[b]Francisco e Jacinta canonizados em Fátima já no 13 de Maio
O Papa Francisco confirmou esta quinta-feira, em consistório, que a canonização terá lugar durante a sua visita a Portugal, precisamente no centenário da primeira aparição.[/b]
A canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta terá lugar já no próximo dia 13 de Maio, em Fátima, durante a visita do Papa ao santuário.
A data e a hora da cerimónia foram confirmadas pelo Papa esta quinta-feira de manhã num consistório que teve lugar em Roma. Imediatamente a seguir a ser conhecida a notícia, em Fátima começaram a repicar os sinos e o reitor do Santuário dirigiu-se à Capelinha das Aparições, para rezar em acção de graças.
Desde que a Igreja anunciou que não havia obstáculos à canonização que esta era uma hipótese, no entanto não era uma certeza. Nem sempre os santos são canonizados nas suas terras. Teresa de Calcutá é um exemplo de uma santa recente que foi canonizada numa cerimónia em Roma, e não na Índia, onde desenvolveu grande parte do seu ministério.
Mas o facto de o Papa Francisco visitar Fátima para assinalar o centenário da primeira aparição foi alimentando a esperança de que a Igreja permitiria fazer-se a canonização em pleno centenário, o que agora se confirma.
A irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização dos pastorinhos, estava presente no consistório onde o Papa anunciou esta decisão de canonizar Francisco e Jacinta em Fátima e, em declarações à Renascença, não pôde esconder a sua “alegria e comoção indiscritíveis”.
Para a irmã Ângela, esta decisão do Papa não só fará da canonização o ponto alto das celebrações do centenário de Fátima, como confirma a “importância deste lugar para a Igreja em Portugal e para o mundo inteiro. Um lugar onde houve uma mensagem que agora sabemos leva à santidade.”
Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e juntamente com a sua prima Lúcia viram Nossa Senhora na Cova da Iria no dia 13 de Maio de 1917. Apesar da repressão de que foram alvo por parte das autoridades civis e eclesiásticas, as crianças mantiveram-se firmes nas suas afirmações e as aparições foram-se sucedendo, culminando no milagre do Sol, testemunhado por milhares de pessoas, em Outubro do mesmo ano.
Francisco e Jacinta acabaram por morrer ainda crianças, vítimas de doença. As canonizações de crianças são raras na Igreja católica e esta fará de Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.
Para que a canonização fosse possível foi necessário a Igreja reconhecer a realização de um milagre por intercessão dos pastorinhos. A irmã Ângela Coelho recorda que as novas regras da Congregação para as Causas dos Santos impede os envolvidos no processo de divulgar detalhes desse milagre, sobretudo quando o miraculado é um menor, o que é o caso agora, e adianta apenas que a criança em causa é do Brasil. “Será a família a falar, se o entender e quando assim o entender”, sublinha.
Enquanto fores à internet e leres pessoas que contestam a evolução das espécies com citações da bíblia vais continuar a aperceber-te que existe muito atrasadinho neste mundo.
:arrow: :arrow: :arrow:.
Também já vi demasiados comentários desses na Internet, com enormes citações da bíblia a tentarem negar a teoria da evolução e outras coisas já cientificamente comprovadas. A única coisa boa acerca desses comentários é que sempre dão para rir com a estupidez dos mesmos, embora às vezes dêem vontade de chorar devido ao facto de comprovarem que há ainda muita gente que vive no século XV.
Sobre a história de Fátima, não passa de um embuste feito única e exclusivamente para manipular povos, especialmente o povo português.
Têm que ver com fanáticos religiosos que tomaram cogumelos ou fumaram um canhão e ficaram na história. Ora eu e o outro forista estávamos a exagerar tudo isto, como é óbvio. Relaxa.
Mais uma vez se insiste nas generalizações. :inde:
Existem muitos Padres ligados à área da ciência, da mesma maneira que existem cientistas, médicos e historiadores profundamente crentes e que inclusive dão palestras sobre religião.
Da mesma maneira que para haver uma Canonização e a elevação a um estatuto de Santo, teremos de estar perante algo que seja considerado um milagre. Ou por outras palavras, algo que a ciência e a medicina não arranje explicação lógica. Algo que seja considerado inexplicável. E entre a consulta e a validação deste pressuposto, estão pessoas ligadas à medicina, à ciência, pessoas de outras religiões, ateus, crentes e não crentes, de forma a abrangir um número de pessoas que depois valide o processo, que é bastante complexo, até à palavra final do Papa que poderá, ou não, avançar com a Canonização.
Mas como é que a ciência vai arranjar lógica para um diz que disse? Se for assim eu posso dizer que o coelho da páscoa é real, a ciência não me consegue provar errado logo eu estou certo. Agora quero ser canhãonizado. Juntem aí o pai natal e o Freddy Krueger, tomamos café todos os dias.