Angélico esteve envolvido num grave acidente, enquanto conduzia um carro emprestado (sem seguro) na A1, sentido Porto-Lisboa. Segundo o oficial de serviço do Comando Operacional da GNR, o acidente foi provocado pelo rebentamento do pneu esquerdo da frente do automóvel de marca BMW 635D Cabrio conduzido pelo cantor. Além de ter provocado um morto - Hélio Filipe - que foi cuspido da viatura e atropelado por um carro que seguia atrás, o acidente provocou ainda ferimentos graves em dois passageiros e ferimentos ligeiros num outro. Uma mulher de 17 anos foi levada para o Hospital de Santo António no Porto também em estado grave e um terceiro passageiro - o único que tinha cinto de segurança - sofreu apenas ferimentos ligeiros e comunicou o que se passou aos jornalistas.
Segundo a mesma fonte, Sandro Milton Angélico e outros dois ocupantes foram projectados pelo que, em princípio, não teriam cinto de segurança.
O cantor foi internado no Hospital Santo António no Porto com prognóstico reservado. Sofreu um grave traumatismo crânio-encefálico e foi submetido a intervenção cirúrgica na manhã seguinte ao acidente. A 27 de Junho, à noite, familiares, amigos e fãs do cantor concentraram-se à porta do hospital, no Porto, numa vigília que arrancou às 21:00. A iniciativa veio da agente de Angélico, Cristina Paiva, que apelou a que todos os participantes levassem uma vela «para fazer uma corrente de luz durante meia hora».
Em consequência deste acidente, Angélico Vieira foi dado como clinicamente morto e foi declarado o óbito às 23:40 do dia 28 de Junho de 2011.
Muito sinceramente, só posso desejar paz às famillias. Tenho pena por eles, mas não consigo lamentar: os avisos são tantos, mas tantos…
As melhoras para a rapariga que se encontra em estado grave (se tiver sequelas graves, que Deus se lembre dela rapidamente) e um abraço para o único ocupante que saiu vivo do acidente, graças ao facto de ter cinto de segurança. Por certo que parte da sua mente morreu desde aquele instante.
Que o impacto da morte do jovem Angélico sirva para alguma coisa de positivo e incentive a uma maior preocupação na hora de entrar num carro.
Já está confirmada a morte cerebral?
O que eu ouvi há bocado é que desligaram o ventilador e ele conseguiu respirar por si próprio. Porém, decidiram ligar de novo para evitar dispneia.
O estado é grave mas penso que a morte cerebral ainda não está confirmada. Caso sobreviva, não deverá ainda ter uma vida sem sequelas…
Tenho o seguinte a dizer: se a notícia sobre a morte cerebral for falsa, algo que se deseja, o Correio da Manhã deveria ser alvo de um processo judicial que provocasse a falência dessa publicação.
Aqui me apresento como dos mais fanáticos utilizadores do cinto de segurança. Tenho-o sempre. Utilizo-o mesmo para a manobra mais insignificante e curta temporalmente. Nunca falha. E já muitas discussões provoquei por forçar outros a usar o cinto, nomeadamente os que vão atrás.
A todos os que por aqui andam: utilizem sempre o cinto de segurança e sempre de forma correcta, não apenas para se dizer que ele está colocado ou, como acontece no meu carro, para evitar que este impeça o carro de alcançar velocidades consideráveis ou apenas para silenciar os sons que este emite até o cinto ser colocado (o meu carro oferece duas particularidades muito interessantes e, embora eu não necessidade de motivações extra, válidas: um mini-concerto de irritantes bips e não permite que a velocidade ultrapasse os 40 km/hora).
Não é propriamente justo, mas compreende-se. O que não se compreende, apesar de ter sido emendado, embora tenuemente, nas últimas rubricas sobre o acontecimento, é o total esquecimento de outras pessoas que também iam no carro, nomeadamente a jovem que se encontra em estado análogo ao do Angélico. Isso, sim, é inaceitável. E não me admiraria que esta recente alteração se tenha dado devido a críticas.
E por este acontecimento se repara na podridão que grassa na mente de algumas pessoas. É só dirigirem-se a uma qualquer notícia sobre o assunto, que não faltam comentários desprovidos de senso, de humanidade.
O Correio da Manhã é que lançou a notícia da morte cerebral, e como não podia deixar de ser, durante a tarde de hoje, alguém próximo da família negou a morte cerebral e contou o momento em que ele respirou sem ajuda da máquina.
Depois de ontem ouvir sobre o acidente, só hoje soube que a tal rapariga também está como dizes, em igual estado ao do Angélico, é realmente incrível como abordando o acidente com mais destaque pela figura pública que ele é, e ela que também esteve envolvida, é esquecida.
não é só o cinto de segurança, foi o sem cinto de segurança mais a velocidade a que eles iam… sim porque para o pneu supostamente ter arrebentado , eles não deviam vir propriamente a 80 ou 120… mais o sem seguro… enfim
e acredita que ele só não foi dado logo como cadáver por ser uma figura publica… isso ia causar logo muita polémica…
Tenho bem mais pena do rapaz que morreu, que estava a estudar cá em Portugal e ia concluir a sua licenciatura daqui a 15 dias.
É o problema de muitos destes “famosos instantâneos”: têm um palminho de cara, tornam-se conhecidos muito rapidamente, são endeusados pela canalhada, e de repente apanham-se com dinheiro, miúdas, e grandes carros. Já foi assim com o falecido Dino, e acontece agora uma situação semelhante com o Angélico. Falta o mais importante: responsabilidade e juizinho.
Se se confirma que efectivamente não tinham cinto, é de uma irresponsabilidade tremenda. :menos:
É o que a mania de ser “street racer” : é velocidade, é o cinto que so la ta para enfeitar, depois pimbas acontecem destas coisas… nada tenho contra o Angelico mas, quem anda a chuva molha-se. Grande parte das pessoas vive no mundo do “isto so acontece aos outros” ate ao dia em que “surprise” : é de uma falta de responsabilidade tremenda à noite, sem cinto, pé a fundo… va la va la que devido à hora a estrada até era capaz de haver pouco movimento senão era capaz de ter levado mais 1 ou 2 carros para a sucata e mais algumas pessoas para o hospital.
É inacreditavel a maneira como a noticia saiu… so se fazia referencia ao Angelico como se mais ninguem tivesse com ele, eu so umas belas horas depois de saber do acidente é que me apercebi que com ia mais gente com ele e que um dos ocupantes tinha morrido. Enfim…
Como sempre, nesta altura surgem as habituais “anedotas”, e do Angélico já me chegaram algumas bem tiradas. Mas como nem todos apreciam humor negro, é melhor não postar aqui.
Não usar cinto, andar a velocidade excessiva, não respeitar sinalização, conduzir embriagado, etc, etc, etc, desculpem lá, mas não é coisa de famosos. É sim de uma GRANDE parte de todos os que conduzem.
Os avisos são aos milhares, mas a estupidez de se achar imortal e ser chico esperto é ainda um dos grandes defeitos dos portugueses.
Mas prontos, a partir do momento que vi um velho refilar comigo por eu ter buzinado quando quase embatemos por ele vir do nada em contra-mão, já espero tudo na estrada.
O cinto de segurança nunca é uma faca de dois gumes, o cinto de segurança não mata ninguem. Se já houve casos em que alguem morreu por asfixia ou algo do genero devido ao cinto de segurança este provavelmente já teria salvo a pessoa no embate.
Caso mais claro que este não há. 1 morto e 2 feridos muito graves que não levavam cinto, e um ferido ligeiro que levava.
Por ter sido um tipo da televisão é claro que o caso vai ter mais mediatismo mas se há algo a tirar de positivo nisto é a mensagem de que se deve usar sempre o cinto passar em todo o lado. Este caso para mim foi tao tragico como todos os outros, não por ser o angelico porque para mim era uma pessoa insignificante, mas porque é mais um acidente a acabar com vidas de jovens devido à irresponsabilidade destes.