Um dos meus primeiros ídolos. Parte ainda demasiado novo. Que a sua alma descanse em paz.
Que descanse em paz!
Que este Grande Leão tenho o seu merecido descanso em paz!
Até sempre campeão
Um enorme Leão!!!
Que descanse em paz.
As mais sentidas condolências à familia.
Que descanse em paz!
Que descanse em paz.
Um GRANDE capitão, um excepcional jogador e um grande sportinguista! Até sempre Brito!
[size=20pt][b]Faleceu Manuel Brito[/b][/size]
Faleceu esta manhã, dia 28 de Maio de 2011, Manuel Joaquim Brito, ex-atleta e treinador do andebol «leonino». Manuel Brito iniciou-se no Sporting no ano de 1965/66, onde permaneceu durante 30 anos (20 na condições de jogador e 10 como treinador).
Era um atleta de nível elevado, tinha uma técnica acima da média e ocupou vários posições no campo. Apenas lhe faltou ter sido guarda-redes. Fez parte da grande equipa de andebol do Sporting que conquistou um penta campeonato e que ficou conhecida como “Os Sete Magníficos”.
Considerado como um dos melhores jogadores de sempre do andebol português, Manuel Brito representou a selecção nacional das quinas por 57 vezes, participando, entre outras competições, em dois Campeonatos do Mundo e nos Jogos Luso-Brasileiros, conquistados pelo Sporting.
No seu currículo contabilizavam-se dois títulos de Campeão Regional e três de Campeão Nacional de Andebol de onze; foi também três vezes Campeão Regional, 13 Campeão Nacional, vencedor de 8 Taças de Portugal em andebol de sete e conquistou ainda uma Supertaça.
Como treinador Manuel Brito orientou durante vários anos os escalões de formação de andebol do Clube de Alvalade, tendo sido Campeão Nacional de Juvenis (1984/85), Campeão Nacional de Juniores (1996/97) e vencedor da Taça Nacional de Juniores (1997/98). Manuel Brito assumiu ainda por três vezes o comando técnico da equipa principal «leonina». Nos últimos anos deixou o clube de Alvalade para treinar o Boa-Hora, Caselas, TAP e Benfica.
Da sua vida fazem parte algumas distinções. Manuel Brito recebeu vários galardões, entre eles, o Prémio Stromp, em 1977, a Medalha de Mérito do Sporting, a Menção de Honra do Comité Olímpico de Portugal e o Prémio Rugidos de Leão.
Manuel Brito completava 63 anos no dia 4 de Dezembro. Nasceu em São Vicente (Cabo Verde) em 1948. O seu corpo vai estar na próxima segunda-feira na Igreja Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha (próxima do Pingo Doce) e o funeral está previsto realizar-se no dia seguinte, pelas 10h00.
À família enlutada o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências.
Mário Patrício: “Manuel Brito era um excelente homem”
O director-geral das modalidades do Sporting, Mário Patrício, lembrou os tempos em que viu Manuel Brito a jogar de «leão» ao peito. “Ele era um grande atleta, um grande homem. Aprendi a admirá-lo ainda em criança e, felizmente, contactei com ele nestas minhas funções. Ele era um homem muito estável quer para o andebol, quer para o Sporting. É díficil expressar o que sinto neste momento. É uma grande perda para todos nós. O Manuel Brito era um excelente homem, um grande campeão. Foi um grande homem que partiu”, referiu.
In sporting.pt
A familia Sportinguista está mais pobre.
À familia do jogador os meus sentimentos.
Descansa em paz campeão.
Grande Manuel Brito!
…
O Ecletismo do Sporting ficou mais pobre.
Obrigado por tudo aquilo que nos deu.
Juntamente com o meu pai, o homem que me educou sobre a contribuição única deste fabuloso jogador e treinador de andebol, dei conta do falecimento desta glória do nosso ecletismo.
Descansa em paz, Grande Manuel Brito, glória do Sporting Clube de Portugal, glória do andebol do nosso clube, e muito obrigado por, fruto da tua qualidade ímpar, teres contribuído activamente para o engrandecimento de um clube cujo ecletismo não conhece igual, nem proximamente similar, em Portugal!
Gostei de saber que o minuto de silêncio em honra deste jogador, no jogo Benfica vs Porto, foi escrupulosamente cumprido, e da forma correcta: em total silêncio, não a bater palmas.
RIP
SL
Não sei se já foi sugerido: porque não dar o seu nome ao futuro pavilhão? Pavilhão Manuel Brito. Seria uma bonita homenagem, por tudo aquilo que ele representou.
:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Não está pensado ser Pavilhão Mário Moniz Pereira?
Mas seria uma justa homenagem a este grande leão!
RIP
Um registo: 30 anos no Sporting Clube de Portugal, 20, repito, 20 como atleta, reconhecido por todos como o melhor andebolista de sempre, e 10 como técnico.
Isto é um símbolo, meus amigos.
30 anos no Sporting, grande LEÃO! Que descanse em paz.
Faleceu um grande Leão. Alguém que dedica 30 anos ao nosso Clube merece todo o nosso respeito.
Que descanse em paz e que o seu Sportinguismo sirva de exemplo para todos nós.
SPORTING SEMPRE!