[left]Nome Fábio Pereira da Silva
Nacionalidade Brasil Brasil
Nascimento 1990-07-09 (19 anos)
Naturalidade Petrópolis (RJ) - Brasil Brasil
Posição Defesa
Altura 172 cm
Peso 65 kg[/left]
[i]Ingleses apontam Fábio Silva
Por Vítor Cândido
Lateral esquerdo do Manchester United poderá chegar a Alvalade por empréstimo.
O Sporting vai reformular o seu plantel durante este defeso e se actualmente a grande questão no universo leonino é conhecer o sucessor de Carlos Carvalhal a SAD está também a trabalhar em alguns dos reforços que chegarão a Alvalade para a época 2010/11. E um dos sectores que será reforçado é o defensivo. Geromel é um dos alvos para o eixo, mas ontem a imprensa inglesa deu conta da possibilidade de chegar um “concorrente” para o argentino Grimi na esquerda. E notícias oriundas de Inglaterra apontam o jovem Fábio Silva como estando a caminho do Sporting, por empréstimo de um ano do Manchester United.
O jovem brasileiro, cujo irmão Rafael foi ontem expulso no confronto com o Bayern de Munique, é um jovem com reconhecido talento e, recentemente, prorrogou o seu vínculo com o clube até 2014. Jovem de reconhecido talento, Fábio Silva despertou a atenção do gigante inglês em Fevereiro de 2007, quando actuava no Fluminense. Mas a sua estreia pelo Manchester United só aconteceu em Agosto de 2008, quando completou 18 anos. Aliás,a sua estreia com a camisola dos red devils aconteceu em Agosto de 2008, quando substituiu Evra num jogo amigável com o Peterborough United.
[/i]
Na minha opinião, se vier a título definitivo, ou com uma cláusula de aquisição a um bom preço, será uma excelente contratação.
Apesar de ainda não ter atingido a maturidade do irmão Rafael, tem as mesmas qualidades: lateral ofensivo com velocidade e técnica.
Atenção! Ele geralmente joga a lateral esquerdo, mas é destro tal como o irmão, podendo por isso jogar no lado oposto da defesa.
O facto de não ter tido as mesmas oportunidades que o irmão devem-se ao facto de que do lado esquerdo do Man Utd joga o Evra, um jogador com muito maior capacidade atlética do que Gary Neville, que ocupa o lado direito da defesa (o mesmo de Rafael) tem 35 anos e algum historial de lesões. Existe ainda o versátil John O’Shea, que acaba por limitar também a utilização dos gémeos.
Existe ainda um dado relevante! A pedido de Carlos Queiroz, tanto o Rafael como o Fábio são Portugueses como 2ª nacionalidade e estão ambos dados como seleccionáveis para a Selecção das Quinas.
Sendo a posição de lateral esquerdo, na Selecção, particularmente pobre em soluções, Fábio, caso venha para Portugal, tem também fortes hipóteses de vir a ser chamado por Queiroz.
Se a transferência a título definitivo se confirmasse, acredito que teríamos o lado esquerdo da defesa “fechado” por vários anos. Tenho confiança neste Fábio, mas também no Grimi, que acredito que com a ajuda de um bom treinador tem ainda muito para evoluir.
E não só. Ele e o irmão têm dupla nacionalidade também porque lhes dava jeito para obter licença de trabalho para poder jogar em Inglaterra. Lá, é uma complicação para obter estas coisas se forem extra-comunitários.
Quanto ao jogador em si, gosto muito. Joga a DE e DD, muito ofensivo, velocidade não lhe falta e tem pulmão. A ser verdade e a concretizar-se esta contratação, à partida, é muito boa. Digo à partida porque nunca sabemos como será o melão antes de abri-lo.
Claro, tens razão. A dupla nacionalidade deverá ter sido pedida por esse motivo.
Já agora, encontrei uma notícia com 1 ano e picos que fala nisso da Selecção…
[size=14pt][b]Fábio e Rafael cobiçados por Queiroz[/b][/size]
[b]GÉMEOS DO MAN UTD TÊM ASCENDÊNCIA PORTUGUESA[/b]
Fábio e Rafael da Silva na Seleção Nacional… portuguesa? Não é ficção mas antes uma possibilidade dada a ascendência materna portuguesa dos gémeos brasileiros.E uma possibilidade muito elevada, se depender da vontade de Carlos Queiroz.
O selecionador nacional tem falado com os dois laterais brasileiros do Manchester United e com os seus pais. De acordo com os regulamentos da FIFA, os dois jovens, que têm passaporte português, podem jogar pelo nosso país desde que adotem a nacionalidade portuguesa como a principal até aos 21 anos, independentemente de já terem jogado pelas selecções jovens do Brasil.
A respeito deste tema, Rafael da Silva comentou: “Eu ainda penso na seleção brasileira. Sou jovem e tenho muito que mostrar.”
O irmão Fábio, por seu turno, revelou que Carlos Queroz está determinado em ver os dois laterais com a camisola das quinas: “Ele trabalhou connosco, gosta muito de mim e do Rafael e liga a toda a hora. Ele quer muito que vamos jogar por Portugal. mas não sei. Todo o garoto sonha em jogar com a amarelinha, disputar uma Copa do Mundo. Prefiro esperar um pouco.” E acrescentou: “Disse que disputaríamos um ou dois jogos com os sub-23 e depois iríamos para a equipa principal.”
Esta é uma ideia que, todavia, está a semear grande discórdia no seio da FPF. Certo apenas que ouviremos ainda falar muito sobre o tema.
Autor: ANTÓNIO CARLOS
Data: Segunda-Feira, 12 Janeiro de 2009
Não pretendo iniciar discussões sobre a convocatória de luso-descendentes para a Selecção. Parece-me claro que se os gémeos preferem a canarinha, deveriam continuar a preferi-la até à morte independentemente de serem ou não convocados.
Aquilo que pretendo realçar é a importância que o Queiroz lhes dava aos 18 anos e o talento dos miúdos.
Lembro-me desta notícia. Não foram só eles que o Queiroz falou para representarem a selecção, foram também outros luso-descendentes. Mas não interessa para o caso. Este deve ser o primeiro jogador, que me lembro, do Man Utd que é falado para o Sporting depois daquele “pseudo-acordo” que tivemos com eles.