Ainda me lembro do Stan Valckx jogar parte de um jogo com uma fratura na face, com a cara toda inchada.
Acho é que nunca vamos chegar a saber…
E eu lembro-me de, no jogo contra o Madrid e depois da “saída” do Lemajic, ele a esticar-se todo sobre a linha para tentar cabecear a bola e evitar o golo dos espanholitos.
Chamaram?!
Foi contra os desdentados do outro lado da segunda circular.
Lindo o impacto do Veiga neste Chelsea, a garra, profissionalismo e versatilidade típicas de Alcochete, desdenhada por quem o formou, mais uma oportunidade de reter talento ignorada pela sede de um par de milhões.
Destaco a mais que merecida estreia do Mama Balde na Champions a caminho dos 29 anos, continua a ser dos jogadores fisicamente mais impressionantes que alguma vez vi, super versátil, dedicado, humilde, e eficaz nas ações, de notar que tem sempre um impacto super positivo nos adeptos das equipas por onde passa, tal como o Veiga no Basel/Augsburg.
Deixo aqui um vídeo da palhaçada de receção do Mama, e corrida, entrega menos bem mas acaba em golo, adoro este jogador.
https://x.com/justordinary24/status/1841453749971058720?t=NbCVI9oZg7E_43as0FbnEg&s=19
Tiago Santos também muito muito forte, não acompanhei tanto quando cá esteve, também não me parece ter se destacado cá, no entanto perdemos também uma segunda oportunidade evidente mas abdicámos por 30% de um jogador que acabou dispensado.
Com isto pretendo chamar a atenção de que temos de confiar ainda mais no que formamos, e que jogadores com tanto potencial, físico, técnico e completos têm de ser sempre considerados e apenas vendidos por valores muito muito altos.
SL
Agradeço a tentativa desnecessária de proteção ao treinador ou Varandas, ou seja lá o que for, quando isto não é um ataque a direção ou treinador mas sim um abre olhas ao que tem sido o desperdício e desconfiança do Sporting em relação ao que forma, engraçado perceber que até Quaresma, Geny, Bragança são provas disso, mérito do treinador que pelo lado trabalhador e de relação pessoal aliado ao mais que óbvio talento dos jogadores lá acabou por apostar neles e bem.
Esse comentário não acrescenta nada, mas o hábito de criticarem e não acrescentarem é triste neste espaço.
Voltando ao tem Veiga, é impressionante como é que mesmo podendo ser menos talentoso que os Enzos ou Mudryks consegue ter impacto e ser utilizado e extremamente fiável em 3 posições completamente distintas, tão novo, impressionante.
Mais um capitão da nossa formação, distinto, talentoso a nem vestir a camisola ao mais alto nível, é triste.
Mas o q é q o treinador é para aqui chamado? Fdx sai desse buraco, qualquer dia andas aqui a chorar se o Lamba marcar um golo no Arouca.
? Como só quero discutir construtivamente, acrescentar alguma visão, é minha não tens de comentar sequer, agradeço o debate e opiniões contrárias, é assim que se cresce, mas repara na merda de comentário que fizeste ao post que coloquei apenas e só a realçar o talento que lançámos, que tivemos mais do que 1 oportunidade de os voltar a agarrar e mesmo assim preferiu se o pequeno rendimento financeiro imediato.
Levo zero a peito esses comentário, até porque discuto Sporting com amigos e familiares praticamente todos os dias, este espaço é excelente, mas esses comentários acrescentam zero.
O q acrescenta zero é estar sempre armado em sabichão depois de sair os números do Euromilhões, mas tu lá sabes.
Sabichão? Sempre defendi aposta no Baldé, como no Veiga, mas não era evidente? Destacaram se em empréstimos nas primeiras experiências como seniores estando ainda ligados nós, não houve vontade, onde é que está o Euromilhões aqui? Tbem há casos de jogadores que defendi mas não merecem um lugar no clube, mas é triste a quantidade de talento que ignoramos e simplesmente deixamos ir exatamente depois de darem provas do seu grande valor.
Tens uma certa razao, ate o treinador ja o admitiu.
Mas ja se percebeu que a estrategia para nao vender as trutas, e carrocel do Mendes com jovens da academia…
Por outro lado, tirando o Paulenda, nao vendeste ninguem da chamada primeira equipa…
Sao estrategias… Dois campeonatos em quatro anos, parecem validar a mesma ate agora…
Eu entendo o teu ponto de vista mas parece que ter resultados consistentes e apostar em força nas camadas jovens não são coisas compatíveis no nosso clube. Já fizemos essa experiência vários anos e correu mal, há que aceitar que não vão poder jogar todos e siga para bingo.
Isso é tudo muito giro, mas o Sporting CP não tem o arcaboiço financeiro de um Chelsea ou o arcaboiço financeiro que o Barcelona tinha há uns anos atrás para manter os jogadores jovens a rodar durante anos infinitos. Muitas vezes é isso que é necessário para conseguir fazer este tipo de negócios e para garantir que os jogadores se mantenham por cá.
O caso do Tiago Santos é paradigmático. No dia que o Tiago Santos foi despachado ninguém levantou grandes ondas. Foi uma decisão mais ou menos consensual. O problema surgiu quando o Sporting CP não o quis resgatar mais tarde.
Creio que existem 3 maneiras de lidar com estes problemas. A 1.ª é fazer o que o Sporting CP tem feito. Vendemos os jogadores relativamente jovens, conservamos percentagens dos passes e, de seguida, capitalizamos na venda dos jogadores. É o que tem acontecido e, na minha opinião, de maneira relativamente satisfatória. O Veiga quando saiu também não deixou especiais saudades.
Depois temos o modo como o Chelsea durante uns anos resolveu o problema. Contratava jogadores, deixava-os a marinar e depois fazia-os rodar pela Europa. O problema que temos por cá é que ter um jogador a rodar durante 3 ou 4 anos pela Europa implica conseguir clubes que os recebam e que lhes paguem o salário ou implica que tu lhes pagues o salário (coisa que acredito não haja capacidade financeira para o fazer).
Por fim, tinhas o caso típico do Barcelona há uns anos atrás que mantinha os jogadores interminavelmente na equipa B, muitas vezes até idades avançadas e que, mais tarde, acabavam por chegar à equipa principal… Ou não. Eu lembro-me do Nolito chegar aos lampiões com uns 24 ou 25 anos, vindo do Barcelona (creio que não tinha sido lá formado), onde tinha dois ou três jogos na equipa principal e tudo o resto na B.
Gostava de ver o que se escreveria neste espaço se um gajo andasse na equipa B do Sporting CP durante 4 ou 5 anos sem chegar à equipa principal. Basta ver o caso do Chico Lamba que andou na equipa B durante 3 anos, é titular em Arouca na 1.ª liga e toda a gente perguntava o que ele andava cá a fazer…
Já o disse aqui no passado, mas não estou certo de que isto funcione. De qualquer maneira, acho que o Sporting CP devia apostar fortemente em duas componentes de rentabilização. A primeira parte passava por garantir que a equipa B subia à 2.ª liga, onde os jogadores se “apresentavam”. A 2.ª parte passava por garantir que o Sporting CP todos os anos conseguisse colocar 10/15 jogadores por aí fora (campeonato nacional e estrangeiro) a rentabilizar, fosse para vender fosse para aproveitar para a equipa principal. Não me refiro aqui, apenas, a jogadores da formação. Gajos como o Pedro Bondo que estiveram cá na temporada passada, teriam sido muito engraçados de se ter emprestado para um Estoril Praia.
Saudades pá.
Ok, n vale a pena, é a mesma coisa q bater numa parede.
Bom golo do Tiago Tomás contra o Bochum:
Ainda tens a maneira do Real Madrid, que é vender os jogadores mas colocar uma cláusula de recompra