Faleceu António Sérgio

Não sei se isto reflecte o continuadamente decrescente poder da rádio, ou se o facto de haver muito pessoal neste fórum que só se interessa mesmo por bola, mas acho incrível que dois dias depois do acontecimento ninguém tenha julgado por bem partilhar esta triste notícia. :cartao:

Não vou por aqui um resumo da carreira do homem, quem achar por bem informar-se da carreira de uma das maiores figuras da rádio portuguesa a partir do final dos anos 70 (quando a divulgação e os programas de autor começaram a mudar radicalmente o panorama da rádio), pode sempre ir ao Google e procurar. Sempre digo que o artigo do Público está bastante bom.

No You Tube não encontrei nada de jeito sobre o homem ou os seus programas. Entre tantas músicas que associo às tardes e sobretudo (quando fui ouvinte mais regular) noites à escuta do “Som da Frente”, escolho esta, apropriadamente solene.

[youtube=425,350]4mUmdR69nbM[/youtube]

RIP.

RIP ao homem que tb me influenciou bastante em termos de musica.

Os icons da minha(nossa) infancia/juventude estao todos a desaparecer, ainda ha pouco foi o Vasco Granja.

Ficará sempre a memória e o legado de alguém que viveu para a Música e a Rádio e que através de ambas marcou inolvidavelmente gerações de ouvintes e melómanos.

Um ícone da Rádio, um modelo para todos os que ambicionam uma carreira na Comunicação Social.

Para além disso, foi um desbravador de talentos, tendo por exemplo sido um dos primeiros a ajudar os Xutos a lançar o mítico 78-82, o álbum de estreia da banda.

Como estudante de jornalismo presto-lhe aqui a minha homenagem…

Descanse em paz.

Como estive fora o fim-de-semana, apenas soube da morte do enorme António Sérgio quando me voltei a pôr dentro do carro para ir para Alvalade.
Nunca conseguirei explicar aos meus filhos o significado desta voz e dos sons que ela me transmitiu.
O Som da Frente, imediatamente antes do Rock em Stock (doutro monstro, o Luís Filipe Barros), marcava as tardes.
O Lança Chamas era o sábado.
O vinil e as cassetes eram o que se conseguia arranjar e ouvir o António Sérgio na rádio era a escola possível.
Nessa altura (década de 80) a bola começava a chatear logo no Outono e aqueles sons poderosos ajudavam, e muito, à evasão.

Gostava imenso de postar, mas não consegui localizar, a sua voz a anunciar o Som da Frente ou o Lança Chamas.
Mas deixo o alinhamento, que encontrei por acaso, do primeiro Lança Chamas, a 23 de Outubro de 1983

http://rocknosotao.blogspot.com/2006/10/lana-chamas.html Led Zeppelin (tema desconhecido) Judas Priest - Heading Out To The Highway Black Sabbath - Disturbing The Priest Black Sabbath - Mob Rules Aerosmith - Chiquita AC/DC - High Voltage AC/DC - Let There Be Rock Deep Purple - Black Night Dio - Stand Up And Shout Ted Nugent - Free For All Judas Priest - Pain And Pleasure Black Sabbath - Trashed
Não sei se, nesse dia, estava com o rádio ligado a ouvir a Comercial. Mas o que "oiço" ali permite-me agradecer e brindar ao grande António Sérgio :clap: :beer:

RIP

SL

Que descanse em paz :pray:
Tive o prazer de trabalhar(indirectamente)com ele e de o conhecer na rádio Comercial.

Que descanse em paz. :frowning:

Sinceramente não o conhecia muito bem. Vi-o quando foi ao ‘5 para a meia-noite’, e pareceu-me uma pessoa excepcional.

E essa setlist aí em cima, divinal. vénia

Nunca fui fã nem dos seus programas, nem das músicas. A minha onda na altura era mais a da Discoteca do Adelino Gonçalves que curiosamente também era transmitida na RC mas à hora do almoço, de 2ª a 6ª.

De qualquer dos modos, perdeu-se um grande profissional de rádio. Paz à sua alma.

:frowning:

A Radio Comercial na altura(principio e meio dos anos 80) era excelente. Tb me lembro desse programa que falas e do outro antes(nao me lembro do nome, nem que quem apresentava) das 10 da manha ao meio-dia que tb era um dos meus favoritos, embora fosse mais novo. A musica era mais pop corriqueiro mas pra alguem com 12-13 anos como eu, era uma boa introducao a muita musica e uma maneira de comecar a definir gostos.
Ouvir e gostar dos programas do Antonio Sergio depois disso foi como que uma evolucao natural.

Mais uma má noticia, nem sei se te agradeça Angel.

Sempre fui ouvinte do Lança Chamas e as vezes do Som Da Frente mas isso era quando a radio ainda tinha programas onde se celebrava a individualidade de cada um. Não me importo se pareço velho ou não, mas lá conseguiram uniformizar os putos da geração Ipod numa massa indecifrável, onde se gosta de “tudo” mas não se conhece “nada”.

António Sérgio, que me obrigava a estar cerca de um radio todos os sábados das 4 as 6 da tarde (Sporting aos domingos), que para sempre levo na memoria, depois de o ouvir dar a noticia sobre o Primeiro Festival de Heavy Metal Português, que se iria realizar em Santo António dos Cavaleiros, a dois passos da minha casa. Claro que nesse dia lá apareceu o bom do António, sempre com aquela cara de resmungão e discos debaixo do braço, sim discos, LPs, umas coisas redondas em vinil que serviam para transportar sonhos.

R.I.P.

Sou mais novinho, mas nos meus tempos de paixão pela rádio ouvi muitas vezes o António Sérgio no programa de rádio que ele teve na sua última década na Rádio Comercial, a “Hora do Lobo”.

O Miguel Esteves Cardoso no Público dedicou-lhe uma crónica que é um estupendo obituário, ora vê-de:

[b]O som da frente[/b]

Com que então, morreu António Sérgio. Ora muito obrigado. Obrigado, Deus, por teres decidido. E obrigado, António, por te teres deixado levar. Veio mesmo a calhar a tua morte. O teu trabalho aqui na terra estava mais do que acabado e, graças a Deus, há centenas de novos Antónios Sérgios para te substituir. Que grande pontaria.

O que andam vocês todos a tramar na afterlife? A afterlife é a mais cool de todas as after hours. Não é música toda a noite e todo o dia: é música toda a cabrona da eternidade. Já lá estava uma redacção de sonho: o Rolo Duarte, o Fernando Assis Pacheco,o Cáceres Monteiro, o Manuel Beça Múrias, o Afonso Praça, a Edite Soeiro, o Eduardo Guerra Carneiro. Com uns colaboradores que já não existem e cujos nomes são tantos e tão grandes que não nomeio sequer um, com medo de vos deprimir com a comparação com a lista dos que ficámos vivos.

Que jornal; que revista; que estação de rádio estão vocês a fazer aí no pós-vida? Não lá em cima, no céu, mas aqui ao lado, paralelamente, no after, no depois, no enquanto estamos a dormir e a viver.

A morte de tanta gente boa faz-me acreditar que, quando cada um de nós morrer, seremos bem recebidos. Haverá bons inéditos; bons jornais; boa música; bom cinema. Imaginem só Bach, Wagner, John Lennon, Ian Curtis, Stockhausen - e, para apreciar e descobrir o resultado, António Sérgio.

Como sempre, adiantaste-te. E nós vamos atrás de ti. Está certo. Foi sempre assim.

Miguel Esteves Cardoso

:wink:

Foi um grande senhor, e um ídolo para qualquer melómano.

R.I.P-

Como sempre, adiantaste-te. E nós vamos atrás de ti. Está certo. Foi sempre assim.

Brilhante. :clap:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=fZSYAT414iE[/youtube]

A sua voz continuará sempre em nós !

O Primeiro que nos deu musica a sério:
Lança-Chamas

RIP

Indicativo do Som da Frente…http://mybraindance.blogspot.com/2009/11/xutos-pontapes-som-da-frente.html

Obrigado A.S. por me fazeres viver a musica doutra maneira…

[b][i]Acho importante partilhar isto…

Parabéns Sérgio onde quer que estejas, a Malta não te esquece…Foste e Serás único…[/i][/b]

São Jorge recebe 6 bandas no Tributo a António Sérgio
14 | 01 | 2011 10.54H

Dead Combo, Os Golpes, Linda Martini, Peste & Sida, Monspell e Xutos & Pontapés são os protagonistas da noite, que vai dar protagonismo a António Sérgio. O histórico radialista celebraria 61 anos em 2011, e esse facto não foi deixado em branco.
Filipa Estrela | festrela@destak.pt

Hoje, a partir das 21h, o Cinema S. Jorge é palco do espectáculo AS 61 - Um tributo a António Sérgio – Pelo Direito à Diferença. Foi um homem que deu voz forte à divulgação da música em Portugal e pioneiro no trabalho a que se propôs fazer.

Como a lotação do S. Jorge já está esgotada, fica a sugestão de se juntar a este tributo sintonizando a RADAR (frequência 97.8) ou a Antena 3 (100.3), que vão estar em directo do Cinema S. Jorge.

A Radar dedica ainda o dia inteiramente a este grande senhor, dando voz a muitas bandas que vão estar nos estúdios para actuações em directo. A partir das 10h30 pode ouvir artistas como Noiserv, António Manuel Ribeiro, Samuel Úria, Hipnótica, Balla, Cool Hipnoise, Rita Redshoes, Márcia, Os Pontos Negros, Batida ou Pop Dell’ Arte.

Local Cinema São Jorge, em Lisboa
Horário 14 de Janeiro, às 21h

Programação da Radar

10h30 - Noiserv
11h30 - António Manuel Ribeiro
12h30 - Samuel Úria
13h00 - Hipnótica
13h30 - Phil Mendrix
13h40 - Madame Godard
14h00 - Capitão Fantasma
14h30 - Aquaparque
15h00 - TV Rural
15h30 - Feromona
16h00 - Minta & The Brook Trout
16h30 - Julie & The Carjackers
17h00 - Filho da Mãe
17h30 - Balla
18h00 - Cool Hipnoise
18h30 - Rita Redshoes
19h00 - Márcia
19h30 - Os Pontos Negros
20h00 - Batida
20h30 - Pop Dell’ Arte

AS 61 - Um tributo a António Sérgio no São Jorge

Xutos & Pontapés, Dead Combo, Linda Martini, Os Golpes, Peste & Sida (Power Trio) e os Moonspel, bandas que vão participar no espectáculo de homenagem a António Sérgio - que em 2011 completaria 61 anos. “AS 61 - Um Tributo a António Sérgio” vai ter lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 14 de Janeiro. Os bilhetes já estão à venda. Custam 12 euros.
Quando: 2011-01-14 20:00:00
Local: Cinema São Jorge, em Lisboa, Lisboa
Preço: Ent.12eur

Lá estarei. E começa às 21 e não às 20, como erradamente tem aparecido em alguma C.S.

um adeus ao homem da hora do lobo