FCPorto 2 vs SPORTING CLUBE DE PORTUGAL 2 (Júniores)

Desloquei-me ao Olival para assistir à partida dos nossos júniores frente a um adversário directo e fiquei com um sabor agridoce, se me permitem tal expressão. Não costumo por impossibilidade e sobretudo tempo, acompanhar directamente as nossas camadas jovens, mas desta vez tive essa oportunidade e não a enjeitei e não fiquei arrependido.

Uma tarde de sol, com algum vento no Olival e com a presença de algumas figuras mediamente conhecidas da nossa praça, alguns deles, porventura numa ideia de análise e prospecção de possíveis reforços para as suas equipas. Vi entre outros, Lito Vidigal, Tulipa e Rui Correira. Mesmo acima de mim, estavam Antero Henriques (braço direito de Pinto da Costa), Rui Cerqueira e Luís Castro. Do Sporting não vislumbrei ninguém, ou se estava alguém, não consegui ver.

Tinha referido que tinha ficado com um sabor agridoce acima e porquê? Porque vi um desnível elevado entre as duas equipas, com um Sporting com clara superioridade e maior qualidade que o adversário e atendendo aos acontecimentos, com uma oportunidade única para vencer o jogo. Nisto, José Lima foi bastante cauteloso, não querendo arriscar mais, preferindo manter a segurança da equipa. Quer-me parecer que um pouco mais de forcing final e teríamos vencido o jogo, o que poderia ser decisivo para a nossa campanha até final. É rezar para que esta falta de ambição não se venha a sentir na parte final da temporada, quando for tempo de fazer contas.

Uma primeira parte bastante equilibrada, com algum ascendente do Sporting, uma segunda parte mais fraca mas também ela com maior ascendente do Sporting que teve oportunidades para vencer a partida e consentiu o empate, através de dois erros defensivos (a meu ver, o calcanhar de aquiles da nossa equipa). Da nossa parte, palavra especial para o nosso meio campo, claramente o nosso sector mais forte, e preocupação a nível defensivo onde os dois centrais brasileiros e mesmo os laterais, não oferecem segurança a um “senhor bicho” de nome Golas, que é um autêntico panzer e que me impressionou por ser um óptimo guarda redes.

O Porto fazia-me lembrar o Boavista, na maneira aguerrida e algo dura de abordar os lances, aposta no mesmo sistema táctico que a equipa sénior, com um ponta de lança forte e alto, bom cabeceador, dois extremos tecnicistas (Chula, o nº 7, uma tentativa da parte dele de ser um Quaresma 2), dois médios centros, um mais em contenção, outro mais organizador, um bom lateral direito (Valter Fernandes), mas de resto, uma equipa no geral ao nosso alcance. Continuo a pensar que tinhamos capacidade para vencer esta partida.

Análise individual:

Vitor Golas: Um autêntico panzer. Um bicho na baliza com um corpanzil impressionante. É um guarda redes imponente, com bastante talento, com boas capacidades, esteve sempre seguro e comunicativo com o seu sector defensivo. Parece-me uma boa aposta a nível futuro, apesar de ainda ter que progredir;

Rui Figueiredo: Achei que deu sempre demasiado espaço no seu flanco, não me parece mau a defender, nem muito acutilante e ambicioso a atacar. No entanto, esteve sempre atento e determinado produzindo uma exibição regular;

Weliton Matos: Não é um central muito tecnicista e vislumbrei-lhe alguns erros. Faz lembrar Rolando, a nova contratação do Porto, antes quebrar que torcer. Tal como o seu parceiro, apesar de uma exibição razoável, não oferece grande segurança a nível defensivo;

Vinicius Golas: Outra exibição razoável, apesar de muitas falhas de comunicação. Esteve forte, seguro, teve falhas que poderiam ter sido comprometedoras, mas não esteve mal. Porém, não me parece tal como o seu companheiro, um jogador de futuro para o Sporting;

David Santos: O típico jogador que não aparece muito. Cumpriu, defendeu bem e produziu uma boa exibição;

André Santos: Um verdadeiro senhor. :clap: Muita classe nos pés, cabeça levantada a jogar, liderança da equipa, foi um jogador que me impressionou positivamente. É um trinco de grande qualidade, fazendo lembrar em alguns momentos, Paulo Sousa. O meu MVP :clap: :clap: :clap:;

William Owuso
: Ao olhar para a maneira como actua, só um nome nos fica na retina: Patrick Vieira. É praticamente uma cópia. Outro jogador com uma enorme qualidade, condução de bola muito boa, disponibilidade física assinalável, é outro jogador a reter;

Vivaldo Arrais
: O levezinho do nosso meio campo. Bom pé esquerdo, boa condução de bola e boa visão de jogo, parece-me no entanto, algo frágil a nível físico. Pensava que seria extremo, mas jogou muito bem como interior e marcou um óptimo golo de livre, de deixar alguns cromos da equipa sénior, de boca aberta :clap: ;

Marco Matias: Olhar para ele e não nos lembrarmos de um misto de Quaresma e Ronaldo é crime. Velocidade, técnica, irreverência, um contra um é tudo aquilo que, bem trabalhado, pode sair numa nova fornada de extremos de qualidade da academia;

Wilson Eduardo: Eficácia de assinalar. Teve três remates: um deu golo (bom), outro uma boa defesa de Ruca e outro a rasar o poste. Fora isso, uma mobilidade de assinalar, boa capacidade de segurar a bola e disponibilidade em ajudar a equipa. :great: ;

Bruno Matias: A desilusão. Vê-se no primeiro instante que tem qualidade com a bola nos pés, mas tem tanto disso como alguma displicência e alguns excessos de vedetismo. Muitas vezes apagou-se do jogo porque quando decidia aparecer, criava perigo;

Diogo Rosado: O Fernando Torres do meio campo, esquerdino. Outro com potencial enorme, com muito futebol naquele pé esquerdo, mas com pouco para mostrar na tarde de sábado;

Diogo Viana: Quando o vi a aquecer ainda antes do jogo começar, vi nele um ar comedido, algo nostálgico, parecia algo perdido no mundo. Ontem percebi porquê… Quando entrou, teve um bom par de iniciativas, é um extremo rápido e com boa capacidade técnica, mas também actuou pouco tempo;

Tiago Pedrosa: Substituiu o lateral esquerdo e teve pouco para mostrar.

O próximo quaresma[estilo e ar cigano, até pela sua tradição nazarena] será, ou poderá ser o nosso Iniciado, Ricardo Esgaio.

Quanto ao que relataste, já vi todos esses jogadores, mas creio que o Pedro Mendes deveria ter mais oportunidades nesta fase, pois é um central de excelência.

acho q no caso do pedro mendes existem outros interesses extra-formação… ou algo parecido…

os 2 zucas pouca qualidade tem e futuro no Sporting nao tem de certeza…so sao os titulares por terem sido comprados e possivelmente receberem mto e assim a sad tentar rentabilizar na proxima epoca o mau negocio…

o jorge abreu tb ainda bem q foi posto de parte…esse entao a meu ver nao tem qualidade nenhuma…

o pedro mendes a meu ver sim devia ser o titular absoluto… com os zucas a irem rodando entre si ou uma vez ou outra com o pedro…

A minha “fonte” coincide na leitura do jogo feita pelo Zé Carlos!

O Sporting foi superior todo o jogo e podia (devia) ter dado um grande passo rumo ao titulo!

Eu peço desculpa se de algum modo possa ter sido injusto na avaliação dos atletas. Foi a primeira vez que os vi e claro que posso estar errado em alguns casos ou até injusto. Estejam à vontade para discordarem naquilo que quiserem.

Pois eu discordo em tudo,acho uma avaliação muito mal feita. >:( :mrgreen:

Estou a brincar,está excelente,ao nível do que o Coração de Leão fazia,penso que este elogio já é demonstrativo da qualidade da crónica. :great:
Só uma coisa,é uma paneleirice,mas onde diz “Uma tarde de som, com algum vento no Olival …” é “som” ou “sol”?

Oi ? :-[ :mrgreen:

Já está corrigido. Obrigado Bruno.

Atenção que o Pedro Mendes já tem contrato profissional, logo o Sporting aposta[e bem] no seu valor. A questão é que os zucas são de 2º ano e têm de mostrar se valem ou não o investimento feito neles. É que o Sporting nas fases finais não coloca obrigatoriamente os melhores para ganhar os titulos, coloca aqueles que acha que devem jogar por muitos factores. Pois a formação é isto mesmo e isso passa-se desde os escalões mais novos.

:great:

Parabéns e obrigada Zé, pelo teu trabalho e relato! :great:
Pouco ou nada me surpreende daquilo que foi escrito, visto que conheço bem os jogadores e a forma como a equipa joga. Lamento que o treinador continue com atitudes medrosas quando joga fora de casa, mas talvez se tenha lembrado também que perdemos lá no ano passado e, assim, este empate já não é mau de todo, na verdade. É sempre muito difícil conseguir mais que um empate nas deslocações nortenhas, basta consultar as estatísticas dos últimos anos.
Estou confiante que a equipa está no bom caminho. Falta apenas a deslocação à capoeira e, depois, os últimos 2 jogos serão em casa.

Bem (re)aparecida seja! :slight_smile:

Obrigada PSilva! :wink:

Desde o verão passado que escrevo muito menos que nos 4 anos anteriores devido a falta de paciência ( há coisas que no fórum mudam muito e outras que nada mudam) e, sobretudo, devido a falta de tempo, pois passei a fazer parte da população activa. ;D

Aqui há dias, o pai de um dos miúdos que joga com o meu irmão no Real, disse que foi ver um jogo ao Montelavar, penso eu, onde joga um familiar do Pedro Mendes. Ele lá estava também a ver o jogo. Como esse pai do miúdo o conhece, estiveram a falar uns minutos e ele confirmou aquilo que eu já suspeitava…

O Pedro Mendes mostrou-se bastante desmotivado e triste com esta situação e referiu que muitos mais há como ele, dado que são miúdos que fizeram toda uma carreira para chegar ali, a maioria deles desde pequenos sempre no Sporting, e depois perdem o lugar para atletas de qualidade inferior, só porque são estrangeiros e/ou representados pelo Empresário X ou Y.

Fica complicado… ???

Eu tinha alertado para esse facto! No Ajax aconteceu precisamente a mesma coisa, quando começaram a recrutar estrangeiros! Porque não vamos ser ingénuos, para trazermos um bom temos de aceitar 5 inferior aos que temos na academia! Exigência de empresários! Aconteceu aos outros clube formadores! Problemas da Globalização!

Obrigado Zé Carlos, é sempre bom ter alguém que nos transmita a evolução dos nossos futuros craques :beer:

:clap: :clap: Zé Carlos,muito obrigado pela crónica.A primeira vez que vi o Golas também fiquei impressionado.Será um crime nao apostar nele para um futuro próximo.Quanto a mim temos ali um autentico Peter Schmeichel em potencial…

Já não postava há muito tempo mas como também estive no Olival aqui vai a minha contribuição:

• Ao contrário do Zé Carlos, não vi nada de prometedor no GR, antes pelo contrário, pareceu-me inseguro, na linha do patrício.

• O trinco, nunca o tinha visto jogar, fez um belo jogo, bons pés, parece-me justa a lembrança do Paulo Sousa.

• O meu MVP foi o nº8, Owaso?, faz de facto lembrar o Vieira ou o Desailly. Se ganhar musculo (é alto mas um pouco lingrinhas) pode ser um caso sério, tem bom controlo de bola e do jogo e tem um futebol em progressão, muito positivo.

• Não consigo gostar do M.Matias, já tinha visto o ano passado contra o Boavista, na Pasteleira, onde foi expulso. Parece-me muito rígido e denunciado, além de protestar por tudo e por nada. O outro Matias tem a mania que é vedeta, nisso estamos de acordo.

• De forma geral, mereciamos ganhar, mas foi um bom resultado. A equipa do FCP pareceu-me fraca, na 2ª parte nem uma oportunidade criaram, ao contrário de nós, o M. Matias e o Vivaldo estivam isolados com o GR e falharam…