O semanário Expresso deve deixar de sair para a banca, até ao final do ano, em formato «broadsheet», passando a adoptar o «berliner» - tamanho entre o tablóide e o actual, segundo anunciou o director do jornal.
De acordo com o Correio da Manhã, José António Saraiva vai pedir que seja realizado um estudo para avaliar a melhor forma de levar a cabo a transição de formatos.
O director do Expresso adiantou ainda que está também a ser ponderada a expansão do jornal para mercados como Angola ou Brasil.
As dimensões do formato “berliner” são 470x315mm, ligeiramente superiores às do tablóide. Espero que a mais fácil manuseabilidade se reflicta também numa maior concentração no que respeita ao interesse das notícias e das análises, gradualmente perdida ao longo dos anos.
Estão a levar trolha de todos os lados, já não sabem o que fazer, no segmento dos semanários estão a ser comidos pelas revistas como gente grande.
Agora vão mudar de formato (quantas décadas até perceberem) e entretanto vão imitando os outros como podem (a imitação do “inimigo público” até faz pena)… só lhes falta mudar o nome para: Público… de fim-de-semana. Quem os viu e quem os vê… mais triste mesmo só o DN.
O DN é um jornal de qualidade e muito bem escrito…
São opiniões meu caro, eu até nem estava a veicular a minha mas sim a opinião dos números: o DN está a pique de há anos para cá apesar da massiva campanha de marketing nos orgãos do grupo (TSF por exemplo) e a tentativa de imitar os concorrentes em tudo o que é acções de marketing complementares.
O DN a meu ver sofreu muito ao longo dos anos por ser um jornal para gente séria que no entanto sempre se colou ao poder em vigor, fosse ele de que cor fosse. O problema é que enquanto o leitor do JN não dá mto por isso, já o do DN era mais exigente, e foi abandonando esse tipo de leituras parciais.
O resultado é catasfrófico. Digo-te que há 2 anos que analiso em pormenor dados de circulação e audiência e não há um trimestre em que o DN não dê trambolhão.
PS - Elogio no entanto a qualidade do papel e da impressão. Eles fazem diariamente aquilo que nós só fazemos no Y, têm uma qualidade de impressão mto boa.
O semanário Expresso vai mudar o seu formato para berliner - formato entre o broadsheet e o tablóide - a partir de 2007, adianta a edição desta terça-feira do Correio da Manhã.
Em declarações ao jornal, o director do semanário, José António Saraiva, afirmou que «a alteração é essencialmente uma busca de novos leitores, mantendo, no entanto, o elemento de diferenciação em relação aos restantes jornais».
José António Saraiva explicou ainda que o berliner é o formato mais adequado uma vez que o broadsheet é rejeitado pelo público feminino, público esse que cada vez lê mais jornais.
A mudança está só a aguardar que a gráfica que imprime o semanário adquira uma máquina que procederá à alteração, o que acontecerá em meados de 2006.
Deste modo, José António Saraiva prevê que em Janeiro de 2007 o Expresso chegue às bancas de cara lavada.
Deixei de comprar o espesso este ano.
Já não aguentava mais a quantidade de papel que trazia. É inadmissível que contenha tanta pub. Até pensei em processar os gajos por danos fisicos…o meu braço já começava a inchar:-)
O seu conteúdo tornou-se muito vazio. as crónicas do director eram do pior…porra que o gajo só dizia alarvidades e lugares comuns…e ainda quer ser condecorado pelo PR …dásse!
Eu tenho-o como a grande referência do jornalismo em Portugal; podem não gostar disto ou daquilo, do formato ou das várias opiniões que lá são expressas, mas ninguém (acho eu) põe em questão a qualidade jornalistica dos profissionais que lá trabalham.
Em comparação com outros jornais, pouca gente põe em questão o que lá se escreve, se é verdade ou é mentira, em outros jornais põe-se em questão o que lá se escreve, pode ser verdade ou…
É o unico jornal que eu compro assiduamente.
(depois de ler as outras resposta e de escrever este “post”, sinto-me como o Advogado do Diabo… )