O nosso conhecido Sportinguista Fernando Correia vai apresentar este dia 12 na Loja Verde pelas 14h30 o seu novo livro “Os Cinco Violinos” em conjunto com o Site de Apoio… aqui fica a notícia e alguns links de interesse:
[center]
[size=12pt]https://www.wikisporting.com/index.php?title=Cinco Violinos
https://www.wikisporting.com/index.php?title=Jesus Correia | Manuel Vasques | Wiki Sporting | Fernando Peyroteo | Wiki Sporting | José Travassos | Wiki Sporting | https://www.wikisporting.com/index.php?title=Albano[/size][/center]
[size=14pt][b]CONVITE: Sporting Apoio apresenta “Os Cinco Violinos” de Fernando Correia[/b][/size]
É com enorme prazer que o Sporting Apoio e o Fernando Correia convidam todos os nossos leitores a estarem presentes na apresentação do livro “Os Cinco Violinos”, Dia 12 de Dezembro pelas 14h30 na Loja Verde, em Alvalade. A apresentação do livro será no mesmo dia do Sporting x Leiria e contará com a presença de diversas figuras ligadas ao mundo leonino, entre elas, o Presidente do Conselho Directivo Dr. José Eduardo Bettencourt.
O autor, Fernando Correia, irá estar presente, autografando o livro.
Sobre o autor:
Fernando Correia nasceu em Lisboa onde fez a 1ª parte dos seus estudos. É casado e pai de 5 filhos. Frequentou a Alliance Française e o Instituto Britânico (segunda parte dos estudos feitos em Cambridge) e especializou-se em Ciências da Comunicação e Línguas.
Entrou para a Emissora Nacional em 1958 onde atingiu a categoria de locutor de 1ª classe (Março de 1966). Fez depois o curso de Chefe de Equipa de Realização que concluiu em Julho de 1976, já na RDP.
Foi trabalhador da Emissora Nacional, RDP, Rádio Comercial, TSF Rádio Notícias e, actualmente, é realizador de Programas no Rádio Clube Português (Lugar Cativo).
É relator e comentador desportivo desde 1964. Nessa qualidade esteve presente, depois de 1976, em todos os Campeonatos da Europa e do Mundo de futebol. Também realizou a cobertura de diversos Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa e do Mundo de Hóquei em Patins e Torneios Internacionais de Atletismo.
Como jornalista trabalhou nos jornais Record, A Capital, O Diário, Gazeta dos Desportos, Diário Popular e Jornal de Notícias. Foi Director Adjunto e Director do Semanário Sporting. Assinou colaborações diversas na RTP e TVI.
É desde Setembro cronista regular do site Sporting Apoio.
Sobre a obra “Os Cinco Violinos”:
Por inspiração do jornalista, treinador de futebol e Seleccionador Nacional, Tavares da Silva, ficaram conhecidos, para o resto dos dias, como os “Cinco Violinos”! Porque jogavam como se tocassem numa orquestra afinada. Porque faziam solos e improvisações de rara beleza. Porque se uniam na execução e interpretação das partituras recomendas, em concertos de futebol verdadeiramente únicos.
Os “Cinco Violinos” chamavam-se: Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteu, José Travassos e Albano Pereira, a melhor linha avançada de sempre do futebol português e uma das melhores do futebol mundial.
A partir de agora ficam imortalizados neste livro, quando já faziam parte da memória do Sportinguistas e da história dessa grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal.
No entanto, esta belíssima memória vai mais longe e considera que, nos dos anos 40, os “Cinco Violinos” deveriam ser onze, para que a equipa SEMPRE CAMPEÃ se prestasse a homenagem devida. Os “Cinco Violinos” de referência só jogaram juntos durante três épocas: 1946/47, 1947/48 e 1948/49, mas foi o bastante para conquistarem a imortalidade.
Que bom é revê-los agora!