Fair Play: qual seria a vossa reacção?

Por aquilo que ia acontecendo agora com o Casillas, lembrei-me desta situação num jogo do Ajax:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=jPk-wmqP5ec[/youtube]

Dá para perceber que a intenção do jogador do Ajax não era aquela. Essa parte é pacífica. O que vem a seguir é que eu gostava de discutir.

As minhas perguntas são estas:

1 - O que pensam da situação e da atitude dos jogadores do Ajax?
2 - Numa situação hipotética num Sporting - Benfica, se na reposição da bola em jogo como neste caso, um jogador benfiquista metesse a bola na baliza do Sporting, esperariam/desejariam que posteriormente os jogadores do Benfica tivessem a mesma atitude que os jogadores do Ajax?
3 - E agora a situação contrária: Numa situação hipotética num Sporting - Benfica, se na reposição da bola em jogo como neste caso, um jogador sportinguista metesse a bola na baliza do Benfica, esperariam/desejariam que posteriormente os jogadores do Sporting tivessem a mesma atitude que os jogadores do Ajax?

Eu acho que a rivalidade está acima destes pormenores!

:arrow: :arrow:

Mas não respondeste a nenhuma das questões… sobretudo na 2ª e na 3ª qual seria a tua reacção?

Ou será que por uma questão de rivalidade, na 2ª situação exigirias que os jogadores do Benfica tivessem a mesma atitude dos Ajax e na 3ª situação não te passaria pela cabeça que os jogadores do Sporting tivessem a mesma atitude que os do Ajax?

acho que a minha resposta responde a isso. :lol:

Claro que queria que devolvessem o golo e que se fosse no nosso caso não devolvêssemos.

Futebol vive de emoções, as rivalidades são parte disso.

INCRIVEL! Eu lembrei-me exactamente do mesmo lance! :lol:

1º há que ver quem era o adversário. O Den Haag. Logo aí não existe a questão da rivalidade.

Se fosse o Feyenoord ou o PSV duvido que o tivessem feito.

1 - Tiveram bem
2 - Não
3 - Não

O árbitro está lá para arbitrar, isso de parar a bola devido à consciência individual, quando muitas vezes o árbitro não para é treta. É falta, está lesionado, parasse o jogo. Bola ao ar e continua-se. Agora devolver a bola para mim não dá. Ainda mais como ontem, numa final de um campeonato do mundo. Que o árbitro faça valer as leis.

1 - Estiveram bem, penso que eles não tiveram intenção.
2- Sim
3- Sim

Respondi sim ás últimas duas questões, porque era uma questão de respeito. O árbitro simplesmente não validava os golos!

Se fosse contra o paços , ou contra o braguinha ou com outros clubes pequenos , não tinha grande problema . Agora com os lamparinas e com os andrades , NUNCA , até parece que são pessoas :inde:

1 - Acho que estiveram bem.
2 - Em princípio, sim
3 - Em princípio, sim

Digo em princípio, porque pode haver várias coisas que podem complicar a coisa. Para já, muito depende do clima em que o jogo está decorrer - se o jogo está a ser sem incidentes, se os jogadores já tiveram manifestações idênticas de fair-play, se os jogadores da outra equipa estão a abusar do anti-jogo, etc. Mas pode haver pior: imaginem que é um Sporting-Benfica da 2ª volta, e que o jogo da primeira volta acabou 0-0. E que um inicidente igual este ocorre e é o jogador do Sporting que introduz a bola na baliza. Ora, se o Sporting permite ao Benfica marcar o golo, passa a estar em desvantagem no confronto directo - um castigo demasiado pesado para um acidente. Como é que se reage? Sinceramente, não sei.

Diga-se que o árbitro aqui não pode fazer nada. Se os jogadores estão a cumprir as regras, só tem de validar os golos e não pode intervir de outra forma. Quanto muito, pode registar no relatório a atitude dos jogadores - e caberá ao órgão disciplinar decidir se há sanções por desrespeito ao jogo.

“O fair play é uma treta.” :wink:

Sim, é uma treta

Quase que aposto, que nos minutos finais do jogo, se estivesse 1-1, os jogadores do Den haag estariam a queimar tempo, guarda-redes ficar deitado no chão com a nola durante 10 segundos, depois por a bola no chao …

O fair play é mesmo uma treta.

:arrow: :arrow:

Ja que estamos numa de Fair Play , aqui fica mais uma :

Fair Play! Player REFUSES penalty! [youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=mw6MYwokbhU&feature=related[/youtube]

Por acaso nesse lance acho que é à pele… apesar do defesa ter realmente tirado a bola, a forma como o fez e sobretudo o momento em que o fez, leva-me a crer que seria mesmo penalty.
É realmente uma situação de honestidade, mas que nunca acontecerá em Portugal. O jogador que o fizesse era simplesmente cilindrado pela massa associativa por ter sido honesto. Aliás, diriam logo que ele não era honesto, mas sim parvo.
Se fosse um jogador de uma equipa que não as 3 grandes a jogar contra um dos grandes, então cairia o Carmo e a Trindade com os adeptos dos outros 2 grandes a acusarem o jogador de corrupto e de estar comprado.

Rivalidade não é sinónimo de canalhice. Rivalidade é bom e vencer também, mas tem que ser pelo menos com um mínimo de honra. Recorrer a “ciganadas” para vencer, dispenso completamente.

Respondendo às perguntas:
1 - Atitude excelente!
2 - Sim
3 - Sim