Fernando Correia apresenta a obra: "Os Cinco Violinos"

O nosso conhecido Sportinguista Fernando Correia vai apresentar este dia 12 na Loja Verde pelas 14h30 o seu novo livro “Os Cinco Violinos” em conjunto com o Site de Apoio… aqui fica a notícia e alguns links de interesse:

[center]

[size=12pt]https://www.wikisporting.com/index.php?title=Cinco Violinos

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Jesus Correia | Manuel Vasques | Wiki Sporting | Fernando Peyroteo | Wiki Sporting | José Travassos | Wiki Sporting | https://www.wikisporting.com/index.php?title=Albano[/size][/center]

[size=14pt][b]CONVITE: Sporting Apoio apresenta “Os Cinco Violinos” de Fernando Correia[/b][/size]

É com enorme prazer que o Sporting Apoio e o Fernando Correia convidam todos os nossos leitores a estarem presentes na apresentação do livro “Os Cinco Violinos”, Dia 12 de Dezembro pelas 14h30 na Loja Verde, em Alvalade. A apresentação do livro será no mesmo dia do Sporting x Leiria e contará com a presença de diversas figuras ligadas ao mundo leonino, entre elas, o Presidente do Conselho Directivo Dr. José Eduardo Bettencourt.

O autor, Fernando Correia, irá estar presente, autografando o livro.

Sobre o autor:

Fernando Correia nasceu em Lisboa onde fez a 1ª parte dos seus estudos. É casado e pai de 5 filhos. Frequentou a Alliance Française e o Instituto Britânico (segunda parte dos estudos feitos em Cambridge) e especializou-se em Ciências da Comunicação e Línguas.

Entrou para a Emissora Nacional em 1958 onde atingiu a categoria de locutor de 1ª classe (Março de 1966). Fez depois o curso de Chefe de Equipa de Realização que concluiu em Julho de 1976, já na RDP.

Foi trabalhador da Emissora Nacional, RDP, Rádio Comercial, TSF Rádio Notícias e, actualmente, é realizador de Programas no Rádio Clube Português (Lugar Cativo).

É relator e comentador desportivo desde 1964. Nessa qualidade esteve presente, depois de 1976, em todos os Campeonatos da Europa e do Mundo de futebol. Também realizou a cobertura de diversos Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa e do Mundo de Hóquei em Patins e Torneios Internacionais de Atletismo.

Como jornalista trabalhou nos jornais Record, A Capital, O Diário, Gazeta dos Desportos, Diário Popular e Jornal de Notícias. Foi Director Adjunto e Director do Semanário Sporting. Assinou colaborações diversas na RTP e TVI.

É desde Setembro cronista regular do site Sporting Apoio.

Sobre a obra “Os Cinco Violinos”:

Por inspiração do jornalista, treinador de futebol e Seleccionador Nacional, Tavares da Silva, ficaram conhecidos, para o resto dos dias, como os “Cinco Violinos”! Porque jogavam como se tocassem numa orquestra afinada. Porque faziam solos e improvisações de rara beleza. Porque se uniam na execução e interpretação das partituras recomendas, em concertos de futebol verdadeiramente únicos.

Os “Cinco Violinos” chamavam-se: Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteu, José Travassos e Albano Pereira, a melhor linha avançada de sempre do futebol português e uma das melhores do futebol mundial.

A partir de agora ficam imortalizados neste livro, quando já faziam parte da memória do Sportinguistas e da história dessa grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal.

No entanto, esta belíssima memória vai mais longe e considera que, nos dos anos 40, os “Cinco Violinos” deveriam ser onze, para que a equipa SEMPRE CAMPEÃ se prestasse a homenagem devida. Os “Cinco Violinos” de referência só jogaram juntos durante três épocas: 1946/47, 1947/48 e 1948/49, mas foi o bastante para conquistarem a imortalidade.

Que bom é revê-los agora!

Este Fernando Correia é um senhor. Sem nunca esquecer o Sportinguismo faz um excelente jornalismo, não denigre, não ofende, não rebaixa, não ofusca qualquer outro clube. Houvesse mais jornalistas como ele.

:clap:

Aí está uma época no futebol português que merece, sem sombra de dúvida, melhor e maior divulgação. 5 Violinos = das melhores equipas que o mundo já viu! A célebre foto da famosa equipa merecia uma estátua em Alvalade. O Sporting, principalmente os seus adeptos, deve muito a esse quinteto de jogadores, exemplos prodigiosos de amor à camisola, sacrifício pela instituição Sporting.

Obrigado!

VAMOS, SPORTING!

ps - se no auge dessa equipa houvesse Liga dos Campeões, tenho a certeza de poder ver 1 ou 2 troféus no nosso museu.

Sem qualquer dúvida uma equipa de grande valor e de facto mereciam uma estátua em Alvalade.
Quanto a essa parte da liga dos campeões, eu não teria assim tanta certeza, lembro que já no final dessa grande equipa apareceu uma competição chamada Taça Latina (que viria a ser a ante-câmara da Taça dos Campeões Europeus) que não conseguimos ganhar, temos um 2º, um 3º e dois 4ºs lugar.

Os Cinco Violinos jogaram juntos apenas até 1949, porque nessa altura o grande Peyroteo retirou-se. Nas 3 épocas anteriores à despedida (1946/47, 1947/48, 1948/49), o Sporting ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar e foi nessa última em 1948/49 que ficámos em segundo lugar na Taça Latina (https://www.wikisporting.com/index.php?title=O Sporting na Europa), que foi no fundo a primeira competição europeia digna de registo.

Tiveste o previlégio de os ver ao vivo? Já deves ter muitos anos de vida.

Eu só posso dizer, que inveja de não termos uma equipa assim agora. :boohoo:

A propósito do lançamento deste livro, o próprio Fernando Correia escreveu uma crónica após a sua apresentação para o Site de Apoio que passo a transcrever:

[size=14pt][b]“Os Cinco Violinos”[/b][/size] Crónica de Fernando Correia para sportingapoio.com

Tive o prazer de os ver jogar.

Como conto no livro, apresentado no passado Sábado na “Loja Verde” numa sessão de autógrafos sem a Direcção do nosso Clube estar presente, por impossibilidade de agenda, vivi, graças a meu pai, esses momentos sublimes de ir ao nosso Estádio, pela sua mão, ver os jogos daquela equipa mágica que ganhava sempre. Só não se sabia por quantos!

Agora escrevi as suas histórias, revivi a sua magia, e percebi sobretudo como o nosso Sporting está vivo nas memórias desses grandes atletas que foram Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travaços e Albano Pereira. E todos os restantes elementos da equipa que se consideravam, igualmente, instrumentistas daquela grande orquestra comandada pelos “cinco violinos” da linha avançada.

Sei que se ainda fossem vivos estariam todos a meu lado. Porque eram do Sporting e não de facções do Sporting.

Confesso que me emocionei ao perceber tanta amizade, tanta consideração pessoal e tanto sportinguismo no Sábado antes de perdermos o jogo com a União de Leiria.

Fiz o relato do jogo e, durante o meu trabalho, pensei vezes sem conta nos “cinco violinos”, na magia de então, nas diferenças existentes com a equipa actual, sem chama nem glória, sem sentir a honra máxima de vestir a camisola do Sporting. E fiquei triste. Muito triste. Mas, ao mesmo tempo, recordei as palavras dos muitos que compraram o livro, que me pediram para o assinar, que me abraçaram, que estiveram a meu lado (António Souza Pinto, Nuno Mourão, Fernando Crispim, Jorge Cadete, Vasco Resende, Aguiar de Matos, João Barnabé, Isabel Trigo Mira, Hilário da Conceição, Fernando Tavares, os meus camaradas dos jornais e da TVI, as centenas de crianças, mulheres e homens do Sporting) e, com eles, senti que o Sporting está vivo, cheio de força e só lhe falta acreditar no futuro, sabendo construi-lo, sendo capaz de se afirmar por aquilo que representa, ou seja, pela sua entidade e pela sua história, e não por aquilo que alguns pessoalmente desejam, apenas em termos de afirmação pessoal.

O Sporting é muito mais do que um período mau. É muito mais do que um mau resultado de futebol. O Sporting é um todo imenso e vale por isso mesmo.

Estejamos unidos e vigilantes enquanto associados e adeptos deste grande Clube e saibamos honrar o seu passado, sabendo construir um futuro digno. Os “cinco violinos” podem muito bem ser o símbolo da nossa grandeza.

Fernando correia

Pois é … o Fernando Correia disse tudo: “equipa sem chama nem glória, sem sentir a honra máxima de vestir a camisola do Sporting”.
Mais palavras para quê? Quem dera outros cinco violinos.