Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol

Nome Completo: Fernando Baptista Seixas Peyroteo.
Nacionalidade: Portuguesa.
Anos em que jogou no Sporting: 1937 a 1949.
Posição: Ponta-de-Lança.
Curiosidades e Feitos: Maior goleador da história do futebol, com uma média de 1,6 golos por jogo.

Biografia Breve da Wiki

Vídeo do Peyroteo

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=GpiV5p7ZyKU[/youtube]

1 Like

Fernando Peyroteo

Ainda ontem se estava a falar nele num outro tópico.

Enorme! Enorme! Vejam bem o nº de golos em relação ao nº de jogos, comparem com o 2º da lista, no entanto só se fala do Eusébio. Se perguntarem a alguém quem é o Peyroteo ninguém sabe!

Não é só o melhor marcador da história do futebol português, é o melhor marcador da história do futebol mundial. Ninguém se equipara à média de golos marcados por esse sr., 1,62 golos por jogo. É obra.

Enorme Fernando Peyroteo!

Muito o meu pai falava sobre este senhor! Ele que teve a felicidade de ver ao vivo os 5-1 ao Manchester!

Hoje tenho o prazer de ter as minhas filhas num ATL onde andam sobrinhas-netas de Peyroteo, que com muito orgulho envergam várias vezes as camisolas verde-brandas com esse nome nas costas!

Mas isso também tem que partir do Sporting. Não é uma homenagem antes de um qualquer jogo da 1ª liga que faz a promoção de uma das nossas glórias. É preciso celebrar os nossos heróis! Até a nível interno devem ser mais divulgados, para que quem lá anda sinta a responsabilidade de ter aquele simbolo ao peito.

@Psilva
Qual é a relação entre os 5-1 ao Manchester e o Peyroteo ?

@ChefeSilva
Parabens pelo topico, é teu o texto Chefe Silva ?

@A todos os outros Silvas
Ja agora, alguem sabe se ainda e onde possam estar as imagens do Peyroteo a jogar, tanto pelo Sporting
como pela selecção ?
A RTP nao tem um arquivo qualquer, nao é ? Julgam que haveria hipoteses de eles darem acesso as imagens
caso houvesse um pedido de alguem como o forum ou outra associação de adeptos do Sporting ?

Quem diz do Peyroteo diz dos 5 Violinos.

Não foi 5-1 mas 5-0.

Só o meu pai! :great:

Foi só parar situar as grandes equipas e grandes conquistas que ele viu e das quais sempre falava com grande entusiasmo!

@Atlantian

Admito que tenham sido 5-0! A memória nunca foi um dos meus predicados e tem tendência a piorar (grandemente para algum meu desespero)!

Os feitos do Peyroteo têm sido algo ocultados, para não “fazer sombra” ao Eusébio. A maior parte das vezes os almanaques e quejandos dizem que o Eusébio foi o maior marcador da história do campeonato, porque o Peyroteo jogou no tempo do “Campeonato da Liga” (quatro primeiras edições do Nacional) e supostamente essas épocas “não contam”. Porém, para o Benfica alcançar os 31 títulos e usar aquelas estrelinhas tão lindas tem que contar com os 3 campeonatos “da Liga” que ganhou. Enfim, contam para umas coisas e não para outras.

Na verdade a mudança de nome de I Liga para I Divisão foi apenas isso. Uns anos depois houve uma mudança profunda nas regras, quando o Nacional passou a estar aberto a equipas de todo o país e não apenas de alguns distritos, mas essa mudança não coincidiu com a do nome da competição e ninguém impugna a “validade” dos campeonatos chamados “I Divisão” disputados até então (o campeonato passou a chamar-se I Divisão em 38/39 e foi disputado só por clubes dos distritos de Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal até 40/41, em 41/42 foram admitidos clubes de Braga e Faro, sempre com número de vagas fixas para cada distrito, só em 45/46, com a subida do SL Elvas, o campeonato se tornou verdadeiramente nacional). Enfim, as trapalhadas do costume.

Uma coisa é certa: PEYROTEO é o melhor marcador da história do campeonato português.

Desculpa Pireza mas o melhor marcador do Campeonato Portugues é o Yazalde com 46 golos
o Peyroteo “só” marcou 43.

De resto, completamente de acordo.

O Yazalde foi o melhor marcador num campeonato. O Peyroteo foi o melhor marcador de sempre. Marcava golos até a dormir. É o jogador com melhor média de golos marcados dew todo o mundo, ninguém alguma vez chegará sequer perto do que este sr. fazia.

Nunca o vi jogar, mas diz quem viu que Peyroteo não era um portento de técnica, mas marcava golos com uma cadência espectacular, era o menos tecnicista dos 5 violinos, que valia principalmente pelos golos que marcava, mas marcava, mais de “golo e meio” por jogo. No Sporting tem média de 1,60 golos por jogo, na carreira um bocadinho mais 1,62.

Melhor marcador numa só época… o Pireza referia-se a melhor marcador de sempre contando com todos os golos marcados em todas as épocas. :stuck_out_tongue:

Não há relação nenhuma !

Em 1964 (altura dos 5-0 ao Manchester) já há muito que o Peyroteo tinha abandonado !

Gosto principalmente destes recordes:

4º - O jogador com mais golos marcados ao Benfica: [b]64 golos em 55 jogos [/b] (média de 1,2 por jogo). 5º - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: [b]33 golos em 32 jogos [/b] (média de 1,02 por jogo).

:boohoo: :boohoo: :boohoo: :boohoo: :boohoo: 5 violinos
:clap: :clap: :clap:

Só tenho pena do “tanque”(era assim que ele era conhecido) ter morrido no dia do meu nascimento (mas não no ano)…

É infortunio também o fim dele… O melhor marcador português de todos os tempos, amputado …

Obrigado Peyroteo por tudo… :smiley: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Podias ter lido o restante da conversa!

Mas já que até carregas no negrito aqui fica o resumo:

A pergunta parte por eu na mesma mensagem ter juntado sem explicar bem como e porquê o Peyroteo e o o jogo com o Manchester!

A resposta foi dada para explicar que sabendo que são de tempos diferentes identificam os momentos e/ou personagens de quem o meu pai falava com grande entusiasmo e que teve a suprema felicidade de presenciar:

O Peyroteo na sua formação Sportinguista, os 5 violinos já durante a sua vida adulta!

Sem stresses! :great:

OK. Fiz leitura em ‘diagonal’. Agora percebi o contexto.

:beer:

Era isso mesmo que eu queria dizer, melhor marcador de sempre!

E um jogador marcado pelo azar e pela fatalidade.

A forma como acabou (quando nos poderia ter dado muito mais). A forma como se lesionou. A forma como ficou sem as pernas.

Mas o que fica para a história são os números e os feitos do melhor avançado que passou pelo campeonato português, sem sombra de dúvida. A par de José Travassos são os melhores jogadores da história do futebol português.