Faleceu Jorge Sampaio

Por cada Leão que cair, outro de Levantará!

D.e.P Jorge Sampaio.

5 Curtiram

Talvez a sua única virtude fosse ser leão.

2 Curtiram

RIP

Era uma figura simpática e bastante discreta, com uma postura pública muito diferente do atual PR.

Recordo uma frase do Miguel Esteves Cardoso, com o seu humor singular, aquando da sua eleição, de que finalmente iríamos ter um Presidente brilhante porque ele (Jorge Sampaio) tinha a cabeça em forma de lâmpada.

E era Sportinguista assumido, talvez a sua melhor qualidade.

Os meus pêsames a toda a família.

2 Curtiram

:+1: :clap: :+1:

Realmente era discreto, mas foi esta personagem que “à la Marta Soares” destituiu o inenarrável e inepto Santana Lopes, abrindo o caminho para um dos maiores burlões de todos os tempos, o “engenheiro”, com quem depois fez “perninha”, por exemplo, no caso dos docentes com a sua fantástica tirada que, na Finlândia, “os professores trabalham 50 horas na escola”.

1 Curtiu

Paz a sua alma…

Paz à sua alma.

Tenho e terei sempre em memória a destituição do Governo PSD / CDS, para proporcionar via aberta para o seu PS.

3 Curtiram

Único erro foi esse, ter chamado o Santana, em vez de marcar as eleições… Mas de resto, até fez bom mandato, foi o último presidente da república a ver o fim do colonialismo português, em 1999 com Macau e depois em Timor-leste…
Timor pode lhe agradecer os esforços que fez junto da ONU pra que conseguissem ser independentes…

1 Curtiu

Tens razão, mas o “engenheiro” enganou bastante gente, incluindo no seu próprio grémio político.

Eu sou totalmente apartidário, gosto do Sporting Clube de Portugal e gostava de Jorge Sampaio porque nunca teve problema nenhum em se assumir como Sportinguista, indo ver jogos com o seu cachecol ao pescoço.

2 Curtiram

Eu também sou totalmente apartidário e gosto do Sporting Clube de Portugal, mas sou professor e ele, no episódio que transcrevi acima, esteve mal.

3 Curtiram

DEP

@Damas

Tu, e muitos milhares de teus colegas, saberás muito melhor do que eu aquilo que escreves, pois sentiste e sentes diariamente na carne as sistemáticas más decisões políticas relacionadas com a gestão dos professores.

Desde já, tu como toda a tua classe, têm o meu respeito e admiração, por tudo o que enfrentam e, mesmo assim, por tudo o que dão aos jovens e, consequentemente, à sociedade civil.

Pela minha parte, o meu Muito Obrigado por continuarem na vossa missão de formar a nossa juventude.

4 Curtiram

Descansa em paz, Jorge.

Ao contrário de algumas coisas que já vi aqui escritas, eu tenho a dizer que gostava dele, e que acho que foi um grande Presidente. Muitas vezes diziam mal dele apenas por inveja, por ser um homem do Mundo e ter uma vastíssima cultura que metia no bolso praticamente todos os medíocres políticos portugueses.

Percebo que se discorde dele, nem ele gostava de unanimismos, mas acusá-lo de ter posto o Sócrates no poder é de uma baixeza reveladora da mentalidade portuguesa. Sócrates antes de ser 1º ministro teve que ser eleito dentro do seu partido; depois, quem o pôs no poder foi o povo português através do voto; e, finalmente, naquela altura, não se sabia o que era Sócrates. Ganhar o tolobola à 2ª feira é batota.

Não costumo ver os mesmos que dizem este tipo de coisas falar no Cavaco e nos cavaquistas que fizeram o que fizeram no BPN. Esses são todos honestos e bons rapazes, claro. O único político desonesto que tivemos, em altos cargos, foi o Pinócrates…

Para terminar, e não escreverei mais neste tópico porque a memória de Sampaio não precisa da minha defesa, apetece-me citar Ramalho Ortigão nas suas farpas: “Pobre país, pobre gente”.

8 Curtiram

Muito obrigado pelas tuas belas palavras de apreço. :+1:
É como em todas as profissões, há bons e menos bons. Reconheço que temos alguns privilégios relativamente a outras áreas laborais, mas também “nos sai do corpo” literalmente…

2 Curtiram

Sai do corpo e reforço o que disse o Hemgê. A minha mãe acabou-se finalmente de se reformar depois de uma longa carreira de mais de 45 anos de professora. Sempre adorou dar aulas mas nos últimos 10 anos o aumento do trabalho burucrático inútil que foi posto nas costas dos professores foi quase maquiavélico. Mais escandaloso é porque são de facto das profissões que acrescentam real valor à sociedade e pareçe que são castigados por isso.

3 Curtiram

Entendo a tua posição e o teu texto, mas cometeste algumas imprecisões.

Eu não o acusei de ter colocado o “engenheiro” no poder, apenas disse que, numa ação semelhante à do “nosso” Marta Soares, demitiu o inepto Santana Lopes e abriu caminho ao Pinócrates.

Este tópico é sobre Jorge Sampaio.

1 Curtiu

Um Sportinguista. Uma pessoa discreta e um politico por quem tinha simpatia e respeito. Descanse em paz!

Nota: em relação ao Santana e a Sócrates. Acho que o seu erro foi não ter avançado para eleições quando o Barroso resolveu ir embora. Depois corrigiu e obrigou a eleições numa atitude corajosa. Sócrates chegou ao poder de forma democrática. Foi a maioria que o colocou lá e na altura era visto como o salvador.

3 Curtiram

DEP

Outro episódio que ficará na memória, foi a rábula da cimeira das lajes, onde se decidiu a invasão ao Iraque…

RIP