O FC Porto anunciou, esta quinta-feira, a extinção da sua equipa B, em actividade nas últimas sete épocas, sempre na II Divisão.
Na base desta decisão está o facto de, apesar de promessas em contrário, os regulamentos não permitirem a subida de escalão das equipas «bês», mesmo depois de terem sido promovidas alterações nos quadros competitivos pela Federação Portuguesa de Futebol.
Assim, «os atletas do FC Porto foram obrigados a jogar a II Divisão B, com evidentes prejuízos para as suas carreiras e sem qualquer incentivo desportivo, dada a impossibilidade regulamentar de subir de escalão, ao contrário do que sucede, por exemplo, nas competições profissionais, nas quais um clube satélite pode ascender à divisão cimeira, desde que abdique desse estatuto».
«Face ao exposto, e tendo em conta a inércia dos regulamentos das equipas B, não resta ao FC Porto outra saída que não seja a de dar por terminada a actividade da sua actual segunda formação», finaliza o comunicado divulgado pelos «dragões».
Quer-me parecer que, apesar das justificações apresentadas na altura da extinção da equipa B do Sporting serem um bocado furadas, o Sporting acabou por adoptar a solução menos má, e que agora está a ter seguidores.
É uma chatice para o Pintinho pensar num castigo alternativo à colocação dos jogadores desalinhados e “indisciplinados tacticamente” a jogar na equipa B. :mrgreen:
Estou um bocado por fora, mas não terá sido o Setúbal B?
Julgo que foram os dois, mas não tenho a certeza pois os regulamentos são de tal forma confusos que várias horas depois de terminada a última jornada desse campeonato ainda havia dúvidas sobre quem descia, e como havia uma equipa japonesa envolvida nessa briga e o meu Lusitânia beneficiou da descida dessa equipa eu também acompanhei a questão
Não sabias que havia equipas “japonesas” a disputar os campeonatos nacionais? Eram três: o santa clara na 2ª liga, o Operário e o U.Micaelense, sendo que este foi o tal que desceu.
Tradução livre: Japão» Terra do oriente habitada por seres pequenos, muito trabalhadores e por vezes obstinados que falam uma linguagem imperceptível, e que há muitos anos invadiram as terras vizinhas :lol:
No Infordesporto Exelêbê e Setúbal B aparecem com os mesmos pontos, mas em 12º e 14º lugares (entre 16), respectivamente.
Conforme eu tinha dito atrás os regulamentos destas provas são complexos eu diria mesmo aberrantes proporcionando verdadeiros atropelos à verdade desportiva. O ano passado por exemplo o meu Lusitânia foi despromovido apesar de ter ficado em 12º lugar logo à frente de 4 equipas que não desceram. :shock:
Quanto à situação desta temporada era suposto descerem 4 equipas logo do 13º lugar para baixo, mas se um dos despromovidos fosse uma equipa B desceria mais um, ora foi isso que sucedeu com o Setubal mas como o 12º foi o glorigozo desceu o 11º ou seja o tal U. Micaelense do Japão.
Sendo assim parece que os lamps também foram na aragem, mas disso não tenho a certeza embora tenha sido aquilo que ouvi no programa da especialidade na RTP-Japão :?
As equipas B não falharam.
O benfica jogou toda a época com um plantel B na divisão cimeira e ninguém fez nada.
Além de vários anos seguidos ter jogado com a D e a C (Estoril e Alverca). É preciso é saber lançar uma equipa B,C ou D, o segredo está em não dar esse tipo de nomes às equipas.
“o Oriental, Silves, Setúbal B, Casa Pia, Benfica B e Micaelense descem à III Divisão”.
Fico imensamente triste… Pelo Oriental e pelo Casa Pia! :lol:
Foi erro.
o BB n desceu, infelizmente. Aconteceu exactamente o que disseram anteriormente. Como desceu uma equipa B, tinha que descer mais uma equipa, neste caso seria o 12º Classificado. Como o 12º Classificado era o BB teve que descer o 11º, para não se criar o caso de descer o BB, e ser mais uma vez obrigada uma nova equipa a descer, e a divisão perder uma equipa a mais do que o previsto.
Mas qual é a lógica por detrás desse ponto dos Regulamentos?
Não se percebe… Aliás, os clubes estão contra essa “lógica”.
A intenção seria reduzir os quadros competitivos o mais rapidamente possível. Por isso, a federação como que “não considera” as equipas B como uma “equipa real”. Por isso, se descesse uma equipa B, decidiram que teria de descer mais uma “equipa real”.
Grosso modo é isto. Para a FPF as equipas B são tão insignificantes que se uma descesse, tinha que descer juntamente com ela uma equipa normal, porque consideram que só assim se reduzem as equipas existentes no campeonato.
Resumindo. A FPF acho que se descer uma equipa B, é como se ninguém tivesse descido, e portanto fica um lugar de descida aberto que tem de ser ocupado por uma equipa normal.
Isto só mostra o que a FPF pensa acerca das equipas B, para além do destino próximo de todas elas.
Aliás o Sporting muito bem fez em acabar com ela atempadamente. Agora não está nestas confusões, poupou bom dinheiro, e continuou a valorizar os seus jovens, coisa que as equipas B nunca fizeram.
Mas qual é a lógica por detrás desse ponto dos Regulamentos?
Não se percebe… Aliás, os clubes estão contra essa “lógica”.
A intenção seria reduzir os quadros competitivos o mais rapidamente possível. Por isso, a federação como que “não considera” as equipas B como uma “equipa real”. Por isso, se descesse uma equipa B, decidiram que teria de descer mais uma “equipa real”.
Grosso modo é isto. Para a FPF as equipas B são tão insignificantes que se uma descesse, tinha que descer juntamente com ela uma equipa normal, porque consideram que só assim se reduzem as equipas existentes no campeonato.
Resumindo. A FPF acho que se descer uma equipa B, é como se ninguém tivesse descido, e portanto fica um lugar de descida aberto que tem de ser ocupado por uma equipa normal.
Isto só mostra o que a FPF pensa acerca das equipas B, para além do destino próximo de todas elas.
Aliás o Sporting muito bem fez em acabar com ela atempadamente. Agora não está nestas confusões, poupou bom dinheiro, e continuou a valorizar os seus jovens, coisa que as equipas B nunca fizeram.
Em vez de haver equipas B’s devia haver um campeonato de reservas como há em Inglaterra e noutros países.
Os jogos seriam disputados a meio da semana a fim de poderem ser convocados/utilizados alguns jogadores no fim-de-semana.
Estas equipas estariam inseridas apenas num campeonato entre si sem interferir nas competições da FPF. Acho que era uma solução bem mais rentável que a das equipas B.