anos vai aparecer mais um.

[b]Conclusão: respondendo à tua pergunta “somos todos iguais?”. No que ao Sporting diz respeito NÃO…

…existem os que são sportinguistas e ajudam no que podem.
…existem os que são sportinguistas e ajudam no que podem e não podem.
…existem os sportinguistas que queriam ajudar mas não têm.
… e depois existem os sportinguistas da TRETA. Nestes coloco o Figo.[/b]

Isto já parece a procura do sportinguista puro, qual raça imaculada. Servir o Sporting acima de tudo. Os adeptos terão de fazer o que podem para servir o clube, ao passo que os jogadores terão de sacrificar as suas carreiras e regressar ao clube formador antes de arrumarem as botas senão passarão a ser proscritos. Não concordo nada com essa visão das coisas.

E atenção que essa história do fala, fala, fala não é bem assim. Repito que Figo sempre colocou essa hipótese em entrevistas onde essa possibilidade era colocada. Deveria dizer o quê? «Não, ao Sporting não pretendo voltar nunca.»? Isso sim seria ridicularizar o nosso clube, sem necessidade nenhuma. O Sporting é uma realidade num contexto. Esse contexto é um campeonato que não é comparável aos melhores campeonatos da Europa.

Isto já parece a procura do sportinguista puro, qual raça imaculada. Servir o Sporting acima de tudo. Os adeptos terão de fazer o que podem para servir o clube, ao passo que os jogadores terão de sacrificar as suas carreiras e regressar ao clube formador antes de arrumarem as botas senão passarão a ser proscritos. Não concordo nada com essa visão das coisas.

Não tem nada a haver com isso e até me costuma irritar bastante essa conversa do adepto escravo que não tem direitos nem quereres e existe apenas para servir o Sporting, isso é conversa de outros que não a minha.

Nem 8 nem 80. Figo tem dinheiro à parva, já teve uma carreira brilhante, já ganhou títulos que outros nem sonham… tinha tudo para se realmente fosse sportinguista o mostrar. Custava-lhe bem menos que custa a muitos ajudar o clube como ajuda, e se realmente fosse um grande sportinguista só iria sentir orgulho e realização em fazer isso.

Não preciso de ir buscar grandes exemplos, existem muitos jogadores que já o demonstraram e nem é preciso ir ao tempo da TV a preto e branco. Pena é que alguns que o demonstram nem seque nasceram cá, como por exemplo o grande Sá Pinto. Só descansou quando voltou, aceitou redução de salário sem problemas, recordo como saltava com a Juve nas várias vezes em que nos visitou por uma única razão:amor ao clube. Esse sim sem cá ter nascido é um verdadeiro Sportinguista, mas tb estamos a falar de outro nível.

É a minha opinião tenho direito a ela. Se estivesse no lugar dele assim decidia, embora confesse que por razões pessoais já até explicadas acho essa treta da “carreira”, do “sucesso” uma grande treta e é na hora em que a “fat lady sings” que normalmente os homens percebem a pouca importância que essa treta tem face a outras coisas da vida, essas sim realmente importantes.

Perdoem-me mas esta coisa do “não é por não voltar, não é por dar mais importância aos milhões que já precisa que deixa de ser tão sportinguista como nós” é parecido com aquela treta do pai workahólico e viciado em salário e poder que se vira para a criança que vive no luxuoso apartamento e diz “não é pelo pai passar o ano inteiro fora, não por o pai chegar a casa quando já estas a formir e sair ainda tu não acordaste, não é por o pai só viver para o trabalho que gosta menos de ti”. Yeah, right :slight_smile: