Feriados nacionais consecutivos

Em Junho, iremos ter dois feriados nacionais consecutivos, o Dia de Portugal e o Corpo de Deus. Estes feriados serão a 10 e 11 de Junho, respectivamente.

Não me lembro de tal ter acontecido nos últimos 25-30 anos, termos dois feriados nacionais seguidos… alguém que consiga encontrar uma situação onde isto tenha ocorrido?

Ui… e são feriados nacionais? Oh pra mim a ganhar dois dias seguidos a dobrar em Junho. :mrgreen:

Por acaso nunca me lembro de ter acontecido semelhante coisa. Alguém se recorda?

Também não me lembro de tal coisa! :inde:

Tb nao me recordo de situação igual.

SL

Mas já deve ter acontecido, o 10 de Junho é fixo, o outro é um feriado móvel mas que a cada x anos se repete.

Critério de atribuição deste feriado (Corpo de Cristo):

Quinta-feira da 2.ª semana após o Pentecostes (60 dias após a Páscoa).

A Páscoa por sua vez também é móvel :o
Primeiro Domingo após a primeira lua cheia (na realidade a data é calculada e pode diferir um ou dois dias da lua cheia em alguns locais de mundo) que se verificar depois do dia 21 de Março (coincidindo assim com o início da Primavera/Equinócio de Verão do Hemisfério Norte). Esta data cai sempre entre 22 de Março e 25 de Abril. Sendo celebrado a um Domingo não é classificado como feriado oficial. As tradições gastronómicas da Páscoa variam muito entre as diversas regiões do país, desde o Pão-de-Ló ao Folar. Em algumas regiões, a tradição do Compasso ainda se mantém, mesmo nas grandes cidades, quando um pequeno grupo visita cada casa com um crucifixo e onde é feita uma pequena cerimónia de bênção da casa. Também é altura da segunda vista tradicional dos afilhados solteiros aos respectivos padrinhos para receberem a prenda de Páscoa. 7 dias antes, no Domingo de Ramos, os jovens oferecem flores à madrinha. Em baixo está a fórmula de cálculo, para qualquer ano do Calendário Gregoriano - a partir de 1583 - do astrónomo francês Jean Baptiste Joseph Delambre (1749-1822):

Considere: A = o resto de (Ano ÷ 19); B = o inteiro de (Ano ÷ 100); C = o resto de (Ano ÷ 100); D = o inteiro de (B ÷ 4); E = o resto de (B ÷ 4); F = o inteiro de [(B + 8 ) ÷ 25]; G = o inteiro de [(B - F + 1) ÷ 3]; H = o resto de [(19xA + B - D - G + 15) ÷ 30]; I = o inteiro de (C ÷ 4); K = o resto de (C ÷ 4); L = o resto de [(32 + 2xE + 2xI - H - K) ÷ 7]; M = o inteiro de [(A + 11xH + 22xL) ÷ 451]; P = o inteiro de [(H + L - 7xM + 114) ÷ 31]; Q = o resto de [(H + L - 7xM + 114) ÷ 31].

A Páscoa será no dia Q+1 do mês P.

Para os anos anteriores a 1583 (Calendário Juliano):

Considere: A = o resto de (Ano ÷ 4); B = o resto de (Ano ÷ 7); C = o resto de (Ano ÷ 19); D = o resto de [(19xC + 15) ÷ 30]; E = o resto de [(2xA + 4xB - D + 34) ÷ 7]; F = o inteiro de [(D + E + 114) ÷ 31]; G = o resto de [(D + E + 114) ÷ 31].

A Páscoa será no dia G+1 do mês F.

:o :o

(dados retirados da wikipedia)

Tomando como base uma frase acima que diz que a Páscoa tem que ser entre 22 de Março e 25 de Abril, são 35 possibilidades.
Depois há que multiplicar a probabilidade por 2 (porque pode calhar no dia 9 ou no dia 11), e retirar as probabilidades de cair em dias diferentes de 4ª ou 6ª (porque o Corpo de Cristo é sempre numa 5ª).

Como hoje é feriado :sleep: , fiz um excelzito e encontrei que por exemplo em 1998 isto também sucedeu ;). Mas antes disso foi em 1936 :xock:
E vai voltar a acontecer em 2020, e depois só em 2093.
Mas também podemos contar com os feriados a dia 9, que ocorreram em 1977, 1966, 1955, e voltarão a ocorrer em 2039, 2050, 2061, 2072.

Por isso aproveitem bem, que vão ser raros :lol: