Abri este tópico para vermos qual as melhores opções para reforçar a nossa equipa acho que estas são as posições mais importantes no reforço da equipa. SL
Concordo no conceito, prata da casa e trabalhar a táctica.
A A. Martins a 10 é uma posição que o gostaria de ver fazer, tem boa arrancada, bom primeiro toque, geralmente logo orientado,
boa capacidade de passe , visão de jogo e pensa rápido.
Sou fã do Iuri , mas ainda lhe falta alguns pormenores para pegar de estaca na A, ou pode ser que não, por vezes o futebol tem destas coisas.
De certa forma entendo esta fixação com o número “10”, eu já a tive, confesso, no entanto, a verdade é que o sistema actual do Sporting não contempla um “10”.
O trio de meio-campo do Mister contempla, sim, um “6”, para ser a âncora de todo o meio-campo, um jogador forte fisicamente que segure a equipa mas que também bom nível técnico para ajudar a construir, check, depois um “8” que ajude a equilibrar a equipa, um jogador competitivo, intenso, que pressione, mas ao mesmo tempo, para além desses deveres defensivos, também tenha qualidade técnica, capacidade de fazer fluir o jogo, de construir, check, e, finalmente, um “8” de características mais ofensivas, não um “10” declarado, um jogador que não tem as mesmas obrigações defensivas do outro “8” ao seu lado, mas que também não as pode descurar, um jogador que ajude na 1ª linha de pressão e a ser o 1º recuperador de jogo, no entanto, é ofensivamente que ele tem que se fazer sentir, um jogador de ligação entre o meio-campo e os avançados, que se aproxime mais do último terço que os outros 2 médios, um jogador com maior liberdade para tentar finalizar ou cair nas alas para desequilibrar, mas não um jogador que se possa alhear completamente do equilíbrio táctico e posicional do trio de meio-campo, e é aqui que nós não temos ninguém. Supostamente este papel seria do André Martins, mas a verdade é que características para desempenhar este papel ele não as tem, aliás, só no aspecto defensivo é que ele está mais ou menos dentro do necessário, mas ofensivamente falta-lhe tudo o resto, é fraco no capacidade de decisão, é fraco a rematar/aparecer para finalizar, etc.
Há um jogador no campeonato português que desempenha na perfeição este papel, falo, evidentemente, do Evandro. É o exemplo perfeito para caracterizar o jogador que falta no nosso meio-campo. Existe outro, chama-se Enzo Peréz, mas é capaz de ser difícil… :mrgreen:
Para extremo, reitero a minha aposta no colega do Evandro no Estoril, Sebá. Continuo a achar que tem características físicas e técnicas que, bem trabalhadas por um treinador competente como o nosso, têm tudo para dar um excelente extremo, o nosso “Hulk”. Fazia falta já em Janeiro, estamos muito curtos nas alas, com um Capel e um Carrillo que alternam grandes partidas com jogos em que andam MIA, um Wilson Eduardo que é um péssimo extremo e apenas com jovens ainda sem grande estaleca como Esgaio ou Mané, dava-nos imenso jeito mais um ala desequilibrador.
Para além destes 2 jogadores, como opção de futuro, gostava de poder trazer já o Anderson (Leixões). Começava como opção mais regular na B, treinando ocasionalmente com os A’s, ganhando já algum conhecimento da nossa realidade. Mais um jogador com características naturais excelentes para a posição que ocupa, falta-lhe a “formação” dum bom treinador.
Se nos dessem estas três prendinhas edificava uma estátua ao nosso Bruno. :great:
Sou a favor de uma venda caso apareça uma proposta favoravel por Carrillo, Capel ou Wilson…
Mané será o reforço… Caso haja uma venda dessas 3 opções ai é caso para BDC E Leo decidirem se é preciso ir ao mercado ou tem solução no plantel que acredito falo obviamente de esgaio e Iuri…
Sobre 10 temos Vitor e A.Martins, que para esta época serve perfeitamente, sei que parece tudo lindo e nos queremos ambicionar o titulo mas eu ficaria extremamente feliz caso consigamos o 2 lugar e entrada directa para a Liga dos Campeões. O mais importante no fundo é conseguir uns 4M por elias e vender jeffren para garantir um orçamento menor e entrar um pouco de dinheiro para aliviarmo-nos financeiramente!
Actualmente sao duas posicoes que estao muito em foco, Andre Martins esta a desempenhar com qualidade na maior parte dos jogos a funcao de numero 10, se bem que se houvesse dinheiro contrataria um jogador com outras valencias e ai apostava no Evandro, e claramente o jogador :mais: do Estoril, remata muito bem, tem uma tecnica excelente e no passe tambem e de uma grande qualidade, como extra tambem costuma ter um registo interessante de golos.
Esta na idade de dar o salto, tem 27 anos e boa estampa fisica, sensivelmente 1 metro e 80, diferente portanto de Vitor e Andre Martins, seria a minha aposta no mercado de Inverno.
Internamente, temos o Iuri Medeiros que esta epoca na posicao 10, tem rendido bem mais do que a extremo, bom remate, tecnica, muito bom no passe principalmente no ultimo terco do campo, aqui a principal questao e de como se adaptaria a Equipa A, na minha opiniao, ate final da epoca deve continuar na B para consolidar o seu jogo.
Para extremos temos dois jovens prestes a explodir, ambos com baixos centros de gravidade, mas com algumas diferencas, sao eles o Mane e o Esgaio, sem duvida, dois jogadores que podem e devem ser o futuro. Mas gostava de um jogador mais expriente que pudesse pegar de estaca no 11, e ser imediatamente opcao. Quica vindo da MLS ou do Campeonato Japones :mrgreen:
Pessoalmente nao sou o maior fan do Seba, apesar de estar muito melhor que no inicio da epoca, ainda nao me convenceu totalmente…
Isso de chamar ao A.Martins de 10, a mim pelo menos deixa-me confuso. Eu não o considero um 10, mas sim um 8, com características diferentes e funções distintas das funções do Adrien. Um 10, para mim é um “mágico”, um jogador com qualidade técnica acima da média, que pouco ou nada defende, a sua preocupação é o ataque, onde a sua maior função é o serviço ao ponta de lança. O A.Martins, não tem bem essas funções, por isso eu não o considero um 10. Visto que o Sporting não joga com 10, não acho que seja preciso ir buscar ninguém para essa posição e caso seja, temos o Iuri nos B, que pelo que vi, joga e muito bem nessa posição. :great:
Como já foi dito ai em cima, perfeito era um jogador dos lampiões, o Enzo encaixava que nem uma luva no lugar do A.Martins (jogador que aprecio, mas o Enzo está uns degraus acima).
Para o lugar de extremos, não vejo necessidade de irmos ao mercado. Temos qualidade que sobre na equipa B, Iuri e Esgaio mais concretamente, são dois jogadores que encaixavam bem, caso seja preciso.
Número 10 (se entendermos número 10 como médio-centro ofensivo) acho que estamos bem. O André Martins tem 23 anos, é bom jogador. Para mim, para além de ter qualidade para titular, está na idade certa para se valorizar como activo. Para alternativa, temos o Vítor. Acho que é bom jogador, tem muitos anos de futebol, e quando entra demonstra qualidade. Tem 30 anos, e por mim ficaria mais umas 2 épocas (ou época e meia), até o Chaby/Wallyson ganharem ritmo competitivo e experiência noutro lado, preparando-se para o cargo a jogar e não no banco.
Na posição de extremo, sim, há carências. Para além do Carrillo (que penso que deve continuar a ser aposta forte), fica a faltar uma vaga no onze. A meu ver, ou comprávamos um craque para o imediato (não é fácil encontrar, diga-se) ou apostávamos fortemente num jovem com potencial, dando-lhe confiança e tendo paciência esperando que cresça. Não sei se o Mané tem argumentos para ser esse craque no futuro, jogando no Presente, mas o Iuri sei que é.
Temos também de ter em conta que, continuando a ter restrições financeiras, será muito improvável contratarmos um jogador cujo nome faça as delícias dos adeptos. Com o nosso perfil orçamental, só contrataremos jogadores que - provavelmente - não serão unânimes para todos. O importante, porém, é o rendimento que venham a ter. E que, já agora, justifiquem a vinda, face ao “custo de oportunidade” de não lançar e dar maior maturidade aos jovens com potencial que temos.
O Wilson e o Capel, a meu ver, não são apostas para o médio-prazo. E se o Wilson ainda se pode manter no plantel (é um jogador barato, com alguma utilidade, e algo inteligente a jogar, apesar de não ser tecnicamente fenomenal), já o espanhol ficará difícil de manter (será mais um jogador vindo com as anteriores direcção a ter um ordenado elevado, estatuto de craque, e rendimento não condizente com esse super estatuto)
Não tenho seguido a carreira do Matías em Itália, mas não me parece que tenha jogado muito.
Talvez um empréstimo dele não seria descabido. Ele não deve ganhar assim tanto.
Sim, da maneira como tenho visto o Leonardo a trabalhar desde que anda pela primeira Liga, provavelmente o Matias seria provavelmente, e de longe, o melhor suplente da Liga! :twisted:
Gosto muito do Matías, de longe um dos jogadores mais entusiasmantes que tivemos em tempos recentes. Especialmente naquela espiral negra que foram as últimas épocas. Mas não teria capacidade para fazer o que André Martins faz no plano defensivo. Ou jogava na ala, ou teríamos que jogar de maneira diferente (o que não é necessariamente mau - poderia sempre estar no banco pronto a virar um jogo).