Começámos a falar da entrevista do pseudo sonso, mas agora a conversa já vai noutras paragens.
Falar do Marco como treinador é diferente de falar do Marco como funcionário de uma SAD ou até como pessoa, que inclui obviamente a análise à maneira como se relaciona com os seus superiores e tudo mais.
Porque como bem sabemos, não foi a faceta de Marco treinador que o fez arranjar atritos e sair do Sporting, mas sim a outra.
O que vale é que, como já mostrei aqui num comentário anterior, nem toda a gente se deixou enganar pelo pseudo sonso que continua a querer fazer os outros de parvos e palermas. E ele na sua entrevista mostrou bem aquilo que é, não como treinador mas como pessoa… vale muito pouco e goza com a inteligência dos outros.
[size=14pt][b]Breves apontamentos sobre a entrevista de Marco Silva[/b][/size]
A escolha de Marco Silva para o Sporting agradou-me. O Sporting podia, e devia, ter resolvido a questão da sua saída de outra forma, mas, nunca saberemos toda a história do que se passou entre ele e o Presidente do Sporting. Cada um, conforme as suas vontades, identificar-se-á com o que lhe convém.
A entrevista de Marco Silva ao Record, depois de Jorge Jesus o ter feito, revela um treinador que tem a comunicação social do seu lado. Uma imagem angelical, um menino bem comportado e que sem dizer, lá vai passando a imagem de que os outros é que fizeram tudo errado. Ainda assim, volto a repetir, não sabemos o que se passou na totalidade.
Ficam algumas notas do que disse em relação ao Sporting nesta primeira grande entrevista.
Começa por dizer que “estava longe de poder imaginar que viesse a ser daquela forma”, a sua saída. Bem, não sei em que mundo vive o Marco, mas era quase inevitável. Não digo em Dezembro, mas a partir de certa altura…Ele conhece bem o Presidente do Sporting, sabe perfeitamente que, com o excelente trabalho que tem feito no clube, o seu ego é também enorme, logo, não havia outro caminho. A ruptura ia ser sempre pelo lado mais complicado. E foi!
Marco Silva mostra um respeito enorme pelo clube e pelos adeptos, foi assim que conquistou a massa associativa. Bem, no trabalho desportivo, mas como já tem sido dito ao longo dos vários meses, a história tem duas versões.
Depois há um contradição, na minha opinião em relação ao “momento”. Diz que não conseguiu identificar em que momento não iria continuar, lá está o ar angelical dele, mas não ficou surpreendido pela entrada de Jorge Jesus porque havia sinais fáceis de entender, momentos. Aqui já percebeu tudo e dá uma ligeira “bicada”, como se tudo fosse feito nas suas costas, deixa no ar.
Fala do nível de investimento do Sporting e diz que é semelhante ao Porto e Benfica, o que não é verdade. Mas como ele confirma que não tem acompanhado muito o futebol Português, e com a mudança para a Grécia e a confusão euro/dracma, não deve estar a ver bem os números. Aceitável!
Fala de Paulo Oliveira como se fosse ele o grande responsável pelo sucesso do jogador, no entanto, lembremo-nos que em Guimarães já era um senhor defesa central e que no Sporting só foi titular porque Sarr falhou tanto que era impossível não o tirar da equipa.
E termina, no que respeita ao que nos interessa na entrevista, a falar sobre a forma como se relaciona com o Presidente do Olympiakos, confiança, diz ele, e com boa comunicação entre Presidente e treinador. A comunicação, como bem sabemos, de Marco Silva, tinha vários níveis, por exemplo no jogo no Estoril, era uma forma, e é pena que nunca se saiba como ele passava para a comunicação social e afins o que lhe interessava, por isso é que os jornalistas tanto gostam dele. Aliás, basta ver o elogio do Bruno Ribeiro, director adjunto do Record, nesse mesmo dia da entrevista no seu jornal. Até me comoveu!
Por fim terminar com duas notas. Tenho dito e para já continuo a afirmar que Bruno de Carvalho tem nota positiva no seu mandato e tem sabido resolver muito bem grande parte dos problemas do Sporting. Com erros e as críticas também lhe vão sendo feitas, mas para já a confiança no seu trabalho mantém-se. Com o que se sabe da história entre Marco Silva e o Sporting, apesar de tudo, e eu até gostaria que ele tivesse continuado em Alvalade antes de saber da oportunidade de Jorge Jesus, desejo-lhe a maior sorte do mundo na sua vida profissional menos, obviamente, contra o Sporting!
Fim de história. E aqui não há duas versões!
Breves apontamentos sobre a entrevista de Marco Silva