Visto que estamos em altura de exames e frequências para muita gente, abro este tópico para que se possa falar disso aqui.
Eu, nas vésperas, costumo fazer sempre directa. Habituei-me assim e agora já não consigo fazê-lo de outra forma.
Hoje, vai ser a minha 1ª directa do ano. Apesar de estar confiante amanhã para a frequência, como ainda por cima é logo de manhã e ando com os sonos trocados, nem vale a pena dormir. Senão ainda me arrisco a não acordar… :lol:
Bem, eu tou no primeiro ano de universidade e até agora nunca fiz nenhuma directa… Aliás, penso que isso para mim é prejudicial e até pode influenciar a forma como penso e o raciocínio que me é necessário numa prova de avaliação cognitiva no momento…
As minhas horas de sono são fundamentais pois sem elas fico mesmo sem cabeça para nada…
Apesar de ainda estar a “começar” (tamos no fim do 1º semestre) espero nunca ter de vir a recorrer a essas medidas extremas… Prefiro sim, estudar gradualmente antes da frequência/exame e na véspera dar uma vista de olhos, dormir uma noite descansada para acordar fresco para a prova.
Fazes bem
Eu só me habituei às directas, porque tenho uma tendência bastante grande a trocar os sonos quando não tenho aulas. Nas vésperas de exame, por mais calmo e confiante que esteja, custa-me sempre dormir. Posto isto, de há um tempo para cá, passo sempre a véspera a estudar a noite quase toda. Pelo menos, se é para ficar acordado, faço algo de útil
Bom… eu não me dou com directas. A verdade é que me sabe bem dormir pelo menos 7 horinhas para acordar bem disposta. Acho que é fundamental para ter a cabeça levantada durante as 2 ou mais horas de exame. A verdade é que a tendência seria para dormir umas 3 horas por dia, visto ter 2 ou menos dias de separação entre os meus exames e ter entre 500 e 1000 páginas para estudar para cada um deles. Isto chega a ser decadente, pois é permitido dois exames seguidos, desde que não tenham entre si menos de 24 horas. E viva à minha faculdade ! ^-^
Não sou adepto de directas, durmo pouco por norma e por hábito mas directas quase nunca. Hoje tenho um livro muito técnico para ler e vou tentar acabar com ele hoje.
não te queixes, vou ter dois exames no mesmo dia, um as 9.30 e outro as 14h…
Eu também não sou muito de directas mas na véspera acabo sempre a esticar a corda até às 2 ou 3 da manhã e depois lá vou dormir… O meu problema é que preciso de muito sono para estar bem (10h) e se ninguém me acorda durmo para lá das 12h muito facilmente…
Directas directas, é sempre que tenho trabalhos para entregar… Tantas directas que já fiz (até 2 dias seguidos a pé e depois morro).
:sleep:
Eu tive 3 exames no mesmo dia o ano passado, é o meu record. Maravilhas do ensino superior público sem dúvida… Tinha 3 nesse dia ( todos do mesmo ano já agora ), 1 no dia seguinte e um outro 2 dias antes. Quando vi o calendário ia mudando de clube :liar:
mas ainda cá estou :great:
Desde o 10º ano, ou seja, desde os meus 15 anos, que durmo uma média de 4/5 horas por dia. Directas para estudar? Apenas uma vez, quando fiquei fora de Bolonha por faltas (não tinha tomado conta dessa informação) e tive de dar tudo no exame final.
Mas há disciplinas que o merecem, não tenho dúvidas (para mim, Cálculo Financeiro).
Nunca fiz uma directa para estudar. Nem na Universidade nem no Secundário. Mesmo que o exame seja de manhã acho que faz muito mais sentido, para mim, dormir bem e depois ir para o exame.
Até porque se tivermos o estudo bem organizado não há necessidade de ficar de madrugada a estudar ou a fazer trabalhos.
Nunca fiz uma directa para estudar porque não acho saudável. Prefiro deitar-me cedo e começar a estudar cedo pela manhã. Inclusivamente há estudos a dizer que a aprendizagem é mais eficaz quando ao estudo se seguem umas boas horas de sono. Além disso mesmo que quisesse não conseguia. Não aguentava estar muitas horas seguidas a olhar para algo ou a estudar uma matéria, começava a irritar-me e desconcentrava-me com facilidade. Por isso era daqueles cromos que passam as aulinhas a limpo e revê a matéria semana após semana, para depois fazer a revisão geral nos dias que antecedem o exame.
Directas na véspera do exame então, para mim é sacrilégio. Na véspera tentava deitar-me cedo e tinha que ir para o exame bem dormido e tranquilo, senão ficava estressado e varria-se-me tudo da cabeça.
Eu tinha uma boa analogia para explicar isto, que era mais ou menos assim:
Imaginem que vocês estão a tentar equilibrar uma pilha de tijolos, caixotes, ou qualquer coisa. Se o fizerem à pressa, não têm tempo para pensar na melhor maneira de os organizarem e eles acabam empilhados de forma caótica e acabam por se desmoronar. Mas se fizerem o serviço com tempo e calma, conseguem fazer uma pilha muito maior que se aguenta por muito mais tempo. Com o estudo deve ser a mesma coisa: se começarem a estudar desde o início do semestre, as matérias ficam bem arrumadas e organizadas na vossa cabeça e aguentam-se lá bem por muito tempo. Se tentarem estudar tudo à pressa e de véspera, é uma aflição para manter aquilo tudo na cabeça e provavelmente o que lá conseguiram enfiar só se aguentará até ao exame, depois esquecem rapidamente.
:arrow: concordo em absoluto (tirando a parte de rever a matéira semana após semana)
Fiz o curso de Eng. Civil no Técnico e só fiz uma pseudo directa (trabalhamos das 8 horas da manha às 7 horas da manha do dia seguinte) simplemente porque havia malta de fora de Lisboa a quem dava jeito acabar os 3 trabalhos que tinhamos que entregar antes do previsto para terem um Natal mais descansado.
Eu nunca na minha vida estudei depois das 8 horas da noite…