Festival Doc Lisboa 2018

O mundo inteiro volta a caber em Lisboa nesta 16.ª edição do Doclisboa, um festival de cinema que já se tornou uma referência cultural da cidade. Da programação fazem parte as habituais secções competitivas, nas quais são apresentados os melhores documentários realizados recentemente; mas também as Heart Beat, Da Terra à Lua, Riscos e Verdes Anos, esta última centrada nos jovens realizadores portugueses. Dedica ainda uma retrospetiva a Luis Ospina, um dos nomes mais importantes do cinema colombiano. Com o mote “Navegar o Eufrates, Viajar no Tempo do Mundo", o festival propõe-se contar a complexidade desta área, devastada por múltiplos confrontos, através de filmes realizados antes das guerras contemporâneas. De 18 a 28 de outubro, em vários espaços: Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Entradas: a partir de 4,5 euros, com vários descontos.

Alguma sugestão de docs a ver?

Sugiro que vejas o documentário russo “Their Own Republic” (Aliona Polunina, 2018), sobre esse aborto neo-comunista à Putin chamado “República Popular de Donetsk”. Apresenta, em tom condescendente e pseudo-humanista, uma aberração política que deve merecer a tua simpatia.

Deu para sorrir com a insinuação de q Putin, ou a oligarquia a que preside, tm algm coisa de “comunista”.

Obrigado pela sugestão, vou meter na agenda :great:

SL

Esse filme deu direito a uma manifestação, pacífica diga-se de passagem, ontem à noite por uns cidadãos ucranianos.

Se fosse a ti não ficava pelo sorriso quando, com um pequenino esforço, até te podes rebolar a rir.

Basta que ignores aspectos essenciais da relação entre a actual Rússia e a defunta URSS, como a avaliação ambígua dos crimes do Comunismo por parte do regime de Putin ou os vários elementos de continuidade nas grandes opções geo-estratégicas. E isto para não falar do discurso ideológico de legitimação das repúblicas separatistas e de certos intervenientes nesse conflito separatista.

Se cagares para essas minudências, a risota está mais do que garantida… :lol:

Sim sim, toda a gente olha e vê que é o mesmo modelo económico/social/político :great:

Abraço e até à próxima.

Pois, pois… é disso mesmo que estava a falar…

Um abraço bem apertado e bons filmes. :great:

Ainda que não faça parte do DocLisboa, recomendo o visionamento deste magnífico filme em estreia.

Da autoria de Lars Kraume, é pelo seu valor artístico altamente recomendável para os cinéfilos. E, em especial, para os que padecem da “nostalgia do Império”, pode ter inesperados benefícios terapêuticos.

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA - (Trailer legendado Portugal) - YouTube

Este que amanhã encerra o festival é capaz de ser engraçado:

Infinite Football
Fotbal infinit
de Corneliu Porumboiu