[FACULDADE] Dúvidas

Abro este tópico para alguém, que esteja a estudar para exames e lhe fale uma fórmula ou não perceba alguma coisa, tentar ver se aqui há alguém que perceba mais do assunto… Começo eu:

Como se calcula o deflator do PIB, e o PIB a preços constantes sabendo o valor dos componentes da DI(=PIBpm) no ano em causa e o Indice de preços de cada um desses componentes relativos a um ano-base?

Boas João,

eu acho que te posso ajudar, mas só amanhã à noite. O meu pai é professor de economia por isso deve saber a resposta a essa questão, o problema é que só vou estar com ele amanhã. Portanto amanhã irei-lhe perguntar…

Dá mais que tempo, o exame é sabado, eu é que agora neste primeiro ano aprendi a deixar de fazer as coisas na véspera. Agradeço-te imenso!

Eu fiz o exame nacional de economia no ano passado. Já não me recordo bem dessa matéria, mas se não me engano o IP, é calculado da seguinte fórmula:

Preço final - Preço inicial / Ano x - Ano y

O PIB pc, sabendo que o PIB pm é = à DI(Despesa Interna = Consumo Privado + Consumo Publico + Investimento + Exportações – Importações), é através da seguinte fórmula

Produto cf = Produto pm – Impostos Indirectos + Subsídios a exploração

O deflator do PIB já não me lembro como se calcula, mas sei que tenho esses apontamentos algures. Não os tenho no pc.
Atenção que estas fórmulas que te disse são baseadas naquilo que me lembro do ano passado, logo é melhor que alguém te dê certezas.

Sem certezas que já não faço contas dessas à quase 2 anos.

O PIB a preços de mercado cresce por dois efeitos: efeito de preços e efeito de “quantidade”.
Se tens as componentes do PIB e as suas inflações podes chegar a cada uma das componentes a preços constantes dividindo a componente pelo indice de preços respectivo. A soma dessas componentes a preços constantes dar-te-à o PIB a preços contantes.

Depois para o deflator podes dividir o PIB a preços de mercado pelo PIB a preços constantes e chega ao indice de preços.

NOTA:Eu já não me lembro é se se tem que fazer alguma alteração ao PIBpm antes destas contas como o liedson31 estava a dizer (lembro-me que havia um tipo de PIB em que era preciso mas já não me recordo da definição de todos). Mas posso ir ver…

Obrigado a todos…

@ Romero,

Eu tenho os indices de preços em valor total, mas devo dividir as componentes do PIB pelo Indice dado normal ou pelo indice\100?

Vê a questão do liedon31 porque pode ser que não seja com base no PIB a preços de mercado que tenhas que fazer as contas mas sim com um outro tipo de PIB transformado.

Imagina que o consumo é 20 e a inflação implicita ao consumo é 7% (tinha-me enganado aqui estava 0.07% e era 7%)tens que divir 20 por 1.07

NO teu exercício tens impostos e subsidios?

Já agora existem preços de mercado e preços de factores. E depois existem preços conrrentes (teme m conta efeito de preço e efeito de quantidade) e preços constantes (só têm em conta efeito de quantidade).

O deflator do PIB é PIB preços correntes/PIB a preços constantes (depois o resto da formula depende se queres mostrar em percentagem indice na base 100 ou na base indice na base 1, para ser sincero não sei qual a mais comum). Agora não sei se para calcular o deflactor se pode fazer a preços de mercado ou a custo de factores ou para os dois, mas certamente que o valor para um e outro são diferentes.

Não tenho não… já percebi como é que calculo a preços constantes, é so dividir cada um dos componentes da DI pelo respectivo indice de preços e somá-los…

só me falta perceber o raio do deflator…que nem na net encontro

EDIT: Já percebi o deflator graças ao Romero…isto vai no bom caminho…

A diferença entre o nível geral de preços e a taxa de inflação, alguem sabe?

Já agora, este não é um tópico só para as minhas dúvidas, todos os estudantes podem chegar a este tópico e colocar as suas questões!

Caro João

Olha eu não percebo nada disto, não é a minha área, mas perguntei ao meu pai e ele disse-me que era dividir o PIB pelo índice de preços. Disse-me que, por exemplo, se o índice de preços for 104% divides por 1,04.

Em relação à taxa de inflação, o meu pai disse-me que é a variação do nível geral de preços relativamente ao ano anterior.

Ele viu isto assim muito rápido porque não anda com muito tempo, mas espero que te ajude de alguma forma.

Abraço!

Obrigado Winston, já ajudou!

Abraço