Explosão massiva em Beirute (zona portuária)

As imagens da explosão são uma coisa impressionante, pelos vistos ouviu-se na cidade inteira e há estilhaços por todo o lado.

Vejam aqui:

Fonix!

E também há este. Mas o que é que se está a passar

O efeito de sopro da explosão é brutal.

Aparentemente tinham toneladas de fogo-de-artifício armazenado naquela zona. Próximo do aeroporto… Enfim…

FDX, nunca vi uma coisa assim na era moderna :open_mouth:! Uma autêntica catástrofe.

Dasss… aquilo foi uma explosão “única” instantânea… não foi resultado de um conjunto de munições e/ou fogo de artificio…

Vamos ter de esperar para ver… mas ou foi um ataque, ou foi um acidente com um engenho explosivo… seja como for a explosão foi instantânea, brutal… quem lá estava na proximidade foi simplesmente pulverizado.

Incrível

Mais vídeos da explosão, a segunda então é impressionante:

Porra…

Compreendo o que dizes mas, antes da explosão maior, notava-se que haviam fogos de artifício a rebentar também. E se tiveres uma massa de pólvora sob pressão, podes perfeitamente obter uma explosão daquelas. Aqui perto de onde vivo há uma aldeia com larga tradição no fabrico de fogos-de-artifício. Uma vez aquilo explodiu forte e feio, ao ponto de se ouvir e sentir a cerca de 20Km de distância. E era só uma fabriqueta…

A onda de choque foi qualquer coisa.

:astonished::astonished::astonished::astonished::astonished::astonished:

Meu deus… Parecia aqueles efeitos de destruição massiva dos filmes…:open_mouth:

Daquilo que já vi, há duas explosões. A primeira fruto do fogo de artifício e a segunda quando a primeira explosão atinge um outro edifício (eventualmente um depósito de gás ou coisa do género) que é bem mais violenta que a primeira

https://twitter.com/iArmySupporter/status/1290691615053340672?s=19

Sim eu vi já varios videos…
A 1ª explosão é seguida de dezenas de pequenas que podem ter origem em fogo de artificio e/ou pequenos explosivos como granadas, etc…

mas a 2ª??? fogo, o edifício branco simplesmente explodiu instantaneamente… pode até haver essa explicação, por exemplo haver um armazenamento massivo de pólvora, etc… mas eu que não percebo nada disto custa a crer…
algo que notei… a 1ª explosão tem como consequência mt fumo preto (pólvora negra??), mas no 2º é fumo branco, normalmente associado a explosivos sintéticos… mas lá está, temos de esperar…

O que é certo é que o Libano é um caos de pais, e ainda hoje o ministério da energia tinha sido invadido por manifestantes, o que mostra bem como aquilo anda… pode ser ataque… pode ser acidente… seja como for, foi um bummm do caraças…

Eu não tenho dúvidas de que uma fábrica grande de fogo de artifício pode originar uma explosão daquelas. Agora se foi acidente ou sabotagem? Isso já é outra conversa.

1 Curtiu

Como disse inicialmente, pouco percebo disso (de explosivos)…
O meu comentário é apenas baseado no meu senso comum, que admito possa estar muito errado… :wink:

Até em Chipre a 234 kms ouviram a explosão.

Rumble of Beirut explosion felt in Cyprus

That is 234 km (145 miles) away.

My colleague Michael Safi just spoke to a resident there in the city of Larnaca.

“Everyone in Cyprus felt it,” said the person, who asked to be referred to only by his first name, George. “The door was shaking in my house. In Larnaca, they heard it and felt it … It was so loud we thought it happened here. My house was shaking.”