Faleceu Angélico Vieira (em acidente que teve mais uma vitima mortal)

Nem mais. Disseste tudo.

Que fique bem, é o que lhe desejo. :great:

O português não precisa de “aditivos” para conduzir mal. É simplesmente horroroso. Obviamente que estou a generalizar, penso que têm noção disso, mas reafirmo: o português a conduzir é um autêntico vómito. Contudo, aos maus comportamentos não se cingem à estrada, pois também os peões são um caso muito particular: alguns pensam que existe uma espécie de cúpula inviolável em torno de uma qualquer passadeira que decidem utilizar; não esperam, nada disso, apenas se encaminham para a mesma como se fossem autómatos e passeiam na passadeira sem que nada fosse. Na mente destas pessoas, um carro que vá contra eles embate num escudo protector e é projectado para a estratosfera.

Já presenciei dezenas de situações ridículas. Ainda ontem, estava eu a caminho de Cascais, naquele local onde é impossível não ter de parar devido à estupidez gritante dos condutores, perto daquele colégio famoso e a uns cerca de 500 metros depois do Ramalhão, fui atrás de um labrego, e não é o primeiro e certamente não será o último, que decidiu acelerar a uns 10 metros do sinal, activar o dito e deixar os outros para trás - ou seja, à puro filho da ****. O meu carro, felizmente, é potente, ultrapassei-o e decidi fazer algo muito simples: andar a 30 quilómetros até à rotunda do Autódromo, com ele atrás de mim. A minha postura era a seguinte, ao bom estilo do Gandalf, do Senhor dos Anéis: “You Shall Not Pass.”

O português é o homem da garganta. Fala muito. É o Rei da Estrada. Quando alguém, ofendido por algo que um destes labrego diz, pede para ele parar o carro, ele não o faz.

O português a conduzir pode ser sintetizado no seguinte:

  • pode ter um carro de trampa, mas conduz como se tivesse um Ferrari nas mãos;
  • adora ultrapassar quem tem um carro interessante, e ser ultrapassado é um desafio de vida ou de morte;
  • adora empastar a estrada conduzindo na faixa do meio;
  • 90% dos carros, estranhamente, não têm “piscas”;
  • 90% das mulheres nunca ouviram falar em “obrigado”, nem 70% dos homens;
  • 90% não sabe circular numa rotunda;
  • 90% dos taxistas são suicidas;
  • estacionada em todo e qualquer lugar (como vou buscar o meu filho à escola, pensam uns, posso simplesmente parar o carro à saída da rotunda, mas não faz mal porque tenho os piscas);
  • desconhece como funcionam os radares de aproximação (ou tem uma cega fé que estes não tem sido activados);
  • 90% não tem qualquer consideração por quem tem mota (como eu, que a utilizo, por exemplo, para ir ver o SCP quando este joga fora);

e continua. Em termos de raparigas, isto apenas por curiosidade, e estou a falar de bem mais de 10 casos diferentes e por mim vivenciados, a situação é 8 ou 80: ou conduzem devagar, ou então é para desafiar os limites da vida a toda a hora. Caso recente: ao deslocar-me para o Summol Summer Fest, fui no carro de uma amiga minha. Bem, aquilo parecia o filme Speed: se por algum motivo a velocidade fosse inferior a 60 km/h, o carro explodia.

Eu faço, sem qualquer problema, uma admissão de culpa: recebi a minha carta numa segunda-feira, na quarta-feira apanhei uma multa por excesso de velocidade - e 120€ de multa, uma contra-ordenação grave. No entanto, existem diferenças entre quem conduz rápido (em vias rápidas ou de similar categoria, não dentro das localidades) e quem conduz “rápido”.

Sobre este tema tenho para dizer o seguinte:

  • Lamentável este acidente. Mas mais lamentável é ter morrido uma pessoa e outra estar no hospital a lutar pela vida, mas para a CS parece que no carro só ia o Angélico.

  • Vergonha as noticias que dão contam da morte cerebral do rapaz. Mesmo que fosse verdade (pelo li o hospital desmentiu a noticia), é uma daquelas informações que devia ser guardada, mais que não fosse em respeito à familia do Angélico que deve estar a sofrer horrores.

  • Ainda não vi a CS preocupar-se em saber como é que um Stand de Automoveis empresta um carro sem seguro… Estou curioso por saber que responsabilidades vão assumir.

  • Por o cinto de segurança demora 5 segundos. Custa assim tanto ???

Nisso sou obrigado a dar total razão: já pedi diversas vezes para pararem o carro mas nunca o fazem…

A última foi numa rotunda em Almada, no centro sul. Estava eu a contornar a rotunda quando travo de repente (casualidade de olhar por cima do ombro) pois percebi que um labrego, homem feito, devia achar a rotunda pequena demais e quis passar para uma faixa mais para dentro, curiosamente a minha. E estava num ângulo cego para mim (penso que é assim que geralmente se denomina), o que de certa forma não é relevante pois estava na faixa correcta, a velocidade dentro dos limites e sem qualquer intenção em sair na próxima saída, enquanto ele via-me perfeitamente pois estava ligeiramente atrás de mim e tinha intenções de passar para a minha faixa.

Ok, admito que por alguma razão ele quisesse alterar de faixa e não tivesse visto, o que considero praticamente impossível pela situação que expliquei.

Mas o que aquela abécula faz?

Como travei (e foi isso que evitou o embate, pois da parte dele não houve esse acto) ele passou para a minha faixa e ultrapassou-me e não vai de modas e mete o braço de fora e começa a buzinar.

Eu que, e volto a repetir, estava na faixa correcta para sair, a velocidade moderada, já dentro da rotunda (para se ter uma noção, já tinha ultrapassado uma saída, logo nem sequer estava a entrar) e sem qualquer acto de intenção de mudança de faixa, era o culpado para aquele c@brão.

Mas se isto tudo já por si é engraçado, mais engraçado foi o facto de mal ter-me ultrapassado, voltou novamente para a faixa à direita para sair na próxima saída. Ou seja… fez aquilo tudo para nada e ainda refilou…

Fiquei pior que lixado e fui atrás dele, curiosamente ao meu pedido para que parasse o carro não vi ele corresponder… bem pelo contrário…

Mas a mais caricata, foi de longe com um velhote (e desculpem-me a franqueza, que perigo que são…) novamente numa rotunda. Estava eu prestes a sair de uma, quando olho para o lado e meto o pé a fundo… é que acabara de passar à minha frente e vindo da esquerda um carro a uma velocidade bem puxadinha… Passou e ainda buzinou a refilar… para terminar em beleza, decidiu “sair” por uma “entrada” tendo escapado por milímetro de embater de frente com um autocarro. Bem que pode agradecer à manobra do motorista.

Em Portugal não se conduz mal… simplesmente não se conduz.

Concordo com o que já foi dito, lamento o acidente como é óbvio mas quem se mete à chuva molha-se, não custa nada meter o cinto de segurança.

Quanto a casos caricatos, já andei de carro em muito sitio, já vi taxistas bem malucos e atrasados mentais, mas uma coisa vos digo, NUNCA mas NUNCA vi tanta contra ordenação, maus estacionamentos, maus condutores como vejo aqui por Sesimbra, uma coisa é certa, o meu temperamento não é dos melhores e até numa bomba da gasolina já cheguei a vias de facto com 1 cromo que meteu gasolina e dps fica lá dentro a ler umas revistas e eu ali há 5minutos À espera, óbvio que apitei e chamei À atenção enquanto que o Filho da **** estica-me o dedo e diz “tás com pressa passa por cima”, ui nem a cota me segurou, levou logo nos dentes em frente À empregada incrédula com a situação e tirou logo o carro dali…

Condutores em Portugal é so mauzões e não têm o mínimo respeito pelos demais condutores, isso irrita-me bastante e honestamente devia apertar-se ainda mais o cerco a esta gente!

Daniel, criticas esses comportamentos todos, e concordo contigo, mas descreves uma situação em que tu te comportaste exactamente da mesma forma (a situação do semáforo). O nosso problema é exactamente que nos convertemos em grandes anormais atrás do volante. Não são só “os outros”.

Esta também é muito típica em Portugal… queixamo-nos que os outros têm a mania que são “ases ao volante”, mas depois quando fazem asneira vamos atrás deles porque temos “a mania que lhes vamos dar uma lição”. ::slight_smile: Quando aprenderem a ignorar as provocações e as asneiras, sejam elas quais forem, para se concentrarem na vossa própria condução, então sim terão atingido o nível de condutores responsáveis.

Angélico Vieira compra carro de 171 mil eurosNacionais: 13.2 - 09h

Com um sucesso inquestionável na área da representação e da música, Angélico Vieira pôde dar-se ao luxo de comprar um Audi R8 de 171 mil euros.


Esta notícia é de Fevereiro.

Primeiro comentário (também de Fevereiro):

guarda o dinheiro rapaz, nao te espalhes...

Simples curto e objectivo, quero lá saber deste tipo. Preocupam-me só os outros ‘n’ que morrem nas estradas por culpa alheia.

Ninguem o obrigou a andar sem cinto. Ninguem o obrigou a andar com um carro sem seguro. Ninguem o obrigou a andar a altas velocidades.

Se fosse eu, ou qualquer um dos foristas, de certo que não íamos ser capas de jornais ou ter minutos em telejornais.

Se acham que os portugueses conduzem mal, é porque nunca estiveram em Itália. Penso que é um fenómeno dos países latinos, onde existe uma cultura do “macho alfa” que se quer afirmar através do carro, que funciona como uma extensão do falo. Não importa a quantidade de informação disponível porque é uma questão intrínseca, não passível de alteração apenas através da leitura ou visionamento de propaganda. É, sobretudo, um fenómeno cultural.

Em relação ao personagem sinistrado, por quem não tinha particular apreço, desejo as melhoras.

Se achas que os italianos conduzem mal, é porque nunca estiveste em Luanda :mrgreen:

Vale tudo… As imagens de trânsito que costumam aparecer de Bombaim e de estradas super povoadas, aqui ao pé destes gajos não são nada, nada… O próprio passeio (com 2 rodas no alcatrão e 2 rodas na calçada…) é uma faixa alternativa em hora de ponta

Nunca estive em Luanda, mas imagino… ;D O sítio mais caótico onde já conduzi foi mesmo em Creta, nomeadamente na capital - Heraklion - onde todos os sinais, semáforos, placas verticais e guias no alcatrão não passam de simples adereços decorativos. :mrgreen: Em comparação, conduzir por cá na Suécia é um descanso, aqui sim dá prazer ter um carro com mudanças automáticas e ir disfrutando… 8)

Se a a morte dele se confirmar , é uma grande perda , mas tmabém um “open eyes” , para a maioria da malta , que anda , a velocidades estonteantes , sem cinto de segurança :menos:

Obviamente que tenho pena do rapaz, mas ele está naquele estado ( mesmo se não estiver em morte cerebral, está num estado muito grave à mesma) por causa da sua própria estupidez. Desejo-lhe as melhoras, que ele não tenha grandes sequelas do acidente ( porque vai tê-las), e que isto sirva de exemplo para muitos " chico espertos" que andam por aí.

Agora, falando sobre a velocidade, isso é algo relativo, o que importa é o cuidado que o condutor tem a dirigir o carro. Obviamente que não se deve andar como um desmiolado nas estradas, mas vejam as [i]autobahn alemãs, eles andam depressa e, contudo, há muitos menos acidentes lá do que em Portugal. O problema dos condutores portugueses é que não têm a cabeça fria, e bom, depois é o que se vê.

Eu gostava de saber é quem são os pais que deixam uma miúda de 17 anos andar com estes tipos.

Como tirei a carta em 1993, comparando tenho a dizer que em Portugal se conduz bem melhor que ha uns 15 anos atras. Parte da razao tem a ver com aquilo que os condutores gostam de apontar como razao fundamental para os acidentes (para alem da azelhice dos outros, sempre dos outros), a melhoria das estradas e da sinalizacao. Mas grande parte da razao tem a ver com o aumentar da fiscalizacao e de medidas punitivas, monetarias e outras (como apreensao de carta e prisao). A filosofia subjacente do condutor portugues nao mudou muito (embora ache que a geracao dos vinte e poucos, passada aquela fase logo a seguir a tirar a carta em que os carros nem precisariam de travao) e bem mais civilizada que outras geracoes mais antigas. Nao chega ao nivel de civilidade do Reino Unido, mas tambem nao queiram fazer parecer que e a Turquia.

São Tome e Principe é um pouco como o Paracelsus se refere a Grecia lol alias acrescento que em STP quem buzina 1o e quem tem prioridade, mete muito respeito nos 1os dias.

É de facto lamentável, aquilo que aconteceu. Desejo as rápidas melhoras ao Angélico. Não é bom para ninguém, partir com 28 anos… No entanto, considero que este acidente podia ter sido evitado. É a velha história do cinto… Eu cá, já não consigo deixar de usar.

Do que li e ouvi sobre este acidente, é injusto estarem a tecer afirmações do tipo: " estes gajos que pensam que são estrelas, aceleram em carros luxuosos, com álcool ou droga no meio e depois dá nisto e levam inocentes com ele!!"
Não conheço o rapaz pessoalmente… Mas pelo que me contaram, tudo nessa frase está errado!
Em 1º lugar, o carro do acidente não era do Angelico. Era emprestado por um stand famoso daqui da Póvoa, que só vende carros de luxo importados e “usa” as celebridades para fazer publicidade, oferecendo carro ao Angelico, Verissima ou Fabio Coentrão entre muitos outros.
E em 2º lugar, o gajo ia 100% sóbrio. Tinha passado aqui 2 ou 3 dias para descansar e no jantar não fez abuso nenhum de alcool.

Aconteceu foi aquilo que eu sempre temo, quando ando de carro, seja eu a conduzir ou alguém a conduzir, algo que não está ao nosso controle: furo de pneu ou objecto cair no meio da rua, ou um gajo vir contra nós…
Falam de excesso de velocidade… até poderá ter havido…TODOS nós já chegámos aos 150km/h mesmo que estejamos a conduzir um carro com 3 rodas… Ainda para mais, o gajo vai com uma bomba daquelas… Auto-estrada praticamente deserta… Não o vou criticar se de facto andou em excesso.
Mas mesmo que andasse nos 120-130, com o furo do pneu NUNCA conseguiria segurar o carro.

A única coisa que critico aqui, como todos o fazem, é não usar o cinto de segurança. Uso sempre que vou à frente ou atrás… Há pessoas, que por suposta comodidade (?) não usam atrás… O que mais me intriga é o condutor não usar o cinto!! Isso sim uma grande responsabilidade e que poderia ter poupado as 4 vidas. Mas tem ele culpa, como têm os outros 2 feridos.

Lamentavel… Um já faleceu infelizmente… Nem pode desfrutar aquilo por que tanto estudou… 2 jovens que podem ir pelo mesmo caminho, com tanto para viver… E o que sobreviveu às tantas nunca mais será o mesmo.

Conduzir em STP é um autêntico paraíso 8)

E pelo menos nunca tive experiências desagradáveis com buzinas :rotfl:

A única cena é o facto de aparentemente, e friso aparentemente, a circulação nas rotundas ser ao contrário, isto é, quem tem prioridade é quem vai a entrar :mrgreen: